O significado da indicação de Mercadante para a Casa Civil

Alguns pontos para entender o significado da indicação de Aloizio Mercadante para a chefia da Casa Civil.

1.     Não se trata de mandato tampão visando apenas o período eleitoral.

Na reforma ministerial, Dilma Rousseff está lançando as bases do ministério do seu próximo governo – caso seja reeleita.

É o caso de Mercadante e da provável indicação de Josué Gomes da Silva para o MDIC  (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), que entrarão para ficar. Em alguns Ministérios chaves – como o da Educação e da Saúde – serão colocados quadros de carreira para facilitar a troca no segundo mandato.

2.     Não é mera troca de nomes, mas uma mudança radical na forma de atuação da Casa Civil.

Mercadante teve atuação importante nos terremotos de junho de 2013 por ser dos raros Ministros que não se submetem ao “sim, senhora”, que caracteriza o ministério atual. Dilma o respeita e leva em consideração suas observações.

Por isso mesmo, sua ascensão à Casa Civil pode ser um sinal de mudança no estilo extremamente proativo de Dilma.

A presidente tem uma ânsia enorme de fazer e deixar sua marca. Tem enorme capacidade de decisão que, muitas vezes, atropela os tempos de preparação e estudos das medidas propostas.

Para um perfil como esse, é importante ter debaixo de si auxiliares de envergadura, que apontem caminhos e, principalmente, pedras no caminho. O pior assessor é o que aceita prontamente as ideias do chefe e coloca em prática sem um planejamento mais adequado, por medo de contraria-lo. É o caso do Ministro da Fazenda Guido Mantega, do Secretário do Tesouro Arno Agustin e de grande parte do Ministério.

3.     Dificilmente Mercadante falará sobre economia para o público externo.

Mas internamente será um interlocutor privilegiado da Presidente, não apenas por seus conhecimentos específicos da matéria mas, principalmente, por sua intimidade com o alto mundo empresarial brasileiro.

As vulnerabilidades de Gleise

Mais que isso, a Casa Civil é o funil que filtra todas as demandas antes que cheguem ao presidente da República. É o pulmão da presidência e, também, o filtro jurídico para os decretos e projetos que chegam para a sanção presidencial.

A função de Gleise era apenas operacional, mas esbarrava em duas vulnerabilidades: a falta de pique operacional e a falta de informação básica sobre temas contemporâneos.

Provavelmente Dilma nem sabe, mas na 3o Tribunal da Justiça Federal, em São Paulo, a sensação dos desembargadores é que a presidente não gosta deles. Isso porque o decreto para nomeação de novos desembargadores dormiu 8 meses na Casa Civil, sem conseguir a assinatura de Dilma.

O mesmo aconteceu com o Plano Inova Empresa, que demorou mais de 6 meses para ser sancionado. Ou a troca de diretores de estatais, que demora meses e meses por falta de um fluxo adequado na Casa Civil.

Teve muito mais.

O Brasil é signatário da Convenção da ONU para Pessoas Com Deficiência; e a Constituição considera direito intransferível da criança com deficiência o acesso à rede básica de educação.

Em pleno site da Casa Civil, Gleise colocou uma nota destinada às APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Paraná, informando que pressionou diretamente o senador Vital do Rego para derrubar essa obrigatoriedade na Meta 4 do Plano Nacional de Educação. Uma falta de noção total sobre a relevância da Casa Civil e sobre os compromissos internacionais do país.

Antes disso, Gleise trabalhou intensamente para derrubar a educação inclusiva do programa “Viver Sem Limite”. Foi tamanho o lobby pelas APAEs, tamanho o disparate contra as políticas inclusivas do MEC, que o ex-Ministro da Educação Fernando Haddad recusou-se a assinar o programa. Ele foi lançado sem sua assinatura.

Ou seja, o maior formulador de políticas do Ministério, autor de um plano educacional que conseguiu incluir 800 mil crianças com deficiência na rede básica, perdeu o embate para uma Ministra com interesses paroquiais nas APAEs no Paraná.

4.     Mercadante não é um formulador de programas, mas tem discernimento para identificar o que é relevante.

Mercadante deixou ótima impressão no Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) pelo espaço que abriu junto ao governo e aos grandes grupos empresariais para o tema inovação. Deixou menos no MEC, por lançar um programa atrás do outro, sem a devida consolidação.

Mas, em ambos os Ministérios, sua formação intelectual e rapidez de raciocínio permitiram assimilar rapidamente as linhas centrais de cada programa, identificar os principais, as ideias contemporâneas, os avanços.

Esse discernimento será importante à frente da Casa Civil, especialmente nas negociações com os empresários e com o Congresso. A falta de traquejo de Gleise produziu problemas de monta nos programas de concessão: metade do tempo foi colidindo com as empresas; a outra metade, cedendo às suas pressões.

Outro ponto relevante da atuação de Mercadante será na articulação política do governo. Embora não seja propriamente um Senhor Simpatia, conhece os meandros do Congresso e é respeitado por seus pares.

Luis Nassif

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vejo como uma troca e sim

    Não vejo como uma troca e sim como a nomeação de um Ministro Chefe da Casa Civil.

    Qual lembrança teremos da Gleisi?

    1. Só vai ficar a lembrança da

      Só vai ficar a lembrança da lindeza dela.

      Reforçando o estereótipo negativo de mulher bonita… lambança ein Gleisinha!

    2. Acho que de gol contra

      Pra mim, pessoalmente, é a primeira pessoa do PT que eu critiquei. Isso porque antes do desastre do cancelamento do Escola sem Homofobia (maio/2011) Gleisi já tinha se manifestado contra o PLC 122 (em março/2011, antes até da colega de Senado Marta Suplicy ter tido tempo de cumprir promessa de campanha desengavetando o projeto.)

      Até aí seria um caso isolado e Beto Richa também nunca foi simpatizante (ele é que nem o colega alexis, acha que gays não devem adotar crianças), então ia morrer por aí.

      Só que no começo de 2013 ela desandou a falar sobre APAES, índios, dependentes de drogas. Deu entrevistas para portais gospel (mesmo sendo ela católica e representante de um “estado laico”) e conseguiu a proeza de ser o quadro do PT mais criticado que já vi.

      Se tentam me pôr nessas discussões chatas “To PT or not to PT” e eu quero sair delas é só falar a palavra mágica “Gleisi” que me esquecem…

      Eu nem sei como é que ela ainda é pré-candidata, coisas de decisões internas do PT que não vazam para redes sociais.

       

  2. O significado mais evidente

    O significado mais evidente desta dança ministerial de cadeiras cativas é que, a exemplo de outros partidos, o PT também não tem qualquer compromisso com a RENOVAÇÃO DO CENÁRIO POLÍTICO brasileiro. Tanto que mandou para o Ministério um Senador e depois o deslocou para outra pasta ministerial. Os petistas também não tem vontade política de introduzir novos rostos em postos de comando? Até o momento a resposta é SIM. Quando estiveram no poder, a Arena, o MDB, o PMDB e o PSDB também fizeram isto, Nassif. 

     

    Quando é que começaremos a ver novos rostos em Brasília? 

     

     

  3. 1. O “Senhor Simpatia”,

    1. O “Senhor Simpatia”, quando senador, era alvo de gozação dos colegas, principalmente da oposição, porque não cumprimentava ninguém. Vai que melhora. 

    2. O Renato Rovai (Forum) publicou ontem no FB que o Mercadante, nesse cargo, se coloca na reta para 2018, e que a “escolha” do Lula foi acertada. Balela. Em termos eleitorais (governador/presidente), Mercadante é bilhete corrido. 

  4. Nossinha! Sai uma medonha e


    Nossinha! Sai uma medonha e entra um medonhão¹ O PT tem muita gente boa, mas no planalto parece que a turma paulista é que está dando as cartas. Não confio em petista paulista. Dali, só se salva o Lula..

    1. Não tem essa de turma

      Não tem essa de turma paulista. A Dilma é mineira com vivência política no Sul.

      São Paulo é 22% dos brasileiros, normal que tenha maior participação no ministério. Apesar da paulistofobia de alguns (inclusive um blogueiro famoso), São Paulo é o mais brasileiros dos estados, aqui elegemos Erundina (paulista da PB), Genoíno (paulista do CE), Dirceu (paulista de Minas), Lula de PE, José Anibal de RO, Pitta do Rio, Jânio do MS, etc.

      Muitos “paulistas” do Governo e do Congresso (entidades empresariais, sindicais, classistas) são brasileiros de São Paulo, e que venham sempre para somar as forças e fazer um Brasil melhor.

  5. isso sem contar que gleisi..

    é uma ruralista das piores… espero que as coisas mudem com mercadante, especialmente no  respeito aos povos indigenas e as garantias de seus direitos constitucionais.

    agora Dilma bem podia continuar a faxina , com o ministro da justiça e o edison lobão tb…

  6. A luta é árdua e caminhada longa

    A luta é árdua e a caminhada é longo – poderia muito bem ter dito o velho Mao – Nessa, muitos companheiros se perdem. Há baixas, algumas repletas de glória. Mas, o que se há de fazer, a Luta é assim mesmo. Torna-se portanto, imperduável, que sob sua tutela o MEC tenha comprado revistas do gurpo Abril, ainda mais sem licitação. Esse cidadão indignado que vôs escreve chegou mesmo a fazer uma denúncia no Ministério. E olhem que sádico: Eles me respoderam, dizendo que encaminha-se a denúncia a Ovidoria! Óbivo, pelo menos para um sujeito minimamente versado em política, que a “denincia” era política. Assim encaminhei a mesma para a minha escassa Ouvidoria – aquela composta por velhos companheiros e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores. É preciso que não paire dúvida: não basta ter um projeto de poder, é preciso ter, também, um projeto de Brasil. Sua construção é árdua e longa, mas, mais que necessária. Fico triste desse companheiro ter caido. Triste mesmo, pois precisaremos de todos. Falta-lhe entender que o Principe estas fadado a luta. E que o Principe que abre mão dessa fracassará, assim como aquele que entra em toda a luta….Ah, velho Maquiavél! que tantos petistas de agora deveriam novamente ler, se é que leram um dia.

     

     

  7. Significado?

    Nenhum.

    O assunto era liberar a Gleise para sua candidatura no Paraná, de modo que se precisava de alguém para o cargo, e o Mercadante estava aí disponível. Pronto. Pela sua parte, a Gleise estava aí apenas esperando lançar a sua candidatura.

     

  8. > Na reforma ministerial,

    > Na reforma ministerial, Dilma Rousseff está lançando as bases do ministério do seu próximo governo – caso seja reeleita.

    O “caso seja reeleita” é um preciosismo do jornalista. Acho que ninguém hoje trabalha seriamente com outra hipótese.

  9. A comprar, sem licitação,

    A comprar, sem licitação, milhares de assinaturas da revista Nova Escola, da Abril, ao apagar as luzes de 2013, Mercadante agiu exatamente como Serra e perdeu meu respeito. Se ele for continuar nessa linha de atuação, seria melhor assinar ficha do PSDB.

  10. a dilma foi bem

    agora so falta nomear o marcio pochmann para a fazenda,ciro para o ministrio da justiça,cid para as minas e energia

    e requiao para o planejamento.se for possivel a volta do franklin martins para telecomunicaçoes e o nassif no banco central.

  11. É um nome bem contraditorio

    É um nome bem contraditorio dentro do PT, está longe de ser uma unanimidade, quanto à capacidade técnica, registre-se que fez ALTOS elogios ao Plano Collor para confiscar poupanças e contas bancarias. O sobrenome paterno é Oliva e o pai, General de 4 estrelas foi da cupula do regime militar, algo que ele coloca bem escondido atrás do armario.

    Quando foi a Taiwan trazer a FOXTON para fabricar chips no Brasil alardeou que o investimento seria de US$10 bilhões, algo impossivel de imaginar porque não tem a minima logica, a FOXTON veio e se investiu um milésimo disso foi muito.

    Mas tem tudo a ver com a Presidente, é o par perfeito.

  12. Gleisi nunca deveria ter sido

    Gleisi nunca deveria ter sido ministra, estava tendo um bom desempenho como senadora, como ministra o seu filme foi queimado (já bastava o Paulo Bernardo).

    Como economista, Mercadante é melhor que o Mantega, a economia brasileira precisa de projeto/planejamento e não de operacionais que despejam dinheiro na grande burguesia “nacional” (que em troca faz o Brasil com as maiores margens de lucro do mundo).

  13. Mas, como a Gleisi não se

    Mas, como a Gleisi não se elege no Paraná, como ficará? Retornará ao Senado, quietinha? Ou será a nova Heloísa Silva a sair do PT?

  14. O mercadante foi o único

    O mercadante foi o único político a (se) expor publicamente quando do escândalo do Marka e do outro banco. Didaticamente expôs no Senado a roubalheira que fizeram em relação ao aumento do dólar, mostrando que 7 (ou 5) grandes bancos foram os “compradores” privilegiados. Como a referida operação não tinha pé nem cabeça, de acordo com os normativos da BMF, fizeram graça e desgraça com o nome dele que, a partir daí, virou piada. Estranhei o fato de ele não ter voltado ao assunto (tinha todas as informações sobre como foi “montado” o referido golpe beneficiando banqueiros – muito – maiores do que os cacciola e o luiz antônio. Mas, todos se calaram sobre o assunto: quem pagou o silêncio? Não gosto dele e de suas posições ditas “aristocráticas”. Como diria o Glênio Bianchetti sobre o Oscar: um sabonete.

     

     

  15. O SIGNIFICADO DA INDICAÇÃO DE MERCADANTE PARA A …

    Caro Nassif, a sra. Gleisi é tão ordinária e incapaz assim? Baseado nos seus comentários sobre ela desde que foi designada para a Casa Civil a impressão que me passa é a de que se ela ganhar a eleição para governar o Paraná, nós, os paranenses, estaremos e viveremos no pior dos mundos? Como, então, essa mulher alcançou tão projeção? Abraço!

    1. Prezado Paulo
      não é

      Prezado Paulo

      não é incompetente nem ordinária. Apenas está em um cargo acima do seu limite de competência. Nada impede que seja uma boa governadora.

       

      1. Algo impede, sim . Pelo

        Algo impede, sim . Pelo exposto, seu baixo nível de competência. Competência é necessária até e principalmente para montar uma boa equipe de governo.

  16. Nassif ta sem assunto

    Nassif ta sem assunto gente.

     

    Todo esse bla bla bla apenas para “encostar” o assunto dos deficientes com os assuntos que deveriam ter sido passados rápido.

    Rápido não Nassif. Esse assunto é mais devagar mesmo. É bem difente da nomeação burocrática de desembargadores e dirigentes de estatais.

  17. O irrevogável e aloprado

    O irrevogável e aloprado Senador Aloizio Mercadante pode ser classificado como um insosso chuchu de bigode. Ou como disse o Motta, Dilma e Mercadante se merecem, tudo a ver…

  18. Pelo menos, agora os técnicos

    Pelo menos, agora os técnicos da casa civil não vão ter que explicar para o ministro o que é uma TIR

  19. A função de Ministro Chefe da


    A função de Ministro Chefe da Casa Civil foi ocupada por Zé Dirceu (que lhe deu a feição atual), Dilma e Palocci. É óbvio que a Gleise não segura as pontas, é ministério chave.

     A Gleise é competente? Claro que sim (Jobim disse: ela não conhece Brasília), mas falta força política e conhecimento dos meandros do poder, por enquanto, isso não consegue em um mandato. A Dilma tentou dividir responsabilidades com a Ideli Salvati, que francamente…Se coloca um nome forte na Articulação Política esvaziaria as funções políticas da Casa Civil, e com certeza a Gleise teria um bom desempenho, mas com um cargo desidratado.

    Não nutro mais simpatia pelo Mercadante (e já votei nele pra senador e governador), e depois dessa história da Abril então…nem falo.

    Só que hoje é o nome certo para a função. Quais seriam outros nomes que aliaria competência administrativa com jogo de cintura nos embates políticos? Tarso Genro e Jaques Wagner, mas são governadores.

    Ciro Gomes e Roberto Requião são extraordinários, mas na Casa Civil arrumariam briga com meio mundo.

  20. Desculpe Nassif e demais leitores,

    mas considero Mercadante (assim como o ministro da justiça Cardoso e os “finados” Jobim e Palocci) um dos maiores quinta-coluna do governo Dilma.

     

    Será um tiro no pé, assim como foi a nomeação da nulidade chamada Gleisi Hoffman.

     

    Ninguém mais lembra (e nem comenta) sobre aquele desagravo a Otávio Frias publicado na própria Folha. Mercadante fez uma carta ELOGIANDO a postura de Frias e do jornal e que foi malhada por toda a internet. Covenientemente, Mercadante deixa de citar que a carros da Folha foram usados por agentes da ditadura e também que o “seu” Frias era amigo pessoal dinfame delegado Fleury. Para quem tem estômago, segue um trecho:

     

    Ao longo desses 40 anos de militância política, mesmo com opiniões muitas vezes opostas às da Folha, testemunho que o jornal sempre garantiu o debate e a pluralidade de ideias, que ajudaram a construir o Brasil democrático de hoje.

     

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

     

    Mais uma: alguém engoliu aquela história de, no último dia de 2013, a assinatura de revistas da Abril no valor de 2,6 milhões? Qual foi a justificativa do, até o momento, ministro da educação?

     

    Peço desculpas novamente ao Nassif e ao pessoal aqui do blog, mas sinceramente não percebo nenhum sopro de renovação na Casa Civil com a presença desse senhor chamado Mercadante. Será certamente muito pior do que Gleisi, o que não é pouco.

  21. Político Ministro ou Candidato

    Os políticos se submergem (ou se deveriam submergir) quando ocupam um cargo de Ministro. Quanto menos falam dele é sinal que vai bem. O cargo faz parte do executivo e o líder desse executivo é a presidenta Dilma. Em compensação, quando o político postula para cargo eletivo, vira alvo de comentários e de questionamentos. Gleise deve ter feito na Casa Civil o que lhe foi encomendado, mais nada. Por isso acho que não haverá grande mudança na Casa Civil com Mercadante. Ainda, o corpo técnico de funcionários e as políticas de Governo são as mesmas. Falar bonito ou com cara séria nos microfones da imprensa não torna a um Ministro melhor ou pior.

     

  22. Acho que caberia também uma

    Acho que caberia também uma análise da escolha dos ministros no lugar dos que estão saindo. A eterna sensação de “vamos mamar o que dá” dói fundo.

  23. Governo Federal ou Governo Paulista?

    Dilma deveria nomear Franklin Martins para a Casa Civil. Forte e determinado.Está faltando nomes fortes como: Samuel Pinheiro, Olivio Dutra, Patrus Ananias, Carlos Lessa, entre outros… o governo Dilma cada vez mais paulista…

  24. Mercandante é um ZERO DA ESQUERDA

    Mercadante é um espertalhão que há muito tempo se fingiu de “trabalhador” (como o casal Suplicy) e pegou carona no PT. Não produziu nenhum projeto ou proposta inteligente em toda a sua carreira política. Pelo contrario, fez as piores avaliações do plano real (igual ao Brizola) que mudou a cara do Brasil e garantiu o sucesso do Governo Lula e ainda sustenta e garante a governança de Dilma.

    1. I-tamar

      como diz na biblia “nao só de pão viverá o homem”mas vivera da ignorancia tambem.nem um politico é trabalhador(no sentido de proletario).mercadante é um grande quadro do pt e sempre esteve na sombra do dirceu(que adoro)do genuíno(que adoro)do lula (que adoro) talvez chegou a sua vez de brilhar.

    2. Indicação de Mercadante para a Casa Civil

      Não diríamos que Mercadante seja um “zero à esquerda”, mas sim mais um petista, como a própria Dilma, a trair intreresses coletivos para atender pedidos de políticos desonestos (muitos prefeitos e governadores) contra profissionais importantes em qualquer país sério, os professores. Antes de sair do MEC, Mercadante maquiou o índice correto de reajuste do Piso Nacional do Magistério, rebaixando-o de 19 para 8,32%. Não fosse pelo vergonhoso atrelamento que a CUT e CNTE tem com o governo federal e gestores públicos país afora,  o ano letivo nas redes públicas não iniciaria em 2014. E Mercadante seria mais um peso para a própria Dilma. Ver link: http://www.deverdeclasse.org/news/cnte-deve-organizar-greve-por-tempo-indeterminado-de-professores-em-todo-o-pais-em-defesa-do-piso-do-magisterio/

    3. Aloizio Mercadante luta há 40 anos em defesa dos trabalhadores

      Conheço o Aloizio há muitos anos, desde quando era diretor do DCE-Livre da USP. Tem competência para ser Ministro-Chefe da Casa Civil, e quando Lula precisou, indicou-o para candidato a vice-presidente na sua chapa. É um cara inteligente, é um líder nato, mas nunca foi radical, no sentido das propostas da Libelu. NÃO concordo com a defesa que fez do “seu” Frias, embora, é importante dizer, na época de Claudio Abramo, a Folha era o melhor jornal do país e dava suporte ao movimento estudantil e às reivindicações populares. Sua trapalhada-mór foi o contrato assinado com a Abril. Fez um excelente trabalho no MEC e assim fará na Casa Civil. Dele não haverá notícias de corrupção. Digam o que disserem, ele não é nenhum José Eduardo Cardozo ou Paulo Bernardo. É só ver como a imprensa empresarial tenta comer-lhe o fígado para sabwr de quem se trata. Mas se ele der entrevista às “páginas amarelas” da Revista do Esgoto, eu retiro o que disse.

  25. Sei não, mas acho que o PSDB

    Sei não, mas acho que o PSDB e a mídiaPIG estão organizando um happy hour para comemorar. Vai gostar de sofrer assim na Cochinchina! Putz …

  26. Pois,eu gosto dela e achei

    Pois,eu gosto dela e achei uma boa notícia ver que não tem só for da casinha em Brasília,só sem noção que quer ver o mundo pelo buraco da sua fechadura,de tão minoria que é.  Gosto de gente que tenha coragem de dizer o que pensa quando o que pensa vai no sentido contrário do seus companheiros de partido.  Tem esse Gilberto Carvalho que só faz agitação,pensando em tirar um lucro logo ali,que quer ser o PT de antigamente e o PT de hoje ao mesmo tempo,num tipo de esquizofrenia sem cura,nem remédio.  O certo era ele ser adulto o suficiente para ser o PT de hoje,sabendo negociar com os movimentos sociais e não estar nos dois lados,num agitando,noutro negociando,num induzindo á inconformidades eternas,noutro se sentindo muito satisfeito e conforme na sua boa posição atual na vida e no governo.   È fácil ser assim,o difícil é ser Gleisi,que tem que desagradar gregos e troianos para ver se agrada ao menos uns brasileiros que entendam a vida com mente lúcida e adulta o suficiente para saber governar é descascar abacaxis e servir  o suco aos dois lados de um litígio,não apenas a um.  Fazer promessas de terra par todo o índio,sanidade pra toda mente acabando com apaes,um monte de projetos que coloquem na cadeia quem diz que não vai com a lata de gay….   Isso seria muito fácil.

  27. Uma questão que se impõe :

    Uma questão que se impõe : pode um grande Pais, de 200 milhões de habitantes, se impor no mundo e deslanchar sua economia com uma coleção de Ministros frageis, com raras e boas exceções como Aldo Rebelo, politico tarimbado e de longo carreira, Presidente da Camara, , no governo anterior havia Ministros mais consistentes como Luis Furlan, Roberto Rodrigues, Adib Jatene entre outros.

    O Governo Vargas de 1950 se iniciou com uma constelação de estrelas ministeriais, nomes CONHECIDOS NACIONALMENTE, testados e comprovados em uma trajetoria de vida e realizações de peso.

    Na Fazenda Horacio Lafer, lider da industria paulista, com grandes empreendimentos e conexões no exterior, nas Relações Exteriores João Neves da Fontoura, condestavel gaucho que veio com a Revolução de 30, suas memorias primorosamente escritas são um retrato da época de ouro da politica brasileira, na Justiça Francisco Negrão de Lima, de tradicionalissima familia politica mineira, Negrão de Lima foi o costureiro do Estado Novo de 1937 ao visitar cada Interventor para preparar o autogolpe de 10 de Novembro, no Trabalho Danton Coelho, outro gaucho histórico, famoso nos sindicatos e no Jockey Club Brasileiro, de onde despachava, no Banco do Brasil Ricardo Jafet, outro peso pesado da industria paulista, na Agricultura João Cleofas, politico famoso, na Casa Militar o General Ciro do Espirito Santo Cardoso de tradicional familia militar (tio de FHC) e na crucial Casa Civil o celebre Lourival Fontes, inventor e chefe do DIP no Estado Novo, marido de Adalgisa Nery, da melhor intelectualidade da época, qualquer lavrador dos cafundós do Brasil sabia quem era Lourival Fontes, personagem de cantadores e historiadores. Depois, no mesmo Governo entraram Oswaldo Aranha na Fazenda e Tancredo Neves na Justiça, nomes que dispensam narrativas.

    Nomes estelares, conhecidos em todo Pais, traquejados e experientes, as caras deles estavam nos jornais por decadas, circulavam na sociedade, nas letras, na vida intelectual.

    Hoje temos o que? Nomes que são desconhecidos em seus proprios Estados, ninguem sabe quem são, de onde vieram e o que propõe fazer, representam o que?

    A cara internacional do Brasil já teve um Joaquim Nabuco, um Afranio de Melo Franco, um Roberto Campos, um Delfim Neto, um Walther Moreira Salles, agregavam ao governo o peso de seus curriculos e conexões.

    Através dos séculos nomes com grandes credenciais pessoais são necessarios para dar estatura à ossatura à governança do Pais.. Talleyrand era tão fundamental que representou a França em oito diferentes regimes, da Revolução de 1789 à Restauração Monarquica de 1818, passando pelo Imperador Napoleão.. Na antiga URSS a cara internacional do regime era mundialmente reconhecida em Chicerin, Mayski, Molotov e Gromyko, todos celebridades por si proprios. Na China de Mao a cara externa era o aristocratico Chu En Lai, até a proxima Argentina teve um Ministro de Relaçoes Exteriores, Carlos Saavedra Lamas,  o Premio Nobel da Paz, na França nas Relações Exteriores

    um Alexis Leger, que com o pseudonimo de St.John Perse ganhou o Premio Nobel de Literatura.

    E o novo Ministro da Saude?  Alguem no Estado de S.Paulo já ouviu falar dele? Administra a saude de um municipio de 400 mil  habitantes e num piscar de olhos passa a gerir a saude de 200 milhões, não é estranho? Em São Bernardo poucas saberão quem é esse senhor, secretario da saude da cidade. E na presidencia do Banco do Brasil , maior instituição bancaria do Pais, um nome que se for perguntado no centro de São Paulo ninguem sabe quem é.

    O problema dessa escassez de peso na governança é que o Brasil precisa urgentemente de bons projetos, amplas reformas, ideias criativas, não adianta fazer só programas sociais, o Brasil precisa muito mais que isso, está chegando a Copa e as carencias começam a ficar mais evidenes, embora conhecidas há muito tempo.

    Quem vai resolve-las?

     

     

     

    Estão brincando com governança, a conta vem no baixo crescimento e exibição de um organismo desconjuntado.

     

  28. Rindo muito com este poster!

    O significado da indicação de Mercadante para a Casa Civil

    EH Gilberto carvalho!

    Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do  Brasil

    Gilberto Carvalho (Londrina21 de janeiro de 1951) é um político brasileiro. É o atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

    Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Paraná, cursou alguns anos de teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e fez especialização em gerenciamento público, em instituições de VenezuelaMéxico e Espanha. Ele foi ligado à Pastoral Operária (movimento da Igreja Católica) e desempenhou diversas funções no Partido dos Trabalhadores (PT). Exerceu cargos na prefeitura municipal de Santo André e, antes da posição atual, foi o chefe de gabinete da campanha vitoriosa do candidato Lula à Presidência da República.

    Assessor e conselheiro do Presidente Lula, sendo por vezes chamado de “o novo Golbery” ou de “o novo Chalaça“, remetendo-se aos tempos do presidente Ernesto Geisel e do imperador Dom Pedro I.

    Governo Dilma Rousseff

    Em 3 de dezembro de 2010, foi anunciado pela equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff como o futuro ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Em sua primeira entrevista, disse que sua primeira meta seria enviar ao Congresso um projeto de lei para criar o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, cujo propósito é flexibiizar repasses de verbas para ONGs. Sua função como secretário-geral da presidência é negociar com organizações sociais da sociedade civil, bem como negociar reajustes de salário de diferentes categorias trabalhistas.

     

  29. Aloísio quem?

    Vou guardar este post e mostrar ao Nassif, meses depois, que até um grande colunista se engana.

    Mercadante nunca foi proativo em nada. Passou esses anos no MEC e o que fez? Nada. Apenas factóides, como “vamos torrar milhões de reais em tablets para as escolas públicas”. O factóide, tablets em escolas com professores sem capacitação, distorções na formação e salários ridículos, nisto ele não mexe.

    Além do mais, é o arrogante de sempre. A atuação ditatorial dele durante a greve dos servidores da educação em 2012 prova isto.

    Sinceramente, Nassif, vamos torcer para que você esteja certo. Mas não vejo de onde você pode embasar as suas opiniões.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador