Dono do Brasil toma o país de volta (PT e a ilusão de ser maior), por Armando Coelho Neto

Arte Geledés

Dono do Brasil toma o país de volta (PT e a ilusão de ser maior)

por Armando Rodrigues Coelho Neto 

Cena 1. Eu era presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e, tratando de assunto de interesse da categoria, ouvi do Chefão da PF: não sei quem manda no Brasil. Converso com o presidente Lula, ele me parece sereno e sincero. Chama ministros, assessores, toma decisões e batem o martelo. Saio da reunião, certo de que o assunto tratado está resolvido. Passa o tempo e nada acontece. Para ele, era como se algo ou alguém na obscuridade tomasse as decisões. Cá comigo, eu me dizia que o país tinha e tem dono, o PT ganhou nas urnas o direito de assinar papeis, sem nunca chegar ao poder.

Cena 2. Eu estava no interior de São Paulo, onde um ex-vereador de uma pequena cidade estava a receber o título de Cidadão do Município. Conversa vai, conversa vem, ele disse: você não é PT e vota no PT. O rio quando nasce é pequeno, a água é limpa e transparente. Mas, quando cresce as águas se avolumam, se tornam turvas e violentas. Ao passar pela curva arrasta todo o lixo das margens. O rio PT arrastou lixo na primeira curva e isso não vai dar certo. O PT vendedor de estrelinha na Praça da Sé, em São Paulo, vai transbordar feio quando a chuva chegar. Com meus botões, me disse: é como evangélico de araque, que quer o bem bom agora e não nos Jardins do Eden.

Cena 3. Sem ordem cronológica, o PT está crescendo e pode ganhar eleições. Vamos impor a lei seca, às vésperas das eleições. Na Polícia Federal, corruptos de carteirinha começam a construir discurso de esquerda, de olho na curva do rio. O comércio recebe recomendações para não permitir conversa política nos bares: é armação petista pra fazer campanha proibida. A militância do PT mostra força na boca de urna e cresce mais. Fazer boca de urna vira crime. Empresários reunidos na Av. Paulista decidem que “Lula não pode ser presidente de jeito nenhum”. Fernando Collor de Melo (candidato da Globo e das elites) leva Miriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, para dizer que ele lhe ofereceu dinheiro para ela abortar. A TV Globo edita o último debate entre Collor e Lula. Vale o decidido na Av. Paulista.

Cena 4 – Com 61,27% dos votos válidos, Lula é finalmente eleito presidente e, apesar da Cena 1, se torna o melhor presidente da história. Os donos do Brasil não gostaram. Lula era o macaco na cristaleira que iria quebrar tudo, era pra ter caído no primeiro mandato. Lula se reelege e elege Dilma Rousseff, que também se reelege. O prazo de validade da democracia de fachada vence. Eclode o golpe com supremo e tudo. Mas não pode dizer que é golpe. Na maior farsa jurídica nacional, quiçá do mundo, Lula é condenado, preso. A justiça tenta legitimar o golpe, rasga a Constituição, atropela a Organização das Nações Unidas e a farsa eleitoral se consuma dentro de outra farsa, que sai vitoriosa. O Coiso vence na fraude, mas ainda não pode chamar nem de fraude nem de golpe.

Cena 5 – No dia 19 de dezembro deste ano, atendendo pedido judicial do PCdoB, o ministro Marco Aurélio Mello, da dita Suprema Corte, determinou a soltura de presos condenados em segunda instância, pois fere a Constituição. Reafirmou seu entendimento de sempre sobre a matéria. A decisão do ministro só poderia ser reformada por ele mesmo ou pelo colegiado, segundo já sacramentado no STF. Mas o ministro Dias Tófolli cassou a sentença horas depois. Se posta em prática, o ex-presidente Lula estaria entre os beneficiados.

Epílogo. Conforme a Cena 1, ninguém sabe ainda quem manda no Brasil. Há meras suposições sobre isso. Já pela Cena 2, o PT levou para o STF muito lixo das curvas do rio, e esse lixo está soterrando a Constituição Federal. A mudança de regras no Brasil gira em torno do que pode prejudicar o Partido dos Trabalhadores. É o que se deduz da Cena 3. Conforme Cena 4, o diabo quando vem não se apresenta como tal e sim como anjo, assim como a ditadura de 1964 se apresentou como “a redentora”. Portanto, continua não sendo possível chamar o golpe pelo nome, nem a farsa de farsa. A Cena 5 permite concluir que o ministro Marco Aurélio (conhecido como voto vencido) ou não entendeu que é golpe, ou está no golpe, ou peitou o golpe, sabe-se lá por que.

Quem manda no Brasil? Mistério. O que há de certo é que, na marra, o dono pediu o que é seu de volta, e o Exército Brasileiro, que bate continência pra canalha, resolveu entregar. O PT que viveu a ilusão de ser maior está voltando ao tamanho original e ainda corre o risco de entrar para a ilegalidade.

Armando Rodrigues Coelho Neto – jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-integrante da Interpol em São Paulo

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

View Comments

  • O que sustenta a narrativa
    O que sustenta a narrativa que ainda estamos numa democracia é a mídia canalha, quadrilheira e assassina.....

    Nunca se esqueçam do papel desses vagabundos, não só nos dias atuais, SEMPRE, a mídia quadrilheira sempre apoiou a parte podre contra o povo.....o restante são os lojistas de sempre.......mas esse é um assunto que não se trata a mesa, até por que o maitre.... é lojista também.......

  • Brasil, Colonia de

    Brasil, Colonia de Banqueiros! É a realidade que a esquerda globalista, "esclarecida" , "humanista" e que confortavelmente assentada em cargos públicos insiste em não enxergar, pois teria que sujar as mãos! Maduro está enxotando o dolar da venezuela, as sansões são um custo que a esquerda nutela não quer pagar.    Imagina!?!?   Viver sem um ideário de um filme hollywoodiano!?!?    A esquerda brasileira é tão MACACA quanto a direita!   Se merecem!   Esta é a conclusão que chego depois de todo este cenário de filme ruim!     De volta a lancelot Link!    É o brasil que mesmo por razões diferentes, a esquerda e a direita brasileira merecem e desejam.   " Estamos lutando contra dinastias financeiras, lutamos contra a plutocracia. O mundo pode escolher: ou todo poder ao capital ou a vitória do trabalho". Frase atribuida a única pessoa que REALMENTE LUTOU contra o capital em toda a história. O resto foi so retórica e covardia. 

  • Vardades

    Parabéns pelo texto. A nossa realidade é que somos apenas uma colonia onde nossos militares cuidam da Soberania "DELES" os verdadeiros Donos, que fazem nossos militares de Capacho de 5ª CATEGORIA que é o que são: Equinos a serviço dos Donos.  

  • 6

    Meia dúzia de famílias são donas de mais da metade da riqueza gerada em todo o mundo.

    Como no tempo dos reis.

    Eu não tenho dúvida de quem manda no Brasil.

    E no resto.

  • Quem manda no Brasil.

    Bom dia

     

    Parabéns pelo texto, Armando.

    Concordo com o que Você escreveu no fechamento do artigo. Mesmo de longe,  sem grande capacidade de análise, ficou claro para um ex-militante petista como eu, que o PT se deslumbrou --não sei se esse é o melhor termo -- com o poder e achou (suas lideranças) que poderia governar sem confrontar a elite brasileira, talvez a mais perversa do mundo, como bem escreveu o Professor Jessé Souza. E além de não confrontar a elite, acreditou que os militares estavam "convertidos" à democracia !!!

    Por fim, os enormes, gigantecos erros na nomeação desses ministros do STF,  a inoperância do Ministério da Justiça durante o governo Dilma e a própria ingenuidade política da ex-presidenta. Como Você bem salientou, os donos pediram o poder de volta que, a bem da verdade, jamais haviam perdido.

    Faltou muita coisa às lideranças do PT nos últimos anos. Principalmente capacidade de análise estratégica, ou seja, a longo prazo, do funcionamento das estruturas do poder político. Os sucessos obtidos nos governos de Lula foram táticos e merecem elogios mas foram incapazes de evitar a derrota que agora todos amargamos.

     

    Um abraço

     

     

     

     

     

     

    • se deslumbrou ou sempre soube

      se deslumbrou ou sempre soube do seu tamanho e limitações ?

      FATO - LULA, tivesse peitado a tudo e todos, não teria feito o governo MARAVILHOSO, recheado e pontuado de pequenas revoluções, que fez, principalmente junto ao povo CARENTE e necessitado  ..e ainda saído com 87,5 % de aprovação após OITO anos no Poder

      Já DILMA, ex pdt recém chegada ao PT ..com toda proza e banca de letrada, quebrou a cara  ..e de troco, o país foi junto dando hoje chances a um PSICOPATA de nos comandar

      Resumindo, governar é uma ARTE que raríssimos humanos conseguem compreender e exercer

      • Bobeira

        A grande bobeira, o passo em falso que mudou a sua história e a do Brasil, foi Lula ter concordado com a reeleição de Dilma, cujo primeiro governo já não tinha sido lá essas coisas. Fosse  candidato, Lula teria sido eleito sem dificuldade. A Farsa Jato não teria destruido a engenharia nacional e a Petrobrás,  nossa economia não teria mergulhado, levando junto os empregos e o país não estaria desmoralizado internacionalmente.  Hoje, provavelmente, em lugar da barbárie  que milhões de minions eleitores escolheram, estaríamos festejando mais um mandato de Lula ou o de algum aliado.

        • Concordou ? Ou a ele foi

          Concordou ? Ou a ele foi imposto não mais retornar  ??!!

          Veja o GOLPE ?! Fizeram de tudo pra LULA não voltar  ..o JUDICIÀRIO, não escondeu nem esconde, se sujou e AINDA se suja como um PORCO LOUCO se refestelando numa poça se lama  ..tudo pra manter LULA preso, contra as leis e a constituição, sobre risco de seus algozes enfrentarem CORTE MARCIAL em caso duma contra revolução (contra golpe)  ..tudo pra não ter permitido que LULA voltasse a nos governar (num projeto claramente de indepedência geopolítica)

          Não sei se antes ELE estava no acordo  ..mas, talvez, o próprio LULA nos deixe saber o que de fato ocorreu ..afinal, pq DILMA insistiu ? Pq adotou o plano LIBERAL de LEVY, traindo seus eleitores logo no 1o dia do 2o mandato ? ..e a LAVA JATO, que já corria, solta e idenpendente, cometendo toda sorte de CRIMES sob as barbas do PT ..enfim

          não se esqueça, desde que LULA foi eleito a direita tentou removê-lo  ..teve o mensalão, depois o toleraram  ..veio DILMA, a frustração (de 2013) e finalmente, a oportunidade de urdirem o golpe, colocando TEMER de vice  ..talvez aqui sim, LULA, sem muitas alternativas, teria sido traído ao acreditar - ou ter que aceitar -  que o armistício de 2013/14 com o PMDB era de verdade, e quem não se tratava duma etapa do golpe que viria

           

          • É...

            . . . bem possível que você tenha razão, Romanelli. Aliás, como a Constituição não vale nada, mesmo para os ministros do Supremo, que têm por função primeira defendê-la, tudo é possível neste país. Mas, naquela ocasião, a meu ver, parecia ainda restar um pouco de pudor nos que comandavam as instituições. Se não pudor, como a sua característica mais evidente é a covardia, receio de afrontar a opinião pública, ainda não vencida pela publicada.

        • Lula/Dilma
          Esse foi o ponto de não retorno de tudo. Tanto é que um dos Marinho (não me ocorre o nome agora) foi até Lula e disse eleição dele tudo ok ,mas reeleição de Dilma negativo. Mas Lula foi republicano...

      • Romanelli

        Quase sempre concordo com seus comentários. Mas desta vez, assino embaixo. Lula sabia muito bem que um retirante nordestino jamais seria bem aceito pela nossa horrenda elite. Ele tentou , teve uma paciência que nem  Jó teria, somente quem já sofreu na pele o que o rascismo e a nordestefobia, o compreende.

        Abraços e bom natal "

         

  • As voltas que o mundo dá

    Gosto muito dos artigos do Armando. são concisos , objetivos e cheios de boas coisas. A esquerda renasceu como a antitese do capitalismo. Inspirada nos tempos ancestrais, onde não havia poder ( dinheiro ou aquilo que possa ser representado como tal) , foi chamada de socialismo utópico, muito por conta de Tomas More. Marx, mas principalmente Engels, trouxeram o socialismo utópico para o mundo de então e desenvolveram o socialismo científico. Nascia aí a resistência a corrupção , a desigualdade e a tudo que se opõe aquilo que se tem como justo e fraterno. O radicalismo dos início, sofreu interferências de outras tendências, mais, digamos, flexíveis e assim nasceram a idéia da social democracia e da direita democrática. A esquerda e o discurso da honestidade sucumbiram sempre ao poder da direita, ligada as ideias que hoje chamamos fascismo. O rico é fascista (óbvio que há exceções) . A esquerda é insistente. Chega uma hora em que a insistência da esquerda vence a resistência da direita, mas o dinheiro e o sistema continuam com eles. A esquerda só tem, em princípio, o discurso e as boas intenções programáticas e por fim, sucumbe ao poder da direita. Com Lula não foi diferente. Embora o povão ainda o queira, basatando para isto vermos as pesquisas ao longo da campanha eleitoral e o afã em mante-lo preso, ele sofre a força da hierarquia do poder. Por isto é que o mundo dá voltas e termina no mesmo lugar. O rio purificado dará lugar ao lixo sempe. parece que este é o destino do homem. 

  • Mas enquanto esteve no poder
    Mas enquanto esteve no poder o PT flertou/acercou-se justamente com os grandes, os gigantes empresários do país. Nisso ELA acertou "todo mundo vai perder".

  • O que é devastador é quando

    O que é devastador é quando você entende que há uma "visão de mercado" orientando tribunais, forças armadas e outras instituições que segundo eles, funcionam normalmente...

    Fica subjacebte a idéia de para onde...

    O interessante que a idéia de "para onde" não inclui as forças armadas nacionais...

    Pode ser qualquer coisa que possa agir como policia - não há nacionalismo - vão vender tudo! Até do pré-sal que geraria recursos para saúde e educação do povo!

    Até os generais estão sendo trouxas - se não há nacionalismo, prá quê forças armadas?

    Já estão pipocando no youtube vários videos onde oferecem cursos para você "ganhar sem trabalhar", o famoso - Não trabalhe por dinheiro, deixe que seu dinheiro trabalhe por você e assim "Cada bilhão que se converter em viver de renda, mais dura deverão ser os cortes em saúde, educação e previdência"!

    Seremos o pais da jogatina dos juros, da prostituição do trabalho formal!

    Todo golpe é dado pela direita - apenas trocamos de grupos golpistas que a cada golpe se tornam ricos ou cada vez mais ricos!

    E se o povo compreender isso e tentar dar um golpe, ainda que seja pela real democracia e valores jurídicos para todos, ai eles chamarão isso de comunismo!

    Comunismo é uma ideia de sucesso entre golpistas de sempre!

    Vejam o prazer com o qual eles chamam alguem de comunista!

    • Juros
      Eu recebo vários mails desse tipo! Mas como eles sabem que tenho um pouco de dinheiro na poupança??

  • Excelente texto. Pessimista.

    Excelente texto. Pessimista. mas como não ser no Brasil de hoje?

    A grande questão não é nem Bolsonaro, mas sim o fato dele ter sido eleito. Isso dá uma outra dimensão ao conceito de "analfabeto político" de Bretch. 

    É tipo assim, como se o povo brasileiro estivesse brincanco de "vamos eleger o pior presidente que possa existir?" Dai o Coiso apresenta as credenciais:

    Fascista, machista, misógino, homofóbico, racista, apologista de tortura, extermínio e todo o tipo de violência, incluindo o estupro. Despreparado, inculto, ignorante e obtuso. Corrupto de baixo nível e baixo clero e claro, falso moralista.

    E ái o pessoal diz: "É esse!" 

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago