Vidas paralelas: Adolf Eichmann e Dias Toffoli, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Vidas paralelas: Adolf Eichmann e Dias Toffoli

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Uma ex-amiga minha trabalhou com Toffoli na ADM no início dos anos 1990 e percorreu o Brasil com ele durante a campanha eleitoral que levou Lula pela primeira vez à presidência. Após a posse de Lula, ela foi trabalhar na Casa Civil junto com Toffoli.

Quando essa ex-amiga retornou a Osasco, voltei a ter contato com ela. Durante anos briguei com minha amiga por causa de Toffoli. Ela foi na posse dele no STF e sempre me dizia “Toffoli ainda é de esquerda vai dar muita alegria ao país”. Cético, eu preferi esperar. Depois notei que desde que ao se tornar ministro do STF ele deu uma guinada à direita.

Depois que Toffoli se tornou amiguinho inseparável de Gilmar Mendes passei a considerá-lo um caso perdido irrecuperável. Toffoli se tornou patético, cômico e trágico, mas não posso dizer que estou surpreso com suas novas posições.

Ele chegou ao STF pela esquerda e em pouco tempo chutou a escada. Agora que conseguiu o que queria (ser presidente da Corte) ele pagou o preço do triunfo pessoal. Primeiro ele cortejou os generais requentando o discurso de que em 1964 não houve um golpe militar. Na sequencia ele desautorizou a decisão absolutamente correta do Ministro Lewandowski que autorizava a Folha de São Paulo a entrevistar Lula.

Há vários meses rompi definitivamente com a amiga que defendia Toffoli ferozmente. Suponho que, apesar de todas as evidências, ela continuará a defender o herói dela. Felizmente não tenho mais que brigar com ninguém por causa dele. Ambos provavelmente se merecem e eu certamente não fiz nada para merecer o desprazer de ser de alguém que admira o mais novo defensor de uma Ditadura que entrou na minha casa a pontapés quando eu tinha 3 anos de idade.

Se for eleito, Jair Bolsonaro aumentará o número de Ministros do STF para 21 e enfiará 10 vagabundos de confiança dele na Corte. Quando isso ocorrer a irrelevância do Ministro Dias Toffoli não poderá ser maior do que aquele que ele construiu para si mesmo nos últimos dias. Ao invés de romper com o passado ele preferiu romper com seu próprio passado. Ele se tornou um agente da desordem constitucional e da insegurança jurídica que assola o país desde o golpe “com o STF com tudo”.

O STF legitimou e continua legitimando a ditadura de 1964/1988, revogou o princípio da presunção de inocência, se submeteu a um terrorista togado da primeira instância da Justiça Federal, participou do golpe de estado de 2016, instrumentalizou um regime de exceção e censurou a Folha de São Paulo. O que o novo presidente da Corte fará na semana que vem? Ele dirá que a tortura é legal? Julgará procedente um pedido do MPF para que os adversários do regime de exceção sejam reunidos e transportados em vagões de trem para serem incinerados no alto forno da Companhia Siderúrgica Nacional?

Ao ser julgado em Jerusalém, Adolf Eichmann não demonstrou arrependimento. Muito pelo contrário, ele disse que sentia orgulho de ter cumprido correta e fielmente as ordens de seus superiores hierárquicos. Ao contrário do seu duplo alemão, Dias Toffoli não precisa obedecer a ninguém. Ele deveria apenas “Cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício” (art. 35, I, da Lei Orgânica da Magistratura). A legislação garante a todo juiz ampla liberdade de consciência para realizar esse mister.

Adolf Eichmann serviu um regime que o privou de sua capacidade de julgar seus próprios atos. Toffoli preferiu decidir o caso da Folha de São Paulo como se estivesse privado de sua liberdade pessoal de respeitar o princípio da liberdade de imprensa. Condenado à morte em Jerusalém, Eichmann inspirou mais pena do que ódio. Hannah Arendt o chamou de medíocre. O novo presidente do STF está se revelando um monstro autoritário.

O golpe de 1964 rasgou a Constituição de 1946 de uma única vez. A CF/88 vem sendo rasgada desde que Luiz Fux (sempre ele) condenou José Dirceu porque o réu não provou ser inocente. Ao censurar a Folha de São Paulo, Toffoli revelou seu compromisso pessoal e integral com o abismo. No fundo dele o novo presidente do STF encontrará o que realmente procura e também o que não deseja.

Fábio de Oliveira Ribeiro

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. fegacê

    “alto forno da Companhia Siderúrgica Nacional?”  Qual, aquele que explodiu? Não era para ir pelos ares, afinal agora a CSN é privada, competente, moderninha e inserida no contexto!

    A COSIPA de SP Cubatão também foi doada. Só que nos Alto Fornos dela, que custaram a tal “dívida externa” com que torturavam a nossa juventude, nada se incinerará. Foram desativados, num lindo crime de lesa-pátria. A usina que possuia 12 mil funcionários próprios mais uma enormidade de empreiteiros e terceirizados, hoje mantém uma simplória laminação de chapas compradas da China. Xique nu urtimo!

    fegacê cumpriu a sua promessa: Acabar com a era Getúlio.

    1. mas,…e o Toffoli?

      No escritório em que ele trabalha os outros não são melhores do que ele. De lá não se espere nada porque nada virá.

      Gente sem compromisso com a pátria, dominados por cabrestos reais ou imaginários. Povinho que se preocupa apenas com seus rendimentos.

  2. Essa elite miserável, toda

    Essa elite miserável, toda ela ( 99 por cento gosto e 01 por cento por omissão/covardia ) está levando o país a eleger pelo voto direto ( no caso dos EUA, eles ainda tem  a desculpa de que foi aquele esquisitíssimo colégio eleitoral ) uma ditadura ao estilo Pinochet no campo econômico. O diabo do Pinochet deve estar rindo e sem crer que aquilo que ele teve que impor ao Chile  – jogando bombas em Allende e usando o estádio Nacional do Chile como campo de extermínio está próximo de ser implantado – via Paulo Posto Ipiranga Guedes ou qualquer outra estúpido dessa laia  – através do voto. Se isso fosse um roteiro dum filme, ele seria recusado por não ter o mínimo de verossimilhança. 

     

  3. Rabicó enjaulado

    Pelo que dizem o rabicó do Toffoli estaria preso pelo telhado de vidro de um empréstimo camarada que ele teria recebido do BMG para comprar sua mansão no lago norte em Brasília. BMG cujos interesses viriam sendo afagados, desde então, por suas togadas mãos carinhosas no STF.

    Seria apenas e portanto, mais um fascista coagido, corrupto do tipo cagão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador