Shopping na Paulista contraria Plano Diretor

Jornal GGN – Amanhã, quinta-feira (30), a Avenida Paulista vai ganhar um novo shopping. O empreendimento, aprovado antes da criação da faixa de ônibus e da ciclovia, tem 1.557 vagas para carros e deve atrair mais de mil veículos à avenida na hora do rush, de acordo com estudo de impacto de trânsito.

Engenheiro ouvido pela Folha de S. Paulo, Horácio Figueira disse que as filas de carro vão impactar o entorno. Ele defendeu que os shoppings criem miniterminais de ônibus nas garagens para estimular o transporte coletivo.

A empresa incorporadora, a CCP, afirmou que cumpriu todas as leis e atendeu os pedidos da Prefeitura para amenizar os impactos no trânsito.

Novo shopping deve ‘estrangular’ Paulista

Por Giba Bergamim Jr.

Da Folha de S. Paulo

Aprovado antes da criação de faixa de ônibus e de ciclovia, centro comercial atrairá mil carros à avenida no rush

Construção contraria novo Plano Diretor, que prevê menos vagas para carros; empresa diz que cumpriu diretrizes

Após a criação de uma faixa exclusiva para ônibus e do início da construção de uma ciclovia, a avenida Paulista ganhará na quinta-feira (30) um shopping com 1.557 novas vagas para carros.

O empreendimento deve atrair à região ao menos mil carros no horário de pico e provocar impacto no trânsito.

Localizado no terreno onde existia a mansão do industrial Francisco Matarazzo, o centro comercial surge no momento em que a gestão Fernando Haddad (PT) faz uma campanha contra o transporte individual.

O novo Plano Diretor, que definiu as diretrizes urbanísticas da capital paulista para os próximos anos, prevê limites tanto no número de vagas de garagem como na altura de prédios em toda a cidade.

A construção, planejada desde 1991 após disputas pela área, ocorreu depois um estudo de impacto de trânsito finalizado em 2010, época em que os carros podiam usar as quatro faixas da via.

O Shopping Cidade São Paulo, projetado pela CCP (Cyrela Commercial Properties), custou cerca de R$ 500 milhões e prevê, além do shopping, uma torre de escritórios –esta última sem previsão de inauguração.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Missão comprida: deu para falar mal da atual administração

    municipal. Ufa, até que não foi tão difícil, era só não dar muitas datas, e contar sobre a total falta de memória do leitor do jornal.

    Mas deixou a entender que o novo Plano Diretor é bom, ai, não, é muito ruim. Chefe, e ciclofaixa, é ruim também? O.K. entendi.

    E dizer que tem gente que paga para ler este jornal…

  2. Haddad tem que peitar essa gente

    Cabe agora ao Haddad arrumar fundamentos jurídicos para não permitir a abertura deste shopping antes de resolvido o potencial problema. Por favor, Prefeito. São Paulo não precisa de mais shoppings, de mais problemas. Por favor Prefeito, em nome dos paulistanos realmente preocupados com a qualidade de vida, os que apoiam as ciclovias, as sacolas plásticas, a inspeção veicular, não deixe-os abrir o shopping!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador