Quando Lula será preso?, por Nelson Jobim

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

via Balaio do Kotscho

Quando Lula será preso?

por Nelson Jobim

É pergunta recorrente.

Ouvi em palestras, festas, bares, encontros casuais, etc.

Alguns complementam: “Foste Ministro de Lula e da Dilma, tens que saber…” 

Não perguntam qual conduta de Lula seria delituosa.

Nem mesmo perguntam sobre ser, ou não, culpado.

Eles têm como certo a ocorrência do delito, sem descreve-lo.

Pergunto do que se está falando.

A resposta é genérica: é a Lava-Jato.

Pergunto sobre quais são os fatos e os processos judiciais.

Quais as acusações?

Nada sobre fatos, acusações e processos.

Alguns referem-se, por alto, ao Sítio de … (não sabem onde se localiza), ao apartamento do Guarujá, às afirmações do ex-Senador Delcidio Amaral, à Petrobrás, ao PT…

Sobre o ex-Senador dizem que ele teria dito algo     que não lembram.

E completam: “está na cara que tem que ser preso”.

Dos fatos não descritos e, mesmo, desconhecidos, e da culpa afirmada em abstrato se segue a indignação por Lula não ter sido, ainda, preso!

[Lembro da ironia de J.L. Borges: “Mas não vamos falar sobre fatos. Ninguém se importa com os fatos. Eles são meros pontos de partida para a invenção e o raciocínio”.]

Tal indignação, para alguns, verte-se em espanto e raiva, ao mencionarem pesquisas eleitorais, para 2018, em que Lula aparece em primeiro lugar.

Dizem: “Essa gente é maluca; esse país não dá…”

Qual a origem dessa dispensa de descrição e apuração de fatos?

Por que a desnecessidade de uma sentença?

Por que a presunção absoluta e certa da culpa?

Por que tal certeza?

Especulo.

Uns, de um facciosismo raivoso, intransigente, esterilizador da razão, dizem que a Justiça deve ser feita com antecipação.

Sem saber, relacionam e, mesmo, identificam Justiça com Vingança.

Querem penas radicais e se deliciam com as midiáticas conduções coercitivas.

Orgulham-se com o histerismo de suas paixões ou ódios.

Lutam por “uma verdade” e não “pela verdade”.

Alguns, porque olham 2018, esperam por uma condenação rápida, que torne Lula inelegível.

Outros, simplesmente são meros espectadores.

Nada é com eles.

Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam.

Parecem sensíveis à uma “patrulha”, que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais.

Ora, o delito é um atentado à vida coletiva.

Exige repressão.

Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais.

A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia – asseguram o convívio.

Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prisão política
    Essa questão vem incomodando diversos militantes do meio jurídico: a certeza de que lula será condenado pela parcialidade político-partidária de Sérgio moro e similares, ainda que desconheçam qualquer prova cabal, necessária para legitimar esta determinação.
    Com isso, pelo q representa o presidente mais popular da história no ideário nacional, este ato arbitrário trará, certamente, consequências funestas ao judiciário, de certa forma necessárias para, finalmente, impor a esta casta de privilégios a República que desconhece.

  2. Os espaços sociais frequentados pelo Nelson Jobim

    Em outras palavras, os espaços sociais frequentados pelo Nelson Jobim estão abarrotados de Coxinhas. Se ele frequentasse espaços sociais onde pobres trabalhadores frequentam, ele veria que as perguntas são outras: Quando o Lula vai lançar sua candidatura?

  3. Sempre vejo críticas (sempre

    Sempre vejo críticas (sempre merecidas ?) a Nelson Jobim. Me pergunto também se por detrás deste post não está a intencão de cooptar Lula e o PT numa possível eleicão indireta. Mas quando a opcão, não nossa, dos indiretos, é GM, 2 milhões a zero para NJ.

  4. Atenção para a esquerda não cair mais do que o MT

    A chapa do MT está assando no TSE, pré-unidamente, com os finalmentes da publicidade das delações odebrechtianas mais as travagens das reformas das leis que só valem para o povo.

    Nesse entrelaçamento de forças político-judicial não existe espaço nem para mendes-meio-acordo, por isso o MT não está segurado por não ter recursos para conter a debandada de seus aliados.

    Isso que salta à vista até de um hipocondríaco social, reúne condições reais para a esquerda cair mais do que o MT através do imblóglio do breve presidente parlamentar que a velha mídia cooptará. 

    Pressa?

    E o povo que espere melhorias econômicas a partir das eleições gerais de 2018, até porque tiveram todo tempo do mundo para vilipendiar o cadáver virtual de Dilma no me-passa-que-eu-repasso via whats app.

  5. Olha que interessante. O
    Olha que interessante. O texto critica o julgamento​ sem provas, mas o próprio texto se baseia na opinião de pessoas anônimas quando não há provas de as mesmas tenham​ realmente dito aquilo. A hipocrisia emana com tal radiação que coloquei óculos escuros para ler essa aberração em forma de texto.

    1. peraí, essa eu não entedi

      peraí, essa eu não entedi direito. Você está acusando o texto de hipocrisia porque ele não nomeia aqueles de quem ouviu dizer tal e qual, e não apresenta provas de que ouviu essas declarações? É isso mesmo?

      olha, eu não tenho qualquer simpatia por Nelson Jobim, mas se foi isso mesmo que eu eu entendi você dizer, a declaração é absurda. Sem grande esforço consigo encontrar textos de Drummond, Rubem Braga, e vários outros cronistas que partem de declarações de anônimos para tecer comentários sobre o mundo e a sociedade, e jamais em toda a minha vida vi alguém chama-los de hipócritas ou algo que o valha por conta disso…

      essa não é um testemunho que pretende qualquer valor jurídico, mas um comentário pessoal sobre uma percepção pessoal da sociedade. Não precisa de provas de qualquer espécie. Ou se não foi isso que você quis dizer, por favor me esclareça.

    2. interessante é você

      o meu amiguinho, todo doente que idolatra pato de borracha fala estas coisas. interessante é o contorcionismo que pessoas como vc fazem no próprio pensamento pra poder se adaptar a situação caótica qual vc mesmo pediu.

  6. Condenação do Lula por Nelson Jobim

    O que mais me espanta no artigo do Nelson Jobim é o fato de que ele escuta  em “palestras, festas, bares, encontros casuais, etc.” .. vejam são lugares que ele, Jobim, frequanta .. pois bem, … imagino que sejam frequentados, também, por pessoas letradas, cultas, quiçá por alguns  intelectuais, gente formadora de opinião e, quiçá, ainda, de alto poder aquisitivo … estamos vivendo uma guinada para a direita liderada pelas elites .. isso é ruim .. o mundo está ficando à direita ..  elites estas que se enriqueceram, como o Doria, graças aos subsídio Estatal da conveniencia política … e sabem tão bem sobre o assunto, que entendem perfeitamente das engrenagens … por isso têm tanta certeza dos crimes que lula teria praticado … ao menos medem o luga com a própria régua … ante o não apontamento de fatos … 

    1. Senão

      Longe de mim contestar o seu comentário, Sergio Bragatte, com cuja ideia concordo plenamente. Mas me incomoda o termo  elite, com o significado que costumamos usar nos dias de hoje. A primeira tradução do termo, vinda da origem etimológica francesa, élite, é “o que há de melhor”.   Podemos, no entanto, constatar que a parcela da sociedade chamada de elite  tem representado,  em maioria, “o que há de pior”.  Ao menos aqui no Brasil.

      1. “Elite” ou escória?

        Concordo com vc Edson J, também acho que o que normalmente qualificam de “elite” da nação é na verdade a ESCÓRIA da nação. É gente que não trabalha e vive às custas dos que trabalham, é a elite do parasitismo mais predador que existe no país. Por mim esta escória apelidada de “elite” deveria nem existir.

  7. O defensor da virgem deflorada

    Prezados,

    Nelson Jobim, político escorregadio do meio jurídico (chegou a presidir o STF), já serviu aos governos neoliberais do PSDB e aos governos social-democratas do PT. Naquele escandoloso e farsesco episódiod o ‘grampo sem áudio’ protagonizado por Gilmar Mendes, NJ foi o fiel da balança, que impediu que a ‘virgem deflorada’, ou seja a institucionaliade ou o conjunto das instituições, fosse(m) vista(s) pela população pelo que de fato são: reles prostitutas (na pior acepção desse termo). Lula, o governo dele e o PT pagaram caro por isso; Paulo Lacerda, então diretor da PF e que lutava para combater as facções e máfias enquistas na própria instituição que dirigia, foi queimado e afastado do cargo. Lula e o PT, que fortaleceram, equiparam, aumentaram verba e autonomia da PF e do MP passaram a ser perseguidos pelos concurseiros tucanos que se assenhoraram dessas instituições. O resultado é ese que vemos atualmente: MP e PF cooptados pelo alto comando internacional, juntamente com setores do PJ e do PIG/PPV derrubaram o governo democrático e colocaram no Executivo Federal as piores quadrilhas oligárquicas, plutocráticas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas que a política brasileira produziu em 517 anos.

    Nelsom Jobim ficou calado enquanto era cogitado o nome dele para suceder o ‘MT’, caso esse fosse cassado pelo TSE. Essa declaração de NJ é mais uma prova inconteste de que ‘MT’ não será cassado; ou seja, agora o ex-ministro da justiça, da defesa, ex-presidente do STF se sente mais à vontade para criticar os abusos e crimes cometidos pela Fraude a Jato e a insana caçada que é feita cntra o Ex-Presidente Lula.

    Mas não nos enganemos: Nelson Jobim sabe muito bem que Lula será condenado e no mínimo tornado inelegível para a eleição presidencial de 2018 – caso essa venha de fato a ocorrer. NJ sabe que Lula pode ser vítima de atentado e que são reais as possibilidades dele sofrer tentativa de assassinato ou ser, de fato, assassinado. No trecho final do artigo NJ uma citação de Nietzsche que vai na jugular dos dallagnóis e moros. Mas para esses psicopatas e criminosso de Estado o alerta do político-jurista pouco ou nada vale.

    1. Concordo. A Globo fez o brasileiro odiar inclusive o futebol…

      Concordo.  E isso – difundir o ódio contra Lula –  para Globo é batata, facilimo incutir isso na cabeça da população, basta ver que a Globo conseguiu fazer com que o brasileiro sentisse nojo do que mais ama: o futebol.

      Estou me referindo a Copa do Mundo.

      O gelo só foi quebrado quando a imprensa estrangeira chegou e estabeleceu o que era proibido – o contraditório, o debate, a dúvida – e assim colocou os pingos nos is…não nos esqueçamos de que a imprensa estrangeira jogou a culpa nas suas fontes, ou seja, na imprensa brasileira que a informava erroneamente, pela falsa imagem sobre o pais e o evento..,..e pensar que, contra Lula, o rolo compressor –  que envolve Instituições e interesses de paises e empresas estrangeiras na luta pela dominação –  é bem mais forte do que aquele formado por ocasição da Copa.

      Mídia internacional muda o discurso sobre a Copa do Mundo no Brasil. Após prever fracasso, imprensa internacional muda tom sobre Copa do Mundo no Brasil. Na véspera da Copa, meios de comunicação estrangeiros apostavam em um “caos” durante o evento

      http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/06/midia-internacional-muda-o-discurso-sobre-copa-mundo-brasil.html

       

  8. Classe merda suicida…

    Não procuram saber se Lula cometeu algum crime que justifique sua morte civil e politica, e porque não, física – como a imposta a Dona Marisa..,…não perguntam sobre isso porque esta não é uma preocupação transmitida pela Globo o que, por este motivo,  trata-se de  uma questão que não passa pela cabeça das marionetes teleguiadas, meras repetidoras de Globos, Vejas, Folhas, Estadões, Globos News e demais penduricalhos que atuam como porta-vozes de uma  zelite zelote secularmente predatória e anti-Brasil.

    No final deste post há links para alguns artigos que poderiam ter o mesmo título: Classe média sucida-se

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/infograficos-demonstram-que-os-golpistas-tomaram-de-assalto-um-pais-equilibrado-economicamente

  9. Preconceito, puro e simples
    Moro e todos que criminalizam sem provas Lula tem preconceito que alguem vindo de baixo, que não é formado, possa ter governado bem e receba regiamente para palestrar pelo mundo. Nao cabe na cabeça dessas pessoas que alguém queira ouvir um torneiro mecânico falar do bolsa “esmola” (na opinião deles) e como essa simples ação fez o Brasil crescer o dobro ao ano do desgoverno do príncipe dos sociólogos.

    Pior que reclamam tanto do Estado mas não vivem sem ele, pois precisam da SELIC alta, de privatizações, de “mamatas”. Pregam estado minimo sem diminuir impostos, pois não os atingem (muitos sonegam)

    Criticam a previdência pois tem planos específicos, muitas vezes custeados pelo próprio Estado que aboninam.

    Sem falar de altos salários, vantagens pecuniárias que afrontam o teto constitucional, toda sorte de regalias, auxílios (educação, moradia, transporte, até ” paletó “), pagos pelos contribuintes.

    E acham justificável tudo isso, por serem “bem nascidos”, coisa que o “sapo barbudo” não é.

    Triste o país onde sua “elite” acha melhor viver em Miami do que em sua própria nação.

  10. Resposta hipócrita para uma

    Resposta hipócrita para uma pergunta (será mesmo uma pergunta?) hipócrita. Dia 3 de maio?

    PS: Esse foi o dia marcado pelo fiel mercenário de Curitiba, Mister Moro. Para ele despachar relatório aos EUA com o carimbo Missão Cumprida.

  11. Lula preso, não é que a maioria dos cidadãos brasileiros querem
    Ando pelo Brasil de norte a sul. Convivo com pessoas que na maioria são pobres, todos tem o mesmo pensamento,Lula fez muito por nós. Na democracia a maioria governa,a mídia pode bater a vontade em Lula, mas não adianta, não haverá mudanças desta certeza, é Lula em 2018. Mas estão tentando colocar pelo em ovo.

  12. Excelente texto do Jobim. Se

    Excelente texto do Jobim. Se essa sensatez ganhar partes importantes das lideranças de centro, quem sabe a volta da democracia esteja mais perto do que a princípio se pensava.

    É esse o assunto do post do Edu hoje. Supostamente a centro-direita estaria preocupada com o avanço da extrema-direta, transformando o Brasil na terra da barbárie e da porrada. Ele diz que isso começa a ocorrer. Tomara.

    Para isso, não existe outra forma, que não enquadrar o arbitrio da lava a jato, botando os moleques em seus devidos lugares. Os moleques adultos da república de Curitiba e os moleques adolescentes do MBL. O texto do sensato e maduro Jobim no fundo quer dizer isso.

    http://www.blogdacidadania.com.br/2017/04/extrema-direita-descontrolada-ja-preocupa-ate-centro-direita/#comment-2012530

  13. Covardes.

    Mais que chama o stf de covarde, senão vejamos: “Outros, simplesmente são meros espectadores.

    Nada é com eles. Entre estes, tem os que não concordam com o atropelo, mas não se manifestam.

    Parecem sensíveis à uma “patrulha”, que decorre da exaltação das emoções, sabotadora da razão e das garantias constitucionais. Ora, o delito é um atentado à vida coletiva.

    Exige repressão.

    Mas, tanto é usurpação impedir a repressão do delito, como o é o desprezo às garantias individuais. A tolerância e o diálogo são uma exigência da democracia – asseguram o convívio.

    Nietzsche está certo: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.”

     

    Mais claro e contundente, impossível.

    1. Por que você odeia o LULA

                  Outro dia desses eu não pude resistir … O sujeito veio com esta conversa “O Lula tem que ser preso !! É ladrão, é safado é isso  é aquilo”. Aí eu lembrei de um livro que li ainda adolescente: “Os meninos do Brasil”, acho que de Ira Lewin. No romance, cientistas nazistas deram um jeito de clonar Hitler e dezenas de hitlerzinhos foram gestados em úteros de índias brasileiras ( daí o título do livro ).

                  Bem … voltando à minha conversa com o Mentecapto … disse para ele que eu tinha um plano para dar jeito no Brasil, uma forma de manter todos os “cidadãos de bem” sempre atentos a qualquer deslize de políticos e assim transformar o Brasil numa Suécia rapidamente !! “Tem que clonar o Lula !!! E precisamos não de um ou dois clones, mas de milhares deles !” Olhando para para meu alvar interlocutor,e já divisando uma face mezzo estupefata / mezzo enrraivecida, continuei “Então faríamos o seguinte: todos os vereadores, prefeitos, deputados estaduais e governadores seriam Lulas”. E segui em frente, já mantendo uma distância de segurança de dois passos, pois o sujeito já estava ficando vermelho de raiva:”Também todos os deputados federais, senadores, ministros e, claro, o Presidente !!”. “Então”, completei, “ficaríamos sempre atentos, sempre fantasiados de Neimar na Av. Paulista e a PF, o MPF e a PGR funcionariam maravilhosamante e o Brasil seria salvo, amém !!”

                 Como não senti segurança em ter conseguido mobilizar adequadamente os incríveis 87,9 pontos de QI do “cidadão de bem”, tratei de explicar, com mais vagar, que não vejo os mesmos padrões de moralidade e retidão sendo aplicados  a outros tantos politicos. Parece esquisito, mas uma parte importante de um certo extrato social brasileiro acredita que nosso problema é o Lula e apenas indignam-se com ele e apenas revoltam-se contra ele. 

                 Em tempo: Lula é um “animal político”. E mais: É um animal político da terra brasilis. Ao votar nele não estou votando em um herói, santo ou algo parecido, mas em alguém que eu acredito ter maior probabilidade de capitanear mudanças positivas na nossa sociedade. Apenas isso.

       

       

  14. LULA=moro condenação certa
    Não ha duvidas sobre a condenação de Lula por Moro. As provas ,indicios , testemunhas que não tem não vem ao caso.Sua obstinação,sua principal função é prende-lo e o fara pois todas as garantias individuais de Lula e familia foram violadas e varias vezes.Mas como algumas ratazanas que começam a desenbarcar da nau furada do golpe (Renan) e sabem que não ha mais como impedir a volta de Lula,o timing foi perdido e uma possivel condenação em segunda intancia que o tornaria inelegivel seria bem mais dificil e que não haveria como ocorrer antes das eleições.Outra coisa é que se preso Lula elege quem quiser e sua prisão so aumentaria o seu prestigio pelo clamor e revolta que sucitaria.E ai teriamos Ciro ou Hadah e as apostas em Ciro tendo Hadah como vice.Mas nas entrevistas,falas de Lula não vejo quaisquer sinais de um mínimo entusiasmo por Ciro.Mas ainda ha muita agua para passar debaixo da ponte ate 2018.

  15. Lucidez

    Excelente texto, lúcido, correto!! Parabéns ao Ministro Jobim, que deixa saudades no STF. Conheço gente que exalta ainda hoje a postura correta do ex-Ministro, desde os tempos em que ele era apenas um deputado, ainda secundário, mas que teve papel imprenscindível na elaboração da Constituição Cidadã. O povo deve respeito à homens assim, homens de bem!!

    1. Alex do Vale, abra os seus olhos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Como é que é, Alexis? Quer dizer que esse talzinho deixa saudades no STF? Tem postura correta desde os tempos em que ele era apenas um deputado, ainda secundário, mas que teve papel imprenscindível na elaboração da Constituição Cidadã?? Que o povo deve respeito à homens assim, homens de bem!! ????

      A ignorância não é só sua, o que falta no Brasil e ao brasileiro é informação !!! Veja bem, esse ministro aí, esse poço de virtudes à quem o povo deve respeito, confessou ou admitiu, o que dá no mesmo, ao jornal O Globo, ter inserido, sem submeter ao Plenário, dois artigos na Constituição. Um deles, revelou, era sobre a independência dos poderes – o artigo 2º. Sobre o outro artigo, ele nada explicou”  MAS, eis aqui qual era o outro artigo que esse péssimo ministro contrabandeou vergonhosamente para a nossa Constituição: 

      ” … de acordo com os autores do estudo, um requerimento de três páginas para fundir os artigos 171, 172 e 173 incluiu uma folha estranha à matéria. Isso aconteceu em 27 de agosto de 1988, um sábado. A página continha a alínea “b” do artigo 172 (atual 166), pela qual não era mais necessário indicar fontes de receita nas emendas destinadas ao pagamento do “serviço da dívida”. Para Rezende, a folha deveria ter a rubrica de todos os 14 líderes partidários. Mas continha apenas as dos líderes do PMDB e do PTB, Jobim e Righi  http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/o-segredo-constitucional-de-nelson-jobim-e-gastone-righi/

      Muito decente e honesto esse tal Jobim, porque com esse contrabando patrocinado por ele, na constituição, o país pode deixar de alimentar criaças. deixar faltar remédio, comida, água,saneamento etc..ou seja, o Brasil pode explodir, .MAS NÃO PODERÁ DEIXAR DE PAGAR OS JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA E PARA ISSO TAMBÉM NÃO SERÁ NECESSÁRIO INDICAR A FONTE DA RECEITA PARA FAZER ESSE PAGAMENTO.  Tá bom, ou poderia ser pior??  Aliás, a nossa dívida pública é assunto proibido, motivo de ameaças de morte e represárias… Sempre fomos impedidos de auditá-la para provara sua origem ilegal e fraudulenta. 

      Para quem quiser saber melhor dessa patranha do Min Jobim, assista ao vídeo abaixo, A explicação está aí…

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=5rDow2p1SRI%5D

  16. Mobilização contra a condenação injusta de Lula

    Pela pesquisa que o Instituto Perseu Abramo realizou na periferia paulistana, deu para entender porque João Doria também foi eleito por essa população. Como reflete o personagem Winston do livro 1984 “não sera das massas populares que vira a revolução. Não espero nada delas.” Portanto, no dia em que sair essa condenação de Lula por parte do lunatico Sergio Moro, se o que resta de esquerda não se mobilizar, Lula sera preso e sua imagem algemada fara a volta ao mundo. Eh isso o que eles sonham.

  17. Conheço um ex- assessor de Jobim

    É um dos mais virulentos e brutais antipetistas que conheço. Se possível fosse pediria não a prisão, mas a pena de morte para Lula.

    Parece que o ex-patrão discorda um pouco dele…

  18. Em outras palavras…

    O que ele relatou, com outras palavras, foi a existência da “propaganda nazista”, do lawfere, do jornalismo de guerra…

    E foi delicado com aqueles que absorveram tais informações sem critério…

    Estúpido, talvez esse fosse um dos adjetivos cabíveis, se ele pudesse dizer na cara do freguês!

    Mas ele é um gentleman, nunca diria isso…

  19. Não tenho uma opinião firme

    Não tenho uma opinião firme sobre o Jobim por não saber exatamente a sua posição política , mas me parece ser um cara sensato. e acho o seu texto perfeito no que se refere a esse esterismo louco para que se prenda o Lula. Conheço todos os tipos que odeiam o Lula citados por ele. Texto coerente e nedessário nesses tempos de escuridão.

  20. Afinal, quem é mesmo Min Jobim? Mais um traidor…

    Ministro Jobim confessou que contrabandeou SEM QUE TENHA HAVIA NEHUMA DISCUSSÃO EM PLENÁRIO  artigos para nossa Constituição. A quem beneficiava os artigos contrabandeados? Aos credores da nossa dívida pública que passariam a ter TOTAL PRIORIDADE  dos recuros públicos brasileiros sobre qualquer outra despeza ou rubrica  nacional !! É ou não um péssimo brasileiro, prá não dizer outra coisa….

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=5rDow2p1SRI%5D

    1. Quem é mesmo esse Jobim?

      Luíza,

      esse Jobim é aquele parlamentar do PMBD que no dia 27 de agosto de 1988, um sábado (provavelmente na calada da noite) inclui na Constituição da República matéria que não havia sido votada.

  21. Quando Lula será preso?

    quando serão presos?

    é o que se ouve nas vielas e nos becos, nas esquinas e nas encruzilhadas, nas senzalas e nos quilombos…

    alguns complementam: “Afinal, alguém tem que saber…”

    é certa a ocorrência do delito. estão descritos os fatos concretos. quando serão as acusações formalizadas e abertos os processos?

    todos se lembram, por isto completam: “Tá na cara que têm que ser presos”.

    Mas os que falam nas palestras, festas, bares, encontros casuais, jamais falam sobre estes fatos. Nenhum deles se importa com estes fatos. Quando muito, são meros pontos de partida para a hipocrisia e o cinismo.

    então, dizemos: “Essa gente é maluca; com eles, esse país não dá…”

    quando serão presos?

    Anatomia de uma fraude à Constituição

    http://www.auditoriacidada.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Artigo-Benayon.pdf

    não esqueceremos.

    Em Turim, no dia 3 de janeiro de 1889, Friedrich Nietzsche deixa a residência no número 6 da Via Carlo Alberto, talvez para dar um passeio, talvez para ir até o correio para recolher sua  correspondência. Não longe dele, ou realmente bastante longe dele, um cocheiro tem problemas com seu cavalo teimoso. Apesar de sua premência, o cavalo resolve empacar, o que faz com que o cocheiro – Giuseppe? Carlo? Ettore? – perca a paciência e comece a chicoteá-lo. Nietzsche avança  até a multidão e põe um fim ao brutal espetáculo do cocheiro, que está espumando de raiva. O forte e bigodudo Nietzsche repentinamente pula na carroça e abraça o pescoço do cavalo soluçando. Seu vizinho o leva para casa, onde ele fica deitado por dois dias, imóvel e silencioso, em um divã até que finalmente murmura suas últimas palavras: “Mutter, ich bin dumm.”(“Mãe, eu sou idiota.”) Ele vive ainda por 10 anos, meigo e demente, sob os cuidados de sua mãe e irmãs. Do cavalo… nada sabemos

    O CAVALO DE TURIM, 1’39’

    vídeo: ” The Turin Horse – Opening Scene

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=aoERWukgg_Q%5D

    .

  22. Tenho dificuldades em aceitar
    Tenho dificuldades em aceitar lições tardias.
    A velha e carcomida imprensa brasileira – em particular a família Marinho – vem demonizando Lula e o PT a mais de década, mas nos dois anos que antecederam o GOLPE o massacre mereceu sofisticada e criminosa estratégia de modo a “lavar” o cérebro de paneleiros e amarelinhos CBF.
    O silêncio dos Jobins só agora vem sendo quebrado. Depois que a honra e a vida das vítimas foram praticamente destruídas.
    Não consigo engolir o “antes tarde do que nunca”.
    Afinal, nessa empreitada criminosa levaram junto a democracia.

    1. Tenho dificuldades em aceitar lições tardias.

      Luciano Prado,

      eu não sinto a menor alegria em dizer isto, mas sou forçado a dizer:

      LULA a culpa é tua!

      PT a culpa é tua!

      Eles estiveram no poder durante 13 anos e não fizeram nada para acabar ou, pelo menos, reduzir o poder da Rede Globo.

      1. Comparsa do Balta.

        Mais um agente de inteligência burra, do mesmo nipe do Agente Balta. Que era agente secreto do Exército e estava devidamente identificado em redes sociais de namoro. Vai que é tua Cordeiro. Talvez alguns acreditem na sinceridade do seu manifesto!!

  23. Uma pergunta que deveria ser

    Uma pergunta que deveria ser feita, pelas razões e provas de crimes aos montes: quando Serra será preso? Quando Aécio será preso? 

  24. Todo golpista, de A a Z,

    Todo golpista, de A a Z, pergunta quando Lula será preso. É prá fazer fumaça e continuarem roubando verbas milionárias das merendas e outras coisas mais numa boa! Ou alguem aí acredita que o esquemão diminuiu com os maricas federais e bóde moro desfilando com sua muié na horta? Na verdade, como é sabido no mundo todo, todos os golpistas é que deveriam estar em cana, inclusive o jobim, pau mandado do chefinho testa de ferro fhc clinton… mas, estão blindados, por enquanto.

    1. Verdade.

      O problema, não obstante que seja um problema grave, não é o delírio raivoso dos que querem condenar inocentes a qualquer custo. O problema é que esse entendimento rasteiro tem dado suporte às mais audaciosas flexibilizações de hermenêuticas elaboradas por SUPOSTOS AGENTES PÚBLICOS DO ESTADO, de forma continuada e recorrente, com anuencia, quando não apoio entusiasmado, dos tribunais superiores e do STF. A propósito, a citação do POST, a convicção é pior do que a mentira, parece de encomenda para o Dallagnol, aquele que tem comunicação WiFi com o reino celestial. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador