Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

Uma vida, uma história em troca do Brasil, por Fernando Horta

Foto Ricardo Stuckert

Uma vida, uma história em troca do Brasil

por Fernando Horta

O Tempo é esguio. O ser humano, sendo finito, contempla apenas uma pequena parcela dele. Mesmo com todas as ferramentas científicas que temos, “não enxergamos quando dobra a esquina”. A História brasileira está cheia de episódios em que os atores parecem irracionais no momento presente, mas jogam para um Futuro possível suas ações políticas.

Lula se dá em sacrifício para levar junto uma boa parcela do judiciário corrupto e inepto e esgarçar ainda mais as antigas oligarquias que controlam o Estado brasileiro. Talvez seja o derradeiro movimento de alguém que se tornou tão grande na História que sua morte levará junto uma boa parcela da velhacaria que infesta nosso país.

O poder, a autoridade, a legitimidade são todas noções que podem parecer perenes e sustentáveis, mas são, em realidade, sutilmente engendradas. Aqueles que se fiam na percepção do poder duro acabam perdendo-se quando percebem que poder é sempre uma relação, e, como tal, é líquida. A escolha do PT em manter Luiz Inácio como candidato e não questionar as fundações das nossas carcomidas instituições com um movimento de massas organizada é o sacrifício final do personagem Lula. É brilhante, é triste e é perigoso.

Lula poderia facilmente obter asilo em qualquer embaixada ou em qualquer país, e terminar sua vida sem sofrimentos físicos. Lula poderia já, há muito, ter provocado um grande caos social evocando as massas a um confronto nas ruas. Lula também já poderia ter indicado um sucessor e passar a fazer campanha com ele (preso ou não) colocando-o no segundo turno, com fundadas chances de vencer a eleição. Por quê Lula não faz nada disto?

A resposta beira os enredos de tragédias gregas. E é impressionante.

O conluio mídia-legislativo e judiciário, financiados pelos interesses do capital doméstico e internacional já prenderam Lula, já o venceram em suas instituições e, em pouco tempo, vão submetê-lo à violência do cárcere. A questão é que Lula morre, mas leva consigo TODA a legitimidade do judiciário, do legislativo e sabe-se mais o quê.

Se compararmos com outro personagem também gigante da nossa história, o argumento fica mais fácil de se compreender. Getúlio Vargas foi atacado pela mídia da época por cerca de três anos e meio (de 1950 a agosto de 1954). Criaram mentiras, os jornais o afrontavam, era achincalhado, mas continuava presidente. Após isto, quando ele se mata, o povo que percebia tudo atacou e destruiu as sedes dos partidos opositores e dos Diários Associados (o conglomerado que detinha o monopólio virtual da mídia escrita na época). Foram quase cinco dias de fúria. Carlos Lacerda, o principal jornalista que martirizava Getúlio precisou se exilar para evitar ser morto na rua. A violência institucional não se esvai como pensam aqueles que a usam, nem arrefece facilmente. Ela permanece no tecido social, atingindo justamente aqueles que menos tem.

Agora imaginem perseguir um líder por mais de 30 anos. Um líder que matou a fome do povo e levou água a quem não tinha. Forjarem mentiras, criarem uma condenação sem provas denunciada pelo mundo todo. Operarem um vexame nacional como foram os 3 de Porto Alegre. Imaginem isto depois de terem praticamente matado sua esposa e companheira de lutas, de terem fomentado um movimento de criminalização das classes mais baixas, chamando-os de “vagabundos” e “aproveitadores”. De “ignorantes”, “incapazes” e que merecem passar toda sorte de desgraças. Imaginem o quanto de violência estão infundindo no tecido social. Então prendam o líder. Filmem. Coloquem na televisão, achincalhem. Insuflem mais ainda a violência institucional já percebida como injusta, como grosseiramente engendrada, insustentável aos olhos de quase todos. E isto tudo em meio a um governo de corruptos que vota dia sim dia não leis contra os mais necessitados. Toda esta desordem em meio a uma crise econômica e diminuição da cobertura de saúde, educação e mesmo segurança. Adicione a isto líderes dos três poderes fracos, corruptos ou sem qualificação como Carmem Lúcia, Temer, Maia e Eunício Oliveira …

Lula não vai fugir. Não vai apontar nenhum sucessor.

Lula vai aumentar o custo social e político de cada ação destas instituições esfarrapadas. Pois cada uma das agressões erode ainda mais a legitimidade deste país de senhores de escravos, capitães do mato e juízes fidalgos. Lula vai implodir um sistema corrupto e vil ao custo da própria vida. Como Getúlio, ele entrará para a História, mas a bala não será contra o seu peito. A troca da vida política de Lula pela legitimidade dos seus algozes é aceita pelo presidente de bom grado. Cada foto das arbitrariedades contra Lula é jogada no tempo e será pesada amanhã. Cada decisão ou discurso de Carmem Lúcia, Moro ou Gebran são como pregos nos seus próprios caixões. Cada decisão esdrúxula coloca em evidência que nunca fomos melhores porque temos velhacos como autoridades. Mentecaptos liderando o Estado e elites burras o suficiente para não verem que isto as colocará em situação de perigo, sem qualquer ganho efetivo.

Lula caminha ao sacrifício. Querem engoli-lo e vão. O custo disto, entretanto, aumenta a cada discurso de autoridade ilegítima, a cada defesa corporativa de ignorantes que não são capazes de ver com exatidão o poder como relação. O custo já é quase impagável, as pesquisas eleitorais demonstram, as passeatas e manifestações mostram. Pelo país estouram manifestações espontâneas, na biometria na Bahia, em pleno horário nobre na Globo, no Congresso Nacional …

E Lula continua caminhando … a cada passo o custo maior de lhe atirarem pelas costas. A cada abraço do velho líder ele se torna maior. A cada olhar, cada foto, cada sonho … é impressionante a capacidade de Lula de continuar crescendo. E ele sabe que caminha em direção a um desfecho apoteótico. Ou terão que libertá-lo e reconduzir a democracia brasileira ao seu lugar, e assim tentarem se salvar, ou continuarão a infundir violência no tecido social de forma que o ocaso de Lula – seja na vida ou numa cela – provocará a ruptura do fio de legitimidade que têm as togas ou os que habitam gabinetes em Brasília.

É brilhante. É triste. Mas eu diria que não haveria uma melhor forma de Lula entrar para a História. Não há como segurar o Futuro. Podem prender Luiz Inácio. Lula, contudo, se dá em sacrifício por um país melhor. E não há nada que eles possam fazer. Nada além de contemplarem a própria pequenez e conviverem com isto pelo lapso de tempo que a História lhes der. No fundo, apenas um de nós ganhou já a eternidade. 

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá no vento
    Antes que o coloquem numa masmorra, Luís Inácio, vá para a liberdade, Lula já é semente brotada no coração do Brasil.
    Grito junto o grito da galera:
    Ei, juiz, VTNC!

  2. Prezado Fernando
    Sempre leio

    Prezado Fernando

    Sempre leio seus posts, os considero muito bons

    Neste, tenho a audácia de fazer uma ressalva: não temos “elites burras”. Elite, bem ou mal, tem um projeto de país, uma visão de Estado e de Povo

    Nós temos uma classe dominante apátrida, que quer apenas afanar o que for possível e se mandar para os “isteites”. Inclusive esse excremeto, esse esterco que infesta o judiciário brasileiro

  3. Copie e jogue na rede

    Luta pela anistia a Lula

    Se Lula for preso, já estou avisando que meu voto será no candidato de Lula,  e que este candidato coloque como proposta de campanha anistiá-lo e retirá-lo das masmorras da Guatánamo do Moro após guilhotinado por condenação política….e também votarei no candidato a deputado e senador que me garanta isso.

    https://www.youtube.com/watch?v=pfCf2Ue5GrI

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=pfCf2Ue5GrI%5D

    1. “O sorriso do barbudinho, faz o Brasil melhorar”*

      José Carlos, ficou muito bom essa video com a musica feita para Getulio que cai como luva para este momento.

      *Essa frase é de alguém la do video.

    2. Então prepare-se, Spin

      Prepare-se para votar no Ciro, que écom quem o PT irá se aliar, fornecendo, talvez, o vice. Para quem nunca jogou pedras no Ciro, como eu, e que enxergou desde 2014 que o nome para 2018 era o dele, nenhum problema; já para aqueles que jogaram pedras, primeiro cumprirão silêncio obsequioso, depois votarão nele, envergonhados mas votarão. 

      Quanto ao presente artigo, um breve comentário. Há dois tipos de petismo, o desvairado e o pé no chão. O artigo acima enquadra-se no primeiro caso. No segundo caso, o pé no chão, enquadra-se o do prof. Rudá Guedes Ricci, que vai abaixo, e que serve de contraponto ao desvario inútil acima: 

      Rudá Guedes Ricci 14 h ·    Pode dar qualquer coisa em outubro

      1) A decisão do TRF4 foi surpreendente porque unânime, uníssona. Não há como alterar a decisão porque, sem qualquer contradição entre os votos dos juízes, o embargo de declaração só pode alterar erros secundários, mas não o mérito da decisão (caso dos embargos infringentes, quando a decisão não é unânime ou a dosimetria não é a mesma definida entre os juízes). Os advogados de Lula tentaram habeas corpus preventivo. Levaram uma traulitada. Então, está mais que certo que estamos diante de um acordo político em relação ao futuro de Lula. Uma unidade política que é marcada pela pressa;

      2) A reação da direção nacional do PT foi pífia, revelando mais uma vez que este partido mergulhou num inferno astral em termos de capacidade de formulação e direção política. Há relatos – como o de Aldo Fornazieri – que evidenciam como a militância petista se ressente de orientação e comando político. Alguns discursos de dirigentes chegaram a ameaçar adotar a desobediência civil. Em seguida, e como sempre, recuaram e ficaram amuados. Não há estratégia ou plano político para enfrentar esta situação. Para dar um exemplo de como esta direção é incapaz para enfrentar o momento atual à luz de nossa própria experiência, basta compararmos com a greve metalúrgica de 1980, quando Lula foi preso. Naquele momento, uma segunda direção (na verdade, havia até mesmo uma terceira) sindical e da greve já havia sido preparada e os metalúrgicos não recuaram. Um fundo de greve potente abasteceria os grevistas por muito tempo. Os dirigentes do movimento haviam construído apoios com artistas, intelectuais, religiosos e jornalistas. Lula saiu da prisão como dirigente nacional; 

      3) O PT vive um risco alto de, sem Lula, mergulhar numa letargia política sem alma. Não construiu alternativas, desmontou as lideranças nacionais que poderiam substituir Lula e centrou todos seus esforços nas eleições. Não há uma orientação política para a militância, orientação para organização de base, algo que acumule politicamente na sociedade ou nos segmentos sociais que podem dar sustentação ao partido. O retrato de uma cúpula débil com um exército em frangalhos; 

      4) A executiva nacional do PT deliberou uma resolução sobre a formação de uma aliança com as forças de esquerda, nomeando quais seriam as agremiações. Apenas Ciro Gomes parece ter se apresentado e, embora sem nenhuma informação oficial, parece ter se reunido com Lula para discutir a possibilidade de formação de uma chapa com o PT para disputar a Presidência da República. As outras forças políticas mantém suas candidaturas e não houve informação alguma sobre tratativas em curso para formação de tal aliança. Sem notícias concretas, a resolução da Executiva Nacional do PT parece, ao menos é a impressão, ter sido desmoralizada. O partido vive, então, uma crise de direção considerável, mas a desorganização e fragmentação da militância acaba por não gerar reação contra erros sucessivos do comando do partido. Ao contrário, há uma nítida alimentação de um sentimento de revolta e frustração por parte da base partidária em relação aos desmandos do judiciário, dos partidos que derrubaram Dilma Rousseff, da grande imprensa, sem que tal sentimento gere uma ação política responsável e decidida que procure alterar este quadro. O PT, o maior partido de esquerda que governou este país por mais de uma década, se revela frágil e embalado numa descarga de energia contra tudo e todos, numa espécie de luta contra moinhos imaginários. Uma direção partidária não pode alimentar tal desorganização emocional absolutamente improdutiva por muito tempo; 

      5) Ocorre que da vitória de Lula até hoje, todas eleições nacionais foram marcadas pela polarização entre PT e PSDB. Hoje, os dois partidos parecem gravemente feridos, o que torna a eleição deste ano dramática. Em outras palavras, as dificuldades do PT poderiam ensejar a hipótese que esta situação daria fortuna ao PSDB, seu adversário eleitoral histórico. Contudo, o PSDB parece ser o partido mais afetado pelo impacto social negativo do radicalismo ultraliberal do governo Temer. Surpreendentemente, parte significativa do eleitorado identifica a agenda de destruição dos direitos sociais como responsabilidade dos tucanos. Este seria o motivo para a situação constrangedora em que se encontram os possíveis presidenciáveis do PSDB em várias pesquisas de opinião, incluindo a mais recente do Datafolha, que indica Alckmin como o tucano com melhor posicionamento, mas atrás de Bolsonaro e Marina, e em empate técnico com Ciro Gomes, num segundo pelotão de candidaturas, num cenário sem a presença de Lula. Apenas Alckmin, vale registrar, tem uma poderosa máquina pública em suas mãos, dentre os candidatos que acabo de citar. Pior: sem Lula, Bolsonaro estaciona entre 16% e 18% das intenções de voto (dentro da margem de erro de 2%) revelando que teremos uma eleição entre nanicos;

      6) Tal situação parece indicar uma profunda crise de legitimidade de partidos e lideranças políticas em nosso país, ainda mais evidente com o aumento dos percentuais de não-voto (brancos, nulos e abstenções) indicado na última pesquisa Datafolha;

      7) Um cenário tão instável e degradado sugere que é possível ocorrer qualquer resultado em outubro, até mesmo, a vitória de um outsider, um populista, mas também, um candidato com mais estrutura eleitoral ou currículo. Tudo está em aberto. Não há mais certezas, já que rebaixamos significativamente o perfil dos candidatos nesta eleição. Vivemos um hiato de representação em que a maioria da população não se vê espelhada em ninguém e os candidatos a nos representar nacionalmente não conseguem formular nem mesmo um diagnóstico que tenha alguma semelhança com o que é sentido no cotidiano do brasileiro médio; 

      8) Assim, a vitória de Pirro do vencedor da corrida de cavalos paraguaios desta eleição nacional jogará o país num limbo político a partir de 2019. Qualquer que seja o eleito, a não ser que receba uma lufada de sorte que a nossa memória não registra mais, a probabilidade de instabilidade política parece alta. A aventura da disputa de 2014, em que as biografias foram o eixo do embate eleitoral (e não os programas), transformou a competição entre partidos numa guerra entre inimigos. Ocorre que para o jogo democrático acontecer é preciso que o jogo seja preservado. Entretanto, de 2014 para cá não há jogo, mas destruição. Assim, o tabuleiro não existe mais ou está em tal estado deplorável que os jogadores não sabem ao certo qual movimento determinar. O impeachment deu cores de tragédia à conjuntura política nacional, em que os poderes da República passaram a se recusar ouvir os anseios da população. Chegamos nesta quadra da vida nacional em que tudo o que parecia sólido no reino da política se desmanchou no ar. Tudo parece sem base, fluido, irreconhecível, incerto. 

      Para concluir: depois de tanto tentar, o Brasil conseguiu criar sua versão do 18 Brumário.

  4. O sacrificio de Lula

    Também tenho essa visão de que Lula esta sendo sacrificado e de que essa perseguição absolutamente perversa assinalara sua sentença de morte. Se dona Marisa tivesse vivido um ano a mais, teria ela suportado tudo isso ? Lula tem suportado, mas para uma pessoa que ja teve um câncer tudo isso vai somando e vai cansando seu corpo e sua cabeça. Não acho que ele queira ser um martir, mas o poder que nos domina, nem Maquiavel parece ter lido. Ou compreendido. Ou não interessa mesmo, quer mesmo ver a destruição total de um lider que tem marcado a Historia da América Latina e do Brasil em particular.

    Da elite do atraso não espero nada de bom, mas minha indignação é com a classe média brasileira que se mostra rancorosa, mesquinha, avida, indigente tanto politca, historica quanto culturalmente. Essa sim ainda vai ter que provar do proprio sangue para quem sabe um dia entender qual seu papel nesta patria que não é uma mão gentil.

    1. o….

      O mesmo papo furado usado para salvar outros bandidos como José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha….Lugar de bandido é na cadeia. E exigir de volta tudo aquilo que foi roubado. Não fazer esta farsa onde devolvem parte do espólio. Diferentemente do processo contra Paulo Maluf, onde magicamente só existe um incriminado e condenado. Nos processos onde aparecem figuras tão nefastas, que venderam e vendem, a fantasia de um Salvador da Pátria a seus Fanáticos Seguidores foi levantada e incriminada toda a quadrilha. O único senão, até agora, é não termos enjaulados a quadrilha do Tucanistão e seus Criminosos AntiCapitalistas que estão bilionários. Com cidadania, refúgio e esconderijo na Europa . Não à toa, em outra matéria ontem neste veículo, se falava na figura de Lavouras. Que juntamente com Barata Ribeiro, mantinham o monopólio criminoso do Transporte Público no RJ, nos últimos 26 anos. Quanto tempo tem PSDB e PT no comando deste país? Coincidência? Este é o país da coincidência. Os feudos e monopólios criminosos mantidos dentro e pelo Estado Brasileiro, mantendo absurda miséria e atraso como nenhum outro país deste planeta. Podem usar da CENSURA que quiserem. Só mostrará ainda mais o país que foi criado. Que Lula pague sua pena e puxe a filça. Que ainda falta muito Progressistas AntiCapitalista Canalha e Corrupto por ir para a cadeia. E começarmos a ter um ESTADO. Não é possível produzir um Poder Público sem mecanismos de controles diretos e eficientes da Sociedade Civil, como mostraram esta farsa redemocrática dos últimos 40 anos. Não à toa somos o País do Voto Obrigatório, da Urna Eletrônica da Biometria comandados por uma ConstituiçãoCaricaturaEscárnioCidadã.      

      1. Nacionalismo Conservador, Direita Nacionalista, Contra-Hegemonia

        O nacionalismo conservador perdeu seu chão, na mesma proporção em que o eixo hegemônico que o amparava, inclusive na contenção das esquerdas nacionais (radicalmente nacionalistas), perdeu o respeito por qualquer soberania que não se lhe oponha. Não há filosofia, corrente política ou tendência, muito menos pensamento geopolítico e estratégico disponíveis para um nacionalismo contra-hegemônico da direita que agora experimenta orfandade, no Brasil ou em qualquer país da América Latina. A Eurásia tem o polêmico professor Aleksandr Dugin, com a Quarta Teoria. Qual seria o pensador do conservadorismo contra-hegemônico brasileiro a inspirar eventuais lideranças? O campo conservador de outrora enfrenta um quadro de ocaso. A riqueza dos exemplos geracionais do campo progressista é um dos sinais mais eloquentes disso. Na esquina da história, paradoxalmente, a sobrevida de um conservadorismo nacionalista depende agora e cada vez mais da tenacidade progressista em todos os países.

  5. Um retrato lacônico para os

    Um retrato lacônico para os próximos 100 anos de Brasil. 

    É reconfortante saber que ainda existem pessoas que sabem se expressar com essa propriedade.

  6. Lula já não é PT
    Tenho que concordar com o Horta. Dilma já tinha dado o toque. Ela poderia espernear, chamado um estado de emergência, colocado a abin e os militares da defesa da constituição , até renunciado mas ela manteve se republicana até o fim. Ok, ela foi “inocente” em acreditar nas instituições. Eu mesmo preguejei mas o fato consumado é que o golpe efetivou o estado de exceção é o rei tirou a roupa. Agora o rei está nu! Com Dilma foi rasgada a constituição. Com temer acabou a vergonha na cara. Agora com Lula está indo pro ralo a democracia. Mas Lula já é maior que o PT ou política. Já é um fenômeno social e aé contra a sociedade que os golpistas estão jogando. A opção para eles é a barbárie. A semente foi plantada e 1979 e após quase 40 anos a árvore está forte e seus frutos prontos. A colheita será sangrenta.

  7. Ao ler o texto lembrei-me do
    Ao ler o texto lembrei-me do mito grego do Rei Crodo.
    “Durante seu reinado os jônios foram expulsos da Acaia (1085 a.C.) e se refugiaram em Atenas. Ele reinou durante as invasões dóricas, e sacrificou-se para salvar Atenas: o Oráculo de Delfos havia previsto que os heráclidas conquistariam Atenas se seu rei não fosse morto, então ele se disfarçou, provocou os invasores e foi morto por eles.” https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Codro

  8. ‘Com Lula Até o Fim’, Que Eles Não Ouçam os Lúcidos

    Penso exatamente do mesmo modo e espero que a obtusidade da classe dominante permaneça, pois desejo-os derrotados em definitivo e para tanto terão que ‘ir com Lula até o fim’, conforme bem arrazoado nesse excelente texto. 

    Espero que não ouçam os poucos lúcidos e equilibrados que possuem e começam a cutucar-lhes que essa Lula já venceu e ser suícidio, risco imenso de extinção e vitória completa de ‘Lula’, persistir, pois desistindo e negociando agora, enquanto há aparentes vantagens impedindo de ver-se fácilmente o tamanho da tragédia que aproxima-se, Lula vence o que já venceu e não os derrota em definitivo, se interrompida a marcha insana, onde Lula em sacrifício leva-os rumo ao brejo.

    Via o negociado, mais que perfeitamente possível nesse momento, permanecem vivos, respirando. Depois do recuo, óbviamente, as batalhas serão ainda mais difíceis, mas a Casa Grande continua em pé com a classe dominante e a condescendência da esquerda no Brasil, frente ao inimigo, sabemos ser suicídamente infinita e pródiga em conceder tempo para respirar.  

  9. Ao ler esse texto lembrei-me

    Ao ler esse texto lembrei-me do mito grego do Rei Crodo. 

    “Durante seu reinado os jônios foram expulsos da Acaia (1085 a.C.) e se refugiaram em Atenas. Ele reinou durante as invasões dóricas, e sacrificou-se para salvar Atenas: o Oráculo de Delfos havia previsto que os heráclidas conquistariam Atenas se seu rei não fosse morto, então ele se disfarçou, provocou os invasores e foi morto por eles.” https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Codro

  10. O novo vulto sobre a América Latina

    Lula escolheu seu destino. Ele sabe de todas as condições. Todas. Ele escolheu. Foi ele quem disse: Se preso viro herói, se morto, mártir e solto, presidente. Foi ele. E acredite, ele não será herói. Não. Será Mártir. Sim. E seu vulto será gigantesco, maior que Getúlio. A ONU, em breve condenará o judiciário por Lawfare. O país será definitivamente jogado no fosso. Mas o mal-carácter das elites não tem fundo. Porém, nada, nenhum governante imposto por eleição ou não, trará qualquer alívio, muito pelo contrário. Todos , mas todos os golpistas em breve, irão se deteriorar, como já estão, mediante a situação calamitosa e inapelável do pais. Mas o vulto de Lula inspirará e organizará a luta. Não só no Brasil, mas em toda América latina, a medida que o os EUA também entrará em vertiginosa decadência. Sim. será doloroso. Bem doloroso, mas não lamentemos, porque a vitória será certa. Mas ainda será construída. E não será assim tão breve. Mas nem tão longa que não veremos. Veremos e comemoraremos. #SocialismoOuBarbárie.

  11. O novo vulto sobre a América Latina

    Lula escolheu seu destino. Ele sabe de todas as condições. Todas. Ele escolheu. Foi ele quem disse: Se preso viro herói, se morto, mártir e solto, presidente. Foi ele. E acredite, ele não será herói. Não. Será Mártir. Sim. E seu vulto será gigantesco, maior que Getúlio. A ONU, em breve condenará o judiciário por Lawfare. O país será definitivamente jogado no fosso. Mas o mal-carácter das elites não tem fundo. Porém, nada, nenhum governante imposto por eleição ou não, trará qualquer alívio, muito pelo contrário. Todos , mas todos os golpistas em breve, irão se deteriorar, como já estão, mediante a situação calamitosa e inapelável do pais. Mas o vulto de Lula inspirará e organizará a luta. Não só no Brasil, mas em toda América latina, a medida que o os EUA também entrará em vertiginosa decadência. Sim. será doloroso. Bem doloroso, mas não lamentemos, porque a vitória será certa. Mas ainda será construída. E não será assim tão breve. Mas nem tão longa que não veremos. Veremos e comemoraremos. #SocialismoOuBarbárie.

  12. …Então eu ia dizer pro Lula…

    …Então eu ia dizer pro Lula…

     Se eu pudesse…

    Ia dizer assim mesmo…

    Tipo chapinha, camaradinha…

    Parceria de boteco:

    – ô Lula segue tua intuição mesmo.

    Segue candidato cara! Mas não dá ouvidos pra táticas…

    Essas coisas da eleição… Viabilidade eleitoral… Se vai sê preso… Se não vai…. Foto na cédula… Justiça e outras bobagens…

    Cenários… Conjunturas… Asilo Político…. Governo Paralelo…

    Na real toda e qualquer travessia passa obrigatoriamente por você…

    Nem  é questão querer ou não….

    Nem vai precisar mais da foto na maquininha…

    Já vai em nós…

    Misturou de tal forma que virou sonho…

    Mas aí mais que sonho…

    Ideia…

    Mas aí mais que ideia

    Projeto…

    E aí realização…

    Orgulho…

    E aí misturou mais ainda e virou sentimento…

    E isto é lindo e raro – dizem os caras que estudam a história- ver essa misturança acontecendo frente nossos olhos em tempo real…

    Eu só sabia dessas coisas por livros e por ouvir contar…

    Agora estamos presenciando…

    A história de um metalúrgico arretado de persistente e inquieto misturada com a gente tudo…

    Vê só…

    Engraçado é que em tempo de eleição politico abraça, beija e tudo…

    Você não… Você é abraçado…

    Sabe de uma coisa então…

    Daí lembrei a travessia ” Liso do Sussuarão”….

    Jornada pra lá de épica…

    Improvável mesmo…

    Daí  que percebi que não foram os passos dados…

    Os tombos… As quedas… Os julgamentos…  As mortes…

    Daí foi que era o que ia dentro do coração de cada um… 

    Uma coisa estranha um sentimento de inevitável…

    Olho e coração fixo no escrutínio do deserto…

    Seus ardis…

    Olho Jaguatirica… Cascavel…

    Então, Lula…

    Segue deixando o povo te abraçar…

    Segue sentindo o calor das mãos…

    Braços e juntas magras… Calejadas…

    O calor frio de nossas dores de povo…

    Assim de cada vez que os pequeninhos lá nos cafundós dos confins

    das cidades, ruas e catingas se  amontoarem em volta do cordel-joia

    que  guardamos carinhosamente aconchegado em nosso coração e memória…

    A história recomeçará:

    “Era uma vez um homenzinho pobre e atrevido…

    Que tal forma se misturou com o seu lugar e sua gente que…”

    … que … que…

    … é o que todos nós deveríamos fazer… 

  13. Lula e seu manto protetor

    Lindo texto! 
    Se me permitem, quero compartilhar um vídeo com as fotos da caravana do Lula pelo Brasil com as fotos que mostram o carinho que o povo tem por nosso eterno presidente que vi no youtube, acho que combina com esse texto. O título do vídeo remete à ideia de que o povo é um manto protetor e salvador de Lula, que é, por sua vez, a representação de um protetor e salvador do povo.

    https://www.youtube.com/watch?v=I1shKgxcl_U

  14. SITE INCRÍVEL PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

    Eu estava chateado porque eu não conseguia fazer meus trabalhos acadêmicos com qualidade e eu sempre ganhava notas baixas, ate que eu conhecí o Studybuy. Um site incrível com profissionais capacitados para te ajudar com seus estudos, e o melhor, tudo online. confira galera e parem de sofrer com seus trabalhos porque a Studybay te dá uma força.

    http://www.studybay.com 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador