Especialistas preveem como será a vida após a chegada da vacina Covid-19

Ainda teremos que usar máscaras? Podemos ir a eventos? Veja o que esperar a longo prazo da pandemia do novo coronavírus

Foto: Arquivo/EBC

do Huffpost

Especialistas preveem como será a vida após a chegada da vacina Covid-19

por Jillian Wilson

O coronavírus arrancou a vida como a conhecemos. Tudo, desde nossas reuniões sociais até nossas tarefas diárias, mudou completamente e a maioria de nós não gosta muito da mudança (para dizer o mínimo). O mundo inteiro aguarda ansiosamente uma vacina contra a Covid-19 para a segurança de nós mesmos e de nossos entes queridos e para o retorno da vida como a conhecemos.

Mas, com a realidade, infelizmente, porém, a vida não voltará ao que era por algum tempo devido a perguntas sobre a vacina real e como e quando será distribuída.

“Uma coisa que é importante lembrar: essa não será uma daquelas coisas que mudam a luz quando, de repente, temos uma vacina e todos são vacinados. Vai levar algum tempo ”, disse Hilary Godwin, reitora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington. “Temos a sorte de termos vários candidatos a vacina em desenvolvimento, mas realmente aceleramos o processo enormemente, de modo que as chances de qualquer um deles ser super eficientes não são grandes”.

A vida vai parecer diferente nos próximos anos, mas o que exatamente isso significa? Abaixo, conversamos com especialistas em saúde pública e saúde mental sobre como será o mundo depois que a vacina Covid-19 prevista chegar.

Espero que os Estados Unidos mudem para uma cultura que usa máscaras

Daqui a um ano, e mesmo além disso, Godwin espera ainda ver pessoas usando máscaras em público – especialmente pessoas que são mais vulneráveis ​​ao Covid-19.

“Acho que grande parte do futuro terá maiores expectativas em relação às máscaras. O uso de máscaras não faz parte da cultura nos Estados Unidos para o controle de doenças infecciosas, exceto em ambientes clínicos ”, disse ela.

“O uso de máscaras se tornará mais normal, como tem acontecido em muitos países asiáticos nos últimos anos”, acrescentou. “Veremos uma mudança nessa direção.”

Cientistas e médicos terão que aprender sobre a eficácia e efeitos da vacina, mesmo depois de lançada

A velocidade com que os cientistas estão trabalhando para criar uma vacina Covid-19 é impressionantemente rápida, mas a emoção em torno do desenvolvimento acelerado da vacina é entendida com preocupações de muitos profissionais de saúde.

“A taxa de desenvolvimento da vacina é como nada que já vimos antes”, disse Aparna Kumar, enfermeira-cientista e professora assistente da Thomas Jefferson University. “É ótimo que a ciência esteja se movendo rapidamente, mas também cria limitações em termos do que sabemos sobre a eficácia das vacinas”.

Ela definiu a eficácia de uma vacina como quão bem ela funciona em condições ideais, como em um estudo controlado randomizado. A eficácia demonstra quanto a vacina reduz a frequência da doença em uma população vacinada versus não vacinada.

Kumar – que também é chefe da comunidade da Dear Pandemic, uma equipe feminina de pesquisadores e clínicos que estão trabalhando para combater a desinformação da Covid-19 compartilhando informações acessíveis e precisas nas mídias sociais – disse que a vacina pode não erradicar o vírus.

Ela observou que as vacinas infantis funcionam muito bem, mas algo como a vacina da gripe é 40% a 60% eficaz, dependendo do ano e da cepa da gripe.

“A vacina contra a gripe impede que muitas pessoas fiquem gravemente doentes e que a doença circule na comunidade até o nível que seria, mas ainda sabemos que um grande número de pessoas ficarão doentes”, disse ela.

Ela acrescentou que as descobertas em torno da eficácia de uma vacina são difíceis de discutir até que a vacina seja implantada na comunidade, o que significa que os profissionais de saúde não podem prever a taxa de eficácia da vacina Covid-19 até que seja administrada ao público em geral.

Os médicos também antecipam preocupações relacionadas à distribuição real da vacina

A criação impressionantemente rápida de uma vacina Covid-19 também se preocupa com a distribuição real da vacina aprovada.

“Teremos desafios de implantar uma vacina principalmente devido a problemas na cadeia de suprimentos”, disse Tony Moody, médico-cientista da Duke University. “Como você fabrica doses suficientes e as distribui em tempo hábil? Podemos fazer coisas realmente boas com capacidade de fabricação de vacinas – fazemos bilhões de doses da vacina contra influenza todos os anos – mas fazer isso para um novo produto e ter a capacidade de distribuí-lo rapidamente será realmente um desafio. ”

Ele também antecipa problemas em torno dos frascos e tampas de vidro necessários para o armazenamento e distribuição da vacina.

“A maioria dos frascos e rolhas é fabricada no exterior e, se você não consegue realmente entrar navios, não consegue suprimentos”, disse ele. “Mesmo que você possa fazer a vacina, você pode obter frascos suficientes?”

Conte com menos viagens de negócios e mais oportunidades de trabalho remoto

Com o aumento das tecnologias digitais e a percepção de que algumas indústrias podem continuar facilmente sem enviar funcionários para todo o país ou para o mundo, Godwin disse que espera que as viagens de negócios sejam reduzidas para as pessoas na maioria das indústrias.

“Meu palpite é que provavelmente haverá menos viagens de negócios. Agora não precisamos estar fisicamente na mesma sala para realizar muitas coisas “, disse ela.

Ela acrescentou que as rotinas de trabalho em casa aceleraram a adoção de tecnologias como o Zoom de uma forma que não teria acontecido de outra maneira. Ela espera que as empresas sejam mais flexíveis com as políticas de trabalho remoto – especialmente se o trabalho ainda estiver sendo realizado em casa, evitando que as pessoas fiquem doentes e ajudando nos custos operacionais.

Ainda não planeje participar de um concerto ou evento esportivo

Infelizmente, à medida que a vacina está sendo lançada e as determinações sobre sua eficácia estão sendo feitas, eventos esportivos lotados e shows lotados não se tornarão parte de nosso novo normal.

“Vai ser difícil convencer as pessoas a voltar para grandes reuniões que são simplesmente para fins de entretenimento ou lazer”, disse Moody. “Acho que você verá grupos de pessoas em reuniões menores. Duvido que tenhamos grandes eventos com dezenas de milhares de pessoas se unindo. ”

Ele expressou preocupação em relação às multidões dentro de artes cênicas e instalações esportivas, em particular. Ele questionou como acolher grupos de pessoas com segurança em um espaço fechado e o que isso significa para o local.

“Com que rapidez conseguiremos levar as pessoas de volta aos locais? Será uma situação em que os locais terão de cobrar o dobro, porque só podem preencher metade do número de vagas? O que torna muitas dessas coisas fora do alcance das pessoas – acho que será realmente um desafio ”, disse Moody.

E como a circulação de ar fresco ajuda a mitigar o risco do vírus, ele acrescentou que as reuniões sociais ao ar livre se tornarão ainda mais normais.

Espere impactos psicológicos, sociais e culturais significativos

Não há dúvida de que as pessoas são profundamente afetadas pelos principais eventos que ocorrem em sua vida. As pessoas que viveram a Grande Depressão têm tendências diferentes daquelas que não viveram; aqueles que cresceram durante a Guerra do Vietnã têm uma perspectiva diferente da dos nascidos no pós-guerra. É de se esperar que a sociedade moderna seja moldada pela pandemia da Covid-19.

Edwin Fisher, professor de comportamento em saúde da Escola Gillings de Saúde Pública Global da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, observou que os efeitos psicológicos dos desastres geralmente surgem seis meses após o término do evento. Ele antecipa efeitos de saúde mental a longo prazo e mudanças na sociedade como resultado da pandemia, que mantém milhões de americanos em isolamento social por meses.

“Por ser onipresente, por estar em toda parte, porque nos atinge 24 horas por dia, sete dias por semana, tendemos a perder o controle dos efeitos da Covid-19 em nossas vidas diárias, como humor e consciência”, disse Fisher. “Bem, qual será o efeito semelhante de ter vivido a maior pandemia global em mais de 100 anos? Haverá muitos, muitos efeitos a longo prazo. ”

Ele se preocupa com depressão, taxas de suicídio e problemas conjugais – coisas que atualmente estão em alta devido à pandemia.

Ansiosos por um sistema de saúde pública mais preparado para lidar com epidemias e pandemias

Kumar destacou que nosso sistema de saúde só estará mais preparado para qualquer futura crise de saúde ou futuros surtos de coronavírus após o que experimentamos com a pandemia.

“Aprendemos muito sobre nossos próprios sistemas e estruturas de saúde pública nessa pandemia, e essas coisas só podem melhorar”, disse Kumar. “À medida que continuamos a avançar, estamos mais preparados para possíveis surtos futuros. Tendo essas estruturas e sistemas no lugar, podemos apenas reativá-los quando precisarmos.”

A maioria do público em geral agora também entende comportamentos de combate à pandemia, como distanciamento social e uso de máscaras, duas coisas que eram praticamente desconhecidas nos EUA antes deste ano.

Antecipação de certos níveis de discórdia nas comunidades

Enquanto a grande maioria das pessoas está contando os dias, Fisher alertou que qualquer exagero irreal e prematuro da vacina poderia levar as pessoas a acreditarem que todos os problemas terminariam assim que a agulha picasse seu corpo.

“Acho que há uma tremenda probabilidade de conflito, discórdia social e consequências imprevistas com a chegada da vacina”, disse ele.

Comunidades, colegas de trabalho, amigos e famílias serão confrontados com decisões difíceis a respeito de tudo, desde o tópico de como socializar com segurança após meses e meses de isolamento até o envio de seus filhos para a escola, onde pode haver estudantes não vacinados.

Ele também enfatizou que provavelmente haverá questões relacionadas à distribuição de vacinas e ao potencial de desigualdades em torno da raça que a doença já destacou e exacerbou.

O vírus não desaparece completamente

Infelizmente, a Covid-19 não desaparece quando a vacina é implantada. Godwin observou que os EUA têm uma longa história de pessoas que se opõem às vacinas.

“Já estamos vendo pessoas dizendo que não gostariam de receber a vacina e isso limita nossa capacidade de criar imunidade ao rebanho, o que fornece proteção para aqueles que não conseguem a vacina ou que não receberam a vacina”, disse Godwin.

Ela alertou que o vírus ainda estará circulando mesmo depois que uma vacina eficaz estiver amplamente disponível como resultado daqueles que optarem por não tomá-la.

“Vamos morar com a Covid-19 por um tempo”, enfatizou.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os “especialistas” conseguiram atrapalhar a vida de muitas pessoas. A matéria prima para os compostos cloroquina e hidroxicloroquina passou de R$ 500,00 o quilo, para R$ 8.900,00. Pessoas de menor renda estão deixando de encomendar remédios para seus tratamentos, após preços quadruplicarem.

    https://globoplay.globo.com/v/8755304/

  2. Na realidade o que se ve em todo o mundo que a capacidade dos médicos é extremamente limitada e dos especialistas também. Na França porque não tinham máscaras para todos saíram todos os “especialistas” a dizerem que as máscaras eram inúteis. Depois quando alguém publicou o óbvio, que os orientais se protegem com máscaras, voltaram todos atrás.
    Médicos não são cientistas.

    1. E continuam receitando vermífugo para quem tem o vírus, mas não tem nenhum sintoma. Mesmo que a pessoa tivesse sintoma, nenhuma pesquisa real mostrou eficácia em seres humanos.
      Mas tá cheio de médico de whatsapp rceitando.

      Muitos médicos gostam mesmo é de viagens para congressos com apoio de grandes farmacêticas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador