A prefeitura de Petrópolis inicia hoje a compensação financeira às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas e que demoliu 245 casas em 15 de fevereiro de 2022. Além das casas destruídas pelo deslizamento de pedras, 235 pessoas morreram e duas permanecem desaparecidas.
A compensação financeira que as famílias vão receber faz parte do programa municipal Recomeço Seguro e os valores variam entre R$ 90 mil e 230 mil.
A prefeitura e a Defensoria Pública assinaram, em junho, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que define as regras de compensação financeira do programa.
Os imóveis terão de ser demolidos para que a prefeitura faça as obras de contenção de encostas no morro. Nos últimos meses, foi feito um levantamento topográfico e fotográfico que avaliou cada imóvel de forma individualizada.
“Agora, vamos garantir uma compensação para ajudar essas famílias a reconstruir suas vidas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O prefeito acredita que esse é um momento importante, por ser fruto do trabalho que teve início em fevereiro. “Não saímos de lá com assistência social, com Defesa Civil, com Secretaria de Obras”, avalia.
Atendimento e documentos
Os atendimentos às famílias atingidas pelas chuvas vão começar nesta quarta-feira e vão até o dia 29 de julho. As listagens dos atendimentos, podem ser acessadas aqui.
Os beneficiários devem levar documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, registro de ocorrência e documento bancário (extrato ou cartão
Com informações da Agência Brasil
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.