Carmen Lucia ou os deuses são cruéis

Gustavo de Almeida Ribeiro é o Defensor Público Geral Federal, que representa a Defensoria nas sessões do Supremo Tribunal Federal.

No dia 27 de fevereiro passado, entrou com um habeas corpus para libertar um réu, preso por crime ambiental. Ele foi flagrado pescando no chamado período de defeso (aquela em que os peixes procriam e a pesca é proibida). Nenhum peixe havia sido pescado.

A Ministra Carmen Lúcia não acolheu o princípio da insignificância. Negou o habeas corpus. Ontem o réu morreu, aos 33 anos deixando 7 filhos.

 

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso o nobre presidente da república manda uma banana ao IBAMA, mesmo flagrado pescando em local proibido. O agente que o autuou foi exonerado, inclusive.

  2. São valentes com os ladrões de galinha! Querem dar exemplo!!! Mas com os filhos de desembargadores e com os filhos deles proprios, eles podem até traficar!!!

    Bandidos de toga. O mau de todos os séculos!

  3. Bom mesmo é presidente bosta-nova, que tem crime ambiental perdoado e fiscal exonerado.
    Não há insignificância, há insignificância.
    Ignóbil causa.

  4. E não é porque ele morreu que ele vai se ver livre.
    Ele também vai pagar pela ousadia de ter se evadido para não cumprir a pena.
    Certo está o Alfeu.
    Insignificante não é o suposto crime, insignificante é o pobre acusado de crime.

  5. Das duas uma, ou ela se faz de desentendida ou chora, tira o corpo fora e se faz de coitadinha. Esta mulher nunca valeu o angu que come. Chamá-la de covarde é agredir a covardia. É o retrato do judiciário borrosiano e fachiniano. É por causa destas figuras que estamos com um desequilibrado lá encima e como foi alertado neste blog com grande perigo de termos uma nação de facínoras.

  6. Vai ver a “literatura juridica” (cuja existencia ela nunca provou) a permitiu tomar essa decisao de merda, como todas as outras decisoes de merda que ela tomou!!!

  7. Luis Nassif, sempre magistral, em sua análise/ síntese.
    O Milagre dos Peixes, como na canção de Milton Nascimento e Fernando Brandt, está a acontecer. E Carmen Lucia, vestida de um luzidio negro em sua toga, imaginando-se suavizada pelas pérolas do pescoço – inocente- mente e, por ela mesma, inocentada – não é capaz de entender que é própria morte – anunciada – em pessoa:
    Morte, morte, morte ao amor.

    https://www.youtube.com/watch?v=ds2SiN28uvY
    Milagre dos Peixes
    Milton Nascimento e Fernando Brandt

    Eu vejo esses peixes e vou de coração
    Eu vejo essas matas e vou de coração à natureza
    Telas falam colorido de crianças coloridas
    De um gênio televisor
    E no andor de nossos novos santos
    O sinal de velhos tempos
    Morte, morte, morte ao amor
    Eles não falam do mar e dos peixes
    Nem deixam ver a moça, pura canção
    Nem ver nascer a flor, nem ver nascer o Sol
    E eu apenas sou um a mais, um a mais
    A falar dessa dor, a nossa dor
    Desenhando nessas pedras
    Tenho em mim todas as cores
    Quando falo coisas reais
    E no silêncio dessa natureza
    Eu que amo meus amigos
    Livre, quero poder dizer
    Eu tenho esses peixes e dou de coração
    Eu tenho essas matas e dou de coração

  8. É bem isso mesmo,o Bozo pode fazer tudo de errado que é digno de perdão,o pobre pai de família é pego talvez buscando um alimento para a família,e mesmo sem ter pego nada é passivo de punição!
    Parabéns ministra,mostra quem vc é,nada!

  9. É o caso da maioria das pessoas que superlotam presídios por crimes sem violência, como tráfico de pequenas quantidades de drogas ilícitas. No caso do cidadão mencionado, não seria o caso de prisão mas de cumprimento de pena alternativa, em ações de proteção do meio ambiente que ele agrediu, não se sabe em que condições de pobreza (pescava para alimentar sua família?) ou ignorância (sabia que era proibido?) – teria agido com dolo, era reincidente, ou outras situações agravantes que justificassem prisão? Apenas o crime relatado, de pesca infrutífera em local e período proibido, não justifica a medida de prisão – não foi essa ministra que fez mutirão para estudar medidas de redução da população carcerária? era só marketing pro Inovare? A família não pode processar o Estado para que seus filhos tenham pensão? Afinal, qual crime foi maior e qual o maior prejuízo? Na dúvida, pergunte à Natureza que ela saberá a resposta, mas ninguém se importa nem com ela nem com os pobres por mais de meia hora.
    Que tal alguém com paciência e experiência levantar outros casos de crimes ambientais de gente graúda que o STF sequer multou… deve ter muitos.
    Quem foi preso no crime doloso da Vale em Brumadinho e Mariana?
    Cadê a valentia da Súcia com gente graúda, como no caso da indústria farmacêutica em favor das quais o mesmo articulista já denunciou aqui as manobras beneficentes da sinistra… mesmo com milionários prejuízos para o Estado a quem ela deveria servir.
    Pois isso é o que as pessoas fazem com a Natureza em suas outras formas diariamente, denegam seus direitos e dormem tranquilas com sua soberba.
    “Dos filhos deste solo é mãe gentil…”, acho que o letrista do hino errou de país. E nós continuamos errando ao esperar por instituições que têm Súcia e Boquirroto como a instância máxima de poder.
    Poder ao povo! Povo na rua! Só a ação permanente e consciente de quem ainda não lavou as mãos pode nos salvar de uma catástrofe.

    Quem se habilita?

    Sampa/SP, 08/05/2019 – 23:28

  10. E o dono do morro Brasil que tinha sido acusado de pescar em area proibida mostrou quem manda. Vai extinguir a reserva ambiental. Vai encarar a defesa dos peixes, Carminha?

  11. Como encaram seus familiares, ou mesmo seus pares, aquele ou aquela que em suas decisões assume postura de tigrão com os desfavorecidos e se revele uma thuthuca com os que possuem algum poder?
    Como explicar para alguem que amamos, ou que no mínimo respeitamos, tamanha covardia?

  12. Como encaram seus familiares, ou mesmo seus pares, aquele ou aquela que em suas decisões assume postura de tigrão com os desfavorecidos e se revele uma thuthuca com os que possuem algum poder?
    Como explicar para alguem que amamos, ou que no mínimo respeitamos, tamanha covardia?

  13. Se fôssemos falar aqui dos dossiês que voam nos céus de Brasilia sobre esse pessoal do STF… A Carmém Lucia, então… Ao contrario do que pensavamos, não tem nada de santa. Louca? Eu diria frustrada e perversa. Mas não sou Lacan, então vai saber o que se passa pela cabeça dessas pessoas que deixam alguém preso por nada. So porque tem o poder de fazê-lo. Na lista de Schindler, o personagem que da nome ao filme diz ao perverso nazista que ele tinha o poder de matar ou não…

  14. Lembrei, ao ler essa notícia, da fotografia dessa ministra quando foi indicada por Lula ao STF. Recordei do sorriso e da expressão de gratidão dela.
    Igualmente, lembrei de um vídeo no qual o ministro Fachin, num evento com centenas de pessoas, defendia os avanços proporcionados pelos governos Lula e Dilma.
    Uma vez na cúpula do Judiciário, como a grande maioria dos magistrados, simplesmente agem como pessoas de sua classe social: desprezam, humilham, prendem, negam a liberdade aos pobres. Provavelmente ela nem leu o HC. Deve ter sido um de seus assessores. Mas se fosse um pedido de liberdade de um milionário, aí sim, ela não somente iria ler como libertaria o preso.
    Esse é o verdadeiro Brasil. E não é sequer necessário revogar a lei Áurea pois a escravidão dos pobres é reafirmada a cada dia pelas prisões, pela tortura, pelo assassinato.
    Remorso a dita ministra também não haverá de sentir.

    Nélson Viana dos Santos

  15. Maga Patalogica está para Jigsaw, aquele dia jogos mortais , assim como Cláudio este que quer passar a bola da culpa pro PT está para a própria bestialidade.

  16. E essa criatura malévola tem consciencia ? Prender um pai de 7 filhos por estar pescando ? Trocou um peixe nem pescado por um pai de 7 filhos . Se nao aplica a lei de insignificância ela está sugando nossos impostos pra quê ? Só posso chamar de demônio pq cara disso ela já tem .

  17. Me consta que essa Ministra queria ser freira.Os descaminhos da vida e a total incompetencia petista a fez chegar ao Supremo Tribunal Federal.É mais que certo,ela terá que prestar contas a Deus.

  18. Nassif, acompanho o GGN a tempos e nunca vi uma notícia ‘sem as pernas’. Explico: nomes, local e causa da morte. As informações nas mídias digitais estão se padronizado por dizer quase nada, sendo por vezes tão desinteressantes quanto as da mídia tradicional. Tenho certeza que sua equipe pode mudar isso, dando mais conteúdo as notícias. Sigo com vc e o GGN.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador