Desmilitarizar: segurança pública levada a sério, por Julita Lemgruber

Se você acha que não entende de segurança pública, leia este livro. Se está convencido(a) de que entende tudo sobre segurança pública, leia este livro

do Blog da Boitempo 

Desmilitarizar: segurança pública levada a sério

por Julita Lemgruber

Acaba de sair pela Boitempo Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos, de Luiz Eduardo Soares. Se você acha que não entende de segurança pública, leia este livro. Se está convencido(a) de que entende tudo sobre segurança pública, leia este livro. Se sente que a violência e a insegurança tomaram conta do Rio de Janeiro e do país e que as políticas adotadas pelos governos não estão dando resultado, você tem mais um motivo para ler este livro.

Luiz Eduardo Soares reúne nessa obra textos que trazem uma reflexão profunda e amadurecida sobre o tema. Não apenas fruto de um saber acadêmico sofisticado, que consegue pensar propostas inovadoras e sugerir saídas para os dilemas aparentemente insolúveis do nosso sistema de Justiça Criminal, mas também resultado de experiência concreta. Luiz Eduardo colocou a mão na massa, literalmente, ocupando cargos de gestão, assumindo graves responsabilidades e correndo sérios riscos para implementar suas propostas de mudança.

O livro trata de uma variedade de assuntos indispensáveis para o debate sobre segurança e justiça, incluindo reforma policial e política de drogas, jamais negligenciando o racismo estrutural e a desigualdade como determinantes na análise dos problemas da violência criminal e institucional no Brasil.

Compartilhei com Luiz momentos dramáticos da segurança pública do Rio de Janeiro, fazendo parte da equipe liderada por ele, em 1999 e 2000, no governo do estado. Vi muito de perto como é possível pensar, planejar, agir e transformar, mesmo numa área das mais resistentes à mudança. Com seu otimismo contagiante, ele sempre manteve e infundiu a convicção de que é possível controlar o crime e garantir a segurança respeitando os direitos de toda a população, rica ou pobre, moradora da favela ou do asfalto.

Vive-se hoje, no estado do Rio e no país, uma regressão absoluta, com ataques frontais aos valores que nortearam a trajetória do autor deste livro, a minha e a de muitos outros pensadores e ativistas da área da segurança e da defesa de direitos. O covarde assassinato de Marielle Franco em março de 2018 ficou e ficará como ícone da instalação da barbárie e da ameaça de destruição dos mais básicos fundamentos da democracia.

Há pouco espaço para otimismo, mas a leitura desta obra é alentadora ao mostrar os caminhos que algum dia, esperamos, voltarão a ser trilhados.

* * *

“Luiz Eduardo Soares é um intelectual pioneiro no debate sobre segurança pública, em uma perspectiva progressista. Enquanto boa parte da sociedade e da esquerda brasileira negligenciava a importância da reflexão e da ação nesse campo, ele já pensava e nos alertava sobre sua centralidade em relação à democracia, vínculo que se se expressa tanto nos princípios defendidos quanto nas políticas públicas propostas ao longo de sua história, sempre comprometida com a redução das desigualdades e da promoção da cidadania. Esta nova obra é mais uma contribuição fundamental para pensarmos o Brasil.” – Marcelo Freixo

“Este magistral estudo de Luiz Eduardo Soares sobre segurança pública, impecável quanto aos fundamentos da pesquisa e à limpidez dos conceitos e fiel à extensa experiência do autor no governo e na sociedade civil, desvenda o engodo das guerras contra o crime. Demonstra que, mesmo do ponto de vista pragmático, o descumprimento dos direitos humanos e o desrespeito aos princípios do estado de direito por parte das polícias levam à sua degradação, conduzem ao fortalecimento do crime e aumentam a insegurança para os cidadãos.
A suprema e encantadora clareza do raciocínio do autor – que entrelaça a polícia, o tráfico de drogas e as raízes da violência – assegura o interesse deste Desmilitarizar não apenas para especialistas, mas para ativistas, movimentos sociais e sociedade civil. Diante dos horrores anunciados pelo governo, e perpetrados no aprofundamento do arbítrio e da impunidade para os crimes da polícia, este extraordinário livro chega no momento certo e traz alguma esperança.” – Paulo Sérgio Pinheiro
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador