O juiz Moro e as farsas para incendiar o país, por Jeferson Miola

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sergio Moro, juiz da Lava Jato

Por Jeferson Miola

Da Carta Maior

As planilhas estavam com Moro há um mês. Ele não as vazou antes para permitir o fechamento de acordo entre o PMDB e o PSDB para o golpe final contra Dilma

A divulgação, na terça-feira 22 de março, das planilhas com mais de 200 políticos financiados pela Odebrecht, foi uma nova farsa do juiz Sérgio Moro para esconder o fracasso de um plano golpista que teve de ser abortado.

Aos fatos:

1. estas planilhas estavam em poder do juiz Moro há um mês. Elas foram obtidas no dia 22 de fevereiro, por ocasião da 23ª fase da Lava-Jato, denominada “Acarajé”;

2. Moro não as vazou antes para permitir o fechamento de acordo entre o PMDB e o PSDB para o golpe final de derrubada da Presidente Dilma. A divulgação dos nomes de políticos que estão na linha de frente do golpe naturalmente inviabilizaria a empreitada golpista;

3. com o crescimento do apoio popular ao governo e a reversão de vários abusos da Lava-Jato, o plano ficou comprometido, e então Moro ficou com a batata-quente na mão: a única lista que não tinha sido vazada, por ser justamente aquela que implica os generais do golpe;

4. Moro usou a blitz feita na Odebrecht no dia 21 de março para divulgar como novidade e confundir como descoberta da ação, as listas que na verdade já estavam em seu poder desde o dia 22 de fevereiro. O sigilo da lista, decretado de maneira surpreendente algumas horas depois, é apenas cortina de fumaça e diversionismo;

5. se especula que, com o espalha-merda dos nomes de políticos, Moro tente favorecer uma nova saída golpista: salvam-se todos os políticos citados – muitos dos quais corruptos e envolvidos na corrupção da Petrobrás – às custas da expiação da inocente sobre a qual não pesa nenhuma acusação, que é a Presidente Dilma.

O condomínio jurídico-midiático-policial domina a iniciativa política no país. O sistema político brasileiro está esfarelado, virado de cabeça para baixo, e o país paralisado. Tanto o Poder Executivo como o Legislativo são coadjuvantes no xadrez político controlado pela força-tarefa da Operação Lava-Jato.

Governo e Congresso estão de mãos atadas. Quando tentam agir, suas iniciativas são surpreendidas e neutralizadas por ardis jurídicos e policiais. A anulação da posse do ex-Presidente Lula na Casa Civil, que é parte desta realidade, interdita o esforço da Presidente Dilma de recompor a estabilidade política e institucional para recuperar o crescimento.

O Brasil é refém de um jogo maquiavélico que assume características fascistas com a destruição do ordenamento jurídico que fere mortalmente o Estado Democrático de Direito.

O juiz Sergio Moro é um incendiário, um personagem maligno determinado a destruir o país para concretizar sua obsessão justiceira de eliminar inimigos ideológicos.

A continuidade dele à frente da Lava-Jato pode ser funcional à lógica golpista do condomínio jurídico-midiático-policial, mas é um fator de enorme instabilidade e crise que mergulha o país no caos e na violência.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Voyeur de advogados?

    E ai, STF?

    A substituição do Juiz e Equipe da Lava-jato ou vidas de Brasileiros?

    Estamos caminhando para um RACHA QUE SERÁ DIFÍCIL DE SER RESOLVIDO!

    Não justifica a RENÚNCIA DA DILMA, para uma OPOSIÇÃO PRATICAMENTE DENUNCIADA VÁRIAS VEZES POR CRIMES DE CORRUPÇÃO, que é o TEMA CENTRAL neste momento!

    Quem vai assumir o governo? A Justiça?

    A primeira providência da OPOSIÇÃO NUM GOVERNO VAI SER CONDENAR O PT E ESCAPAR DE TODAS AS ACUSAÇÕES, OU ALGUEM ACREDITA QUE O AÉCIO VAI SE ACUSAR?

    Vai resolver a corrupção?

    A corrupção passou a existir aos bilhões com o PT?

    E os MILHÕES DE BRASILEIROS QUE NÃO VÃO SE CALAR?

    O que vale mais o Moro –  Voyeur de advogados ou o povo brasileiro?

     

  2. “O juiz Sergio Moro é um

    “O juiz Sergio Moro é um incendiário, um personagem maligno determinado a destruir o país para concretizar sua obsessão justiceira de eliminar inimigos ideológicos.”

    No entanto, foi construída dele a imagem do “bom moço”, do “nice guy”, do “rapaz direitinho” (na verdade direitista), imagem de grande força no imaginário popular conservador, capitaneado pela classe média tradicional de nosso país. Não é preciso lembrar que essa imagem também é construída e reforçada pela mídia corporativa e disseminada pelas redes ditas sociais. Enquanto isso, se estabelece no Brasil o Estado judicial-policial de uma nova República dos Bacharéis, aquela da República Velha sob roupagens pós-modernas e nova direção. É o fim da Nova República, que se seguiu ao longo período ditatorial, e que não conseguiu acabar com a iniquidade e a injustiça que marcam a trágica história do Brasil em relação aos pobres e desvalidos.

  3. Tem de por tudo isso em

    Tem de por tudo isso em pratos limpos… Mas estava pensando comigo… se a PF tiver total liberdade para derrubar esse governo que deu total liberdade para suas investigações, fará isso com os próximos que respeitarem sua total autonomia? Ou será que perderá autonomia para estes politicos corruptos que querem o impeachment? OU ainda pior, será que sossegará o facho quando os corruptos tomarem o governo? De qualquer forma… será que não seria melhor deixar no cargo uma presidente que deu autonomia a PF? Porque será que a mídia informa que a autonomia da PF está sendo ameaçada justamente nos gorvenos que lhe deram total autonomia, admitido pela própria PF? Será porque ultrapassaram a barragem da autonomia e estão cometendo crimes a mando de alguém ou com apoia desta mesma mídia? São tudo observações que têm de ser feitas… não podemos nos deixar levar pelo jogo midiático! O que fica em primeiro lugar é a lei e a ordem.

  4. Vamos acreditar so STF. Com

    Vamos acreditar so STF. Com essas provas a suprema corte deve restaurar a lava jato e subtituir toda a equipe da lava jato e e revisar todo que foi decidido pelo juiz Moro, caso sejam confirmadas. Por enquanto anular todas as prisões e proibir que todos os investigados deixem o país.

  5. Mais uma demonstração de poder.

    Moro começou a ser contestado e se sentiu obrigado a mostrar que tem a força. Moro, ( mas não somente Moro) tem controlado a mídia e o jogo político. Sua recusa em aceitar a colaboração de Oderbrecht é apenas para reafirmar o seu poder, e mandar recados para os que não o apoiam ou que querem desembarcar da nau dos insensatos.  A divulgação da lista e o posterior sigilo foi acompanhado da  frase: é preciso investigar para saber quem é quem. Isto soa como uma ameaça para muitos .  É também um desafio ao STF  e também é um indicativo para que  acelerem o pedido de impeachment mas que não o abandonem.  A colaboração de Oderbrecht,não pode ser anunciada pois a colaboração de vários diretores poderia dar significado a  cada item da lista. A colaboração talvez não interesse, pois sobraria para os aliados de Moro. Ao recusar a colaboração de Oderbrecht, ele esta mandando um recado, eu tenho as informações mas eu só deixarei Marcelo Oderbrecht, falar o que eu quero.  Para mim, é mais uma forma de reafirmar o poder.  A divulgação da lista e o posterior sigilo numa ação conjunta com a grande imprensa, mostra apenas que Moro manda um recado. Fiquem comigo ou vocês podem se arrepender. Marcelo é agora figura chave,  e esta sob muita pressão. A rede Globo, tem feito de forma mais sistemática um ataque sobre Marcelo Oderbrecht  ainda não sei porque, mas uma pressão tão explícita deve sem dúvida ter razões escusas. Talvez seja apenas a cabeça de Lula, mas talvez seja muito mais. 

    Temos na primeira instância um Juiz que parece jogar com as peças de um processo para reafirmar seu poder pessoal, e no STF temos uma ação direta de um Juiz (poder judiciário) no poder Executivo. Seria escandoloso imaginar que a funcionária de um juiz do supremo, entra com uma ação  contra a indicação de um Ministro de Estado, e que esta ação é julgada pelo mesmo Juiz que paga os salários da funcionária.   Mais uma vez uma demonstração de poder, pois do ponto de vista da ética, ( e ética se torna lei para o judiciário) isto é um escândalo.  ( Boris Casoy no entanto achou isto normal). Tudo isto parece sem dúvida pertencer ao mesmo jogo.

  6. processo

    Conselho de Segurança, advocacia geral da União, vazamento de grampo telefônico da Presidenta! Se entenderem que esse golpista não deixou claro as suas intenções agora, esqueçam. Esse governo vai levar a breca!

    O governo tem a faca e o queijo. Algeme o elemento agora antes que ele possa fazer mais mal ao pais.

    Pergunta: Toda hora aparece um juiz palhaço para prender Lula ou obstar o governo da presidenta. Quando é que vai aparecer um juiz para prender a mulher e a filha do Kunha?

    Tem que ser hoje, sexta feira santa, porque amanhã é sábado de aleluia, dia de malhar o judas.

  7. Juiz Sergio Moro e a estratégia Pedro Malasartes (parte 2)

    Como coloquei em post anterior,

    No meu entender, o Lula nunca foi o alvo prioritário do Moro. O alvo dele sempre foi todo o sistema político brasileiro. No entanto, ele sempre soube que nunca teria o apoio que teve se deixasse a estratégia clara e colocou o Lula como o “alvo” final, o grande chamariz (a pedra da sopa). Nos últimos tempos, todavia, percebeu que não tem mais margem para manter a farsa, mesmo porque ele sabe que não tem nada realmente expressivo para incriminar o Lula. Desta forma, resolveu jogar todos os outros ingredientes  na sopa de uma só vez, antes que percebam que a “pedra” é só o grande chamariz e que terá que ser retirada ao final. 

    O problema, é que seus aliados começaram a perceber as consequência reais da Lava Jato – talvez ainda não tenham percebido que o Moro sempre atuou também contra eles, acreditam que ele somente perdeu o controle – e estão se preparando para chutar a panela.

    Com relação ao impedimento da Dilma, apesar da Lava Jato fortalecer este movimento por enfraquecê-la e por irritar muitos parlamentares que querem um governo central disposto a dar um fim nesta operação, o que a Dilma nunca se propos a fazer, este pedido não tem relação direta com os objetos investigados na Lava Jato e, no meu entender, nunca foi o objetivo prioritário do Moro.

     

    1. Perdão Paulo,

      mas discordo totalmente do seu raciocínio, apesar de ter o maior respeito por ele e por seu modo civilizado de expô-lo, mas a mim parece óbvio que os objetivos finais do “juiz” Moro sempre foram a prisão de Lula e o golpe na presidente, pois como quase todos os membros da chamada “classe média tradicional”, ele não se conforma que seus amigos bem nascidos tenham perdido quatro eleições seguidas para um “ogro”. Tanto é assim que, desde o início da mega farsa, cuidou-se de abastecer a mídia, quase que diariamente, com vazamentos pontuais e criminosos, sempre mirando alguém do PT ou da base aliada, e sempre escondendo os da oposição.

      Desconfio, inclusive, que o vazamento de agora não foi obra do Moro, mas sim de alguém que cansou de fazer parte da farsa.

  8. Temer, vinha tentando, (sem

    Temer, vinha tentando, (sem sucesso), convencer o PMDB do Rio a apoiar o Golpe. A divulgação da lista deve ter fornecido grande poder ao Temer.  Pois, ontem ele  visitou o Pezão (PMDB Rio). No dia seguinte, (em uma guinada brusca), o PMDB do Rio, anuncia ao grupo Globo, o rompimento com o governo federal.

    A pior das minhas teorias sobre a Lava Jato se concretizou.

    Por outro lado, toda esta movimentação, deixou exposto o método do golpe. Exposto, pode ser derrotado.

     

     

     

     

       

  9. Desde que esse homem começou

    Desde que esse homem começou com essa Operação Lava a Jato só trouxe desgraças para o país…Analisem bem o que era o Brasil ante da Lava a Jato e o que se tornou…Não sou contra prender os corruptos, desde que sem tenha provas concretas…A Lava a Jato está recheada de irregularidades e o tal juiz, que caiu nas graças do povo ,é venerado como um deus. Tudo o que esse louco faz, mesmo as coisas mais absurdas, é defendida por essas pessoas e pela imprensa  que enxergam nesse daí o salvador da patria…Esse homem com as suas ambições, e com a sua vaidade paralisou o país…Por trás daquela máscara de juiz sério, juiz que não tolera a corrupção, enconde-se uma criatura ardilosa…Tudo o que o Moro faz é friamente calculado, no sentido de inviabizar o governo da presidente Dilma. Esse homem  Incendiou o país, aumentou ainda mais a intolerancia entre as pessoas, derrubou a economia, empresas fecharam, milhares de trabalhadores perderam seus empregos e os tontos que o aplaudem ,cujo ódio ao PT os impede de enxergar o verdadeiro inimigo, agem como vacas de presépio enquanto o ilustrissimo Moro nos lança a beira do abismo. FORA MORO!!!!!

  10. É urgente que se enquadre o

    É urgente que se enquadre o Moro deifnitivamente. Dissolve-se a lava a jato, entregando a investigação sobre políticos, incluindo ex-presidentes, para o STF. Os demais vão para a justiça de seus respectivos estados. Reforça-se a segurança dos ministros do Supremo para esperar que os lunáticos facistas se cansem.

    A questão do impeachment permanece, mas sem o contágio nefasto e desastabilizador da lava a jato. A crise não se resolve, mas esfria. Daí se tem tempo para as lideranças atuarem sem o Moro fugando no cangote.

    Dilma sem o PMDB não governa, mas sem base legal e pressão da sociedade organizada, o impeachment vai parar no STF, com desfecho imprevisível, mas sem o Moro para alimentar o incêndio com gasolina a cada semana

  11. A própria mídia se empenha ao

    A própria mídia se empenha ao máximo em mostrar o juiz Moro como um mocinho. Sempre bem arrumadinho, vestido impecávelmente, nehum fio de cabelo fora do lugar, limpo, imaculado, corajoso e disposto a derrotar os vilões: Lula e Dilma. Esses dois retratados pela mída como verdadeiros demônios. É só analisar as fotos que a imprensa divulga. As do juiz Moro parecem de um astro de cinema, sai bem em todas as fotografias. Já as de  Lula e Dilma dispensam comentários…  Eles procuram sempre mostrar os piores angulos. Fotos em que aparecem zangados,cochichando, conspirando, ou rindo zombeteiramente da cara do povo.  A capa da Veja em que Lula aparece com serpentes na cabeça já diz tudo

  12. Um artigo de OutrasPalavras[e minha opinião q espero respeitem ]

    Minha obs:O autor de OutrasPalavras fala,de mídia partidarizada[Eu vejo mídia alternativa dita progressista e democrática cometendo outra partidarização,aparentemente ampla,culto à personalidade(cuja trajetória a Dir. Nacional e hierarquia fizeram o impossível pra cometer os mesmos erros de suposto centralismo democrático e manobras por deixar um único personagem,por mais valoroso q seja:uma despolitização q realimentou,não sem arrogância e autoritarismo

    – é meu ponto de vista que espero respeitem    http://outraspalavras.net/brasil/bolulos-o-paraguai-e-aqui/

  13. O incendiário. O traço
    O incendiário. O traço agressivo, messiânico e de impoluta hipocrisia caracteriza as ações dos que, ungidos e armados de tochas, valem-se da circunstância para a destrutiva e desagregadora, objetivando conquista, atuação. Incendiários há porque abundam platéias, incentivadores e aliados. Há os que os temem e os que deles se utilizam. Sim, há admiradores a inflar egos e a alimentar no piromaníaco a pulsão de realizar o que a covardia não os permite.  Estudos sobre estes indivíduos – há alguns interessantes feitos em Portugal – demonstram sua perspicácia na identificação de oportunidades. Indicam também a presença de inteligências medianas – creio que o caso em tela seja uma exceção. No entanto, considerando Inteligência muito além do aspecto cognitivo, lógico, é certo se aplique. A inteligência intrapessoal e existencial me parece escasseiam na compreensão da extensão dos danos pessoais e coletivos, mas isto já é para um outro post.
    Nos estudos sobre este perfil os pesquisadores identificam a clara necessidade de controle dos ambientes – muitas vezes a manifestação da patologia é tardia e camuflada por uma vida normal e integrada em suas comunidades – pois as circunstâncias indicam ser oportunistas e dissimulados. Ambientes em que são aceitos, a despeito de agressividade e traços vis, tendem a alimentar e impulsionar ações pirotécnicas. Portanto profilaxia e controle – preditiva e corretiva – são medidas essenciais para desestimular sua ação.  Tudo o que não fizemos nos últimos anos.
    Há aqui duas imagens, claras, que poderiam ilustrar este comentário.
    A primeira, matilhas que acompanham manadas de bisões e caribus no Ártico,  e bandos de leões acompanhando os gnus na Savana: observam fraquezas, animais isolados, doentes ou deixados para trás na marcha. Atacam-nos pois reconhecem sua força frente aos fracos e sabem que os demais não voltarão para defendê-los (ok, os búfalos são uma honrosa, mas raríssima, exceção). Os predadores promovem a carnificina e os “bovinos” assistem.
    Os incendiários, assim como os predadores, sabem que será assim.
    A segunda imagem é recorrente quando penso nesta figura dominante – vocês viram a Forbes??? 13o. Lugar !  Achei pouco; nosso querido está sempre “nas cabeças” e “fazendo cabeças” – dentre os líderes mundiais: a inigualável e majestática divindade “Nero”.
    No horizonte, as colinas. Abaixo, a bela em chamas. Tudo arde. Aos inimigos “cristãos” a morte ou o crime imputado – “incendiários”. A distorção, a inversão, a delação !!!  Lira à mão, versos à boca venenosa, espalha terror e morte, versejando sob aplausos medrosos e pusilanimidade (ah, os nossos políticos!!! Vergonha). E o Império – sua mais bela rosa, Roma – em chamas.
    Tudo destruído,  hora de reconstruir. Cristãos expulsos, queimados em fogueiras, pão e circo. E empreiteiros ricos, (re)construindo uma Roma em que o populacho habite somente como escravo, a serviço dos romanos de berço.
    Ah, certo. Romanceado.
    Mas a imagem permanece.
    E a destruição também.
    Caminhamos sobre cinzas e sobre lágrimas. Nossa mídia, única voz sonante, alimentou a violência e o instinto das matilhas.
    Estamos – os bovinos naturalmente – colhendo: cinzas e lágrimas. Sangue, despojos. Vísceras expostas.
    O vencedor leva tudo.  Inclusive as batatas.

    Impedimento pela frente, mesmo que o incendiário tenha sido identificado e “manietado”. Uma aposentadoria compulsória e vitalícia quem sabe.

    A ver.

  14. Sabem de nada inocentes…

    … Estas jogadas de mestre, jamais seriam organizadas por um sujeito amador em politica quanto este Moro.

    com certeza, há um grupo de conspiradores colado com ele.  Não duvido que tenha os dedos do Gilmar e do resto dos tucanos  na jogada !!

    Vamos investigar  prá descobrir !!

    1. perfeito…

      bem por aí mesmo

      se de kxw,  k e w conhecem os segredos de x, ninguém pode fazer nada contra x

      desenhando: se oposição for investigada  e revelada pela Globo, ficam sem líderes políticos corruptos dominados e manobrados………………………..

      eles sabem mais da oposição do que a gente

  15. Por mais inteligente que seja

    Por mais inteligente que seja duvido que Moro tenha QI pra fazer tudo isso. É coisa da NED, CIA e irmãos Koch. Pra mim Moro é só uma marionente muito bem controlada que, aliás, deve estar adorando servir de instrumento de destruição do país. 

  16. Esta dificil, mas não impossível!!!

    A lava jato começou com a vitória da Dilma no segundo turno, óbvio que inicialmente era uma manobra da oposição para o “quanto pior melhor” , e para “dar o golpe” a oposição usou todo o roteiro do qual tem bastante domínio para acusar o PT, acho que eles não explicaram muito bem o objetivo para o Moro, que mesmo sendo tucanos e tendo passado pelo caso Banestado deixou as delações premiadas saírem do controle, impossível manter o controle dessas delações premiadas sem envolver seus campeões : PSDB.PMDB e PP, quanto a essa recente lista que muitos acham que está sendo usada para coagir o MDB (isso não merece o P, porque não é um partido) a sair do governo, são mentiras, essas coações JÁ estão sendo feitas pelo menos há um ano, o caso Cunha é a prova disso o poderoso chefão do Moro, na minha visão o Janot (a) esta usando o Cunha de boi de Piranha nessa história, se vcs checarem todos os passos dados pelo Janot(a) inclusive a velocidade usada ( praticamente uma marcha ré) verão que o Cunha é a rainha no tabuleiro de xadrez do Janot(a) que é o rei E que precisa de um xeque mate…..

    1. tudo e todos que saem do país…

      e voltam com essa força toda não prestam

      felizmente os que estudam essas movimentações não tiram folga, acompanham sempre

    1. Se um dia o pau comer para

      Se um dia o pau comer para essa Oligarquia q parasita e destrói o país, sobrará para peixes pequenos, mas também nocivos, ajudaram se u herói a destruir o país p abocanhar uma fatiazianha a mais do nosso PIB, salários e penduricalhos na estratosfera. O peixão de Marigá estará no seio da sua pátria, USA, vivendo no bem bom do que amealhou nesse “paiseco” de terceiro mundo. Ele e os grandões do Judiciário.

  17. Decide a coluna do meio ou a 5ª?

    É a chantagem: – Sejam obedientes, juntem-se ao bloco que só recebe grana na sacristia. Quem não aderir será processado pelo STF prá livrar a cara dos maiorais. Mas o Supremo é dividido. Por mais que manobrem, vários Deputados vão cair no STF!

    LEGALISTAS—————————- MEDIANOS —————- DOMINISTAS DE FATO

    Lewandowski/Presidente!——— Marco Aurélio ———— Gilmar Mendes

    Teori Zavascki————————- Cármen Lúcia ————- Rosa Weber

    Roberto Barroso ——————— Luiz Fux ——————– Celso de Mello

    ……………………………——————– Edson Fachin ————- ……………………..

    …………………………….——————– Dias Toffoli  ————— ……………………..

     

  18. Quem vai…

    Quem que vai ter coragem de enquadrar  o diabólico  Moro? Qual será esse  homem corajoso, justo e do bem que fará isso? 

  19. Moro é estrela mas não é protagonista

     

    Essa figura não é político, Moro não tem como atuar como líder político pois sua posição de juiz de primeira instância não lhe favorece. Sua atuação está restrita a um jogo feito nas sombras com a manipulação do que lhe cai nas mãos, na confecção de relatórios e na intimidação de réus. Ele até tem filiação partidária mas não admite que suas ações visam satisfazer o projeto de poder dos tucanos e aliados, seus mestres. Moro lidera a Lava Jato mas não lidera a oposição, ele é mero instrumento de ataque enquanto os verdadeiros políticos tiram o maior proveito possível dos resultados. Moro também funciona como estrela, reparem no episódio em que Aécio é escorraçado da manifestação que ele mesmo convocou, o eleitorado conservador não o suporta mais e não o reconhece como líder mas a mídia trata de oferecer um ídolo, um verdadeiro Bezerro de Ouro a essa gente. Não tanto pra ser adorado ou admirado mas pra que sirva de referência, alguém pra chamar de Líder e se contraponha a Lula. Assim como foi com Collor que foi promovido pela mídia como “caçador de marajás” Moro é o caçador de corruptos, mesmo viés (falso) moralista que o alagoano… O porém é que Collor era protagonista! Moro não é. Por isso cada vez mais se vai notando que o novo Salvador da Pátria  funciona de maneira bem menos eficiente que o primeiro, Moro é estrela mas não é protagonista. 

     

    O assustador dessa nossa crise política é que os que puseram as rodas em movimento não tem o controle da direção! Não tem apreço das massas, menos ainda do apoio dos setores mais sérios da sociedade. Em 1964 muitos apoiaram o golpe porque boa parte deles achavam que logo em seguida haveria eleição pra presidente e não uma ditadura. Havia o clima de Guerra Fria e em vários setores da sociedade o discurso anti-comunista fazia todo sentido, tinha gente sim que acreditava que tudo voltaria como era…Mas hoje…. Hoje a aposição convoca um movimento contra a corrupção estando ela própria atolada na lama até o último fio de cabelo… e põe em curso um processo de impeachment tendo na linha sucessória da Presidenta da República homens sem moral e imorais com pés de barro como a figura nos sonhos do rei Nabucodonossor

     

    A oposição muito dependente do jogo da mídia relaxou no seu dever de representar qualquer setor da sociedade e dar o passo decisivo que é apresentar uma proposta alternativa de poder…. Sem bandeiras e sem propostas perdeu uma eleição atrás da outra, frustrados (não menos que as classes sociais que estão cheias de ver o país conduzido por alguém não as representa) se lançam ao golpe, mas de forma muito precária se veem dispostos a apostar alto, arriscar tudo ou nada, radicalizar… Pode dar em nada, pode ser a derradeira derrota. Lembrando que estamos em março, em 15 de Março de 44 a.C. Júlio César é assassinado por senadores da oposição, “… cuidado com os idos de Março!” gritou o velho na multidão na peça de Shakespeare. Foi ato tanto radical quanto de desespero da facção que se enervava ver César concentrar poder em suas mãos e planejando sabe-se lá que alterações no governo da nação. Eles no entanto se enganaram, seu ato radical não lhes resolveu o problema a fim de conquistar o poder, o povo não os apoiou, ficaram do lado dos herdeiros de César, Marco Antônio e Otávio que formaram o novo governo.   

     

     

  20. moro incendiiou tanto que

    moro incendiiou tanto que desagregou o país e a oposição

    pretende ainda isolar-prender lula,  o único que conseguiu nesses últimos

    anos fazer um pacto, uma conciliação que segurou a onda….

    o maior estadista desses tempos foi acuado e a

    direita não tem projeto, a não ser naufragar o pais….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador