Haddad comenta atraso nas obras do metrô

Jornal GGN – Na sede da Prefeitura, no centro de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad comentou os atrasos nas obras das estações da linha 5 – Lilás, do Metrô.

“Por que você acha que fizemos 400 km de faixas de ônibus? Porque a gente sabe que essas obras demoram, e a população não pode esperar dez anos para as coisas ficarem prontas”, afirmou. “Se eu não tomasse as medidas que tomei, as pessoas continuariam a demorar quatro horas a mais para chegar em casa”.

A expansão do metrô é responsabilidade do governo do Estado, do governador Geraldo Alckmin.

“Por que você acha que fizemos 400 km de faixas de ônibus?”, diz Haddad após atrasos no metrô

Por Guilherme Franco

Do Spresso SP

Em meio aos atrasos de Alckmin na conclusão das obras do metrô, o prefeito explica que as faixas exclusivas supriram a necessidade dos paulistanos

Um dia depois do governador de São Paulo Geraldo Alckmin divulgar que a conclusão das obras das estações da linha 5 – Lilás foram adiadas para 2018, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, comentou a respeito da importância dos corredores exclusivos para ônibus, feitos em pouco mais de dois anos de sua gestão.

“Por que você acha que fizemos 400 km de faixas de ônibus? Porque a gente sabe que essas obras [do metrô] demoram, e a população não pode esperar dez anos para as coisas ficarem prontas”, afirmou Haddad, ontem (31), na sede da prefeitura, no centro. “Se eu não tomasse as medidas que tomei [faixas], as pessoas continuariam a demorar quatro horas a mais para chegar em casa”, completou o prefeito.

Segundo Haddad, cada esfera do governo tem suas próprias atribuições e que cabe à Prefeitura e às empresas sob seu controle a construção de corredores. Desde o início da gestão, já foram implementados mais de 460 quilômetros de faixas exclusivas. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

Atrasos nas obras do Metrô

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (30) mais atrasos em projetos do Metrô. A obra das estações da linha 5 – Lilás, que ligará a estação Adolfo Pinheiro a Chácara Klabin, na linha 2 – Verde, tinha previsão inicial de entrega para 2014, foi adiada para 2016 e agora sofrerá novo atraso, com entrega total da linha prevista somente para 2018 – uma Copa do Mundo depois. A Linha 17 -Ouro do monotrilho também foi adiada para 2017.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tucanagem

    Esse governo tucano é o maior cascateiro que já vi na vida, é só promessa, cadê aquele túnel/ponte entre Santos e Guarujá? até maquete inauguraram!!! vão a puta que pariu, mentirosos!!!

  2. O trensalão do PSDB

    Esse metrô de SP deve ser o mais caro do mundo! E não avança. Tem até cratera!!! E a paulicéia desvairada tacando pau na Dilma-PT. São os abestados-adestrados da midiazinha nossa de cada dia. Outros ja vêm assim de familia…

    1.   Você é engraçado.
        Diz que

        Você é engraçado.

        Diz que “até você faz”, mas Kassab-Serra não fizeram nem tentaram fazer o mesmo, e as tais faixas funcionam muito bem.

        Mas deixa as faixas pra lá. Gostaria de saber se “até você faz” metrô mais rápido que o PSDB ou se está esperando que, por algum milagre, entre outro partido no Palácio dos Bandeirantes para poder reclamar. Digo isso porque no momento você parece bastante conformado com a incompetência do donatário da capitania de São Paulo, sr. GerAlstom Alckmin.

  3. Pois é…

    Em 2004, no meio da campanha eleitoral para a prefeitura, o Serra criticou o corredor de ônibus da Francisco Morato / Rebouças, recém inaugurado pela Marta, dizendo que era inútil, pois a linha amarela do Metrô, cujas obras começariam naquele ano, teria o mesmo trajeto.

    Hoje, 2015, passados 11 anos, ainda não estão concluídas as estações Makenzie, Oscar Freire, Morumbi e Vila Sônia da referida linha (a mesma da cratera). O início das operações com muito menos estações que o previsto foi em 2010 em caráter experimental (sem funcionar no horário de pico) e para valer comente no final de 2011.

    O corredor de ônibus operou durante todo esse tempo e mesmo quando for finalizada essa linha (quem sabe daqui a mais 11 anos) continuará imprecindível.

    Como são incompetentes (e ladrões) esses tucanos!!!

     

    1. Tucanos: a nata do neoliberalismo
      É que os tucanos sempre foram mais realistas do que os reis, ou melhor, mais neoliberais do que os neoliberais autênticos.
      Quando o assunto é transporte público, eles não se vexam de achar que uma coisa substitui ou supre outra. Uma temeridade, em se tratando de uma megalópole como São Paulo.
      Na Zona Leste, houve a criação do expresso Estudantes, ainda nos tempos de Covas, não somente para ganhar tempo, mas também, o que se dizia na época, para substituição das composições. Foi, de fato, uma melhora e tanto na qualidade dos trens.
      Porém, aproveitou-se para fechar várias estações de trem. Na época, entrei em contato com a CPTM reclamando e eles se justificaram dizendo que eram estações que “concorriam” com o Metrô. Disse-me o sabichão: “Patriarca, Artur Alvim e Vila Matilde já têm Metrô; se for pensar bem, é inútil ter estação de trem do lado. Com elas fechadas, a galera do trem ganha em tempo de viagem”.
      Até acredito que as coisas melhoraram em termos de tempo, mas foi dureza ouvir aquela estupidez, quando se sabia que todo o tempo que se economizava com a supressão de paradas em três ou quatro estações acabava se gastando nas infindáveis “paradas técnicas” (redução de velocidade, aguardo da movimentação da outra composição etc.) até chegar ao Brás – e no sair dele também.
      E São Paulo achando normal economizar em estações ou em opções de transporte? Francamente… Vai ser neoliberal assim em… São Paulo.

    2. Boa, Ruy.
      Dá uma boa ideia

      Boa, Ruy.

      Dá uma boa ideia pra quem não é de SP sobre a cara de pau desses tucanos.

      Triste é ver que ainda tem teleguiado que acredita na “competência” dessa turma.

  4.  
    Os tucanos estão

     

    Os tucanos estão interessados em coisa grande. Como costumam alardear, “eles pensam grande.”  Querem entregar a Petrobrax (com X), Banco do Brasil, Caixa Econômica. Se possível, o Brazil (com Z). Depois, tirar os sapatos pra entrar rastejando nos estados unidos, de quatro.

    Orlando

     

  5. 2 estações

    É isso que se inaugura a cada eleção: 2 estações! a única forma do metro paulista terminar em 2035 é ter eleições a cada seis meses. Ou somente os nascidos no próximo século poderão usufruir de um metro realmente metropolitano, ou se essa corja do psdb largar o osso.

  6. O Metrô DEVERIA ser responsabilidade municipal

    O Metrô  e todo o transporte público da cidade DEVERIA ser responsabilidade do próprio municipio e não de estado, assim como a segurança pública também deveria ser municipal, sob as ordens do prefeito. Só assim a população teria como cobrar pq tem maior proximidade com o prefeito que com o governador.     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador