ONU convoca reunião após Coreia do Norte anunciar teste com bomba de hidrogênio

Da Agência Brasil

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) convocou uma reunião de emergência para hoje (6), depois de a Coreia do Norte ter anunciado a realização, bem-sucedida, de teste com bomba de hidrogênio. A reunião, a portas fechadas, entre os 15 países-membros foi convocada pelos Estados Unidos e o Japão, informou a porta-voz da missão norte-americana na ONU, Hagar Chemali.

Nessa quarta-feira, o governo norte-coreano informou ter feito, com sucesso, o seu primeiro teste de hidrogênio, dando um passo significativo no desenvolvimento do programa nuclear. “O primeiro teste com bomba de hidrogênio da República foi realizado com sucesso às 10h [hora local] do dia 6 de janeiro de 2016, baseado na determinação estratégica do Partido dos Trabalhadores”, anunciou a televisão estatal.

Vários centros de atividade sísmica detectaram hoje um abalo no país, levantando-se, de imediato, a possibilidade de ter sido causado por um teste nuclear.

 

“Com o sucesso total da nossa histórica bomba H, juntamo-nos ao grupo dos Estados nucleares avançados”, anunciou o governo, acrescentando que o teste foi feito com um dispositivo em miniatura.

O teste foi encomendado pessoalmente pelo líder norte-coreano Kim Jong-un e ocorre dois dias antes do seu aniversário.

No mês passado, durante uma inspeção militar, Jong-un sugeriu que o país já tinha desenvolvido uma bomba de hidrogênio, apesar de o anúncio ter sido acolhido com ceticismo por especialistas internacionais.

A bomba de hidrogênio, ou termonuclear, usa a fusão nuclear numa reação em cadeia que resulta em explosão poderosa.

“O último teste confirmou que os nossos recursos tecnológicos, recentemente desenvolvidos, são precisos e demonstram cientificamente o impacto da nossa bomba H miniaturizada”, disse o apresentador de televisão, que transmitiu a mensagem do governo.

A realização efetiva do teste ainda precisa ser confirmada pela comunidade internacional.

O regime norte-coreano afirmou que não é o primeiro a recorrer à bomba e indicou que continuará a desenvolver sua capacidade de ataque nuclear. “Enquanto persistir a política dos Estados Unidos contra a Coreia do Norte, não vamos parar de desenvolver o programa nuclear”.

O país já tinha feito três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013, o que lhe valeu sanções da ONU. Várias resoluções das Nações Unidas proíbem o governo norte-coreano de desenvolver atividades nucleares ou ligadas à tecnologia de mísseis balísticos.

Redação

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E mais possivel que seja um

    E mais possivel que seja um blefe.

    Porém tudo passa pelo papel da China né?

    E o unico estado com capacidade para influenciar e coagir a Coréia do Norte a ser minimamente responsavel.

    O poder nuclear norte coreano é um problema porque apesar da Coréia não dispor de SSN com misseis balisticos ( unica forma eficiente de dissuassão nuclear ) ela já esta na região que pretende eventualmente atacar ( ainda que sofra as consenquencias diretas do uso de uma arma nuclear ) mas desde quando aqueles animais do clã Kin pensam no povo certo? rs

     

      1. Áh, mas aí foi bomba do bem .

        Áh, mas aí foi bomba do bem . . . . até o Aécio aprovou, o Caiado, o Aluisyo também . . . . Tudo bem quando a bomba é do bem . . . .

  2. Embora para o “mal”

    Não tenho nenhuma simpatia pelo regime, mas, chama a atenção – embora para o “mal” – o que consegue evoluir um país quando é planejado e unido (embora à força) em torno aos seus objetivos.

    Por aqui, tudo bem, estamos fechando siderúrgicas e voltando às bananas, soja e meninos para Disney, como a nossa maior produção nacional. Nos 500 anos do Brasil tentamos, sem sucesso, fazer navegar poucos quilômetros (ainda com motor) uma Caravela que os portugueses tinham feito na época da descoberta do Brasil, e que atravessou o Atlântico.

    Em compensação falamos mal da Coreia e fazemos piadinhas de portugueses. Mas, somos livres e democráticos, segundo a receita global mandada pelos EUA. Que ótimo!

      1.  
        De fato Álvaro Noites

         

        De fato Álvaro Noites (ainda bem…né?). Mas, deixando-se as brincadiras à margem. Há de se reconhecer que em compensação ao fato do fhc não ter feito nada que se possa classificar como obra física. Mesmo inútil, como foi essa embarcação que alguns irresponsáveis queriam chamar de réplica da Nau Capitânia. Na verdade, a caríssima catraia construida à migué, não flutuava, a muito custo, se pode dizer que boiava. Embora, sempre adernando em busca das profundezas rasas da praia. Pois ninguém era maluco de levar aquela porqueira pro mar, ao largo.

        Mais vosmecê tá coberto de razão. Como dissera acima, devemos reconhecer que, a despeito do professor cardoso não ter pregado um prego numa barra de sabão massa sequer, o filho da puta, em compensação, repito, foi suficientemente capaz de levar o país três vezes às bordas da falência. Não fosse seus contatos estreitos, isso pra não dizer suspeitos, com os gringos de Washington donos do FMI, representados pela pessoa do sorrateiro e boa praça Bill, seu governo, lá dele, teria ido pro beleléu. Se é que exista algum buraco mais fundo, que aquele em que os calhordas do tucanistão enfiaram o Brasil.

        Orlando

  3. What fuck…North Korea has

    What fuck…North Korea has built and tested a H bomb and the smartest guys in  failed to predict an see it. Life it is not a movie! 

  4. Só podia…

    ….baseado na determinação estratégica do Partido dos Trabalhadores”, anunciou a televisão estatal.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Por que então a gente não retoma nossas experiencias nucleares?

  5. Potencia e veiculo de reentrada

      Pelas informações ainda esparsas, mas que afirmam que o abalo sismico atingiu, entre 4,8 e 5,1 ( fontes chinesas – mais próximas ao epicentro declaram de até 6,0 ), o artefato teria a potencia entre 6,0 a 7,9 kilotons, o que é pouca potencia para um artefato “termonuclear ou H “, que em média tem acima de 10,0 kilotons, até o “infinito”.

      O problema maior não é a potencia, é a evolução da tecnologia, e a possibilidade bem clara que o regime norte coreano, conseguiu reduzir em escala um “gatilho” ( Bomba A ), em dimensões possiveis para a confecção da parte mais dificil de uma arma nuclear utilizavel, a “ogiva” ou veiculo de reentrada, com no maximo 750 Kg, a capacidade de carga de um de seus misseis IRBM Taepodong 2/3.

       A analise dos dados de tempo, correntes de ar, temperatura, que já estão sendo realizadas por chineses, japoneses e americanos, poderão dar com exatidão, tanto a potencia, como se o artefato é A ou H.

    1. Vi em outras notícias que a

      Vi em outras notícias que a potência é da ordem de 20 Kton. Se assim o for pode ser uma bomba TN? E se eles conseguiram miniaturizar as armas TN a esse nível (o gatilho deve ser uma bomba de Pu, pois somente esta pode ser tão pequena) terão ogivas para os Taepodong.

      Pintam a Coréia do Norte como uma nação subdesenvolvida de mortos de fome, mas não é isso que se vê nos vídeos que escaparam da forte censura ocidental e que podem ser vistos em vários outros sites.

      1. 20 ktn

         O abalo seria muito mais forte, e o mais provavel é que tenham partido pelo caminho do uranio enriquecido, e é sim um País de muita fome, perseguição politica, praticamente um reinado familiar ( no momento com parentes ainda se matando ), e desviar todos os recursos de qualquer Nação, para um complexo militar, focar toda sua pesquisa em uma area especifica, quebra um País.

  6. Engraçado…

    Na história a Coreia sempre foi invadida ou atacada. Os japoneses taradizaram por lá durante 35 anos, até o fim da 2ª Guerra. A única vez em que a Coreia do Norte atacou alguém foi em 1950, quando invadiu sua vizinha do Sul. E só.

    Desde 1950 os EUA já invadiram, atacaram ou bombardearam metade do mundo.Israel descumpre há quase 70 anos a Resolução 181 da ONU. E o resto do mundo finge que não vê. E tem a Arábia Saudita, que conta com a cumplicidade dos EUA para o que bem entender.

    Mas o perigo pro mundo é a Coreia do Norte…

  7. Respeito, ou cinismo & hipocrisia?

    O mundo “civilizado” (EUA, Japão, Inglaterra, França e até a China) clamando para que a Coréia do Norte respeite as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    E Israel de boas, desrespeitando todas elas em relação a Palestina e o mundo “civilizado” fazendo cara de paisagem.

    Para a comédia ficar completa Israel/Bibi Nethaniahu deveria fazer um pronunciamento instando os norte coreanos a respeitarem as resoluções.

    Para que serve mesmo resoluções?

    Edivaldo Dias de Oliveira

     

  8. PCdoB, CUT, MST e UNE solidarizam-se com a Coreia Popular

    http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=209943&id_secao=9

    Mundo

    3 de Abril de 2013 – 11h04

    Brasil: Partidos e movimentos solidarizam-se com a Coreia Popular

    Movimentos, partidos e meios de comunicação progressistas e anti-imperialistas enviaram nesta terça-feira (2) uma declaração de solidariedade e apoio à embaixada da República Popular e Democrática da Coreia em Brasília. A escalada da tensão na Península Coreana, com a participação direta dos Estados Unidos, tem aumentado a pressão e a preocupação com um possível conflito internacional, apesar dos pedidos reiterados por diálogo enquanto a Coreia do Sul, apoiada pelos EUA, toma medidas belicistas.

    Neste contexto, movimentos e partidos brasileiros que lutam contra o imperialismo belicista e pela manutenção da paz e da soberania das nações enviaram a seguinte declaração à embaixada da Coreia Popular:

    Senhor Embaixador da República Popular e Democrática da Coreia;

    A campanha de uma guerra nuclear desenvolvida pelos Estados Unidos contra a República Democrática Popular da Coreia passou dos limites e chegou à perigosa fase de combate real.
    Apesar de repetidos avisos da RDP da Coréia, os Estados Unidos tem enviado para a Coréia do Sul os bombardeios nucleares estratégicos B-52 e, em seguida, outros meios sofisticados como aeronaves Stealth B-2, dentre outras armas.

    Os exercícios com esses bombardeios contra a RDP da Coréia são ações que servem para desafiar e provocar uma reação nunca antes vista e torna a situação intolerável.

    As atuais situações criadas na península coreana e as maquinações de guerra nuclear dos EUA e sua fantoche aliada Coréia do Sul além de seus parceiros que ameaçam a paz no mundo e da região, nos levam a afirmar:

    1. Nosso total, irrestrito e absoluto apoio e solidariedade à luta do povo coreano para defender a soberania e a dignidade nacional do país;

    2. Lutaremos para que o mundo se mobilize para que os Estados Unidos e Coréia do Sul devem cessar imediatamente os exercícios de guerra nuclear contra a RDP da Coréia;

    3. Incentivaremos a humanidade e os povos progressistas de todo o mundo e que se opõem a guerra, que se manifestem com o objetivo de manter a Paz contra a coerção e as arbitrariedades do terrorismo dos EUA.

    Conscientes de estarmos contribuindo e promovendo um ato de fé revolucionária pela paz mundial, as entidades abaixo manifestam esse apoio e solidariedade.

    Brasília, 02 de abril de 2013.

    PCdoB, PT, PSB, Cebrapaz, CUT, MST, MDD, UJS, UNE, Unegro, Unipop, CDRI, CDR/DF, MPS, CMP, CPB, Telesur, TV Comunitária de Brasília, Jornal Revolução Socialista.

    Posteriormente à publicação desta matéria, nesta segunda-feira (8), o PT emitiu outra nota dizendo que não assina a publicação mencionada acima. Segue abaixo a integra da nota petista:

    Coreia do Norte: PT desmente informação de que teria assinado manifesto de solidariedade
    Presidente nacional do PT, Rui Falcão, reafirma que o Partido não assinou nenhum documento sobre o assunto.

    O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, desmentiu nota divulgada na imprensa nesta segunda-feira (8), de que o partido teria assinado manifesto de solidariedade à Coreia do Norte, chamando a Coréia do Sul de “fantoche” e atribuindo o risco de um conflito armado ao “imperialismo belicista dos EUA’.

    A Secretaria de Relações Internacionais do PT, por sua vez, informa que não sabia da existência da nota, não foi consultada e, portanto, não assinou nenhum documento.

    (Assessoria da Presidência do PT) 
    Com informações do Cebrapaz – DF
    Atualizada às 16p3 do dia 08 de abril de 2013.

     

    1. Esse tipo de comentário é o

      Esse tipo de comentário é o equivalente a citar a solidariedade prestado pelo Brasil do FHC aos EUA quando dos ataques de 11 de Setembro de 2001 no dia que veio à tona o bombardeamento das instalações dos Médicos sem Fronteiras pelo EUA.

      Mero exercício de má-fé.

      1. Não aplaudi e nem critiquei, apenas apresentei o fato!
        Prezado Nassif, caro Álvaro Noites e leitores – Paz e Bem!

        Com meus cordiais cumprimentos, informo a existência de equívoco na consideração do comentarista Álvaro Noites, haja vista minha publicação não constituir-se em “comentário”, como alegado por Álvaro. Apenas publiquei, sem a adição de um caractere sequer de minha autoria. A postagem é simplesmente a transcrição de documento publicado por partido político brasileiro em sua página oficial, com citação destacada da data e endereço onde se encontra.

        Portanto, não aplaudi e nem tampouco critiquei, apenas apresentei o fato (documento no qual partidos e movimentos solidarizam-se com a Coreia Popular).

        Atenciosamente,

        Paulo Vendelino Kons
        Brusque/SC

  9. Sou contra todas as armas de

    Sou contra todas as armas de destruição em massa, mas é curioso os EUA e outros países que as possuem exigirem que outros não as tenham. I$rael tem armas nucleares e jamais foi incomodado pelos EUA ou pela ONU, é muita hipocrisia…

  10. Deve ser uma alegria enorme

    Deve ser uma alegria enorme para nossos progressistas ver a possibilidade da Coréia do norte jogar uma bomba atômica  nos EUA ou na Coréia do Sul.

    Pensa em quantos capitalistas opressores  morrerão.

    1. A alegria só deve ser menor

      A alegria só deve ser menor que a da reaçaida liberal quando lembram que os EUA tem umas 3000 ogivas e podem destruir Coreia Cuba e Irã…

      Imagina quantos comunistas comedores de criancinha morrerão.

      1. O bolsominion em questão

        O bolsominion em questão deseja mesmo é que ao menos uma das 3000 bombas seja reservada para o “Foro São Paulo”.

      2. Essa Aliança/Oneide…

        Acha que a Coreia do Norte vai jogar uma bomba nos EUA sem ter míssil balístico que chegue lá. Deve achar que é só espetar uma bomba na cabeça de um rojão e apontar pra Califórnia…

        1. Eles têm
          Em 2012, se não me engano, eles lançaram um satélite em órbita, após décadas de tentativas infrutíferas. Os componentes de um foguete orbital e um míssil balistico são essencialmente os mesmos.

          E mesmo sem capacidade de atingir o Estados Unidos continental, eles tem mísseis capazes de atingir o Japão, a Coreia do Sul ou o Havaí. Não sei dizer se esses mísseis são potentes o suficiente para transportar a ogiva que eles produziram, mas não ficaria surpreso.

          1. Grandes coisas…

            Japão, Coreia do Sul e EUA tem sistemas de defesa que são capazes de detectar e eliminar qualquer ameaça da Coreia do Norte.

            É mais fácil eu daqui de Brasília acertar uma pedrada com estilingue no Pão de Açúcar do que a Coreia do Norte conseguir atacar alguém com um míssil.

          2. Não é bem assim.

            Os serviços de burrice (nem vou usar a palavra inteligência) disseram a pouco tempo que a Coréia do Norte estava décadas de contruir uma bomba a hidrogênio, Também a pouco eles disseram que a Coréia do Norte só tinha  material radiotivo para contruir quaro artefatos nucleares, depois passaram para seis.

            Como a Coréia lançou já um satélite quer dizer que eles tem tecnologia para contruir mísseis intercontinentais e uma Bomba de Hidrogênio não precisa chegar perto do solo para criar pulsos eletromagnéticos (PEM) e bagunçar toda a economia norte-americana, isto pode ser feito numa altura próximo a 100km conforme a intensidade da explosão, são satélites, redes de comunicação e toda a eletrônica que não for devidamente blindada.

            Ou seja, se a Coréia do Norte joga uma bomba H sobre a Califórnia ou NY, os USA param, e lançadores de satélite não são tão fáceis de abater, principalmente a 100km de altura.

        2. Nossa Alan tudo isso é ironia

          Nossa Alan tudo isso é ironia ou burrice mesmo? 

          obs: essa galera dita progressista querendo inisitir em comparar a Coreia do Norte com qualquer outro pais é de uma alucinaçao a toda a prova, o que a falta de honestidade ideologica não faz heim?

      1. Ninguém
        Ninguém, graças a Deus.

        Bombas H (de hidrogênio) são artefatos de fusão nuclear. Os EUA lançaram duas bombas atômicas, que são várias ordens de magnitude menos poderosas do que uma bomba atômica. Para se ter uma ideia, a Bomba H utiliza uma bomba atômica como detonador.

        Pesquise também sobre bombas de cobalto (que o Putin outro dia anunciou que estava desenvolvendo) se você não quiser dormir a noite.

    2.  
      TENS TODA RAZÃO DO MUNDO

       

      TENS TODA RAZÃO DO MUNDO SENHOR LIBERAL EM SUA REACIONÁRIA, DIGO, EM SUA REAÇÃO PELO QUE ACREDITA NÃO PRESTAR.

      Tanto é assim, que os USA foi a primeira nação a usar duas bombas nucleares. Lançando-as na cabeça de populações civis* de duas cidades ilhas, Hiroshima e Nagasaki. Justo quando o belicoso e já exaurido Japão, cuidava da rendição. Na verdade, o senhor  Harry S. Truman foi também, um responsável direto por genocídio. Crime que o credenciaria a sentar-se no banco, junto aos demais réus em Nuremberg, no seu caso, lá dele. Com o agravante de ter cometido genocídio. Até caberia um: por motivo fútil, e sem permitir a menor possibilidade de defesa às centenas de milhares de vítimas.

      Orlando

      *Bombardeio de populações civis. Não que isso fosse novidade para Inglaterra, Alemanha. Muito menos, para seus confrades norte-americanos.

  11. Há uma realidade que ninguém contesta, mas ninguém fala.

    Quando terminou a segunda grande guerra as tropas Soviéticas entraram pelo norte e as Norte-Americanas pelo sul.

    Ao entrar pelo norte as tropas soviéticas encontraram um governo coreano instituído chefiado por Kim Il-Sung, este chefiava a guerrilha comunista que lutava contra a ocupação japonesa e eram considerados pelos japoneses os maiores inimigos da ocupação.

    Com este cacife político Kim tomou o pode na Coreia do Norte, sendo reconhecido o seu mando pela União Soviética.

    Por outro lado, na Coréia do Sul, Syngman Rhee, um exilado coreano nos Estados Unidos desde 1919, regressou a Coréia em 1945 com as tropas norte-americanas para organizar esquadrões da morte tendo como ápice os Massacres de Ligas Bodo em que aproximadamente 100.000 a 200.000 simpatizantes comunistas foram executados em 1950 e reconhecido este ato como Crime de Guerra. O massacre foi inclusive relatado em Washington pelo general Douglas MacArthur, mas a Casa Branca ignorou-o solenemente.

    O presidente “eleito” da Coréia do Sul foi reeleito em 1952, 1956 (com 55% dos votos), em 1960 (com 95% dos votos) produto de uma fraude reconhecido pelo parlamento Sul Coreano e tendo este “presidente eleito” além de massacrado 180 manifestantes não armados contra o governo.

    Se fala muito dos problemas da Coréia do Norte, mas não se fala nada dos da Coréia do Sul, que além de viver ainda sobre ocupação norte-americana, tem um histórico de mortes e perseguições políticas que o ocidente faz tudo para ignorar.

    1. 18/05/1980

         E seus mais de 1.000 mortos ( ninguem sabe na real quantos foram ), no Massacre de Gwangju, quando tropas do exército da ditadura coreana do sul, massacraram em sua maioria jovens universitários, que protestavam pacificamente contra as leis marciais promulgadas após o assassinato de Park Chung Hee, e pela liberdade de imprensa/reunião e democratização, quando foram atacados pelas tropas de General Chun Doo -hwan, que havia dado um Golpe de Estado, aprofundando mais o carater ditatorial do regime, em 12;/12/79.

          A ditadura sul – coreana, um pouco mais abrandada, duraria mais uns 6 anos.

  12.  
    Engraçadíssimo o cinismo

     

    Engraçadíssimo o cinismo hipócrita desses amantes da paz. Entretanto, nada soou tão surpreendentemente falso e hipócrita, que a reação mais fingida e indignada (?) tenha partido exatamente do governo do Estado terrorista mais nocivo que a ganância miserável do homem foi capaz de produzir até o presente momento.

    Incrível…os fdp, únicos até agora, a experimentar dois petardos nucleares sobre as cabeças de centenas de milhares de civis. Ou seja: de crianças, adolescentes, adultos e velhos. De ambos os sexos. Sem distinção, como se diz hoje? Ah! …De género.

    Orlando

  13. Ogivas e ALCMs

        Que a parte mais dificil, tanto em engenharia, tecnologia, materiais  e eletronica, para se possuir uma arma nuclear efetiva, estratégica ( ICBM e IRBM ), esta no ” veiculo de reentrada atmosférica “. Ao contrario das cargas explosivas comuns, as nucleares possuem “gatilhos de segurança” que só desarman, caso de ICBMs, SLBMs, IRBMs, após a reentrada, ao “choque dinamico da reentrada “.

         É facil ver isto, tanto a URSS/Russia e Estados Unidos, desde os anos ’70, venderam misseis Terra – Terra, para varios paises seus aliados ( as séries Frog/Scud/Toshka/Iskander russos, ou Honest John/Lance americanos ), que em suas versões originais – russas e americanas – eram equipados com ogivas “tatico -nuclares”, e com alcances de até 2.000 km ou mais ( IRBMs ), MAS para exportação a seus aliados, foram e são ainda fornecidos com ogivas convencionais – são modificados, tanto em carga util, quanto em alcance, que é limitado a protocolos internacionais (MTCR), como os atuais misseis chineses (CSS3 / CSS 5 ) fornecidos a Arabia Saudita.

          Estas classes de misseis, IRBMs de médio – porte, tipo Scud e suas variantes, CSS chineses e variantes, Jerichó israelense ( o I e II ), Agni e variantes, e os TaepoDong norte coreanos e similares iranianos, são grandes, volumosos, identificaveis no terreno, quando abastecidos emitem gases identificaveis por satélites, portanto são atualmente alvos faceis – os CSS e TaepoDong 2/3 são os maiores, são “silados”, fixos.

          O problema atual, são os ALCMs ( Air Launched Cruise Missiles ), os quais não necessitam de um “veiculo de reentrada atmosférica “, [e a classe de misseis de ataque iniciada pelos Tomahawks americanos, há mais de 30 anos, e pela tecnologia empregada nestes artefatos, que seguem o terreno, grande precisão, alta velocidade, acreditava-se que só as grandes potencias militares pudessem desenvolver, incluindo suas versões não nucleares.

           Mas tecnologia bélica depende de fatores não controlaveis, como politica de Estado, firme descisão em areas técnicas, tempo, até contrabando ( tanto de pessoas/técnicos, como de chips/placas modificadas – ” grey market ” ) e o principal : Dinheiro – Portanto :  Apresento a todos, o “Delilah/Popeye”, ” Brahmos – N ” e  ” Ra’ad “

           1. Dalila e Popeye : a “moça” é um ALCM israelense, que até pode ser lançado de helicopteros pesados (CH-53 ), o “marinheiro” é um SuLCM ( missil de cruzeiro lançado por submarino ) – ambos podem possuir carga util nuclear.

           2. Brahmos – N : É indiano, um missil de cruzeiro supersonico, construido pela India e Russia, de médio alcance, no “estado da arte “, com as primeiras versões navalizadas convencionais, mas com uma ” série N “, que tem capacidades nucleares ( 2 a 3 kt ), em versões terra – terra, ar – terra e possivelmente SuLCM.

           3. Ra’ad : É o que mais espantou o “mercado” , um ALCM desenvolvido pelo Paquistão, de 1.100 kg, alta velocidade , carga util nuclear de 10 kt , possivelmente pode “calçar ” até uma de 30 kt , portanto prova-se pelo Ra’ad, que o Paquistão, em menos de 20 anos, conseguiu desenvolver com recursos tecnológicos teoricamente próprios*( dinheiro veio de Ryad / Saudi Arabia ) um missil ALCM operacional e uma ogiva nuclear, poderosa mas leve.

           * as “estórias” – se são reais ou não, ninguem sabe, e quem sabe, não falará, sobre o desenvolvimento do Ra’ad, não a “carga/ogiva ” nuclear, mas sobre sua semelhança com o “Black Shahine” , o Scalp franco – britanico, financiado e adquirido pela Arabia Saudita.

           

           

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador