Lembram-se do efeito Orloff? Eu sou você amanhã!, por J. Carlos de Assis

Aliança pelo Brasil

Lembram-se do efeito Orloff? Eu sou você amanhã!   

por J. Carlos de Assis

O Brasil está sob efeito de cocaína. Coloca no lugar de uma Presidenta honesta um vice-presidente suspeito de irregularidades; põe no lugar do vice suspeito um presidente da Câmara já condenado pela opinião pública por suas falcatruas, embora ainda protegido pelo sistema judiciário seletivo; prepara para entrar na linha de sucessão um presidente do Senado indicado para processo na Lava Jato; coloca nas mãos do Supremo Tribunal Federal, composto por magistrados não eleitos, a solução de problemas eminentemente políticos do país.

Desculpem-me, mas o país está claramente drogado quando aposta  em impeachment sem crime de responsabilidade. Estão brincando com o povo? Temos um vizinho que brincou com o povo e teve como consequência a tomada da Presidência por cinco políticos sucessivos num prazo de dez dias: De La Rúa, o único eleito pelo povo, que herdou as trapaças pessoais e políticas de Carlos Menem; Ramón Puerta; Adolfo Rodriguez Saá; Eduardo Camaño e Eduardo Duhalde. Finalmente, o povo acordou, retomou as rédeas e elegeu Kirchner, um progressista.

Décadas atrás, dizia-se que o Brasil imitava a Argentina, com atraso, nas trapalhadas políticas que ela fazia. Se repetir-se agora, com quinze anos de atraso, o que aconteceu no início dos anos 2001 no país vizinho, podemos nos preparar para que, em prazo curtíssimo, tenhamos na presidência Temer, depois Cunha, depois Renan, depois Lewandowski, depois algum aventureiro eleito por eleição indireta – até que a farra acaba pelos méritos de uma gigantesca convulsão social, justamente como aconteceu com os portenhos em 2001.

J. Carlos de Assis – Economista, professor, doutor pela Coppe/UFRJ.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pode ser mesmo uma

    pode ser mesmo uma profecia,

    embora as histórias

    políticas sejam diferentes.

    mas que pode

    ser parecido,

    ah

    isso

    pode…

  2. José Carlos,
     
    No Brasil não

    José Carlos,

     

    No Brasil não há este perigo. Os argentinos não são tão frouxos quanto os brasileiros.

    Eles fazerm o que fazem aqui porque têm a certeza de que nada acontecerá. O brasileiro é um FROUXO.

    Com excessão do Eduardo Cunha.

    1. Conflito Iminente

      Prezado pedro.

            Não estou certo disto! Quando começarem a supressão de direitos e perceberem que nada melhorou com o golpe. O Pau vai comer!

      Att

      1. Quando a classe média meio

        Quando a classe média meio obtusa, porém barulhenta, perceber que foi enganada, o pau vai comer! Uma parte da classe média ao meu redor já começou a perceber que este não vai ser um bom negócio! Eles (os golpistas) estão bem iludidos com a chamada massa que os apoia. Eu estava querendo muito ver uma vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília no dia 17/04, só consegui ver recentemente, e dá pra se ver claramente dezenas de milhares contra o golpe e umas centenas de gatos pingados do outro lado.

  3. o que mais me espanta são os

    o que mais me espanta são os asseclas do poderio norte americano declararem que não há golpe, que as pedaladas fiscais estão previstas como crime de responsabilidade na constituição, e mais blablablablablaba

  4. Linha sucessória

    Esta foto, mudando um pouco o assunto, me fez pensar o seguinte:

    O processo de impeachment tem uma falha clamorosa. Seus comandantes são todos suspeitos pois são exatamente eles a linha sucessória. 

    Estranho ninguém ter observado isto ainda.

    Mas isto é só um detalhe pois o mundo já veio abaixo. 

     

     

    1. A maior falha que existe no
      A maior falha que existe no processo descrito por esta lei de 1950 é não fazer o STF se pronunciar sobre a admissibilidade do caso antes das votações na câmara e no senado. Ele STF, que é o guardião da constituição, deveria dizer antes de qualquer um se existe crim de responsabilidade ou não. Da maneira como é feita, quem se pronuncia são apenas os políticos da câmara e do senado, que não tem responsabilidade nenhuma com a constituição, apenas com seus projetos políticos.

      1. Se o STF não se manifestar

        Se o STF não se manifestar rapidamente contra o engodo desse impeachment espúrio, vai passar para a História como o responsável pelos desastres de advirão. Preparem-se, senhores ministros. Vossas Excelências terão seus nomes inscritos na  História do país pelo aspecto do lado sujo. Aquele em que estão listadas as figuras lamentáveis da história do país.

      2. Precisaria de lei?

        Para o STF fazer seu dever de casa não é necessário explicitar em lei. 

        É exatamente para isto que serve o STF. Se chamado a opinar, analisar a constitucionalidade de qualquer ato. 

         

  5. A Globo…

    já começou as doses de vacinas… digamos com substâncias tranquilizatórias… ou cês acham que foi um ato impensado e fora do script aquela ida do Zé de Abreu ao falastrão dos domingos?

    A única resistência possível será dos habituais “subversivos” a “agitadores comunistas”: “petralhas”, MST, UNE, categorias profissionais mais organizadas, alguns intelecutauis mais engajados e corajosos… e pra esses o governo instaurado, em nome da nova “ordem unificadora da pátria” e “zelosa quanto aos princípios morais e contra a ação planejada de vandalismos” vai prontamente reprimir violentamente os “baderneiros” com aplausos efusivos do restante da população que… parte boa dela… só vai cair na real quando os primeiros petardos e pilastras temerosas da tal Ponte Para o Futuro de Temer e cia bater na sua porta.

  6. Vamos falar sério: isso nem é um golpe, é um baita dum ARRASTÃO!

    Mais de 200 milhões de brasileiros estarão sofrendo um arrastão de uns 900 congressistas, procuradores, juízes, policiais, jornalistas golpistas e seus poucos patrões

    É o MAIOR ARRASTÃO da História deste país!

    E ninguém vai fazer nada…

    Ainda vão fazer festa com o produto do roubo na nossa cara.

    Brazil  il  il  il   il!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador