Obama assina lei para proteger Israel de sanções internacionais

Lei determina que empresários norte-americanos não cooperem com empresas que façam parte do movimento de boicote

Enviado por Assis Ribeiro

Do Opera Mundi

Obama assina lei antiboicote para proteger Israel de possíveis sanções internacionais
 
Legislação determina que empresários protejam Israel — e os territórios que controla — de prejuízos econômicos decorrentes de boicotes políticos.
 
O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou na última semana uma lei antiboicote para proteger Israel de possíveis sanções internacionais vindas de países que são contrários à presença militar dos israelenses em territórios palestinos, como a Cisjordânia. O mandatário, no entanto, não tomou nenhum medida para impedir as campanhas de boicote.
 
“Eu instruí minha administração a se opor fortemente aos boicotes, campanhas de desinvestimento e sanções direcionadas ao Estado de Israel. Enquanto eu for presidente nós continuaremos a fazer isso”, disse Obama em declaração divulgada na na quarta-feira (24/02).

 
Especificamente, a lei determina que empresários norte-americanos não cooperem com empresas que façam parte do movimento de boicote, desenvestimento e sanções — conhecido como BDS —, e denunciem essas companhias. Além disso, devem resistir a ações de outros países e proteger Israel de ser economicamente prejudicado por esse movimento.
 
A legislação se refere a todo o território israelense, inclusive áreas “sob controle israelense”.
 
Cerca de 180 dias depois de assinar a medida, a Casa Branca deverá apresentar ao Congresso um relatório com as atividades BDS globais, além de indicar a participação de empresas internacional em boicotes políticos a Israel.
 
Senadores democratas querem endurecimento da lei
 
Alguns senadores democratas expressaram, na sexta-feira (26/02), seu descontentamento com a nova lei assinada por Obama. Segundo eles, a escolha do presidente de não combater diretamente os boicotes a Israel é contrária ao “posicionamento típico” norte-americano.
 
De acordo com o senador de Nevada Harry Reid, do partido Democrata, existe uma cláusula na lei assinada “que desencoraja nossos parceiros econômicos de tomar medidas comerciais politicamente motivadas contra Israel” e que deve ser implementada pelo governo.
 
“É responsabilidade dos Estados Unidos de usar todas as ferramentas diplomáticas disponíveis para impedir nossos parceiros comerciais de impor [a Israel] tais medidas”, defendeu Reid. Para ele, as ações BDS são antissemitas.
 
O posicionamento do senador foi apoiado por alguns de seus colegas de partido e senadores de Nova York, Oregon, Maryland, Colorado e Connecticut.
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As ações BDS são

    As ações BDS são antissemitas? Alguém consegue entender isso? Parece-me que essas ações estão no campo do antissionismo. Muito estranho.

  2. Democracia?
    Mais uma vergonhosa postura a ser juntada a muitas outras que os governos americanos acumulam.

    Fico impressionado o poder de israel perante a classe politica e imprensa e empresas americas.

    Ainda querem que acreditamos que são uma democracia.

  3. Obama é tão contra o boicote

    Obama é tão contra o boicote que mandou boicotarem o boicote. Frente aos lobbys até o “pragmatismo” estado unidense se esvai.

  4. obama decepcionou até quem

    obama decepcionou até quem pouco esperava dele. Muitos americanos devem estar decepcionados com o “mais do mesmo” que foi sua administração  e talvez isto explique o apoio de muitos democratas a Sanders.

  5. coerência

    Sejamos coerentes: Mr.Netanyahu, “tear down this wall”. Mas falar em “coerência” a israelenses parece bastante ineficaz. Até porque, na origem, diversos são os povos semitas, e não somente israelenses. Enfim, a aprovação de uma lei como essa beira o ridículo, a exemplo das infantis histórias acerca do tal “antissemitismo” pelo mundo, e da hilariante voracidade que o ser humano possui pelo egoísmo e pela hipocrisia.

  6. E ……………….

    É por estas e outras, que Usrael, tem ccontra sí as críticas mais ferozes, e não é jum obama, com o rabo preso às corporações e llobyes judaicos que irá impedir que se alastre o movimento BDS.

    As ações genocidas praticadas por israel, que geraram até resoluções de condenação pela ONU, e até hoje não  cumpridas por israel, mostram o quanto àquele governo direitista/facista, é  repudiada pela maioria dos paises e da humanidade.

    Os que são a favor, são os próprios sionistas espalhados pelo mundo, os que devem favores politicos e financeiros a eles, e por últimos os covardes, que temem serem tachados de anticionistas, como é praxe aos que fazem criticas às politicas expansionistas daquele estado!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador