Cunha revelará quem recebeu para tirar Dilma Rousseff, diz Noblat

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Avançam as negociações para a delação premiada do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que pretende atingir em cheio o presidente Michel Temer e sua cúpula de governo com ministros e aliados no Congresso. Para o jornalista Ricardo Noblat, o peemedebista revelará a lista dos que receberam propina para votar a favor do processo que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff.
 
Esta semana, advogados do ex-deputado estiveram na Procuradoria-Geral da República para negociar mais termos e anexos da proposta de acordo que delatará caciques do partido de Temer. As informações dão conta que os procuradores da República estão com nível de exigência alto sobre o que Cunha tem a entregar.
 
Por outro lado, Noblat ressalta que além dos nomes da então oposição e que hoje governam o país envolvidos na retirada proposital de Dilma do poder, como estratégia de barrar os avanços da Operação Lava Jato, Cunha citará as fontes pagadoras.
 
A lista de Eduardo Cunha

Por Ricardo Noblat

 
De O Globo

Parte da delação do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba desde outubro do ano passado, já foi aceita pelo Ministério Público Federal. E é nela que reside a revelação que mais assombra seus ex-colegas da Câmara: a lista dos que receberam dinheiro para votar a favor da abertura do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Cunha não se limitou a dar os nomes – a maioria deles do PMDB. Citou as fontes pagadoras e implicou o presidente Michel Temer. Reconheceu que ele mesmo em alguns casos atuou para que os pagamentos fossem feitos. Contou o que viu e acompanhou de perto e o que ficou sabendo depois. Não poupou nem aqueles deputados considerados mais próximos dele. Teve uma razão especial para isso.

É o troco que dá aos que antes satisfizeram suas vontades e depois o abandonaram quando mais precisou da ajuda deles.  Cunha foi do céu ao inferno num período de 17 meses. Eleito presidente da Câmara em primeiro turno no dia 1 de fevereiro de 2015 com 267 votos de um total de 513, acabou cassado no dia 12 de setembro do ano seguinte por 450 votos. Somente 10 deputados votaram por sua absolvição.

Tanto Cunha quanto o Ministério Público têm pressa em fechar acordo em torno do restante da delação. Se isso ocorrer, ela poderá servir de base para uma nova denúncia contra Temer. Ou, no mínimo, para provocar um terremoto na base de sustentação do governo no Congresso, fragilizando-o ainda mais. Temer já foi informado a respeito e reagiu com tranquilidade.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem?

    Informo aos senhores quem pagou para realização do golpe: jbs, oderbrecht, andrade gutierrez, e afins.

    A quem pagaram?

    Pagaram ao temer, ao aecio, e ao cunha a sua parte e a que ele cobrou pelos seus deputados. Uma bruta verba para a globo e algo para sites como o do …  A jbs informou também que comprou alguns juizes, ainda não apontados.

    Para que o cunha vai repetir isso?

     

     

  2. Que tal se dissesse que a

    Que tal se dissesse que a Globo também pagou por contar com lucros futuros?

    A Globo foi das instituições nacionais a que mais se empenhou pelo bota-fora de Dilma.

    Estranho reproduzir-se matéria desse capacho dos Marinhos. 

  3. Aos diabos!

    Isso é para pôr pressão midiática na turma do Temer – Os diabos estão em guerra!

    Se Temer vencer, ele quebra o ego da rede globo – ninguém ainda conseguiu isso!

    Alguém a enfrentou e a derrotou…

    Ele é vingativo, ele foi para cima da JBS e como a globo está contra ele, neste recesso que ganhou do Rodrigo maia, ele vai para cima da globo, por que tirando a globo ele só sai quando quiser…

    Doido isso – depender da rede globo para tirar o temer…

    Para rede globo, é mais moral que financeiro – lógico que domínio sobre tudo é melhor do que dividir com a turma do temer  que não brincam em serviço!

    Quem vencerá?

    Os diabos políticos ou diabos midiáticos?

    Por que folha e estadão aceitariam numa boa…

    E nós, como sempre, ruminando e seguindo o comboio fazendo o nosso eterno papel de trouxas…

    Que diabos fariam o noblat fazer isso?

    Nem isso nos perguntamos…

     

  4. DELAÇAO DO CUNHA

    Diante do Golpe confirmado e possivel o retorno da DILMA, para promover as eleições diretas e cancelar todas as reformas promovidas por estes golpistas,Caro Nassif e possivel isso..ABS

  5. FHC compra reeleição / Cunha compra Impeachment… de novo!

    Se ficar comprovado que Cunha comprou os votos do impeachment a situação da mídia brasileira vai ficar complicada(não que eles tenham vergonha na cara).

    1-NO MENSALÃO OS COMENTARISTAS FALAVAM QUE COMPRA DE VOTO PARLAMENTAR ERA UM ATAQUE GRAVE À DEMOCRACIA. Falavam que o Mensalão era o maior escadalo de corrupção, não pelo montante de dinheiro mas pelo ataque à democracia. O problema é que no Mensalão se comprou votos para aprovar medidas importantes… nesse caso foi compra de votos para derrubar uma presidente eleita e colocar bandidos comprovados no poder.

    2-A QUEDA DE DILMA TEVE PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS SETORES: MÍDIA EM PESO, MOVIMENTOS SOCIAIS, FIESP…Vai se lançar suspeitas sobre dezenas de outros setores… já sabemos que o MBL e o Pato da Fiesp receberam… os Deputados receberam… será que os canais de TV que tanto se empenharam receberam também???

    3-CPI DO IMPEACHMENT Lava-Jato já não tem muita relação com essa investigação… merece uma CPI própria!!!

    4-FHC E A COMPRA DA REELEIÇÃO = CUNHA E A COMPRA DO IMPEACHMENT: Vale a pena ver de novo??? Vão repetir a mesma história??? Empurrar para debaixo do tapete e não tocar mais no assunto??? Com tudo comprovado e na capa dos jornais???

     

    1. Agora basta tirar as conclusões

      Não foi o CUnha quem comprou!   Foi o Joesley e companhia bela. A Odebrecht, por exemplo, pagou 6 milhões para o pastor Everaldo ajudar Aécio no debate contra Dilma. Isso foi revelado pelo próprio Marcelo Odebrecht em delação premiada. 

      Tudo registrado nos anais da “Justiça” brasileira. 

      Joesley Batista não gostava da Dilma e por isso trabalhou para apeá-la do poder…

      Marcelo Odebrecht não gostava da Dilma e por isso trabalhou para apeá-la do poder…

      Agora basta qualquer cidadão dom um mínimo de raciocínio tirar suas conclusões.  

      http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/odebrecht-pediu-ajuda-de-pastor-everardo-a-aecio-durante-debate-de-2014-diz-delator.ghtml

       

      1. Esse é o maior golpe na democracia brasileira!!!

        Empresas se uniram a grupos de comunicação e partidos políticos para interferir na democracia brasileira.

        Citando nomes:

        1-JBS ENTROU COM O DINHEIRO E FINANCIAMENTO DO ESQUEMA

        2-CUNHA UTILIZOU SEU ESQUEMA DE COMPRA DE DEPUTADOS E SUA INFLUÊNCIA NA CÂMARA PARA FAZER O PEDIDO DE IMPEACHMENT SEGUIR EM FRENTE

        3-SE APROVEITOU A MÁQUINA PÚBLICA DO PSDB, DA CAMPANHA DO AÉCIO, PARA FAZER CAMPANHA DO IMPEACHMENT. MBL, VEM PRA RUA, PATO DA FIESP…

        4-GLOBO E VEJA SE CRIARAM UM JORNALISMO DE GUERRA E INSTIGARAM A POPULAÇÃO

        5-MINISTÉRIO PÚBLICO E JUÍZES COOPTADOS VIA MEIOS DE COMUNICAÇÃO

        6-DELEGADOS LIGADOS A AÉCIO PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO ESQUEMA

         

        Isso sim, dá um belo Powerpoint!!!

        Enquanto Moro cria suas fábulas jurídicas, os verdadeiros esquemas explodem na cara de todo mundo!

  6. O MPF parece ter escolhido o Funaro

    Outro dia vi a notícia que a delação do Funaro estaria melhor que a de Cunha, sendo então recusada por só escolherem uma.

  7. Mais uma lista…

    “a lista dos que receberam dinheiro para votar […]”

    Mais uma lista? Já não tem lista suficiente? De que adianta mais uma lista? O que é que o MPF vai fazer com essas listas todas? Já começaram a analisar a primeira lista, pelo menos?

    1. O GOLPE FOI DESMASCARADO PELA PRÓPRIA GLOBO!

      Essa é uma lista que tem muita importância para escracahar coxinhas: Aqueles que diziam: “a culpa não é minha, eu votei no Aécio” 

      Também serve para provar que o “impeachment” de Dlma  foi um inegável GOLPE!

  8. A reação do temer

    “Temer já foi informado a respeito e reagiu com tranquilidade.”

    Como terá sido?

    Levantou um sobrolho e ergueu suas mãozinhas regentes

    como quando da notícia da queda do avião do Zavascki?

    1. é por isso que fico na minha…

      duvido muito que a Globo queira tirar o Temer

      Funaro não é a sentença do Moro. Funaro tem malas de provas

      1. Também não acredito que a

        Também não acredito que a globo quer derrubar o temer.

        Apenas pressiona para aprovar as reformar e errebentar com o povo brasileiro e o Brasil.

  9. Simplesmente golpe

    Então o Noblat e a Globo admitem que foi golpe. E todos esses moralistas e paneleiros de plantão que tanto se indignaram para um ridículo “mensalão” petista, agora acham quase que um erro técnico o que aconteceu com a Dilma, sem falar de toda compravenda em curso no congresso e no governo brasileiro para manter o Temer na poltrona e para dar satisfação aos financiadores do golpe.

    Nem Kafka, nem Orwell, poderiam imaginar tanto escárnio e tanta bandidagem.

    O Brasil precisa de um mega exorcismo para expulsar todos os demos que infestam o país…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador