Foi a esquerda quem envelheceu, e não eu, diz Cristovam Buarque

Jornal GGN – Cristovam Buarque, senador do PPS de Pernambuco, defendeu a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, dizendo há indícios de crimes cometidos pelo governo da presidente e dizendo que “foi a esquerda que envelheceu, e não eu”.

Cristovam, que foi ministro da Educação no primeiro governo Lula, fez duras críticas aos governos Partido dos Trabalhadores, falando em eles tem “desapego à democracia, preferência ao assistencialismo e apego ao poder”, acusando o ex-presidente de ter “quatro mandatos”. 
 
O senador pernambucano disse que seu voto é contra o “estelionato eleitoral e arrogância no exercício do poder”, afirmando que a esquerda poderá usar esse tempo para refletir onde errou.

 

Redação

69 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Este pilantra não é senador

      Este pilantra não é senador por Pernambuco. Pernambuco tem um senador traira que é Fernando Bezerra Coelho. 

  1. Não envelheceu, morreu!

    Cristovam realmente não envelheceu: morreu! Não se elege sequer síndico de onde mora. A UNB, em peso o repudiou publicamente. O eleitorado fará o mesmo nas próximas eleições, caso ele tenha a cara de pau de se candidatar. Traíra, nem no Lago Paranoá!

     

  2. Eis aí outro

    Eís aí outro digno representante dos movidos pelo melindre. Não é à toa que foi aninhar-se no PPS, legenda do pouco recomendável Roberto Freire.

    Senador Cristovão, o senhor tem razão em uma coisa: o senhor não envelheceu. Saltou da maturidade para a putrefação, para a decomposição moral de um educador que já foi referência para muitos militantes da educação. Hoje, senador, o senhor quando muito terá credibilidade entre os frequentadorres de curso de alfabetização de adultos. Talvez eles, por conta da desigualdade que seu voto pretende reimplantar no Brasil, acreditem nas suas pregações.

  3. Sobre esse canalha vendido

    Sobre esse canalha vendido (desmascarado recententemente) prefiro não comentar só sairia palavrões que ennrubeceriam a própria Dercy se viva estivesse, é golpista meliante, e está na lata do lixo da História, lugar apropriado para pessoas sem moral como vc.

  4. A esquerda errou ao julgar

    A esquerda errou ao julgar algum dia que políticos demagogos e incompetentes como Cristovam Buarque fossem de esquerda e valessem alguma coisa. A esquerda errou por acreditar nas instituições de um país escravocrata, plutocrata e corrupto. A esquerda errou por medir os outros pela sua régua, acreditando haver um mínimo de caráter e vergonha na cara em todo ser humano.

  5. cristóvão que não é colombo, mas caiu sua máscara.

    O único Governador em sua época que não se reelegeu, desculpem a grosseria, mas perdeu porque éra e é um Bundão,

    com esse papo furado de educação, só quer se dar bem, foi ótimo´, antes tarde do que nunca, sua máscara caiu: BUNDÃO.

  6. Tempos, ano já passou,

    Tempos, ano já passou,  perguntei aqui no blog e texto sobre ele na época do telexfree:

    Cristovam Buarque: 

    O Sr esteve em Las Vegas para participar de um “congresso” sobre “educação” ?

    __________________________________________________

    Perguntei porque vi pela SEC(lá) os nomes investigados do tal telexfree. E o tal congresso era bancado por eles.

     

    1. Para quem acha que esta minha

      Para quem acha que esta minha intervenção é uma figura de linguagem, aviso:

      Não é!!!!!

      Perguntei pois ele foi indicado para ir lá. Busquem as viagens aprovadas.

       

  7. O maior erro da esquerda, que

    O maior erro da esquerda, que o acolheu um dia, foi achar que você, Cristóvão Buarque, prestava pra alguma coisa, Você não prestou para a esquerda, e certamente será um zero à esquerda até não ter mais votos, e morrer no ostracismo.

    É penoso ver a mudança de estilo de alguns parlamentares. 

    Tenho que dar muitas graças a Deus de poder, ainda, enxergar alguns políticos decentes no Parlamento. Hoje sabemos quem vale uma nota de três reais, mas vimos, durante essa crise terrível, homens e muheres da maior qualidade representando o povo, e defendendo a democracia. 

    E sabemos, sobretudo, que essa massa que se encontra disposta a lutar pelo Brasil democrático, não poderá jamais ser subestimada. Ela está nos trazendo muita esperança de um tempo melhor, com destaque para alguma representações da sociedade de moços jovens, como se se abrisse um novo cenário, materializando a utopia. 

    Não perderei a confiança no Brasil, apesar dos grandes pesares do momento, O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO, já dizia o MESTRE JESUS.

  8. O vaidoso, sem ideologia ou

    O vaidoso, sem ideologia ou ideal ,  achou uma legenda para concorrer a Presidente. Isso se o dono do partido, o também lamentável Roberto Freire não puxar seu tapete.

  9. Você além de envelhecer

    Você além de envelhecer transformou-se em um sabotador golpista dos governos Lula e Dilma. Aliou-se a políticos espúrios do senado para forjarem as crises política e econômica e assim travar o governo federal.

  10. Que pena senador…..

    O senhor envelheceu muito mais do que imagina, não sei com o o senhor encara os seus familiares, mas com certeza eles terão problemas para andar de cabeça erguida. Que péna senador , nesta altura da sua vida o senhor se venda por nada. O senhor e a corja a qual  pertence, estão tentando inventar um CRIME DE RESPONSABILIDADE contra a Dilma que o MU NDO INTEIRO JÁ  deixou claro QUE NÃO  EXISTE. Pobre nação, pobre povo que por ignorância, desinformação, e total alienação elege gentalha como o senhor. 

  11. O poder

    Se o PT gosta do poder é para fazer justiça social e você gosta do poder para quê? Apoiar golpista que desrespeitam o voto popular, espero que reflita sob sua posição.

  12. Sen. Cristóvão Buarque
    Não se

    Sen. Cristóvão Buarque

    Não se engane, nós, da esquerda, não envelhecemos, simplesmente porque nossas causas jamais envelhecerão. Justiça social, igualdade de oportunidades, solidariedade, fraternidade são causas que nunca ficarão para trás. Se elas, como o senhor insiste em dizer, estão envelhecendo, prefiro me tornar um ancião. O que nós percebemos, e o senhor finge não ver, é as suas causas mudaram, se é que algum dia o senhor combateu o bom combate. Nunca vou me entregar, tenha certeza, e mesmo obsoleto (na sua opinião) vou continuar acreditando que este país pode  ser muito mais do que já é. Infelizmente, pessoas sem caráter como o distinto senador estão agora querendo nos dar lições de moral, mas antes, olhe-se no espelho e veja ao lado de quem o senhor está…   

    1. Hipócrita, simplesmente…

      Perfeito, Ricardo.

      O senador Cristovam está agora no partido certo: o PPS dos hipócritas Roberto Freire e Raul Jungman.

      Cristovam é repudiado pela comunidade da UNB (professores, alunos e funcionários).

  13. Estou assistindo a esse
    Estou assistindo a esse teatro do absurdo. Gostaria de saber quem vota hoje nesse demagogo e cara de pau Cristóvão Buarque, cujo discurso quis diferemciar citando Miguel Arraes. No fundo, é neoliberal e político em decadência
    Quero ver suas bandeiras para a próxima eleição. Estará atrelado a Temer.

  14. O velhaco criticando a esquerda

    Senador

    O Senhor não é velho e sim um velhaco e traiu seus companherios e seus ideiais. Ao passar para o lado do inimigo o senhor traiu aqueles que votaram e confiaram no senhor.

  15. A esquerda não precisa de julgamentos de CB

    A esquerda precisa de criticas de que realmente é de esquerda e não se muda para a direita mais reacionaria que tem.

    Não precisa de criticas de CB  e Marta.

    Esse dois já me enganaram, faz parte do jogo! Mas foram desmascarados e não têm votos nem da esquerda nem da direita,

    sds

  16. Vou ser repetitivo

    Se o PT tivesse colocado em prática apenas as suas promessas referentes à educação, e que estavam justamente na mão de Cristovam Buarque a partir de 2003 e tivesse feito uma revolução na educação pública deste país, enfrentado os cartéis dos mercadores da educação, não precisaria ter feito mais ABSOLUTAMENTE NADA. Nem ajudado a comprar casa, nem ajudado a comprar carro, nada, seria reeleito eternamente.

    Preferiram demitir Cristovam Buarque por telefone a fazer o enfrentamento.

    É uma pena, para o Brasil, como nação, que tenhamos perdido essa chance. Outra catarse coletiva como aquela de 2003,de um Presidente sendo eleito com mais de 60% dos votos e carregando uma grande esperança de mudança, se voltar a acontecer, irá demorar muito.

    1. O que tem a ver os cartéis

      O que tem a ver os cartéis dos mercadores da educação com o problema? Quem são, como agem esses cartéis? 

      Se o Cristovam Buarque era, é esse “gênio” da lamparina maravilhosa na área em foco POR QUE não foi aproveitado por nenhum governo de oposição, a exemplo de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul etc? Será mais um gênio na praça do tipo oculto? 

      Compreendo e até compartilho com teu ponto de vista de que perdemos algumas oportunidades. Mas não podemos calar acerca dos avanços sob pena de incidirmos em desonestidade. Nesse ponto, defendo o PT até debaixo d’água. Jogam nas suas costas toda uma cobrança que nunca fizeram com nenhum esquema de Poder anteriormente, olvidando das imensas dificuldades que encontrou para levar adiante o prometido e almejado, a começar por um sistema político falido, retrógrado, patrimonialista, clientelista e irresponsável. 

      Sem falar na mais nojenta, ultrajante, pérfida e escrota perseguição feita por um aparato midiático a um governo, um partido e seus líderes. 

       

      1. Lembro-me pouco de sua

        Lembro-me pouco de sua passagem pelo ministério. O que me marcou era sua critica ao presidente, pois pedia mais dinheiro para fazer a tal “revolução”. Penso que tanto cobrou mais dinheiro que foi destituído…

        Com o tempo se mostrou um fisiologico e direitista, mas sempre propondo um “revolução na educação”.

      2. Vejamos

        No Plano de Governo de Lula, no qual trabalhei e votei em 2002, na página 45, item 29, está denunciado o avanço da “privatização do sisema”.

        Ou seja, o PT tem o diagnóstico desta perversa privatização, sem lei, sem debate, sem normas, que ocorre no Brasil há 30 anos, impulsionada pela precarização do sistema público.

        Há no Brasil um perverso programa de “empurrar” para o privado, seja saúde ou educaçao, através da precarização do público.

        A primeira coisa que o pai e mãe de família fazem quando sobra um pouco mais de grana, é colocar os filhos numa escola particular e contratar um plano de saúde.

        O PT, que no mesmo Plano de Governo/2002, apresentava soluções, como o desmonte da descentralização, que no próprio programa é tratada como “uma política de equalização da pobreza” travestida de uma “política de equidade”, referindo-se ao FUNDEF, abandonou todas as propostas e mergulhou de cabeça da continuação do mesmo sistema descentralizado, apenas, talvez, injetando mais dinheiro no sistema que já não funcionava.

        Essas tese são defendidas até hoje pelo Senador Buarque, só que para colocá-las em prática, há que se enfrentar os mercadores da educação básica, que são, além dos donos das escolas particulares, os prefeitos, que querem cada vez menos alunos no sistema público e mas não querem perder a verba da educação no seu orçamento.

        Pode ir a qualquer cidade do Brasil, quanto mais alunos o prefeito já tiver conseguido transferir para o sistema privado, mais feliz ele estará.

  17. Esse é mais um que me fez

    Esse é mais um que me fez sapecar uma martelada no dedão do pé face à decepção. E foi coisa recente.

    Acho que não faz três semanas que aqui mesmo nesse espaço o avaliava como bem intencionado e honesto, merce do ressentimento de ter sido demitido por Lula via telefone.  Comecei a perceber que era realmente um tratante quando daquela cena em que recebeu apupos numa livraria de Brasília. Razão: em resposta aos que cobravam seu posicionamento com relação ao impeachment respondia que “a Dilma roubou a Petrobras”. Minha supresa é porque já o assistira na TV Senado dizendo exatamente o contrário. 

    Logo em seguida vem aquele post publicado aqui no GGN(*) onde havia revelações escabrosas que  deixam patente sua face de um moralista hipócrita. 

    Essa conversa de que “quem envelheceu foi a Esquerda e não eu” embute na realidade uma tentativa de tergiversar acerca da sua mudança de norte ideológico. Ele não só “envelheceu”: “morreu” mesmo como “morrem” todas as vestais depois de desnudas. 

    (*)https://jornalggn.com.br/noticia/um-retrato-cruel-do-senador-cristovam-buarque

     

      1. Os termos não foram os que

        [video:https://jornalggn.com.br/noticia/um-retrato-cruel-do-senador-cristovam-buarque][video:https://jornalggn.com.br/noticia/um-retrato-cruel-do-senador-cristovam-buarque]

        Os termos não foram os que relatei no comentário acima. Foram baseados neste vídeo no qual apreendi sua frase como: “…ela recebeu propina da Petrobras”.

        Como não estou 100% que a frase se refere à presidente, vou retificar o comentário para excluir essa parte.

        Agradeço pela oportunidade de fazer a retificação num comentário feito sem os devidos cuidados acerca das imputações desairosas feitas a uma pessoa. 

        Deixo, entretanto, intactas todo o resto, incluindo a decepção com o senador. 

          1. Ele falou, educou,  algo

            Ele falou, educou,  algo sobre estes “bulling” anteriormente?

            Não? Que teatro da mentira plantada!!!! em final abril de 2016!!!!

    1. Como não surgiu a opção

      Como não surgiu a opção “editar” para o comentário acima, peço desconsiderar as informações acerca do vídeo no qual o senador afirma que “a Dilma roubou a Petrobras”. 

      Infelizmente, cometi um erro crasso e inaceitável por: 1) Fazer uma imputação “de cabeça”, sem apontar as fontes. 2) Prestar uma informação não condizente com os fatos. No vídeo o senador fala em propina na Petrobras, mas não fica claro que se refere à presidente Dilma. Na dúvida, assumo que prestei uma informação errada.

      Confirmo, entretanto, os demais fatos e as opiniões exaradas acima. 

      Vide respostas ao comentários do “Cidadão” logo acima. 

      1. Desculpe a insistência

        Mas não é que “não fica claro que se refere à Presidente Dilma”.

        Ele NÂO se refere à Presidente Dilma.

        Respondendo a alguém ele diz “Vai sair do meu salário, não vai sair de propina da Petrobras”

        Qualquer tentativa de ligar a fala do Senador a uma suposta referência à Presidente não encontra amparo na verdade.

        Grato pela sua resposta.

        1. De fato, errei por duas vezes

          De fato, errei por duas vezes conforme já explanado. Eu que agradeço pela oportunidade de me reposicionar. 

  18. Um homem capaz de votar pela

    Um homem capaz de votar pela destruição da democracia e prejudicar um país inteiro por vingança é capaz de qualquer coisa…

    Cristóvam é capaz de derrubr um Boeing lotado para matar um único passageiro !!!

    Cristovam, que foi ministro da Educação no primeiro governo Lula, fez duras críticas aos governos Partido dos Trabalhadores, falando em eles tem “desapego à democracia”

    Acusar os outros dos próprios crimes é típico da direita !!!

  19. Tudo Pela Educação

    O trezentão, agripino, caiado, aécio, zé bolinha, etc., a gente até entende o espírito do negócio que os une na causa, já cristovam buarque, a gente não só entende como conhece o pai, o filho e o espírito santo da educação, que o faz mover-se ou ser movido, de um partido aqui, para outro partido ali. 

    E pensar que já tivemos Darcy Ribeiro, e o pior, derrotado pelo povo do Estado do Rio que preferiu apostar num certo “gato angorá” para “governa-los”.

    Em “homenagem” a posição “jovem e progressista” de cristovam, nada melhor para o pior, o maior de Darcy:

    “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.”

  20. Obcecado pelo poder

    De obsessão pela educação para obsessão em trocar de partido. Quanta diferença!!!

    Só foi Ciro Gomes chegar no PDT, tratou de mudar de legenda. O senador não aceita concorrentes; não  “se acha” a estrela maior. É a própria constelação personificada! 

    Seria a de “Chamaeleon”?

  21. Esse Buarque…

    Cuspindo no caixão do Brizola e do Darcy Ribeiro.

    Pelo discurso, já dá pra saber que ele abraçou o Roberto Freire e foi pro lado que dá lucro.

    O lado do nada popular e nada socialista.

    Fazendo volume junto aos paranóicos das ruas, que falavam que o Brasil tinha virado Cuba mesmo sem haver alguma expropriação.

    Deixa que essa expropriação – legal, obviamente – será das jóias da Viúva.

    O Privilégio dorme num sono tranquilo.

    Chame o ladrão, como diria o Chico.

  22. Decepção

    Estou decepcionado (comigo) por ter acreditado na honestidade dos inflamados e eloquentes discursos do Cristóvão! como fui inocente…

  23. Não ele não envelheceu. Está

    Não ele não envelheceu. Está jovenzinho, jovenzinho. Outro dia foi visto indo de skate para um baile funk.

    .

  24. Lagartão rídículo e

    Lagartão rídículo e despeitado, o semi-analfabeto Roriz o humilhou num debate aqui em BSB nas eleições para govenador em 1998, o povo mais humilde deu-lhe dois pés no glúteo, ele ficou com cara de paspalho que hoje sabe-se o é de ponta à cabeça , derrotado quado, arrogantemente, como é do seu feitio, pensou que já tinha vencido a eleição.

     

    Veio com um palavreado incompreensível para o debate e foi engolido pelo velho Roriz, que é da direita populista, mas sabe muito mais de política do que esse pseudo-intelectual traidor, despeitado, recalcado e ressentido, na minha família ninguém vota mais nele em BSB, hoje seu governo é amplamente avaliado como o pior da história de Brasília, principalmente pelos professores.

    É uma espécie de FHC da série “D”, treinado pelo Roberto  Freire, agora se comporta como um perfeito quinta coluna.

  25. cristovam traidor envelheceu

    POR ESTA E OUTRAS QUE LULA E DILMA JOGARAM PARA ESCANTEIO ALGUMAS FIGURAS DA ESQUERDA… MARTA, CRISTOVAM E OUTROS!

    CRISTOVAM CANALHA TRAIDOR!

    Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

  26.  Vergonhoso, mas na minha

     Vergonhoso, mas na minha opinião, terá serventia no terceiro escalão do governo da direita. Eleito para cargo majoritário terá dificuldades.

  27. Saiu do PDT porque Ciro

    Saiu do PDT porque Ciro entrou e ele quer ser candidato a presidente, se tiver eleição em 2018, e por isso foi para o PPS.

  28. Falou tanto em federalização

    Falou tanto em federalização da educação e votou no golpe de estado para colocar no poder quem quer tirar da constituição os repasesses obrigatórios para esa área.

  29. Ato falho: quando Cristovam

    Ato falho: quando Cristovam afirma “foi a esquerda que envelheceu, e não eu”, ele já se exclui da esquerda. Se coloca como um moderninho e coloca a esquerda (não fala em setores da esquerda) como ultrapassada. 

    Já se assume como direita ou centrão. Pena que não avisou sua repentina mudança ideológica aos seus eleitores. Sempre se colocou como um candidato de esquerda. Foi eleito governador e senador com os votos da esquerda. Quem cometeu estelionato eleitoral, Sr Cristovam? Quero meu voto pra senador de volta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador