QAnon, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Programados pela ganância, os algoritmos não se importam com o mal que estão fazendo à sociedade. Os interesses dela não podem ser e não são computados.

QAnon

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Um programa da DW finalmente rompeu o silêncio da grande mídia sobre uma ameaça crescente que nasceu nos EUA se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil: o QAnon.
Enquanto assistia o debate lembrei da cena final de um filme antigo.

Uma grande civilização não é conquistada antes de ser destruída por dentro.

Confesso que estou adorando ver o QAnon destruir os EUA por dentro. Suponho que esse processo de destruição ficará mais rapido quando o movimento conseguir se infiltrar no US Army, US Navy e US Air Force.

O mais fantástico é o papel que os algoritmos desempenham nessa história. Os donos do QAnon lucram espalhando desinformação, mas os donos das empresas de Big Data também auferem lucros com isso.

Programados pela ganância, os algoritmos não se importam com o mal que estão fazendo à sociedade. Os interesses dela não podem ser e não são computados. O mesmo não pode ser dito dos interesses daqueles que embolsam milhões de dólares todos os dias em razão da atividade frenética dos algoritmos.
A abundancia da prata de Potosí enriqueceu muito Império da Espanha nos séculos XVI e XVII. Resultado: os espanhóis se tornaram preguiçosos, arrogantes, vagabundos e arruaceiros acelerando o colapso de seu país.

Os EUA parecem estar condenados a ter um destino sombrio semelhante. O lucro fácil obtido com algoritmos pode ser considerado a prata de Potosí dos norte-americanos.

Uma coisa ficou evidente no programa da DW. A tentativa de invasão do Parlamento alemão por ativistas do QAnon provocou o início da reação política ao movimento naquele país. É provável que a Alemanha passe a monitorar o QAnon com mais atenção. A repressão aos ativistas violentos e o combate à desinformação serão intensificados na Alemanha.

No Brasil o QAnon parece estar intimamente ligado à família Bolsonaro. Felizmente para nós, através do Inquérito das Fake News o STF já começou a desmantelar o “gabinete do ódio” e a minar o esquema financeiro criado para obter lucro mediante a distribuição de desinformação e o incentivo à radicalização política.

Nos EUA, apesar da prisão de Steve Bannon por causa de corrupção, o QAnon não está sendo reprimido pelas autoridades. Muito pelo contrário, o movimento tem sido elogiado por Donald Trump.

De maneira geral podemos dizer que o Estado norte-americano não foi criado e dimensionado para reprimir a obtenção de lucro, algo que naquele país equivale à busca da felicidade e/ou à salvação religiosa. Além disso, as empresas de Big Data destinam uma parte dos lucros que obtém com o QAnon para os dois grandes partidos políticos.

Esse círculo fechado de interesses mesquinhos reforçados pela ideologia dominante amplificará o efeito devastador desse movimento nos EUA? A conferir.

Fábio de Oliveira Ribeiro

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Resultado: os espanhóis se tornaram preguiçosos, arrogantes, vagabundos e arruaceiros acelerando o colapso de seu país.” Análise tão superficial, quanto preconceituosa. Que feio…

    1. Onde está a sua análise profunda e isenta de preconceitos? Se pode fazet melhor do que eu, faça. Se não consegue vá incomodar outro.

  2. Quem tentou invadir o Budestag foram manifestantes que já perceberam a farsa da Covid 19, a esquerda tem que parar de abraçar a narrativa oficial, a falsa pandemia encheu e esta enchendo os bolsos de figuras como Bezos, Musk, Zuckerberg e todos as corporações de alta tecnologia, o FED foi privatizado e agora é um hedge found comandado pela Black Rock, aqui 1 TRILHÃO aos bancos e 600 reais, agora 300, aos pobres, a farsa da pandemia está clara, cadê as previsões apocalípticas do Imperial College?
    A “New Left” só se preocupa com identitarismo e blá blá blá.

    1. Meu tio morreu por causa da pandemia. Uma neta dele pegou a doença é ficou com uma sequela permanente (perda total do olfato). Pare de vomitar ódio no meu blogue. Seus manos estão no QAnon.

    2. Meu tio morreu por causa da pandemia. Uma neta dele pegou a doença é ficou com uma sequela permanente (perda total do olfato). Pare de vomitar ódio no meu blogue. Seus manos estão no QAnon.

  3. Cabe ao estado planejar!
    Cabe ao estado intervir quando necessário.
    Isto não é socialismo, isso é racionalidade.
    Pois bem, fizeram uma “zona” tão grande que, finalmente, o controle escapou das mãos.

    1. Quem fez a zona? É importante distinguir aqueles que defendem o Estado de Direito dos vagabundos de extrema direita que espalharam desinformação para conquistar o poder e continuam a fazer isso para impedir a população de reconquista-lo.

  4. Fábio, perdoe minha ignorância quanto a este assunto, mas o que é, para que serve e como age essa coisa chamada por você de QAnon? Gosto dos seus textos mas este, de hoje, me parece incompleto. E daí, o Thiago comentou mas ajudou a piorar minha compreensão desse assunto. Por favor, expliquem melhor…….mais didaticamente para nos ensinar. Seria bom exemplificar (explicar) como funcionam algorítmos de que você sempre fala. Desde já agradeço. E peço também ao Thiago que esclareça:”farsa da pandemia”, por quê? Mais clareza, por favor.

  5. Fábio: Reafirmo gostar dos seus textos, com os quais já aprendi várias vezes. Mas assumo que me manterei ignorante no assunto QAnon graças à minha ojeriza quanto a aprender inglês – com o que se mantém a dominação cultural sobre grande parte da humanidade; aliás faço questão de mandar enfiar dólar naquele lugar, já que além da língua o usam para dominar/espezinhar…e obviamente eu não perderia tempo tentando entender o que não consigo querer ler. Mas você, excelente articulista que é, poderia praticar mais o ABC do jornalismo com um pouco mais de didática, mesmo que isso o fizesse “perder tempo” tentando ser mais claro para ignorantes como eu. De qualquer forma, obrigado; mesmo se você não tem tempo para um dois parágrafos curtos a mais, os quais tornariam seu texto mais claro. Mas fique tranquilo, você não vai perder um leitor por causa disso…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador