Contra Eduardo Cunha e sua teocracia que apedreja e prende criancinhas

Por Fabio Ribeiro de Oliveira

“Todas as religiões são fundadas sobre o temor

de muitos e a esperteza de poucos.”

(Stendhal, O vermelho e o Negro)

Sob o comando do pastor o Eduardo Cunha, o Congresso Nacional, ex-sede do poder legislativo de um Estado laico e secular que subitamente transformado em templo evangélico, será submetida à votação a redução da maioridade penal. Nas ruas garotos gays são mortos à pauladas e meninas adeptas do candomblé são apedrejadas por fanáticos religiosos.

Há uma centena de metros do local onde moro fica a Igreja Jesus Operário, símbolo das lutas populares travadas na cidade de Osasco nos anos 1980. Ela foi construída/reformada com recursos próprios por um padre belga que, velhinho, voltou para a terra dele há muito tempo. Antes de partir, porém, ele participou dos movimentos de desempregados, grevistas e sem terras na minha cidade.

Certa vez o vi dando lição de moral no Juiz da Vara Criminal em que eu trabalhava em 1987. O Juiz havia praguejado contra o padre no Cartório por causa de um abaixo assinado elaborado por ele em favor de um jovem preso. Alguém avisou o padre e ele foi pessoalmente ao Cartório defender-se diante do Juiz. Quando o Juiz negou tê-lo ofendido, ele disse ao Juiz que além de ser anti-ético (por ofender quem não podia se defender em razão da ausência), ele também era mentiroso (pois negava que havia proferido as ofensas que fizera).

Acuado, o Juiz disse ao padre que ele não entendia nada de Direito e deveria cuidar das almas dos seus fiéis na Igreja. Ao que o padre retorquiu dizendo que estudara ética com os filósofos e o Direito Canônico, derivado do Direito Romano em que se baseava a legislação brasileira, e que tinha o dever moral de defender suas ovelhas dos lobos onde quer que elas fossem atacadas. O Juiz abaixou a cabeça, pediu desculpas e se deu por vencido escutando a reprovação do religioso.

Contra a autoridade do discurso até os poderosos ficam fracos. Foi o que ocorreu com o Juiz. Eu não era religioso e flertava com o marxismo naquela na época. Mesmo assim passei a admirar muito o padre que derrotara o Juiz que sempre implicava com a estrelinha do PT pendurada na minha camisa.

Em 25 anos de advocacia me vi na contingência de advogar contra um pastor evangélico e contra um pai-de-santo. O primeiro, com raiva da ex-esposa, acusou-a por carta de ter desviado dinheiro da agência bancária em que ela trabalhava. Diante do Juiz pediu perdão “pelo amor de deus” com medo de ser condenado no processo criminal.  O outro, que participava de uma disputa sindical que ficou célebre em Osasco na década de 1990, fazia mandingas na mesa de audiência da Vara Cível para se consolar ou para me assustar.

Em razão da minha profissão também acabei cruzando o caminho de outro padre. Ele na qualidade de testemunha e eu no de advogado que o contraditou quando se apresentou como testemunha do empregador do meu cliente (que havia reformado a Igreja da testemunha). Pedro negou três vezes conhecer Cristo. Este padre negou três vezes ser amigo do empregador. Mas ao fim confirmou que o empreendedor freqüentava a Igreja dele e que ele freqüentava a casa do mesmo sendo, portanto, seu amigo.

A religião dos meus clientes não me interessa. A fé daqueles com quem sou obrigado a conviver no Fórum também não me diz respeito. O Direito transcende à questão religiosa e é a única coisa que permite a uma sociedade plural seguir existindo. Mas nem sempre foi assim.

Houve um tempo em que o Estado tinha uma religião e, por força de sua submissão ao princípio religioso, se via obrigado a prender, torturar e matar aqueles que eram acusados de heresia. Os fatos recentes sugerem que estes tempos voltaram, pois uma Teocracia está sendo cuidadosamente implantada no Brasil pelo presidente da Câmara dos Deputados com ajuda dos demagogos evangélicos que pregam a intolerância nas rádios, nas redes de TV, nos templos e nas ruas onde a “diferença”, privada de cidadania por alguns missionários do ódio, tem sido condenada e executada.

A coragem admirável daquele padre belga que vi enfrentar sozinho um Juiz dentro do Fórum contrasta com a covardia das turbas evangélicas que, instigadas pelos escudeiros de Eduardo Cunha, apedrejam crianças desprotegidas nas ruas e querem mandá-las para a prisão. Não tenho vergonha de dizer que não tenho qualquer admiração por pessoas que fazem justiça com as próprias mãos, que ignoram os direitos dos seus iguais e que transformam sua religião num instrumento de opressão. Quando o Direito deixar de ser um instrumento secular de administração dos conflitos no Brasil, darei por encerrada minha carreira de advogado. Não legitimarei uma Teocracia. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Se o povo quisesse matar você

      Se o povo quisesse matar você apedrejado certamente você não simplificaria a questão desta maneira. 

    2. Leia a coluna do Jânio de

      “O iluminismo é a libertação do homem de sua culpável incapacidade. A incapacidade significa a impossibilidade de servir-se de sua inteligência sem o direcionamento de outro. Sapere aude! Tenha o valor de servir-te de tua propria razão!” – Emmanuel Kant

      Leia a coluna do Jânio de Freitas de hoje para se informar sobre as implicações da redução da maioridade penal.

      E a voz do povo não é a voz de Deus. A voz dos que querem a redução da maioridade penal é a voz da desinformação, do preconceito social e da hipocrisia.

      Quer criticar o governo: exija mais e melhores escolas. E principalmente inclusão social. Saia da Idade Média e tente chegar no Iluminismo.

      1. Concordo. Quando os

        Concordo. Quando os filhotinhos destes Deputados de merda, drogadinhos e embriagados, atropelarem e matarem alguém eles vão se arrepender. E então poderemos comemorar com lágrimas o fato de pais tão imprudentes terem dado uma lição terrível e útil aos próprios filhos. Suponho que ao ver seus filhinhos brancos e bem alimentados algemados e encarcerados nas mesmas jaulas em que serão jogados os “filhos dos outros”, pobres, mal-alimentados, negros e mulatos, os referidos Deputados perceberão a inutilidade do racismo e da criminalização da adolescência. “O poder quando mal exercido geralmente se vinga no filho do poderoso.” A aplicação prática deste ditado terrível será por mim comemorado com um sorriso amarelo e irônico.

    3. Comparaçãozinha safada, não?

      Comparaçãozinha safada, não? Tente de novo e estude o assunto, antes de escrever porcarias. Pra seu consolo, compare o que aconteceu na ditadura de Salazar (sabe quem foi?) e a atuação da igreja católica nesse período.

      Conhece um alemão que disse que a religião é o ópio do povo? Então, não apareça com frases do tipo “a voz do povo é a voz de Deus”, principalmente quando essa “voz de Deus” é clamada por salafrários para justificar qualquer coisa, considerando a mídia que temos.

    4. Quantos porcento eram a favor

      Quantos porcento eram a favor de queimar “bruxas” nas fogueiras da Inquisição?

      Essa comparação é uma das simplificações mais grosseiras que já vi. Pesquisa é uma coisa, eleição é outra totalmente diferente. A pesquisa é um retrato de momento. E o momento é de comoção por um adolescente ter matado um ciclista a facadas (não é certo que tenho sido um menor).

      Do que aproveitou-se a mídia e começou a dar mais destaque a qualquer crime cometido por menores. Desde furto de banana na feira até participação em assalto a mão armada. Mas as estatística mostram que não está havendo nenhum “surto” de bandidos sanguinários de 16 anos. Mas tudo serve para colocar a “opinião pública” em um determinado estado de espírito, aquele adequado a produzir esses resultados aí das pesquisas

      Uma eleição só acontece depois de uma longa campanha. Argumentos de ambos os lados, situação e oposição, são exaustivamente expostos para a população. Esta tem tempo para reflfetir, tomar uma decisão, e mudá-la várias vezes, inclusive. E apesar do pig, no final o resultado é exatamente o que a maioria realmente quer.

       

    5. 51% elegeram presidenta que é contra redução da maioridade

         pesquisa mostra…pesquisa mostra meus ovo

      campanha de uma nota só, institutos e jornais safados.

      pelo menos na eleição tem 10 minutos pra esquerda se defender e bastou.

  1. Até que enfim um texto

    Até que enfim um texto iluminista no blog.

    Saiba Fábio que no obscurantismo atual da sociedade brasileira o seu texto tem o mesmo valor ético do padre belga cuja atitude você elogia.

  2. Todas as religiões são

    Todas as religiões são fundadas sobre o temor de muitos e a esperteza de poucos. Stendhal

    Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas. Napoleão Bonaparte

    O caminho para conseguir um milhão de dólares é fundar uma religião. L. Ron Hubbard

    Se pelo menos Deus me desse um sinal! Algo como fazer um depósito gigantesco em meu nome num banco suíço. Woody Allen

    Esquimó: Se eu não soubesse nada sobre Deus e pecado, eu iria para o inferno?

    Missionário: Não, não se você não soubesse.

    Esquimó: Então por que você me disse? Annie Dillard

    O comportamento ético de um homem deveria ser baseado efetivamente em simpatia, educação e laços sociais; nenhuma religião é necessária. Os homens estariam em uma situação muito ruim se tivessem que ser reprimidos pelo medo da punição e esperar pela recompensa após a morte. Albert Einstein

    Se Cristo estivesse aqui, uma coisa ele não seria – um cristão. Mark Twain

    Quanto mais eu estudo as religiões, mais eu estou convencido de que o homem nunca adorou nada além dele mesmo.  Richard Francis Burton

    Quem vai garantir a paz? Não será a religião. A história europeia nos recorda que quando o cristianismo vivia sua pompa totalitária, anterior ao iluminismo, a intolerância das pequenas diferenças levou à barbárie e a massacres em escala chocante, como a Guerra dos Trinta Anos.  Ian McEwan, escritor britânico

    Eu não consigo ver mais razões para basear um sistema de crenças em torno do cristianismo, do judaísmo ou do islã do que em torno de ‘O Senhor dos Anéis’. Alan Moore

    Nem tudo na religião é precioso ou merecedor de reverência. Existe uma herança do antropocentrismo, a terrível fantasia de que a Terra existe para servir os seres humanos – compartilhada pela maioria dos humanistas seculares. Existe a alegação das autoridades religiosas, também feita por regimes ateus, de decidir como as pessoas podem expressar a sua sexualidade, controlar a sua fertilidade e acabar com suas vidas – alegações que devem ser rejeitadas categoricamente. Ninguém deve ser autorizado a limitar a liberdade dessas maneiras, e nenhuma religião tem o direito de acabar com a paz.  John Gray

    A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra na Lua, e tenho mais fé numa sombra do que na Igreja. Fernão de Magalhães

    É melhor morrer de pé do que viver de joelhos.  Emiliano Zapata

    O homem é a única criatura que se recusa a ser o que é.  Albert Camus

    Exorto-vos, meus irmãos, a permanecer fiéis à terra e a não acreditar em que vos fala de esperanças supraterrestres. Friedrich Nietzsche

    Eu sou totalmente contra, seja padre ou pastor. Está errado. Ou você é um líder religioso, ou você é um líder político. Pode colocar minhas palavras: ‘Nunca vote em nenhuma pessoa religiosa’  Padre Marcelo Rossi

    O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.  H. L. Mencken

    A religião é a obra prima da arte de adestrar animais, pois ela treina a maneira como as pessoas devem pensar. Arthur Schopenhauer

    A fé é muitas vezes o orgulho de um homem que é muito preguiçoso para investigar. F. M. Knowles

    Eu não tenho nada contra a religião como fé individual, mas sou contra uma religião institucionalizada e imposta a toda uma sociedade.  Ali Ahmad Said Esber

    Crenças são o que divide as pessoas. Dúvidas as unem. Peter Ustinov

    Alguém perguntou ao sr. K. se existe um deus. O sr. K. respondeu: “Aconselho refletir se o seu comportamento mudaria conforme a resposta a essa pergunta. Se não mudaria, podemos deixar a pergunta de lado. Se mudaria, posso lhe ser útil a ponto de dizer que você já decidiu: Você precisa de um deus. Bertolt Brecht, em “Histórias do Sr. Keuner”

    Os homens nunca fazem o mal tão completamente e alegremente como quando o fazem por convicção religiosa. Blaise Pascal

    É necessário que existam pessoas que falem sobre o avanço do conhecimento sobre a fé.  Seth MacFarlane

    Deus está morto: mas, considerando o estado em que se encontra a espécie humana, talvez ainda por um milênio existirão grutas em que se mostrará a sua sombra.  Friedrich Nietzsche

    Se a única coisa que mantém uma pessoa decente é a expectativa de uma recompensa divina, então, irmão, essa pessoa é um merda. Rustin Cohle (True Detective)

    Religiões vão, eventualmente, se tornar tão ofensivas e inaceitáveis quanto o racismo. Chris O’Dowd

    Muitas pessoas tem essa necessidade egocêntrica que os fazem querer acreditar que a Terra é o centro do universo e que os humanos são a espécie mais importante, a suprema expressão da criação.  Ann Druyan

    No princípio, Deus disse: a divergência quadridimensional de um tensor antissimétrico de segunda ordem é igual a zero. E houve luz e ela era boa. Michio Kaku

    Eu sou completamente a favor da separação entre igreja e estado. Minha ideia é que essas duas instituições já fizeram muitos estragos sozinhas. As duas juntas é morte na certa. George Carlin

    A Bíblia foi interpretada para justificar práticas tais como, por exemplo, a escravidão, a carnificina de prisioneiros de guerra, os sádicos assassinos de mulheres acusadas de serem bruxas, punição capital por centenas de ofensas, poligamia e crueldade com animais. Foi usada para encorajar a crença na mais grosseira superstição e para desencorajar o livre ensino de verdades científicas. Steve Allen

    Religião organizada: O maior esquema pirâmide do mundo. Bernard Katz

    Não podem haver barreiras para a liberdade de questionamento. Não há lugar para dogma na ciência. O cientista é livre e deve ser livre para formular qualquer pergunta, para duvidar de qualquer afirmação, para procurar por qualquer evidência, para corrigir quaisquer erros.  J. Robert Oppenheimer

    O fato de um crente ser mais feliz que um cético não é mais pertinente que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio. George B. Shaw

    O homem é completamente insano. Ele não sabe como criar um verme, mas ele cria deuses às dúzias. Michel Eyquem de Montaigne

    O machismo começou quando inventaram que deus era homem. Luis Vidales

    Eu fui criado no catolicismo, então é claro que sou ateu. Bob Odenkirk

    Estou cercado de padre e sacerdotes que repetem incessantemente que seus reinos não são deste mundo, e ainda assim eles põem as mãos em tudo o que eles podem obter. Napoléon Bonaparte

     

     

     

     

  3. Está tudo certo

    Estórinha comovente.

    Mas devagar com o andor, pois o outro ídolo o Estado, também é de barro.

    Há poucos dias um agente a serviço do Estado, e de nenhuma religião, meteu uma bala de fuzil na testa de um menino de 10 anos na Rocinha.

    Isso acontece todos os dias por todos os cantos do Brasil.

    Há poucos dias, alguns meninos estupraram e mataram meninas no Piauí sem motivação religiosa nenhuma.

    Como explicou Zaratustra, trocar religião pela idolatria ao Estado é pular da frigideira direto no fogo.

    Esse papo de que o homem é bom por natureza é conversa-mole. Somos animais sob uma fina casca de verniz que nos permite viver em sociedade, e as religiões, para o bem ou para o mal, fazem parte desse verniz.

     

    1. Mas… taí!

      O tiro que o menino levou na Rocinha e as meninas estupradas no Piauí, são fatos que autorizam a garota umbandista a ser apedrejada na saída do terreiro?

      Eduardo Cunha pode levar o Brasil para as trevas porque esses fatos da Rocinha e do Piauí aconteceram?

      Uma coisa explica, justifica ou autoriza a outra?

      1. Outro maniqueísta de plantão

        Nada explica nada.

        Só não joguem toda a sua decepção com a estupidez da raça humana nas costas das religiões. Como se fora delas tudo fosse cor-de-rosa.

        Bem ou mal, elas nos trouxeram até aqui. Sem elas, ninguém sabe.

        1. Fiz redução ao absurdo sim

          Mas foi pra expor o maniqueísmo do seu comentário. Foi você que quis – sutilmente – isentar um fato usando outro.

          As religiões nos trouxeram até aqui, bem ou mal. Muito mais mal, a julgar pela Inquisição, pela escravidão justificada pela Igreja, pelas Cruzadas. E continuam muito mal, vide Charlie Hebdo, ISIS e a Cirstofobia…

          1. Ora.ora, ora

            Você julga só pelo mal e eu que sou o maniqueísta.

            Cita os malefícios causados ou abençoados pela religião católica e ignora todos os outros causados por sentimentos tão ou mais idiotas que a religião, como patriotismo, nacionalismo, etc

            Também, aparentemente, não tem lembrança de quaisquer benefício trazido pela religiões à humanidade.

            Cita o ISIS ? Ora, ora, ora. O ISIS é muito mais criação dos estados “laicos” ocidentais e seus interesses nem um pouco religiosos no OM do que de qualquer fundamentalista islâmico.

            E ainda por cima, sequer tem consciência que sobretudo a religião nada mais é do que uma criação humana para controle social e que, com ou sem religião, esse controle acontecerá de qualquer maneira. Se não for pelo monopólio da salvação eterna do qual se adona a religião, será ( ou melhor, já é ) pelo monopólio da violência do qual se adona o Estado. Portanto, não há solução a vista para a estupidez humana. 

            No mais, IP da CGU em horário de expediente tira um pouco da razão do debatedor.

    2. 1- Lógica evangélica:

      1- Lógica evangélica: policiais cometem crimes contra crianças, portanto, os evangélicos também podem cometer crimes contra crianças gays e praticantes do candomblé.

      2- Lógica evangélica: o Estado laico é uma merda, logo a Teocracia evangélica será melhor (exceto para gays, negros, católicos, budistas, umbandistas, xamanistas, xintoistas, petistas, comunistas, socialistas, marxistas, anarquistas, etc… pois todos os indesejados não evangélicos serão enquadrados na Lei da Cristofobia).

      Devagar com seu andor você, terrorista evangélico. Se tentar transformar meu país numa espécie de Estado Islâmico a reação será grande e, provavelmente, desagradável. Nem amarrado com uma pistola na cabeça eu pagaria 10% para sustentar um pastor, mas investirei 100% do que é meu para combater a Teocracia que você pretende implantar no Brasil. 

      1. Elelê

        Nem religioso sou, muito menos evangélico.

        Só nâo gosto da ( sua ) lógica maniqueísmo, seja de evangélico ou de ateu, que fica afirmando que o outro lado encarna todo o mau e enquento eu ( você ) encarno todo o bem.

        Aliás, seu ódio aos evangélicos é tanto ou maior que o ódio deles pelas religiões afro.

        Os dois lados da mesma moeda, cada qual com sua verdade mentirosa.

        Ou seja, se merecem.  Hahahahhaha 

        1. Não é evangélico mas apoia a

          Não é evangélico mas apoia a Teocracia evangélica. Isto para mim diz mais sobre você do que sua pseudo confissão religiosa.

          1. Você é burro mesmo ou está só se fazendo

            Leu o título do meu primeiro comentário ???

            Ache um texto meu de apoio à qualquer teocracia ou ateocracia.

            Quem apoia alguma coisa aqui, quem tem uma verdade suprema aqui, quem é convicto ( e portanto já abdicou de pensar ) aqui, é você, e não eu.

            Assim como o infeliz do Cunha, você tem a sua verdade absoluta.

            São apenas dois lados da mesma moeda. 

  4. Abaixo a religião

    Que pobreza votar ou deixar de votar em alguém por causa de sua religião. Não sei e não quiz saber a religião de FHC, Lula, Serra e Aécio. E só fui saber da Marina e do Cunha por causa da preocupação obsessiva desse patrulhamento do credo ou do ateísmo alheio. Caráter ou ausência dele é mais importante.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador