
Segundo a reportagem “Exclusivo: Documentos da Americanas indicam que diretoria omitiu do conselho operações que causaram rombo”, uma investigação interna das Americanas levantou elementos que podem absolver os donos da empresa da acusação de golpe contábil.
O enredo é extraordinário. Como toda sociedade anônima, o balanço das Americanas passa primeiro por um Conselho Fiscal, antes de chegar no Conselho Deliberativo. O Conselho Fiscal teria indagado dos diretores se havia o tal “risco sacado” – a operação que, escondida, gerou o rombo na empresa. E os diretores não responderam.
Logo, conclui a reportagem, o Conselho Administrativo não estava sabendo, os controladores não estavam sabendo e os culpados eram apenas os executivos.
Fantástico! Se os executivos admitissem a existência do “risco sacado”, a informação iria até o Conselho Administrativo e, certamente, a manobra seria embargada, já que nenhum conselheiro iria correr o risco de responder em juízo pelo golpe.
Logo, esconder a informação do Conselho Fiscal era peça central da armação. E quem comandava todas as operações era Beto Sicupira, um dos sócios da 3G. Portanto, a única conclusão relevante é que o golpe foi escondido do Conselho Deliberativo, não dos controladores.
Com todo histórico do grupo, de manipulação de balanços, é inacreditável que se tente vender essa versão. E que a mídia compre.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Alguma palavra sobre o antigo CEO?Zero. Realmente acham que a gente é trouxa? Saiu notícias em todos os lugares como Sicupira mandava e desmandava nessa zorra, e o antigo CEO era mais pau mandado que tudo.
Apoiaram o golpe e receberam o baque nas contas.Se mantiveram abertos na pandemia e tombaram feio. Assumir as merdas e mudar? Deus me livre, devo, nego e não vou pagar. É assim que a cabeça de psicopatas funciona.
Interessante como ninguém sabia de nada, mas na hora de unir as duas operações, lucrar MUITO com isso, os números estavam na ponta da língua….
Eu tinha um amigo que dizia em situacoes como essa – ” vai sobrar pro Joaozinho”, e contava uma historia escabrosa de um lugar que trabalhou e onde, descoberto a falcatrua, salvaram-se os diretores e sobrou pro Joaozinho
Parece até aquele caso que tentou se alegar que foi um…”estupro culposo”…ora…ora..
Não é bem a mídia que compra… é a mídia q é comprada!
Faz sentido, Nassif. Assim como os vagabundos de toga precisaram de ampla cobertura jornalística favorável para poder condenar e prender Lula injustamente eles agora precisam de apoio redobrado dos jornóialistas para não punir os três bilionários vigaristas das Lojas Americanas. As perigosas relações públicas e privadas entre os juízes e os barões da mídia sempre foram o cerne do problema democrático brasileiro. Elas inviabilizam a distribuição de justipa e possibilitam a consolidação de injustiças empresariais e políticas. Essa é a principal característica do “cunhadismo político-judiciário”, entende?
Eu li, inocente aqui tô eu. Há inúmeras piadas sobre ladrão pego com o fruto do roubo. Quem sabe esta é mais uma?
Mas a globo não é um jornal, está mais para uma versão soft de um escritorio de advogacia de bilhas. Me paga e eu te defendo
Sim , sim, a pobreza de uma nação é decorrente da corrupção dos ladrões de mercados e de celulares, com estes devemos ser severos e brutos. Tomara que a russia exploda esse hospicio de pscopatas corruptos ocidentais. É como ver um fruto podre detao maduro para cair. Sistema corrupto e opressor
Lembram da época do congelamento de preços? Sobrava pro gerente do supermercado.
Os emails para inocentar poderiam ter sidos combinados.
Para o auditor não vale o “não tem Risco Sacado”, vale o documento da baixa do título do Fornecedor batendo com a conciliação bancária etc e tal, uma simples amostragem “pegava” isto.
Os bancos mesmo sabiam pois viam (ou deveriam ver) que a conta “banco” das LA não batia com a posição da dívida com eles mesmos.
Os bancos não pagavam os fornecedores por conta própria, o pedido ou autorização vinha das LA, em tese sabiam o que estavam fazendo, a cúpula dos bancos sabia, não era o gerente da agência que segura um papagaio de bilhões.
Fantástica? Nem um pouco. Trivial, até. E mais que previsível. A mídia faz parte desse mundo das finanças, é peixe do mesmo aquário. E nós aqui, do lado de fora, observando o espetáculo, deletados com esses peixes tão bonitos e bem cuidados. Ficam assim graças a quem, prezados amigos do GGN? Quem os alimenta para que fiquem assim? Não somos nós mesmos?
Fantástica? Nem um pouco. Trivial, até. E mais que previsível. A mídia faz parte desse mundo das finanças, é peixe do mesmo aquário. E nós aqui, do lado de fora, observando o espetáculo, deleitados com esses peixes tão bonitos e bem cuidados. Ficam assim graças a quem, prezados amigos do GGN? Quem os alimenta para que fiquem assim? Não somos nós mesmos?
Globo abraçava golpistas de 64. Globo contra as Diretas Já. Globo e golpistas de 2016. Globo e Moro. Globo e Temer. Está no DNA deste fóssil a atração pelo abismo, a luta contra o Direito, contra o Progresso. A velha mesma se destrói!.
Antes de explodir a bomba, vejo eles conversando, “em quem vamos por a culpa? Precisamos nos proteger! Você cuida da mídia, você dos bancos e eu vou escolher os advogados e juízes certos.” Sobrou para os administradores, que não davam um pio sem o ok do Sicupira.
Depois somos obrigados a ver, ouvir e ler “especialistas” tentando nos explicar porque o mundo, particularmente o Brasil, passou a acreditar fervorosamente nas fakes do zap. Com o esgoto descarado da mídia tradicional, fazer o quê?
Kkkkkkkkkk
Quem banca O Globo?
A Globo quer que acreditemos que os “Irmãos Metralha” não passam de trẽs porquinhos…
Se os credores vendiam pra americanas a 60 dias de prazo? Como os bancos ficaram com tantos valores a receber? A tanto tempo?,,
Eu tenho sido repetitivo, quando, em tudo, defendo o que Anísio S Teixeira repetidamente disse: “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”. ― Anísio Teixeira
O Darcy deu ouvidos!
Sem o povo participando, conscientemente, corremos o risco da dominação fascista com o beneplácito ou despreso de forças externas.
Por que não nos damos conta que é a única proposta possível de unir mais de 80% da população?
Prezado Lafaiete. Infelizmente não só no presente caso das Americanas, mas também nos planos de implantação do facismo, todos tiveram escola
Na minha humilde opinião só pelo fato dos 3 milionarios adotarem como livro de cabeceira um autor que recomenda “atrase seus fornecedores, 2 3 ,612 meses” e também pelo fato de terem interesse “apenas nos lucros” sem intenção de investir melhorias nos próprios negócios, pa mim já diz muito sobre essa gente. Saber ou saber o que se passava na própria bem presa era o de menos,desde que entrasse no ” dinheiro” que eles abocanhavam gananciosamente sem olhar pra traz.
Só a Globosta mesmo pra defender a tese de que alguém que participava ativamente da administração “não sabia de nada”. Pela Globosta, o culpado pelo assalto ao trem pagador é o trem…
Ah, e se fosse um pobre “saindo” do Supermercado Globo sem pagar um pacotinho de leite ?
Ah, e se fosse um pobre “saindo” do Supermercado Globo sem pagar um pacotinho de leite ?
A mesma Globo que absolveu Lula… Assim como a Americanas, sem mais “credores”.