O helicóptero em que viajava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi e sua comitiva, que retornava de uma viagem ao Azerbaijão Oriental, foi encontrado por equipes de resgate em uma região montanhosa. A aeronave caiu nesse domingo, dia 19, em região com forte neblina e difícil acesso.
Além do presidente do Irã, mais oito pessoas morreram nesse acidente. Entre eles o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian; o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
Ebrahim Raisi foi o 8º presidente do Irã e se colocava como um ‘paladino anticorrupção’ e defensor das classes desfavorecidas. Foi eleito em 2021 e era conhecido tanto na política quanto por sua atuação no sistema judiciário iraniano.
Era de família religiosa e começou sua carreira no Judiciário iraniano nos anos 1980, após a Revolução Islâmica de 1979, que instaurou a República Islâmica. Foi membro do ‘Comitê da Morte’, em 1988, responsável por execuções em massa de prisioneiros políticos, fato amplamente condenado por organizações de direitos humanos.
O governo de Raisi foi marcado por postura duram em relação a questões de segurança interna e um início de melhora na relação com os países vizinhos, enquanto a animosidade com os Estados Unidos permanecia.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Não estaria Usrael por trás dessas “condições climáticas”? O helicóptero foi fabricado nos EUA.