A guerra dos “malacas” da real politik contra Dilma

Do ponto de vista jurídico, especialistas atestam que o inquérito da Lava Jato é perfeito. Do ponto de vista jornalístico, um primor. A maneira como são expostos os fatos, os argumentos, a linguagem clara, a disposição lógica e sequencial dos argumentos, a não redundância, é uma aula de objetividade.

***

A entrevista de Dilma Rousseff na Austrália foi certeira. Demarcou claramente posição. Aliás, parte do desgaste do seu governo residiu na resistência que impôs aos acordos de empreiteiras, ao definir Taxas Internas de Retorno (TIR) menores para as concessões rodoviárias e preços máximos nas demais concessões. A ideia de que a competição reduzirá preços ficou seriamente comprometida com a divulgação do modo de operação do cartel.

***

Certa vez, na saída de um jantar no restaurante Massimo, FHC soltou uma de suas boutades: ele, Aécio e Lula eram “malacas” (não me lembro se a expressão era essa, mas o sentido sim). Sempre souberam transitar no campo dos grandes interesses empresariais, das jogadas espertas, de levar os aliados no bico, visando dar lastro para seus respectivos partidos. Tudo em nome da real politik.

Dilma definitivamente não é “malaca”, até o limite da ingenuidade política.

***

Quando mudou a linha da finada revista “República” – porta voz oficioso do PSDB -, de desenvolvimentista para a ultra-direita, o movimento foi estimulado por FHC. Foi organizado um jantar na casa de Andrea Matarazzo com a presença de presidentes de cinco grandes grupos econômicos convidados pessoalmente por FHC. O “malaca” FHC pediu apoio à revista. Na sequência do jantar, dada a palavra ao redator chefe, houve uma apresentação tão radicalmente de direita que quatro dos presidentes de grupos pularam fora. Permaneceu a Camargo Correia, que pagou publicidade pelo Caixa 2 – conforme levantado posteriormente pela Operação Castelo de Areia.

***

A entrevista de Luís Roberto Barroso a “O Globo” visou responder a Gilmar Mendes e reforçar valores republicanos nos seus colegas, ante as pressões midiáticas inevitáveis que virão por aí. A presença institucional do PT no STF era zero. Depois que o único petista indicado para a corte, José Dias Toffolli, tornou-se amigo de infância de Gilmar Mendes, ficou menos um. Caso se consume a indicação de José Eduardo Cardozo, o placar ficará menos dois.

***

Já a entrevista do Procurador Geral da República Rodrigo Janot à Folha comprovou a quem ele responde. Com dados estatísticos, Janot procurou mostrar que o PT é o partido menos privilegiado por ele. Está desculpado! Quanto ao suposto vazamento do depoimento de Alberto Yousseff à Veja, jogou a responsabilidade no peito do seu advogado, ligado ao PSDB paranaense. E não se fala mais nisso.

***

Por outro lado, o Ministro José Eduardo Cardozo até agora não apresentou o resultado da sindicância aberta pela Polícia Federal para apurar o conluio. Sua máxima é a mesma de Janot: aos aliados, a condenação, para mostrar isenção; aos inimigos, a complacência, para mostrar republicanismo. A ele, a blindagem  da mídia pelos bons serviços.

***

Delegados e procuradores continuam comendo nas mãos da mídia, os delegados com mais desenvoltura, os procuradores com menos, os dois lados julgando que o mérito da autoria não reside na assinatura nos documentos finais do inquérito, mas nas versões propagadas pela mídia.

***

Na edição de hoje a Folha lançou um caderno especial de inovação com patrocínio da Camargo Correia e Andrade Gutierrez. É um caderno bastante otimista em relação ao futuro da inovação no Brasil.

***

A grande dificuldade do ativismo midiático reside na escolha dos seus heróis. De José Serra a Gilmar Mendes, chega-se agora ao herói derradeiro: o notório deputado Eduardo Cunha. Será um desafio e tanto transformá-lo no sir Galahad contra a corrupção.

107 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    MELO: PARTIDARIZAÇÃO DA PF

     

    MELO: PARTIDARIZAÇÃO DA PF DÁ “FRIO NA ESPINHA”

    “Trata-se de uma corporação armada, não de profissionais liberais debatendo posições políticas. Que delegados tenham preferências eleitorais ninguém discute. Mas o teor de suas mensagens eletrônicas, associado ao vazamento seletivo de depoimentos supostos ou verdadeiros, fere o limite que separa convicções ideológicas da utilização tendenciosa de um processo oficial”, diz o colunista Ricardo Melo; ele também critica o ministro Gilmar Mendes por não devolver ao STF o processo que trata do fim do financiamento privado de campanha

    17 DE NOVEMBRO DE 2014 ÀS 06:08

    (…)

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/f

  2.  
    Sem mudança, delação será

     

    Sem mudança, delação será apenas o império da chantagem

    17 de novembro de 2014 | 08:06 Autor: Fernando Brito

    (…)

    FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p

    LÁ VEM ‘O BANANA’ DO MATUTO ESCALDADO!

    … É só ver como são tratados os empreiteiros, os doleiros, os rentistas, os banqueiros…

    (e continuarão a sê-los, ninguém duvide!)

    A pão-de-ló!

    Com tapetes estendidos!

    Sob o tratamento de doutor, de excelência!

    (…)

    A burguesia fede!

  3.  
    Aécio ‘Never’, Joaquim

     

    Aécio ‘Never’, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, José (S)erra… Rodrigo Janot… Não devem nenhuma explicação à sociedade que lhes remunera!

    Já basta o fato de que esses “imortais cheirosos” são os nossos representantes! Pausa para rir das nossas desgraças tropicais!

    (EM TEMPO: a emoção foi tanta, que o meu nariz de palhaço enrubesceu copiosamente!…)

    A Terra do Faz de Contas!

    Tiveram até a proeza de, por exemplo, tornar o José Genoino Neto [do Brasil] num criminoso encarcerado!

    O script do projac ainda nos apresentará o diálogo de Deus com o “dotô” Roberto Marinho, nos primórdios dos idos da década de 60!…

  4. Nos dias atuais, me lembro

    Nos dias atuais, me lembro sempre de Dilma lamentando, quando do final do filme sobre Jango: “Como ele estava só!”.

  5. O Toffolli não se tornou

    O Toffolli não se tornou “amigo de infância” de Gilmar Mendes, quem devota a ele evidente desprezo. Ele foi, isto sim, completamente submetido por uma visível ascendência do “chefe de jagunços do MT”, segundo Joaquim Barbosa, deixou-se intimidar e subjugar pela agressividade do ministro tucano. Mostra Toffolli ser uma personalidade frágil e vulnerável, por nunca ter passado em concurso público e ter chegado aonde chegou graças aos serviços prestados ao PT. Agora, alia-se ao maior inimigo do PT no STF, para mostrar ao “Clube” que é independente. Prejudica aos antigos amigos e não lhes faz a justiça esperada apenas para mostrar que não os beneficia. No sistema processual brasileiro há regras e princípios para resolver esse tipo de problema – suspeição ou impedimento – que não são observados na “excelsa” Corte.

  6. O avanço das investigações já

    O avanço das investigações já começa a preocupar o braço midiático da mãfia. Merval Pereira e o Estadão não conseguem se conter. Tão dando uma pinta danada. O que agrava a situação é que delegados e promotores envolvidos já se assumiram todos tucanos e anti-petistas, o que vai inviabilizar o surgimento de um novo “delegado protógenes” para melar toda a investigação.

    Dilma deu a corda e eles se enforcaram. O detalhe é que estão falando muito do PT, mas o partido que mais vai sangrar nessa história será o PMDB, em especial o velho  PMDB chantagista de Eduardo Cunha, Sarney, Renan….

    O cenário é todo favorável à Dilma, o perigo de fato, ainda está no STF, onde Gilmar Mendes parece que tem toda liberdade do mundo para agir com a complacência de seus coleguinhas.

     

     

    1. O que preocupa é o SFT

      Imaginando a idoneidade dos investigadores, apesar da orientação política demonstrada, o que ainda preocupa são as falhas de procedimento. que dão ensejo a advogados hábeis e juizes comprometidos fazerem ruir os processos. O passado não autoriza a ter fé no STF. Ainda bem que se tem juizes talentosos que podem  fazer o contraponto. 

  7. Repetindo comentário em outro post

    A prisão dos executivos na Operação Lava Jato é o que há de DNA mais tucano na história das grandes ações da PF

    Não é a primeira vez que esse modus operandi é utilizado, e acontece assim:

    1) A PF para mostrar serviço abre uma operação, inicialmente vaza seletivamente informações que atinjam apenas alguns desafetos

    2) Espera a mídia massificar até surtir os resultados da desmoralização seletiva

    3) O limiar nessas grandes ações ameaçam tocar o envolvimento de políticos do PSDB e grandalhões do PMDB

    4) A terceira etapa é fazer um novo vazamento envolvendo figurões do empresariado

    5)  O foco sai da proximidade dos políticos do PSDB e dos grandes do PMDB

    6) Os holofotes sobrecarregam para o PT e os empresários

    7) Nessa fase a população já assimilou que a corrupção é exclusiva do PT e grandes empresários

    8) As apurações, mesmo envolvendo empresários,  resguardam no inquérito várias falhas para que os hábeis advogados encontrem brechas para barrarem a formação ou o andamento do processo judicial

    9) O intuito logrou êxito:

    a) A PF mostrou serviço e fica bem na fita com a população

    b) A mídia fez o seu papel de divulgar o que foi vazado

    c) As denúncias vazadas seletivamente atingem seus objetivos

    d) O governo fica desgastado para que se submeta mais facilmente à pauta do sistema

    e) O PSDB ficou blindado

    f) Os empresários envolvidos são “absolvidos”

    g) O inquérito, ou o processo,  é arquivado pelas falhas processuais

    h) Pelo processo não ter chegado à condenação , a população culpa o governo e o PT, atribuindo à eles o aparelhamento da polícia/justiça

    1. Perfeito

      Perfeito, Assis Ribeiro. O enredo tem sido sempre este, com  ligeiras modificações apenas acessórias. Tudo indica que, no presente caso, será  também assim, com a colaboração do Minsitro da Justiça atual (talvez seria melhor não ter um) e do PGR. Sobre a maneira de agir desses dois, Nassif cantou a bola no texto.

    2. Prefeito. Essas investigações

      Prefeito. Essas investigações parecem aquelas bonequinhas russas. Só que no meio do caminho, ninguém sabe mais o que se estava investigando e segue o minueto. Esse pessoal passou 500 anos aparelhando o Estado, fazendo as leis em seu benefício. Só de lembrar que jatinhos, lanchas e helicópteros não pagam IPVA + a lei do boi + todas as brechas por onde se sonegam impostos e enviam recursos para paraísos fiscais, já dá para se ter uma vaga ideia de como toca a banda.

    3. Intelectualóides.

      Nossa!!!

      Quanto lixo!!!

      Desculpe-me pegar o seu post para expressar o que eu vi escrito na grande maioria destas respostas , é que o seu realmente foi de uma criatividade incrível.

      Não sou PSDB nem PT , sou pelo meu país , e vejo um bando de intelectualóides especulando sobre fatos políticos/policiais como se estivessem comentando seu time no jogo do domingo.

      A falta de base nestes comentários me surpreende , tirando um ou outro mais técnico. A dilma e o pt (com letra minúscula mesmo) estão c… e andando para todos vocês e o partido esta com os bolsos cheios nem aí para os problemas financeiros , de saúde ou qualquer outro de qualquer um destes dobermans de plantão. O que ganham com isso??? Devem se beneficiar de alguma maneira desse governo corrupto , onde vários , nessa última operação , já se dizem arrependidos e querendo devolver dinheiro. Que planeta vocês vivem???? Deveriam cobrar a saúde , educação e segurança de qualquer governo que esteja no poder , para que cumpram o que prometem , não ficar defendendo com unhas e dentes pessoas claramente corruptas , independente de que partido sejam.

      Estão preocupados em chamar de elite , burguesia e outras calhordisses , do alto de seus apartamentos bem mobiliados e tomando um belo vinho. QUE BABAQUISSE ISSO!!! 

      Falta do que fazer?? Vai ajudar uma instituição de caridade , coloque toda essa energia que usam nessa masturbação mental para auxiliar as pessoas que realmente precisa e não para defender bandidos , corruptos e mentirosos , independente de onde sejam.

      Ficam aí lambendo o saco de um ou de outro , enquanto as pessoas morrem em filas de hospitais e depois disso não conseguem nem ser enterradas com dignidade. Tenho certeza absoluta que nenhum de vocês , precisou de um remédio ou de atendimento do SUS. E nem venham me falar que isso já acontece há tempos , porque o que eu digo é para fazer algo para arrumar , independente de quem esteja no poder.

      Eu graças a Deus e ao trabalho duro de todas as gerações da minha família , não dependo deste lixo que é o SUS , mas faço trabalhos voluntários em vários destes hospitais e vejo o que acontece!!!

      Já precisei ir à uma delegacia pois minha casa foi assaltada e fiquei horas para ser atendido , simplesmente porque ninguém estava afim de atender e me falaram que era melhor eu desencanar que não iriam achar os bandidos mesmo..

      Isso não deveria acontecer , e o que os senhores masturbadores mentais fazem para auxiliar isso??

      Faço parte da administração de uma casa para idosos que são pagos pela prefeitura , que pagam menos de 1/3 do custo e o resto temos que ficar fazendo eventos e pedindo pelo amor de Deus que as pessoas façam doações.

      Uma funcionária minha que ganha 2 salários mínimos , tem que comprar um remédio que custa quase metade do salário dela e o governo se recusou a dar pois o salário dela e do marido são “suficientes” para bancar o remédio.

      Querem mais??Sou capaz de passar o dia escrevendo  , mas tenho que trabalhar e ajudar pessoas que só são lembradas em época de eleição , quando o são.

      VÃO FAZER ALGUMA COISA EM PROL DE SEU POVO!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Hipócritas!

       

       

      1. ”Babaquisse”,

        ”Babaquisse”, ”calhordisse”…rapaz, que ódio…sua moral utilitarista lhe dá frutos?

        Sofismas, sofismas e mais sofismas…algum país do mundo desenvolvido chegou lá terceirizando a democracia, meu caro? Liberalismos não satisfazem o vácuo social e institucional, se você se deleita com isto, fique a vontade, mas não estrague o debate com birras…

  8.   Nassif, obrigado por

      Nassif, obrigado por inaugurar a semana com essas pérolas.

     

      Para me repetir, o jogo é bruto, e você sabe disso como poucos nesse país. Daqui para a frente vamos parar de falar de “novo tempo” disso e “novo tempo” daquilo?

      Um abraço

    1. Se for cumprido o que Dilma

      Se for cumprido o que Dilma disse – que não ficará pedra sobre pedra – não tenho dúvida que o “novo”, que o Nassif dizia, vai nascer do jogo bruto.

  9.  
    A transcrição do

     

    A transcrição do pronunciamento ‘à nação brasileira pós-leitoral’ (sic) do procurador geral da República Rodrigo Janot:

    “‘Gente de Deus’, haja vista que ‘os vazamentos GASosos [da quase-Petrobrax!]’ &$ as [seletivas] delações premiadas não surtiram o efeito desejado pelos fascigolpistas, passemos, imediatamente, à oitava etapa da ‘Operação Lava Jato da PF’: a fase ‘panos quentes nos(as)’cheirosos(as)’!”

    NOTA: a transcrição foi supostamente produzida por *Tirésias

    *Tirésias foi um famoso profeta cego de Tebas

  10. Apesar da tibieza com que

    Apesar da tibieza com que tratou os vazamentos da delação premiada, ainda levo fé no Procurador Junot. Mesmo porque pior que o antecessor não poderia ser. 

    Na ressaltada entrevista não filtrei servilismo a mídia quando informou o quanto de processos arquivara depois que assumiu o cargo. Tomei como ironia a parte que diz “Dizem que eu arquivei só do PT. São 20 do PMDB, 8 do PSDB e 3 do PT”. Por outro lado, me causou boa impressão a sua leitura desses processos(recorrentes) de corrupção, tanto com relação às causas como às soluções, qual seja, de que derivam do anacrônico sistema político, a seu ver “corruptor”, e que a solução seria uma reforma política. 

    Há quanto tempo a PGR contou com um titular com o despreendimento para fazer uma análise tão percuciente? Dela também se depreende um compromisso muito maior com a verdadeira essência desses desvios,  não os colocando, ou apreendendo, como meras expressões de atos criminosos isoladamente, mas fruto de uma estrutura que inevitavelmente levou, leva, e levará sempre para o cadinho da ilicitude. 

    Não mais, como sói ocorrer no processo do dito mensalão, a criminalização da Política, mas de políticos que eventualmente cometeram ilícitos.

    1. A proposito…

      … senhor fortalezense.

      Não vai sobrar nada para o Grande Moinho Cearense, não? Numa passada daquela contadora do Youssef pelo Senado, ela declarou que a referida empresa recebeu nota fria passada pela em presa dela. Por aqui os jornais nem aí!!

  11. Boa semana!

    Não vi como os jornais reportaram a coletiva de Dilma na Australia, mas se eles forem honestos na edição, a presidente demonstra um republicanismo jamais visto até aqui da parte de um presidente. Eh sem precedentes, como ela mesma enfatizou o que esta ocorrendo. E ela estava bastante tranquila, calma e me pareceu bem consciente do seu papel e momento. Portanto, esse pessoal do golpe, pode pegar os panfletinhos e voltar para suas poltrona e assistir sua televisão. 

     

    Dilma não esta so, como alguns pensam. Lula continua la, assim como toda a cupula do PT. Ela esta em transição de governo. Logo teremos seu novo ministério e quem é quem.

    A entrevista de José Roberto Baroso no Globo foi excelente. Os jornalistas, o Judiciario e o STF levaram o recado pra casa. Mas sera que o Pedro Bo vai entender ? Duvido. 

    Dias Toffoli… melhor nem gastar latim com ele. Tão falso e vingativo quando Joaquim Barbosa, apenas tem muito mais verniz. 

    Que Janot esteja dando explicações sobre sua conduta na PGR a um jornal é preocupante. Os atos, Doutor Janot, falam por si. 

    Fernando Henrique Cardoso sempre tentando se comparar a Lula, tsc tsc ! Malaca… Mas é um bobo, mesmo. Eu que achava que a velha burguesia não era assim, tão deslumbrada.  

  12. NINGUEM É OTÁRIO

    NÃO TEM OTÁRIO NESTA HISTORIA TEM GENTE  NO GOVERNO QUE SE ABRIR A BOCA SOBRE O QUE SABE DE FALCATRUAS PASSADAS DO PSDB PODE TER CERTEZA QUE CAI A REPUBLICA.

  13. Só para lembrar aos senhores,

    Só para lembrar aos senhores, todos os cargos de direção da Petrobras são cargos de confiança colocados lá pelo dirigente máximo do Pais. Os Diretores da Petrobras são cargos de confiança e deveriam ser nomeados pelo Governo Federal. Se isto não ocorreu foi por incompetencia do próprio governo. O governo tenta se livrar da responsabilidade dizendo que são funcionários de carreira e que estão lá a há 15, 20 ou 30 anos, só que devemos lembrar que eles entraram na Petrobras como técnicos e não como Diretores, um funcionário corrupto que toma posse em uma empresa como técnico fica no mesmo cargo até se aposentar com 35 anos de trabalho, e nunca chegarar a ser Diretor, se não for mandado embora antes. 

     

    1. Os cargos de confiança da

      Os cargos de confiança da Petrobrás são nomeados pelo Presidente da República?

      Segundo o Estatuto da empresa, eles são eleitos pelo Conselho Deliberativo, o qual por sua vez é eleito pela Assembléia dos acionistas. Na eleição dos diretores, o Conselho Deliberativo deve observar a capacidade profissional, o notório conhecimento e a especialização nas respectivas áreas. Em bom português, na ausência de alguma contratação recente de executivo oriundo de empresa concorrente, os gerentes e outros executivos menores são o material de onde se recrutam os diretores.

      Certo, o governo controla a Assembléia dos acionistas. Mas os acionistas minoritários têm direito a voz e voto, e consequentemente a espernear se a indicação for descabida.

      A ideia de que o governo, nos termos da Lady Marina Silva, aquela que não faz baixaria em campanha, “põe pessoas lá para roubar” é própria de quem não conhece como funciona a Petrobrás. Na verdade, de quem não conhece como funcionam empresas de grande porte em geral. E de quem, além disso, engoliu o conto da carochinha do “aparelhamento do Estado”, com isca, anzol, linha e vara de pescar, tudo junto.

  14. Conheço pouco a Dilma. Todos

    Conheço pouco a Dilma. Todos conhecem pouco a Dilma.

    Mas acho que ela foi muito malaca para conseguir a indicação para suceder Lula. Era uma neófita no partido. 

    Não acredito que tenha sido por competência, porque prá burro o Lula não serve.

    Talvez os oito anos a frente do Conselho de Administração da Petrobras expliquem a indicação.

    Brizola disse que ela se vendia por um prato de lentilhas, sei lá. O velho conhecia a pilantragem de longe.

     

    1.   “Sérgio Motta uma vez disse

        “Sérgio Motta uma vez disse que o Alex Sotto se vendia por duas balas Juquinha, sei lá. O velho conhecia pilantragem de longe.”

        É pra ir por aí?

       

      1. Problema meu

        Eu me vendo por quanto eu quiser.

        Não vivo do deu dinheiro e nem de dinheiro público, como a presidente.

        Não sou uma pessoa pública e não ocupo cargos públicos e quem os ocupa tem obrigações que eu não tenho.

    2. Ahahaha

      Ahahaha!

      O Sr. citando Brizola me faz pensar numa analogia enviesada do tipo Jesus citando Satanás… Lendo seu comentário, fica claro que há muitas “escrituras” e “pastores” de ocasião!

      1. Obrigado

        Eu não tenho nada de Jesus, mas o Brizola foi realmente de quem eu conheci o que mais se aproximou do capeta em pessoa.

        Se quiser, tenho boas opiniões dele sobre o sapo barbudo também.

  15. Por muito menos processos já

    Por muito menos processos já foram anulados. O que diz Janot  em sua entrevista à Folha, leiam:

    “Estava visível que queriam interferir no processo eleitoral. O advogado do Alberto Youssef operava para o PSDB do Paraná, foi indicado pelo [governador] Beto Richa para a coisa de saneamento [Conselho de administração da Sanepar], tinha vinculação com partido. O advogado começou a vazar coisa seletivamente. Eu alertei que isso deveria parar, porque a cláusula contratual diz que nem o Youssef nem o advogado podem falar. Se isso seguisse, eu não teria compromisso de homologar a delação.”

    1. é bom incluir aí nesse

      é bom incluir aí nesse conluio  golpista o senador tucano reeleito álvaro dias e seu suplente de senador empresário joel malucelli, dono da rádio cbn curitiba, que ficou o dia inteiro criminalizando lula e dilma em razão da capa de veja montada nesse conluio.

    2. O que me chamou a atenção foi o seguinte:

      “a cláusula contratual diz que nem o Youssef nem o advogado podem falar.” Ué, eles falaram ou não falaram? Se falaram, não tem que homologar a delação. Ponto final.

      Não entendi essa de que: “Ó, vocês não podem continuar falando porque senão vão dançar.” Que porra é essa de avisar que não é pra continuar falando? Ué, se o combinado foi não falar e falaram (estou falando dos vazementos seletivos), o advogado e Youssef descumpriram o combinado. Se descumpriram o combinado não tem que homologar a delação e o Youssef tem de cumprir a pena sem direito a benefício algum (ainda mais por não ser nem réu “quaternário”… ele já foi preso pelo menos quatro vezes, não é isso?)

      PQP! Mas será o Benedito? E como fica o ataque à democracia perpetrado pela veja e seus asseclas de sempre? Cadê a porra do MPF? Fica por isso mesmo?

    3. A verdade é que esses

      A verdade é que esses delegados da PF não só deveriam ser afastados como também serem demitidos através de processos administrativos. A gravidade dos atos ilícitos que cometeram demonstram que não preenchem os requisitos mínimos para permanecerem na instituição.

  16. Por muito menos, inquéritos já foram anulados

    “O comportamento desses delegados não anula a existência nem diminui um fato grave, que é o escândalo da Petrobras, mas compromete a investigação”, diz  ao Viomundo o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

    “Esses delegados acreditam que são os salvadores da pátria, quando, na verdade, estão comprometendo a investigação”, enfatiza Requião.

    “Na tentativa de alterar o resultado eleitoral, eles estavam evidentemente fazendo vazar  depoimentos, quebrando o sigilo da investigação”, alerta o senador. “Internet não é espaço privado”.

    “Tem que se afastar esses delegados, eles estão impedidos de continuar atuando nesse caso da Petrobras”, defende Requião.

  17. Texto ótimo. Ajudaria se indicasse as mídias onde foi publicado

     

    Luis Nassif,

    Gostei do texto, bem melhor que os últimos que você tem escrito. Não creio, entretanto, que a sua afirmação que transcrevo a seguir esteja próxima do que verdadeiramente ocorre com a presidenta Dilma Rousseff. Você diz:

    “Dilma definitivamente não é “malaca”, até o limite da ingenuidade política”

    Não creio que a presidenta Dilma Rousseff seja ingênua politicamente. Ela não tem é habilidade política. Quem tem habilidade política mas é ingênua politicamente é a Marina Silva.

    A melhor descrição de Dilma Rousseff foi feita por Marco Antonio Castello Branco no comentário enviado quinta-feira, 26/06/2014 às 01:45, para junto do post “Para entender o desgaste do governo Dilma”, segunda-feira, 16/06/2014 às 16:47. O endereço do post “Para entender o desgaste do governo Dilma” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-desgaste-do-governo-dilma

    Transcrevi o comentário dele que mereceria um post em meu comentário enviado para você quinta-feira, 26/06/2014 às 22:56, junto ao post “Pequeno manual de como discutir política nas redes sociais” de quinta-feira, 26/06/2014 às 12:51, aqui no seu blog e de sua autoria e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/pequeno-manual-de-como-discutir-politica-nas-redes-sociais

    É um texto muito bom que eu faço questão de voltar a o transcrever aqui no seu blog. Disse lá Marco Antonio Castello Branco:

    – – – – – – – – – – – – – – – –

    “Penso que a origem primeira das dificuldades do governo da Presidente Dilma reside na ideologia que ela abraçou e que propaga a supremacia da racionalidade técnica sobre a política como instrumento de construção de um projeto coletivo. Em torno dessa ideologia construiu-se a crença ingênua de que um dia a administração das coisas poderá substituir o governo dos homens.

    Isso contribui para que mesmo num país jovem como o Brasil, no qual o exercício da representatividade democrática ainda se encontra na adolescência, surjam sinais de esgotamento da democracia representativa e de tentativas de democracia direta. Dilma sanciona o desencanto dos brasileiros com a política ao demonstrar seu desprezo pelos políticos. Não está a seu alcance fazer o novo ordenamento legal das instituições políticas e o sistema eleitoral. Mas nada impede a Presidente de se cercar de deputados, senadores e homens de partido que melhor representam a prática da política no nosso país. Eles existem tanto na base do governo como na oposição. Ao não reconhecê-los e ao desprezá-los Dilma se alinha e sanciona o jogo maniqueísta e moralizante da mídia, que, afinal, fará dela e de seu governo sua derradeira vítima.

    São provavelmente sintomas desse fenômeno de crise da representatividade, a celebridade mediática alcançada pelos desvios de conduta de parlamentares, e os debates entre a moral e a política que não cessam de surgir na opinião pública, o que, vale aqui salientar, não é nenhum privilégio da sociedade brasileira.

    Faço aqui recurso ao pensador francês Julien Freund, cujas decepções íntimas causadas pela realidade da prática política o levaram a estudar o que é a essência da política, ou seja, a descobrir o que se esconde atrás do véu hipócrita de certas concepções moralizantes. Não se tratava para ele de subtrair a política do julgamento moral, nem de isolar esses dois conceitos um do outro, mas simplesmente de reconhecer que eles não são idênticos, pois a moral e a política não visam os mesmos objetivos.

    Apesar de ser desejável que o homem político seja também um homem de bem, ele pode também não o ser, pois tem a seu encargo a comunidade política, independentemente da sua qualidade moral. Julien Freund chama a atenção de que reside na identificação da moral com a política uma das fontes primárias da intolerância, do despotismo, das ditaduras, e dos tribunais populares.

    Apesar de estar consciente que não existe uma política moral, mas que se pode construir uma moral política, Julien Freund nos recomenda apelar para a vigilância e para a lucidez. Uma lucidez que sabe que ela não será jamais capaz de eliminar a morte, a violência, a maldade e a corrupção dos homens; uma vigilância que conclama a construir muralhas sólidas, um regime de governo e um conjunto de leis que evitem os exageros.

    Dilma parece ter assumido no íntimo de suas convicções o julgamento moral da política e por isso despreza todos políticos. Tem faltado a ela a lucidez de que governar os homens é mais valioso do que gerenciar planos, programas e obras”.

    – – – – – – – – – – – – – – – –

    Fiz uma pequena crítica ao comentário que não me pareceu da lavra de um engenheiro e muito novo como é o Marco Antonio Castello Branco. E que faz parte da equipe de transição de Fernando Pimentel. Pareceu-me um texto de alguém com formação na área política. É um texto de estilo maquiavélico muito melhor do que todos os textos de Aldo Fornazieri que é doutor em Maquiavel, mas tem um discurso de primário.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 17/11/2014

  18. “A entrevista de Dilma

    “A entrevista de Dilma Rousseff na Austrália foi certeira. Demarcou claramente posição. Aliás, parte do desgaste do seu governo residiu na resistência que impôs aos acordos de empreiteiras, ao definir Taxas Internas de Retorno (TIR) menores para as concessões rodoviárias e preços máximos nas demais concessões. A ideia de que a competição reduzirá preços ficou seriamente comprometida com a divulgação do modo de operação do cartel.”

    Conversei hoje com uma pessoa pouco informada. Para ela, a Dilma está matando a pau e vai botar “todo mundo” na cadeia.

    E é isso que vai ficar. É preciso muita ginástica mental para fazer crer que a Polícia Federal – que é subordinada ao MJ, que é subordinado à presidente da república – é comandada pelos tucanos. Mas já que a direita vai ter dificuldade nessa tarefa, alguns de nós estão chamando-a para si.

    De fato, os controles sobre a corrupção aumentam cada vez mais – e o fato de que alguns agentes não perceberam isso ainda, e continuam tentando tirar proveito como se nada tivesse mudado, explica boa parte do aumento das prisões, das delações, dos escândalos, da ação policial. Achar que isso é uma manobra da direita para “pegar” o governo petista é ser “malaca” demais – e malaca demais, diz a sabedoria popular, se atrapalha.

    “Já a entrevista do Procurador Geral da República Rodrigo Janot à Folha comprovou a quem ele responde. Com dados estatísticos, Janot procurou mostrar que o PT é o partido menos privilegiado por ele. Está desculpado! Quanto ao suposto vazamento do depoimento de Alberto Yousseff à Veja, jogou a responsabilidade no peito do seu advogado, ligado ao PSDB paranaense. E não se fala mais nisso.”

    Pode ser.

    Mas a entrevista do Janot também ilumina alguns cantos escuros dos fatos recentes.

    Segundo ele, os vazamentos seletivos tinham uma clara finalidade eleitoral (sim, nós já sabíamos – mas a grande imprensa ainda fazia questão de não saber). Por isto, ele teria avisado a defesa de Youssef para que parasse – ou haveria consequências para a delação premiada.

    Ora, o último e mais grotesco “vazamento” ocorreu depois disso – e aparentemente a delação premiada foi preservada. Donde se conclui que, na opinião do procurador geral, ou não houve vazamento (e portanto a grotesca edição eleitoral de Veja inventou o vazamento ex nihilo), ou o vazamento não foi patrocinado pela defesa. E nesse caso, a responsabilidade não se limita ao advogado de Youssef.

    O procurador geral fala pouco, e diz mais do que parece dizer. Entendê-lo requer saber ler as entrelinhas.

  19. Esse pessoal teve 500 anos

    Esse pessoal teve 500 anos para aparelhar o Estado e legislar em benefício próprio. Além disso, herdou de bandeirantes, senhores de engenho e barões do café o apreço por serviçais, de mucamas a rábulas. Como o Estado sempre foi um assunto mais ou menos privado, os servidores ditos públicos são encarados como serviçais em benefício dos senhores e assim se comportam. Por mais que o ministro Barroso tenha pretendido dar recados a uns e outros, na entrevista de ontem ele “esqueceu” que considerava o julgamento da AP 470 um ponto fora da curva e assumiu que houve mensalão (que não foi provado). Da mesma forma o PGR, tão calmo e discreto considera o vazamento seletivo do doleiro e do advogado um coisa digna apenas de  uma leve advertência. Assim fica difícil alguém pensar que vamos dar um salto para o “fim da corrupção”. Cada caso, tem mil desdobramentos, que lá pelo meio ninguém mais se lembra do que estava sendo investigado. O processo, como diz o Assis Ribeiro,  é sempre o mesmo e o final também. Houvesse menos espetáculo, mais seriedade e foco em cada uma, talvez, só talvez, chegariam a algum resulatdo concreto de cada caso individualmente. Mas, cada um se transforma na investigação dos séculos, rende manchetes, assassina algumas reputações e vai todo mundo pra casa.

  20. Malacas

    Muito boa sua análise, somente gostaria de lembrar de outro escolhido o nosso ex-senador Demosteles Torres um verdadeiro espadachim contra corrupção escolhido pela revista Veja.

  21. A direita(PSDBudn) não
    A direita(PSDBudn) não interessa governar mas tão somenteca esquerda. Para tudo pode e deve explodir. Eles tem compromissos com eles mesmos. Os republicanos dos EUA são a mesma coisa. Não deixam governar. Vai precisar muita astucia para sair dessa e nisto acredito em LULA E DILMA e no movimento de massas. Apoio nas ruas. Debate

  22. M alaca no limite significa

    M alaca no limite significa ”malandro” no bom sentido, esperto, que tem jogo de cintura.

              E resposta está no própio texto:

                ”Dilma definitivamente não é “malaca”, até o limite da ingenuidade política.”

             Então,deveria procurar outra atividade.

               Eu prefiro a falta de um dedo de Lula, do que 20 dedos(do pé tbm) de Dilma.

                  O proveito pro povo e pro país seria muito melhor,Infinitamente melhor.

                   Dilma está no lugar errado.Não nasceu pra ser política.

    1. O que você quer é sair do

      O que você quer é sair do nada e ir pra lugar nenhum……..Não é só você, os políticos corruptos  e empresários picaretas também querem isso….ad aeternum.

  23. malaca é enrolão.
    tá no

    malaca é enrolão.

    tá no dicionário.

    típico de tucanos.

    é derivado de um sultanato malaio.

    o grande linguista portugues joão de barros já no século

    16 dizia que malaca significava homem desterrado.

    alguns diriam que preferiria paris.

    gil vicente sugere que malaca tem a ver com meleca,

    coisa grudenta. que não suja bico tucano.

    pode ser feminino de malaco.

    mas malaco é mais falado em delegacias

    (onde fhc não bota os pés)

    para referir-se aos malandros-criminosos.

     

     

  24. Posso está atrasada.mais dei

    Posso está atrasada.mais dei uma folheada no arquivo sobre a operação Castelo de Areia,no blog do Azenha.

    O que tem de menção ao Metro de São Paulo,Rodoanel,TCE,CESP,OBRAS da SABESP,Calhas do TIETE até o DEIC e Policia Ambiental.”Revista A” e”Reinaldo Azevedo”,tudo administrado por uma empreiteira só Camargo Correia a taxas de 5%.

    Tem citações ao PT mais nada  tão contudente quanto os esquema de desvios nos Metros, Rodoanel e uma renca de obras de São Paulo,alimentando o PP,PMDB,PSB.

    Demorou para desenterrar esse processo.

     

      1. Desculpe Maria ribeiro,PSDB

        Desculpe Maria ribeiro,PSDB ,Serra,Robson Marinho, 2 caras do TCE provavelmente indicados pelo PSDB.

        È que para mim se tratando de São Paulo já fica facil lembra do PSDB,por isso nem nomei.

  25. Permita-me lembrar ao

    Permita-me lembrar ao jornalista LN, que as causas do Lava Jato residem nos sonhos de megalomania dos gerentes operacionais do PT. O Poder causa orgasmos (e multiplos) em alguns deles. Acredito sim, que poucos dirigentes ficaram ricos. O grosso do dinheiro foi mesmo para a sustentação deste modelo de poder. Quem vai pagar o pato, alem da Petrobras, é todo o país. Pela inabilitação das empresas, pela decadencia das atividades econômicas, pelo emporcalhamento em geral das instituições públicas e privadas. A coisa mais normal do mundo, a prática da democracia, foi sabotada por este grupo.

    1. Por que

      Estes tucanos desvairados vem aqui escrever tanta besteira de uma vez só. Pela decadência das atividades econômicas! Tu vive aonde? Em marte. Vai estudar e para de falar bobagem. 20 milhões de empregos, quase 4 milhões de automóveis por ano, Salários valorizados. 18 novas universidades. Quase 10 milhões no ENEM. 2 milhões de novas moradias. Refinárias, transposição, estaleiros, pré-sal. Quer mais?

      1. Faltou dizer

        Médicos Cubanos; Excelencia na Saúde; Refinaria na Bolívia; Mensalão; Transposição do São Francisco…

        Deixa de ser cego. Cita um político honesto. Todos são uns preguiçosos, corruptos, roubam para pagar seus financiadores, ou voce pensa que numa eleição eles arriscam seu dinheiro (deles).

      2. Faltou dizer

        Médicos Cubanos; Excelencia na Saúde; Refinaria na Bolívia; Mensalão; Transposição do São Francisco…

        Deixa de ser cego. Cita um político honesto. Todos são uns preguiçosos, corruptos, roubam para pagar seus financiadores, ou voce pensa que numa eleição eles arriscam seu dinheiro (deles).

      3. Ademar de Barros deve estar

        Ademar de Barros deve estar dando pulos de alegria  em seu tumulo. O novo-velho bordao do PT eh o rouba mas faz. Triste fim para um partido que se diz socialista. O populismo mais baixo e corrupto estah de volta. Tristes tropicos.

    2. Praticas de democracia

      Se a mídia, que quer destruir a Petrobras por motivos óbvios (vide VALE), conseguir seu intento, QUEM vai pagar o pato é o Povo Brasileiro, como sempre. Não considere que TODOS os Brasileiros sejam globidiotas, tem muita gente que sabe se informar e está vendo o que acontece. Pode ser que hajam Políticos Petistas mal intencionados, mas não vamos comparar com essa corja que PRIVATIZOU O BRASL, e custou centenas de bilhões ao Povo Brasileiro, desempregando, escravizando, analfabetizando mais de CEM MILHÕES de seres humanos. Para começar, veja http://www.sonegometro.com.br   

      1. Praticas de democracia

        Esse discurso de destruir a Petrobrás foi decorado através de lavagem cerebral, porque é incrível como vocês petistas são irracionais ou cegos: todos repetem exatamente a mesma coisa com as mesmas frases. Coisa de louco!

        . Quem está destruindo a Petrobrás é quem a está administrando há 12 anos e dilapidando o seu patrimônio de uma forma vergonhosa. Vocês já se acostumaram tanto a ser desonestos que nem ficam mais corados com tanto escândalo. A Dilma aparece dando entrevista como se não soubesse de nada, porém a safadeza é tanta que ela não consegue encarar sequer  a câmera para a qual fala. Eu creio firmemente que esse enorme burado de sarcasmo e desonestidade criado por vocês vai acabar engolindo-os todos!

      2. Práticas de democracia

        Oh! Frizzo. Se o PT com tôda essa lama e sua voraz fome de poder, roubando tudo o que pôde, não conseguiu destruir a Petrobras, não vai ser a mídia que você tenta calar que o conseguirá. O Povo brasileiro já está pagando o pato: energia mais cara; combustíveis idem; deixo de mencionar a situação da saúde, educação, segurança, porque isso até os eleitores do nordeste e norte já conseguiram vislumbrar.

      3. Pode ser que hajam Políticos

        Pode ser que hajam Políticos Petistas mal intencionados? Esta falando serio Angelo? So sendo muito asno mesmo para achar que o Pt e um poço de virtudes. Existe claramente um esquema montado pelo pt para desviar dinheiro da Petrobas para manutenção do seu projeto de poder e voces vem querer culpar a midia por inventar toda essa sujeira. Sera que Lula continua ainda dando cheque em branco e chamando corrupto de “nosso amigo Paulinho”? Acorda cara, esse esquema vem de antes do governo petista, a diferença é que os” politicos petistas mal intencionados” foram tão imprudentes e irresponsaveis e cegos que não viram a burrada que estavam fazendo.  Agora a midia vai cair em cima, e vai sobrar para Dilma, que quero acreditar não tem participação nesse mar de lama. E que historia é essa de dizer que so a direita é corrupta. A prova é que o Pt esta no poder a 12 anos e transborda corrupção para todo lado nesse governo. Mas dira voce que a PF so agora comecou a investigar de forma seria e que antes não era assim. E dai? isso so mostra que o Pt é tão corrupto quantos os governos anteriores de “direita” Pt um partido de esquerda? Faz me rir.

    3. “Acredito sim, que poucos

      “Acredito sim, que poucos dirigentes ficaram ricos”:

      E eu acredito sim que voce ta falando pelo rabo.  Quem fica rico aas custas do Estado no continente inteirinho eh a direita.  Sabe por qual razao?

      Ordem dos EUA, aparentemente ha decadas atraz.  Nao existe “esquerdista” rico no continente, ok?

  26. Ah tá…e os R$ 500 milhões

    Ah tá…e os R$ 500 milhões que os “santos” já estão querendo devolver é a troco de que??  Porque são bobinhos??? Malacas são jornalistas iguais ao Senhor. Não vai publicar mesmo…mas é a impressão que tenho. De que essa grana também respinga no bolso de muito jornalista.

  27. Para a existência do malaca é

    Para a existência do malaca é preciso a existêcia descomunal de otários.O maior malaca do mundo,hoje,se chama Geraldo Alckmin,acabou com a água de São Paulo e foi eleito no primeiro turno.Depois,vem malacas menos letais,exemplo:Edir Macedo,Valdemiro Santiago,Silas Malafaia e por aí vai.Já Aécio Cunha Neves,pensa que é um malaca,mas,não passa de um otário,porque pensa que os votos do Geraldo são dele.

    1. Malacas…

      Cara acho que o Alckmin pegou toda a agua de são paulo e enfiou na sua cabeça!  Vai ser jumento assim na casa do carvalho! ….Desculpe , não falo com petista….eles baixam a conversa a um nível extremo depois ganham por experiência!

      1. Seu comentario para mim é um

        Seu comentario para mim é um resumo perfeito da estrategia discursiva direitóide que se instalou no seio da nossa cultura, muito, na minha opinião, pelo despreparo emocional, cultural e intelectual da nossa classe media espumante. O mecanismo é simples: você atribui todas as qualidades que lhe pertencem ao seu inimigo, num jogo sínico de palavras, e repete isso ad nauseam até que isso se torne verdade por repetiçao. Assim fez esse honrado Sr Aecio Neves e a sua afiliaçao nas campanhas presidenciais, tentando colar no PT a marca da corrupçao. (PSDB/corrupção, Google it!). Assim faz o Sr também, desqualificando um comentário com xingamentos, com palavras chulas e principalmente, sem argumento algum, para depois falar sobre os que baixam o nível da conversa. Não percebes o tamanho da arrogância, prepotência que demosntra com a sutileza de um elefante na sala dos cristais? Faça-nos um favor Sr. três nomes, qualifique seus argumentos antes de vir aqui ofender as pessoas que voce nao conhece. Obrigado.

      2. Votou no picolé de chuchu….

         xi, mais um que votou no picolé de chuchu e está sem água em casa… liga não, põe no JN e você verá que a culpa é do PT!!

          ALIENAÇÃO É O MAL QUE ASSOLA ESTA NAÇÃO.

  28. O último parágrafo do post…

    Sobre o herói derradeiro, o notório Eduardo Cunha. Esse parlamentar falso, medíocre,  jamais poderia fazer parte do Congresso. Ele denigre o ambiente onde atua e, com certeza, constrange os poucos parlamentares confiáveis. E aqueles que o apoiam, são da mesma espécie de políticos que as pessoas corretas abominam. Será o horror dos horrores. Que elejam um presidente com passado político respeitável. São poucos, mas ainda podemos encontrar criaturas decentes. Eduardo Cunha, NÃO !!!!

    1. O ultimo paragrafo do post…

      Concordo pllenamente. Apesar de nao ter nenhuma sinpatia ou apreco com o politico garotinho concordo as palavras da nova deputada federal pelo Rio de Janeiro Garotinho.

  29. Reinaldo Azevedo

    Nassif,

    Achei interessante o parágrafo sobre a revista República (fundada no final dos anos 90, rebatizada de Primeira Leitura em 2002 e falecida em 2006).

    Eu desconfio que o direitismo de Reinaldo Azevedo (o dono daquela revista) seja muito mais comercial do que oriundo de convicção. Ajuda a vender livros, palestras, colunas, comentários na TV.

    Até 2002, a República/Primeira Leitura defendia o governo FHC de críticos de fora do PSDB, mas falava mal da ala monetarista carioca do PSDB (Malan, Franco, Fraga) e bem da ala desenvolvimentista paulista do partido (Serra, Bresser, Mendonça de Barros). Chegou até a entrevistar Stiglitz e Rodrik para atrair leitores de esquerda. Às vezes, elogiava algumas pessoas do PT. Apoiou Serra em 2002 por achar que ele seria o desenvolvimentista “mais preparado” do que o Lula.

    Aí, logo depois do Lula ter sido eleito, a Primeira Leitura deixou de ser desenvolvimentista tucana e passou a ser olavete. Foi uma guinada da noite para o dia. O que eu não sabia é que teve FHC no meio.

  30. Nuvem sobre jornalistas

    PF chegaram aos executivos Petrobras, políticos, construtoras tenho quase certeza que teremos jornalistas no lava jato ou melhor fim do mundo, o que acha Sr.Nassif.

  31. Fogo

    Nassif,

    Como escreveu Fernando Brito, DRousseff está esperando o circo pegar fogo no Congresso e ver o que sobrou do incêndio, para então começar a necessária composição política sem correr risco.

    Se o PGR se atrapalha um pouco (o que falta para enquadrar o advogado deste prodígio chamado AlbertoYousseff  ?), o fato é que ainda faltam muitos detalhes a respeito deste espetaculoso propinoduto, cujo efeito foi conseguir pegar em cheio o até então inexpugnável cartel das empreiteiras. Me lembro de Marcio Thomaz Bastos aconselhando os caciques a viajarem, porque não tinha jeito.

    Da baita dinheirama, creio que seja preciso identificar o tamanho do rombo (e origem do $$$)  provocado no cofre da Petrobras.

    Quanto ao probo Eduardo Cunha, certamente pediu para o lobista Fernando Baiano passar uma temporada escondido na cisterna de sua casa.

    E os puro-sangues tucanos, ainda calados.

  32. Quem indicou e nomeou os diretores da Petrobrás??

    O mais importante agora é descobrir quem indicou e quem faziia parte do Conselho de Administraçaõ que nomeou os diretores corruptos da Petrobrás. Os responsáveis por essas ações devem ser punidos de forma exemplar, não importa quem sejam ou que cargo ocupam atualmente. Eles também são cúmplices de todo o esquema de corrupção, que tanto envergonha o povo brasileiro.

  33. MALACO, QUEM?

    E pensar que o rapaz que usou um computador em dependências do governo para “adensar” o perfil da Leitão e do Sardemberg, na Wikipédia, saiu do posto massacrado pela mídia, enquanto os verdadeiros malacos, delegados da república do Paraná, apoiados por procuradores da mesma república, deitam e rolam na internet contra Dilma, Lula e o governo, e o procurador geral da república faz de conta que não foi nada grave. Pode isso, malaco Trezentão?   

  34. OPERAÇÃO LAVA JATO, CHOQUE ELÉTRICO E CAIXA LIMPA, BANCO DA PRAÇ

    Fico imaginando hoje se o Aécio tivesse ganho as eleições, essa corja toda já estaria dizendo que era ingerência do psdb na polícia federal, que era retaliação, que não havia nada e tudo mais, após 12 anos de pt sabe qual o legado que deixa ao país: CINISMO.

  35. FHC é malaca de um Malaquias

    FHC é malaca de um Malaquias de gravata e capital; onde você é o mais fraco; porque não pode construir um perímetro sequer fora do padrão ideal dentro da mente.

    Em busca de um padrão ideológico nós fomos aos bancos e nos rendemos a eles.

    Crédito e investimento externo é com os malacas, aumento de juros é com os malacas, superávit primário é com os malacas, essas práticas depravadas de falsidade do dinheiro e corrupção são com os malacas.

    A Ideologia toda é um império de Malaquias.

  36. Acho bastante interessante

    Acho bastante interessante como é aguerrida a defesa de Nassif em relação ao Governo Dilma, não vejo nem o PT nem o PSDB como exemplo para nada nessa república falida (moralmente e brevemente econômicamente) chamada Brasil.

    A realidade aqui no chão é mais dura, diferente dos restaurantes luxuosos de Brasília onde políticos, lobistas e jornalistas realizam seus encontros.

  37. Ô Dilma tem um elogiado de

    Ô Dilma tem um elogiado de FHC, um malaca, que cumpriu autoridade no governo de Minas e pôde viver na pureza.

    A liberdade e autoridade juntas, que nem empresários de recursos mentais, mandaram ele numa conexão netlet que deixava o considerado malaca na emoção do poder, mas se cumprir suas promessas de campanha com a boca, e não com o nariz arrebitado.

    Depois de muita mídia e conselhos ao malaca, o chefão Malaquias está furioso do abestado perder; e ainda ter que livrar o partido dele da lama na Petrobras.

    De longe Malaquias sussurra:da central de comando pra eleita ficar sabendo: você ganhou para cumprir a autoridade – nós daqui temos a ignição da liberdade.

  38. Pressão midiática

    Creio que, num estado de direito, as pressões midiáticas são absolutamente necessárias ao aprimoramento da democracia; assim como as demais demandas da sociedade. Não fosse isso, terminaríamos numa ditadura.

  39. MUDANÇA DE FOCO

    Como sempre os “companheiros” do partido lutando ardorosamente contra a máquina investigatória: pau na cabeça da PF, MPF, Juízes, mídia; todo órgão que prejudicar os “companheiros” é taxado como parcial, eleitoreiro, direitista, oportunista e outras adjetivações negativas; como sempre a preocupação é a luta para calar os acusadores, os investigadores, os divulgadores das falcatruas, a luta é por dizer que os outros também roubam, será que não seria mais honesto tentar provar a inocência atacando o mérito das acusações, será que essa palhaçada de tentar esconder provas e desviar a atenção do foco não vai acabar nunca. O Brasil precisa de vergonha na cara e banir todos esses criminosos( de todos os partidos) do cenário político-empresarial brasileiro; cada criança que morre de diarréia, cada mulher que morre na fila de mamografia, cada adulto analfabeto funcional, cada pessoa assassinada por bandidos, tudo é culpa desses caras que dilapidam a riqueza do país e desviam recursos que salvariam vidas, esses caras são genocidas que causam a morte de mais de 3 guerras do Vietnam por ano; a indignação aumenta quando esses caras, através de manipulação psicológica e lavagem cerebral, fazerem as pessoas por eles vitimadas votarem neles, é o ápice do descalabro torturar pessoas e convencê-las que delas são amigos. Os “companheiros” vão dizer que sou contra o PT, na verdade sou contra a corrupção, mentira, tortura, censura e falta de vergonha na cara de todo político ou partido corrupto seja ele PSDB, PT, P……

  40. Estou indo

    Estou indo dormir e duas perguntas vão me acompanhar madrugada adentro. Diante do linchamento diário por parte da grande mídia eu pergunto: Cadê o governo? Cadê o PT?

    1. Massacre sem contra ataque

      Eu não intendo os motivos que levam o PT a não contra atacar a tudo isto

      FHC quebrou a pais 3 vezes

      Foi Humilhado por Clinton

      Foi Humilhado no Talk Show Ingles

      Foi humilhao no caso do filho

      Pasta Rosa

      Inventou Gustavo Franco

      Engavetador Geral da Republica

      Compra de votos das eleições

      Fator previdenciario

      Privataria Tucana

      Marka e Cidam

      Metro Paulista com Siemens confessando mutreta

      O PT não reage?

      Quando eu era moleque o general Geisel boicotou o então presidente General Fiqueiredo

      usando suas putas que iriam originar o PFL para atrapalhar ele e a Rede Globo para anuviar

      O general Fiqueiredo imediatamente deu concessões para Silvio Santos, Manchete e outros

      O Jogo era ataque e contra ataque, agora o PT não reage

      o caso da privataria precisaria colocar o procurador na parede e chamar no tento

      no Metro Paulista o Ministério Publico Paulista tem que ser humilhado, tem que ser colocado 

      a cabeça a premio. tem marqueteiros pra isto 

      não intendo

       

  41. corrupção na petrobrás

    a nação brasileira há muito tempo tem convivido debaixo do patronato tanto americano como do próprio(s), mandatários nas figuras de marginais públicos,  tem  a patria como um negócio de particular administração com todo o dôlo e exploração fraudulenta. o que estão tramando nas duas casas em brasilia, nã dá prá acreditar,..só o povo sitiando aquela corja para ver se  os fraudulentos que tanto roubou (comprovada p/operação satiaghara), cpi ENGAVETADA, agora com a participação dos colarinhos brancos, como sempre: PT, PSDB, PMDB e os nanicos…estão costurando mais um ENGAVETAMENTO, A  pergunta é, a Presidente vai concordar? espero que ela busque apoio popular p/combater esta corja nojenta que tanto prevaricam com o patrimonio público. este acordão ampara os piliticos culpados e por tabela favorece O  PIG, marco regulatório também será ENGAVETADO……

    não dá prá acreditar!!!…politicos de todas as siglas partidárias participaram da recente prevarição na petrobrás…em brasilia já estão negociando uma saída pela tangente, se isto acontecer o brasil tá todo atolado em poderes satanicos…a presidente falou aquí e no estrangeiro quanto às medidas a serem tomadas, entendo que ACORDÃO..será uma  VERDADEIRA TRAIÇÃO AO POVO BRASILEIRO,,(é isso que o PIG está comentando, como que não tem outra saída), até mesmo como uma vitória…basta ouvír o merval, a espia e o PIGÃO como um todo. o que que a nação brasileira tem a ver se tem petista, psdbista, emedebista e outros envolvidos nesta MÁFIA DE PARASITAS E SANGUESSUGAS. É DE FAZER JUSTIÇA..POIS o povo pode querer dá um basta nesta bandalheira de ladrões. que fique ilesos aqueles que não pactuam com esta prática..ESTE ENGAVETAMENTO POR ACORDÃO QUE O PIG ESTÁ COM NUITO PRAZER EM ANUNCIAR, JOGA FORA E FRUSTRA TODA NOSSA EXPECTATIVA  DO   MUDA  MAIS  BRASIL…ESPERO QUE A PRESIDENTA DILMA NÃO ACEITE O ACHINCALHAMENTO QUE VIÉR A SER PROPOSTO INCLUSIVE POR PETISTA, POIS PETISTAS CORRUPTOS PASSAM, E SURGIRAM BOAS REPOSIÇÕES. E MELHOR GOVERNAR SEM ELES , INCLUSIVE DA BASE ALIADA….QUANDO SURGE UMA NOTICIA BOA , DA PROVÁVEL VALIDAÇÃO DA CPI..(OPERAÇÃO SATIAGHARA), AGENTE É SURPREENDIDO COM ESTE TIPO DE NOTICIA…ESPERO QUE O PIG ESTEJA BLEFANDO…

  42. Tenho comigo que nem todas as

    Tenho comigo que nem todas as cartas estão na mesa. Há muito barulho em torno da Petrobrás, mas a verdadeira batalha será no Congresso e não no STF. Quanto a operação supostamente encabeçada por Tofoli e Gilmar, creio que em nada vai resultar. É uma cortina de fumaça em que Gilmar vai por os pés pelas mãos. Um problemão que Dilma terá que resolver é o envolvimento das grandes empreiteiras indiciadas como corruptas ativas. Que jogo será esse?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador