ONU condena ataque à sua escola em Gaza

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou hoje, dia 30, o ataque de Israel a uma escola da organização. Esta escola, conforme explicado, servia de abrigo da ONU para refugiados em Gaza, que matou pelo menos 16 palestinos, inclusive crianças.

“Nada é mais vergonhoso que atacar crianças dormindo”, disse Ban Ki-moon assim que desembarcou na Costa Rica, para uma visita oficial. “Foi um ataque condenável. É injustificável. E exige responsabilização e justiça”, acrescentou.

Segundo o secretário-geral da ONU, a localização da escola foi comunicada por 17 vezes a militares israelenses, inclusive horas antes do ataque.

A escola é de responsabilidade da Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, sigla em inglês). Pierre Krähenbühl, chefe da agência, disse que o ataque ao abrigo foi “uma afronta” e motivo de “vergonha universal”.

Com informações da Agência Brasil

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. ONU

      Não é o secretário-geral da ONU que é uma piada: a piada é a ONU.

      Do jeito que vai, a ONU terá o mesmo fim daquela inutilidade chamada Liga das Nações.

      Quanto à linhagem dos secretários-gerais, talvez se possa dizer que o único que valia alguma coisa foi o sueco Dag Hammarskjöld.

  1. o que fazer?

    Pessoal, depois de ver notícias envolvendo a morte de crianças, está difícil conseguir tocar a vida. Não acredito que ninguém que olhe bem para o rosto do bebê da foto consiga dormir direito à noite.

     Lembrei de uma amiga alemã que se mobilizou durante a guerra do Iraque e conseguiu fazer a diferença, pelo menos para algumas crianças. Ela se dispôs, juntamente com outras amigas de confiança, a receber crianças iraquianas em suas casas na Alemanha, enquanto a pior fase de bombardeios estava acontecendo. Ela recebeu algumas crianças, não sei ao certo quantas, mas foram poucas. Saiu na imprensa na época e eu pessoalmente tenho muito orgulho dessa amiga por ela ter possivelmente salvo a vida dessas crianças.

    Eu tenho uma filha pequena e não imagino o desespero de viver em um lugar onde a vida dela estivesse sendo ameaçada diariamente.

    Eu gostaria muito de fazer algo nesse sentido, oferecendo um lugar seguro para uma família enviar temporariamente sua criança, palestina ou israelense. Não sei como fazer essa oferta chegar a uma mãe na área de conflito, mas gostaria muito que minha mensagem de alguma maneira chegasse até ela.

    1. quem bolou esta representação está repleto de razão…

      tudo indica que estamos diante de um holocausto reverso…………………….

  2. quanto mais a ONU se mete…

    mais aumenta a fúria sionista, que aproveita para esculachar este secretário de gaveta…………..

    em resposta ou para deixar bem claro o “esculacho”, sionistas já estão pedindo mais munições aos stados unidos

    1. nada mais que comércio bilateral com a morte de inocentes…

      gasta-se 500 toneladas, mídia internacional divulga que vai se prolongar, e encomendam mais 3 mil

      1. tudo isso…………..com a participação encomendada da mídia

        para ficar parecendo que os palestinos estão respondendo na mesma proporção

  3. Comentário.

    Agora, o governo israelense ficou sem desculpa.

    Do mesmo modo, ficaram aqueles porta-vozes do Inferno que fizeram uma manifestação na terra tupiniquim, bradando que os palestinos colocam crianças como “escudos”.

    Mas é assim. EUA fala grosso com Líbia, Iraque, Cuba, Rússia, Irã.

    Pra quem fala da Coreia do Norte, Israel é pura provocação. Com a diferença que mata pra valer.

  4. Mais uma “coondenação” da

    Mais uma “condenação” da ONU… e fica tudo por isso mesmo!

    Qual a função da ONU? Eu não sei!

    A ONU tem algum poder?

  5. Anedota

    Nassif: dizem que o porta-vor do Ministrério das Relaçoes Exteriores de Israel, Sr. Yagal Palmor, entrou esbaforido no gabinete do primeiro-ministro e foi logo anunciando, em alto tom —“a ONU está exigindo imediato cessar fogo em Gaza”. Calmo, como se estivesse recebendo a leve brisa soprada do Mar da Galileia, ao final da tarde, Benjamin Netannyahum, o todo poderoso do governo, respondeu, sem titubiar —“fato tão pitoresco como este, só quando o Brasil perdeu de 7 x 1 para nossos mestres”.

  6. O Brasil deveria sugerir a

    O Brasil deveria sugerir a Israel que indenizassem as famílias que quisessem deixar a Palestina, assim sendo o Brasil acolheria aqueles que quisessem vir pra cá financiando-lhes uma residência tipo mcmv.  Israel tem obrigação de indenizar aqueles que quiserem sair do inferno em chamas, digo Gaza e Cisjordânia que os sionistas criaram.  Com a palavra a diplomacia brasileira.

    1. Negativo.

      Fazer isso é o que Israel sempre quis. Limpeza étnica. Você não vai sugerir que essa medida racista seja voluntária por parte dos palestinos, vai? Abrir nosso país aos imigrantes palestinos é uma coisa entre o nosso povo e o povo palestino. Israel não pode se livrar dos seus crimes indenizando o que não é indenizável. Seria a mesma coisa que expiar os pecados israelense por 30 dinheiros. Nosso governo deve exigir respeito à Declaração dos Direitos Humanos,  exigir punição a Israel em corte internacional, solicitar intervenção das Forças de Paz da ONU imediatamente, exigir que os sionazistas recuem até as fronteiras de 1967, retirar sua embaixada de lá, entre outras medidas – como o embargo como foi feito na África do Sul do apartheid..

      Mas antes de mais nada, deve denunciar o vergonhoso acordo militar Brasil-Israel que já pôs nas mãos dos criminosos 1 bilhão de dólares. 

      veja:  Os acordos entre Brasil e Israel na área bélica

    2. Concordo, pelo menos para as crianças

      Conforme um comentário que já postei, acho que devia ser aberta a possibilidade de oferecermos no Brasil abrigos temporários, pelo menos para as crianças, que estão morrendo aos montes.

      Sem demandas com relaçao à alguma indenização por parte de Israel, isso criaria problemas. Falo em simplesmente estender a mão a quem está em desespero na região. Só isso.

  7. ´Pilhéria…………..

    Sugerir que o Brasil acolha crianças que possivelmente virão a serem assassinadas pelo sanguinário exército de Israel, se não é pilhéria, não sei que nome dar!

    Tenho pra mim que trata-se de grande ingenuidade, se esta sugestão/ação for humanidade.

    Quero crer que se trata de ingenuidade, pois com esta atitude o que se estará fazendo é justamente o que possivelmente Israel quer. Estaríamos nada mais a justificar este genocídio, pois o que deveremos fazer, é tentar impedir Israel de praticar estes crimes!

    De que adianta, paises em ação humanista, remover os habitantes daquela área, mesmo sendo crianças, com a intenção de salvá-las, para abrir margem para que Israel tome posse definitivamente daquela área!

    A indignação planetaria que esta se vendo é unica e exclusivamente por conta das crianças assassinadas, que caso contrário, estaria este conflito no mesmo nível de outros!!

    O que não podemos é, em nome da humanidade, diminuir este genocidio praticado por Israel, e uma atitude como esta, nada mais fará que deixar livre o domínio para aquele pais nazisionista praticar as barbáries que vem praticando.

    Outro aspecto a considerar, ainda que pareça desumano é que, somando cada criança assassinada até agora num total de 250 e mais as mulheres em condições de procriarem, estimado talvez em 750 ou mais, totalizando  1000 individuos, que caso viessem a se tornarem adultos e gerarem cada um deles, a provavel cifra de 4 filhos, chegamos a tragica   estatística de que Israel está impedindo que a Palestina possa no futuro ser acrescida de  mais 4000 habitantes.

    Trata-se ou não de uma limpeza étnica!!!!

    Com a palavra os  defensores insensatos de Israel,  para não usar outros nomes!!!!

  8. Ainda sobre a Palestina………..

    A área de Gaza é reduzida em 44%

    1 de agosto de 2014Share on pinterest_share1 

    Desde o início do genocídio ao qual é submetida a população da Faixa de Gaza, 8 de julho até agora, mais de 1.100 palestinos foram mortos e mais de 6.500 feridos. Segundo dados da ONU, pelo menos 75% são civis. Israel perdeu 53 soldados e 2 civis. O IDF, exército israelita, decretou uma zona hermética no entorno de Gaza e disse à população que eles devem desaparecer desta área, pois ela será destruída completamente. Esta área, que por causa disso se tornará desabitada, corresponde a 44% da área de Gaza.

    A população deve procurar refúgio no restante do território. Desta forma, Gaza, com seus 1,8 milhões de habitantes, se torna a área habitada mais densa do mundo. Com a redução do território habitável em 44%, quase dobra-se o número de pessoas por quilômetro quadrado e elas são encurraladas ainda mais.

    No vídeo abaixo, podemos observar em diversos momentos, dentro do intervalo de uma hora, como as casas são destruídas sistematicamente com bombas e mísseis, para estabelecer esta zona desabitada. Isso lembra a faixa da morte ao longo da fronteira da Alemanha Oriental, mas que tinha apenas 10 até 30 metros de largura. No primeiro plano vê-se os tanques israelitas.

    http://youtu.be/fdoYZ1-9XsM

    Como justificativa, o regime sionista declara que Israel torna-se assim protegido dos foguetes e túneis. Como sempre, isso é mais uma mentira, pois na realidade almeja-se tornar insuportável a vida dos moradores de Gaza, almeja-se levá-la a um estado catastrófico e ausente de dignidade, para que eles saiam voluntariamente para o exílio. Desta forma os sionistas podem finalmente alcançar seu desejo e anexar toda a faixa de Gaza.

    A solução final que os sionistas têm em mente é uma completa deportação da população da faixa de Gaza, incluindo sua anexação. O uso completamente desproporcional da ação militar é explicada apenas com o objetivo de tornar Gaza completamente desabitada. Os palestinos estão sendo tão espremidos, água e energia são cortados, os alimentos são reduzidos ao mínimo, até que eles cedam.

    Solução semelhante tiveram os alemães sob Hitler, quando a Solução Final também visou a deportação dos judeus para os territórios do leste europeu. Mas aqui encerram-se as semelhanças: no caso alemão, os judeus eram um povo estrangeiro vivendo em terras alemãs, com o status de “inimigo” desde a declaração de guerra contra a Alemanha. No caso dos palestinos, eles são os legítimos donos da terra; vem sendo expulsos de sua pátria desde 1947 pelo invasor sionista, com a conivência das “boas pessoas” e “especialistas” da área – NR.

    Não se trata apenas da expansão territorial de Israel por mais espaço vital, após eles terem caçados os palestinos, mas também, como em todos os conflitos, por conquistar mais recursos que localizam-se ao longo da costa de Gaza: enorme concentração de gás natural do Mediterrâneo. Os palestinos não devem aproveitar deste recurso.

    Aliás, segundo o antigo ministro do exterior do Egito, Ahmed Aboul Gheit, as Nações Unidas teriam organizado a queda de Hosni Mubarak, em 2011, sob a fachada da “Primavera Árabe”, pois ele era contra a deportação dos habitantes de Gaza paa o Sinai, exigida por Washington.

    Como o Egito agora é dirigido novamente de forma ditatorial e deixa atrás de si um golpe militar aprovado pelo Ocidente, nada mais se opõe ao êxodo de Gaza e assentamento dos palestinos no deserto do Sinai. As novas moradias seriam financiadas ao meio pelos EUA e Europa; o restante viria da Arábia Saudita.

    Se os palestinos cooperam com isso, é outra coisa. Eles preferem ser mortos do que expulsos de sua pátria, para serem realocados em um novo campo de refugiados no deserto do Egito. Assim eles continuariam a não ter um estado próprio.

    Quando serão finalmente responsabilizados os genocidas Benjamin Netanyahu e os comandantes de seus comandos especiais pela limpeza étnica e levados ao Tribunal de Justiça Internacional? Até quando o mundo vai ainda assistir e tolerar o abate dos palestinos?

    A única paz que os sionistas aceitam com os palestinos, é a paz do cemitério!

    ————————————————

    Em vídeo no youtube vê-se sionistas radicais que se reuniram na praça Rabin em Tel Aviv e expressam suas ameaças contra os deputados “árabes” do Knesset, Ahmed Tibi e Hanin Zoabi. Eles gritam:

    “Nós odiamos todos os árabes”
    e
    “Não vai ter escola amanhã, pois não existem mais crianças em Gaza!”
    e
    “Gaza é um cemitério!”

    http://www.youtube.com/watch?v=h7qFACSfd_k 

    Estes racistas apoiam Merkel com suas declarações: “A segurança de Israel é parte da razão da existência alemã.”

    Alles Schall und Rauch, 29/07/2014

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador