28 de junho de 2026

Sobre a humildade de ser grande, por Matê da Luz

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

por Matê da Luz

Estou com estas palavras ecoando na cabeça há dias, mas só agora consegui sentar e escrever sobre elas. 

“Me desculpe, me desculpe, eu errei. Podemos começar de novo? Estou muito nervosa, emocionada.”

Foram ditas por Patti Smith durante a cerimônia do Nobel, onde representou Bob Dylan, premiado neste ano e que não pode comparecer por conta de compromissos já agendados. Vale assistir o vídeo:

 https://www.youtube.com/watch?v=DVXQaOhpfJU

Neste final de ano, além das comuns emoções à flor da pele, por aqui sempre relacionadas com ciclos e movimentos naturais, intensificados pelo ano que chega e pelo meu ciclo individual – aniversario em Dezembro, pra completar a catarse! – encontrar um ícone deste tamho, representando outro ícone daquele tamanho, errando, pedindo desculpas e solicitando um recomeço é de movimentar camadas e, então, profiro a mim mesma palavras idênticas, fazendo de Patti Smith uma metáfora praqueles que têm coragem de, frente a um evento importante, errando, ter a humildade de pedir desculpas e começar de novo. 

Quantas e quantas vezes forem permitidas. 

Mariana A. Nassif

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. João Maria Fernandes de Sousa

    13 de dezembro de 2016 10:32 am

    Quando se é grande de fato

    Como Dylan, Patti Smith, Bono Vox, Janis, Hendrix, Robert Plant… não se tem tempo e a empafia de achar-se um deus ou deusa.

    1. Ivan de Union

      13 de dezembro de 2016 1:51 pm

      Deusa em um palco?

      Deusa em um palco?  Bethania!

      E nem sabe que eh.

  2. José Bacelar

    13 de dezembro de 2016 10:42 am

    Passei minha adolescência e

    Passei minha adolescência e grande parte da fase adulta ouvindo quase todos os dias Patti Smith, a musa dos desesperados. Um voz poderosa em letras de protesto e de esperança. Vê-la envelhecer nos dá a real dimensão da nossa própria velhice.

  3. Ivan de Union

    13 de dezembro de 2016 12:36 pm

    Emocionante mesmo.  Smith eh

    Emocionante mesmo.  Smith eh um grande ser, sempre foi.  Que bom que Dylan a escolheu!

    (Esse salao eh lindo e chiquerrimo, ja estive la.)

  4. Ivan de Union

    13 de dezembro de 2016 12:50 pm

    Emocionante mesmo.  Smith eh

    Emocionante mesmo.  Smith eh um grande ser, sempre foi.  Que bom que Dylan a escolheu!

    (Esse salao eh lindo e chiquerrimo, ja estive la.)

Recomendados para você

Recomendados