No Dia Internacional da Mulher, uma homenagem a Zuzu Angel

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Bem Blogado

No Dia Internacional da Mulher, uma homenagem do blog a Zuzu Angel

Por Washington Luiz Araújo

Nós sabemos quem é esta mulher

Zuzu Angel foi uma estilista de moda que perdeu o filho Stuart Angel Jones nas garras da ditadura militar. Com a morte do filho, torturado, Zuzu desencadeou uma campanha internacional contra a tortura. Em seguida foi assassinada pela mesma ditadura, que simulou um acidente de carro para calar a voz desta mãe que só queria que outras mães não passassem pelo que passou.

Uma semana antes do acidente, a estilista entregou a Chico Buarque um texto para ser publicado se atentassem contra sua vida.

Dizia o documento:  “Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho”.

Zuzu foi homenageada em livros, música e filme.
Chico Buarque compôs, sobre melodia de Miltinho, esta música, Angélica, em 1977.

https://www.youtube.com/watch?v=2njisDw3HmA

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ETERNA ZUZU ANGEL

    Máxima reverência à memória de Zuzu Angel, brasileira admirável por sua coragem, dignidade e perseverança. Justíssima homenagem a uma mulher cuja história deve ser sempre lembrada, para que o exemplo de resistência à impunidade dos assassinos de seu filho ajude a evitar tragédias semelhantes. Eterna Zuzu Angel.

  2. Não há como eu não me

    Não há como eu não me emocionar sempre que vejo referências sobre essa mulher. Acompanhei a sua luta até aquele dia em que perdeu a vida no túnel. Desde o acidente no túnel, acidente não, assassinato mesmo, nunca duvidei disto. Quando digo que acompanhei, foi da maneira que era possível naquela época, nas entrelinhas. Tempo em que jornalistas aprenderam a escrever e a gente a ler nas entrelinhas. Não havia internet, mesmo que houvesse ninguém se atreveria a noticiar nem opinar o que bem entendessemos, como agora. Apesar de nunca me conformar com o fim que deram para sua vida, me consolo pensando que a Zuzu está calma e feliz ao lado do seu filho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador