Haddad facilita transparência na Lei de Acesso à Informação

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A Lei de Acesso à Informação é um mecanismo de tranparência de órgãos públicos, a serviço de qualquer cidadão na internet. Na prática, contudo, nem sempre o órgão solicitado oferece todas as respostas e, muitas vezes, o longo processo burocrático prejudica a comunicação. O blogueiro Bruno Ribeiro, do Estadão, testou o serviço para perguntas à prefeitura de São Paulo e obteve os seus pedidos com êxito.
 
Do Blog Bruno Ribeiro
 
Estadão
 
 

Plataforma divulga lista de perguntas de cidadãos sobre dados públicos e as respostada dadas pela Prefeitura

Todas as perguntas feitas à Prefeitura de São Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação, com suas respectivas respostas, foram publicadas pela gestão Fernando Haddad (PT) em um site da área de Transparência da administração, ligada à Controladoria-Geral do Município.

A plataforma, chamada Pedido Respondido, pode ser acessada aqui.

O catálogo tem cerca de 6,5 mil respostas feitas a cidadãos, mas compreende um período que vai até a metade deste ano. A proposta é que o banco vá sendo atualizado periodicamente — é preciso passar por um filtro para a retirada de dados pessoais dos solicitantes dos questionamentos, o que atrasa do processo.

Segundo o controlador-geral do município, Roberto Porto, a ideia original na medida era “melhorar a qualidade das respostas fornecidas pelo poder público.” Porto diz que “embora as respostas ainda não tenham o nível de excelência que buscamos, elas são importantes para a criação da cultura da transparência”. O secretário nega que a divulgação dos dados, ocorrida em um evento na noite de quinta-feira na Galeria Olido, no centro, onde fica a Corregedoria, tenha relação com os recentes episódios de sigilo de dados públicos, especialmente no governo do Estado. “Já estava marcado”, afirma.

As respostas acessadas pela plataforma, entretanto, são parciais — uma vez que documentos anexados às respostas têm de ser baixados separadamente, por meio de links no site de Transparência. Esses documentos estão agrupados em pastas zipadas, listadas para download.

O órgão da Prefeitura que mais tem pedidos de informação é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Sede da Prefeitura

Algumas das respostas acessadas mostram que há espaço para avanços. Uma cidadão que pediu a localização de todos os radares da cidade com a especificação do tipo de infração que cada máquina fiscaliza teve, como resposta, uma lista das multas aplicadas na cidade. Insatisfeita, recorreu e teve como resposta de última instância, do secretário de Transportes Jilmar Tatto, uma lista que tinha as informações, mas indicava o local apenas por códigos, não por ruas. “É o que temos”, escreveu o secretário na resposta.

Por outro lado, um cidadão pediu a relação de todas as lotações da cidade, com a indicação do modelo do veículo, ano de fabricação e características, e teve como resposta os dados que pediu.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o alkimim e o pig

    Eu perguntar se o pig não tem vergonha do alkimim, depois vi a besteira que faria:  o alkimim é  o menor dos problemas que o proprio pig nos legou. O alkimim só faz as escancaradas bobagens que faz,  além de um péssimo governo ( será que ninguem nunca vai citar aqui algo de bom que o moço poderia ter feito?), devido à tutela absoluta do pig.  Será que oalkimim não é um “case” estudado dentro do pig de como o povo de sp vai fácil na deles? É um caso muito interesssante. Sem falar no tutu das salvadoras assinaturas do estado, é claro.

    Por exemplo agora, se o pig não tivesse crimes bem maiors na sua ficha corrida, ele ficaria com a cara vermelha quanto ao alkimim? Perguntinha idiota, confesso, mas se aplica aos citados. 

  2. eh,eh,eh só para sacanear o

    eh,eh,eh só para sacanear o Alkimin.

    Esses tucanos !!!

    Ainda querem governar o país. O meu consolo é que nunca conseguirão.

    Só idiota, débeis, vota nesses tucanos.

    Descupa aí idiota, se ofendi o seu candidato, foi mal !!!

  3. HAddad !!!

    Quando associamos a honestidade, a inteligência e a vontade política, nasce um HADDAD. Uma pergunta ao sr. Bruno Ribeiro:  Os paulistanos merecem um HADDAD?  Que tirem as vendas dos olhos e aproveitem a sorte que têm. Que não percam a oportunidade de valorizar as qualidades de HADDAD!

  4. O PIG odeia o Haddad por sua

    O PIG odeia o Haddad por sua competência e honradez, e idolatra Alckmin, Serra e FHC por razões diametralmente opostas. Aébrio não entra nesta lista porque parece que os próprios tucanos já estão dando um chega pra lá nele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador