Dilma ganha mais 24 horas para apresentar defesa à comissão do impeachment

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A comissão especial do impeachment no Senado concedeu à defesa de Dilma Rousseff (PT) mais 24 horas para entregar o documento que contesta o processo contra a presidente eleita, por crime de responsabilidade fiscal. Dessa maneira, o prazo final de Dilma, que era nesta quarta (27), foi estendido para amanhã (28), até o término do expediente no Senado.

O presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), concedeu o prazo extra a pedido dos advogados de Dilma, que queriam prorrogar por dois dias a entrega da documentação. A defesa teve dificuldade de acessar os serviços dos portais do Senado e do Tribunal de Contas da União no último final de semana e, por isso, ainda falta anexar relatórios ao volume final.

Em nota à imprensa, Lira afirmou que a indisponibilidade do conteúdo no site do Senado se deu em virtude de “manutenção programada”. Os sistemas começaram a ser religados, “tornando-se novamente disponíveis antes das alegadas 48 horas de suspensão” reivindicadas pela defesa de Dilma.

O relator do processo de Dilma no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), concordou com o prazo extra. Ele terá, a partir da entrega da documentação, terá cinco dias para apresentar seu parecer sobre a acusação. A expectativa é de que o parecer fique pronto até 4 de agosto. O relatório será votado pela comissão, por maioria simples – metade mais um dos senadores presentes à sessão.

Em seguida, haverá nova votação no plenário da Casa, sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, encerrando, assim, a fase de pronúncia do impeachment. No plenário, Dilma precisará de 28 dos 81 votos para derrubar o processo.

A defesa da presidente pretende usar a decisão do Ministério Público Federal contrariando o TCU sobre a existência de crime de responsabilidade fiscal nas chamadas pedaladas. Além disso, incorporou uma série de entrevistas de políticos para sustentar a tese de que Eduardo Cunha usou o impeachment para retaliar Dilma.

A presidente ainda não decidiu se irá comparecer ao Senado para fazer a defesa pessoalmente. Ela vem sendo aconselhada a fazer isso para alavancar votos favoráveis ao encerramento do processo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antes da primeira parte do

    Antes da primeira parte do golpe, aquela vergonhosa votação na Câmara do Cunha, eu não conseguia crer que não haveria um terço entre aquelas cerca de 500 que tivesse vergonha na cara. Não havia. Não há. Agora, não tenho muita ilusão sobre a segunda etapa da farsa, a se encenar no senado. Os senadores sabem que é golpe, mas não estão nem aí porque estão de olho em seus interesses imediatos e em honrar compromissos assumidos com os patronos do golpe. Estão pouco se lixando para o tal de “julgamento da história”, sabem que o brasileiro tem memória curta e que por isso seus próprios filhos continuarão sendo eleito para prosseguirem com o poder que as oligarquias possuem. Sei lá, a esperança é a última que morre. Quem sabe entre aquelas 81 pessoas não existam umas 30 com vergonha na cara?

  2. Para não dizer que faltaram

    Para não dizer que faltaram as rosas.Nada tenho contra a senhora Presidenta Dilma,vamos combinar.Séria,correta,honrada.Paga carissimo por não ser do ramo,e ter se metido e pior,remetido na enrascada.Em politica existem unica e somente duas situações:Ganhar ou perder.Na rarissima possibilidade de empate,leva o mais velho.A Presidenta criou uma situação inusitada,qual seja:Ela entregou o cedro de maõs beijada a uma corja.Conseguiu reunir em uma saleta de poucos mais de 100 metros quadrados,o que há de mais putrefato e sujo da politica brasileira.Escrevo isso como um melancolico desabafo.

  3. Sem polemicas.Está correto o

    Sem polemicas.Está correto o Editor quanto à sua avalição do Ganhar X Perder.È fato,a Presidenta ganhou,infelizmente não soube levar.Cometeu erros imperdoaveis e inadimissiveis.O comentario foi alicerçado em cima dessa premissa.De qualquer forma,o Editor tem lá suas razões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador