Bolsonaro e a arte brasileira : A Sibéria é aqui, por Albertino Ribeiro

Não temos uma Sibéria, mas a nossa arte pode ser forçada a tornar-se gélida e sem vida.

Crédito: Diego Singh – Multimeios – SEED

Bolsonaro e a arte brasileira : A Sibéria é aqui, por Albertino Ribeiro

Quando o assunto é cultura, o governo  Bolsonaro age da mesma forma que o ditador Stalin e seus bedéis. Quando chegou ao poder, Stalin perseguiu toda a classe artística porque considerava a arte predominante na época como  expressão do modelo capitalista. Sendo assim, obrigou-os a adotar uma estética conhecida como Realismo Socialista. Assim aconteceu com os pintores Kandinsky e Malevich.

Da mesma forma, os poetas, escritores e compositores soviéticos também tiveram que se conformar ao novo modelo. Devido a paranoia do presidente soviético, muitos artistas foram mandados para a Sibéria e condenados a trabalhos forçados.

Não temos uma Sibéria, mas a nossa arte pode ser forçada a tornar-se gélida e sem vida.

Hoje, a arte brasileira está sendo sufocada e a” bola da vez” é o cinema. Pelo motivo diametralmente oposto, o admirador das ditaduras borradas de sangue na América Latina tem nomeado um exército de golens para cumprirem cegamente o seu desejo. Figuras obscuras que  carregam decorada na testa  – igual ao ser mítico judaico -, a palavra verdade, porém uma verdade que escraviza, muito diferente daquela pregada pelo homem de Nazaré.

Contudo, dentro e fora do Brasil, muitas vozes estão se levantando. Há um mês em Paris, artistas denunciaram a censura do governo Bolsonaro. O Evento na capital da resistência chamou à atenção para o perigo do cerceamento da cultura e da arte brasileira.

A batalha está só começando.

“Não devemos tender a limitação, mas a libertação. Só a liberdade nos permite acolher o futuro.” – Kandinsky.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador