O Valor reconhece que ganhos reais do salário mínimo

Desde 2003, salário mínimo cresce acima da inflação e beneficia diretamente 5 dezenas de milhões e a totalidade dos brasileiros, aquecendo a economia e gerando mais empregos e renda
 
 
 
Mínimo puxa aumento real de 3,65% dos salários

SÃO PAULO – O aumento real de 7,5% do salário mínimo em janeiro indexou informalmente o reajuste negociado nas convenções coletivas de trabalho de categorias com data-base no início do ano. O aumento médio real negociado em janeiro foi de 3,65% – o dobro do registrado em dezembro, de 1,82%, segundo levantamento realizado pelo Valor em cem acordos registrados no Ministério do Trabalho.

O aumento real foi puxado pela negociação de categorias menos qualificadas e cujos pisos salariais estão muito próximos do salário mínimo e, por isso, precisam ser reajustados por taxas semelhantes. Além disso, predominaram, entres os reajustes mais expressivos, aqueles concedidos nas regiões Nordeste e Norte do país.

Entre as cem convenções coletivas analisadas, 20% apresentaram reajuste salarial de pelo menos 14% – o mínimo aumentou 14,13% em termos nominais em janeiro, chegando a R$ 622…

 
 
Leia MAIS
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador