GGN pergunta: Senador Álvaro Dias (PV-PR) é a favor do impeachment

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A equipe GGN perguntou a todos os 81 senadores o posicionamento de cada um sobre o impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Além do voto “a favor” ou “contra”, a reportagem quis saber as razões que movem o posicionamento dos parlamentares. O senador Álvaro Dias (PR), único da bancada do PV no Senado, foi o primeiro a responder: é favorável à saída da presidente. Sobre as expectativas para um possível governo de Michel Temer, o senador foi direto: “Ele será a continuação do atual, em novo ambiente e com outras pessoas, mas serão herdeiros da massa falida entregue aos brasileiros nos últimos tempos”. Para Álvaro Dias, o ideal “seria nova eleição”.

Leia o posicionamento do senador Álvaro Dias (PV-PR):

1) Votará pela admissibilidade do processo de impeachment no Senado?
Sim.
 
2) Se aceito o processo, votará contra ou a favor do impeachment no Senado?
A favor.
 
3) Por quê?

A propósito de sua mensagem, permita-me dizer que eu entendo ser dever do Senado dar guarida a aspiração popular pelo Impeachment da Presidente Dilma, tal qual aconteceu com a Câmara dos Deputados, que soube sentir o desejo da maioria do povo brasileiro pelo afastamento da presidente, que cometeu sim, sem dúvida alguma, crime de responsabilidade e comum, o que já foi reconhecido até pelo Supremo Tribunal Federal, que ditou o rito do julgamento. Além do que a presidente se revelou incompetente para dirigir os destinos do país e mergulhou o Brasil na maior crise social e econômica de sua história, com inflação em alta, desemprego em massa e economia estagnada. 

A sociedade brasileira exige que o processo de impeachment seja definido o quanto antes, e por isso, o Senado está agindo de acordo com os ditames do STF. No que faz bem, pois, o Brasil já esperou demais. Quer virar essa página e espera do Senado Federal responsabilidade e competência no julgamento da presidente da República. Este impasse, que perdura já há muito tempo e representa um prejuízo de proporções ilimitadas. 

Desejo também observar que não se deve alimentar falsas esperanças com relação ao novo governo. Ele será a continuação do atual, em novo ambiente e com outras pessoas, mas serão herdeiros da massa falida entregue aos brasileiros nos últimos tempos. O Novo governo receberá um prêmio sem merecê-lo. 

Mas continuar com a Dilma não é possível. Ela está enterrando o país e perdeu a capacidade de governar. O ideal seria nova eleição. Mas isso só seria possível com a renúncia de Michel Temer, no caso de ele assumir, mas não se pode alimentar esperanças neste sentido. A outra perspectiva, seria o Superior Tribunal Eleitoral não aprovar as contas da campanha de 2014. Assim, Dilma e Temer estariam fora do Poder e a solução seria uma nova eleição. 

Mas de nada adiantaria nova eleição se o novo presidente não colocar um fim ao sistema atual de barganha de cargos em troca de apoio. Este modelo precisa acabar. Mas enquanto tudo isso ficar no clima de expectativa, o mais importante agora é aprovar o impeachment da Dilma e esperar os novos tempos. Não há outra alternativa. Por isso, em consonância com o meu Partido, o PV, vou votar pelo impedimento da Presidente no julgamento aqui no Senado.
 

Acompanhe no infográfico do GGN o voto a voto dos senadores, nessa primeira etapa, quando o plenário decide se aprova a proposta.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Cada um é cada um

      Ivan

      Pintar os cabelos é uma escolha estétic que só cabe a ele decidir.

      Tem umas pessoas que pontam o cabelo de azul, rosa e sào pessoas comvalores humanos maravilhosos.

      O problema do senador são suas idèias reacionárias e discriminatórias. Justamente ele que precisa tanto de respeito à diversidade para sua existência plena. Mas nào podemos exigir que um Alvaro Dias sej um Jean Willys.

  1. Em nenhum momento ele fala

    Em nenhum momento ele fala sobre crime de responsabilidade. Ou seja, em suas palavras, indiretamente, afirma o que está ocorrendo é puramente GOLPE. Seria bom O SENADOR lembrar que não estamos em regime parlamentar e sim presidencialismo. 

  2. Ou seja, crime de

    Ou seja, crime de responsabilidade é apenas um detalhe. Foi citado porque pegou mal o seu esquecimento coletivo no último dia 17.

    No ritmo em que vamos, Temer não terminará o ano na presidência. Qualquer coisa serve para afastar um presidente, especialmente se for um ilegítimo.
    Aposto que haverá um “Ei, Temer, vai tomar…banho” na abertura dos jogos olímpicos.

     

    Corremos o risco de ver o Cunha (através de eleição indireta pelo Congresso Nacional no próximo ano) ou a funesta Cármem Lúcia na presidência em pouco tempo. Com um STF a cada dia querendo mais poder, exibicionismo e firmar-se como o maior dos Poderes, não é muito difícil ver a segunda opção se concretizar: é bastante que o STF decida cumprir o seu papel, sendo moleza “pegar” o trio Temer-Cunha-Renan de uma solapada.

    1. Vivemos a novilíngua de

      Vivemos a novilíngua de Orwell e tudo deve ser entendido pelo contrário. Se Temer é ilegítimo não poderá  ser tirado da presidência jamais. Se Cunha é ladrão, deverá ser um glorioso vice-presidente da República.

  3. Para que

    Eu queria saber para que colocar um texto sobre esse político corrupto?

    Dar evidência a um energúmeno, fascista forjado nas bandas do Paraná do Moro?

    É alguma novidade a posição desse quadrúpede?

    Seria novidade, espetacular se andasse com duas patas.

  4. Cara equipe GGN: favor
    Cara equipe GGN: favor corrigir o titulo. “Senador Álvaro Dias é a favor do golpe”. Como não há crime de responsabilidade, e a Constituição prevê que isso é necessário para o impeachment, trata-se de um golpe e o senador Álvaro Dias é golpista. Grato.

  5. Pelo que entendi o presidente que não conseguir satisfazer a ins

    Pelo que entendi o presidente que não conseguir satisfazer a insaciável ganância dos parlamentares por cargos no executivo deverá sofrer impeachment. Ou seja, o impedimento do presidente decorre do fracasso do presidente em satisfazer as demandas fisiológicas dos parlamentares no presidencialismo de coalização.

    Esses golpistas são uns hipócritas, não conseguem justificar o injustificável. O que está ocorrendo é um golpe de estado, e ponto final. Querem derrubar a presidenta pelo simples fato de que o vice-presidente oferece mais cargos e verbas aos parlamentares fisiológicos.

  6. Coleção de falácias

    Vai ser interessante reunir todas as falácias toscas daqueles que são a favor, a começar pelo senador Álvaro Dias que declarou “(…) presidente, que cometeu sim, sem dúvida alguma, crime de responsabilidade e comum, o que já foi reconhecido até pelo Supremo Tribunal Federal, que ditou o rito do julgamento.”

    Aham, sei…

  7. Aspiração popular uma ova, aspiração da classe dominante

    Este nunca recebeu favores de empresários, nunca andou em suas aeronaves. 

    O Paraná se excede no apoio aos reacionários.

     

  8. Eu pergunto ao Botox: O que

    Eu pergunto ao Botox: O que fizeste com tua parte no butim recebido pelo Sérgio Guerra para abandonarem a CPI da Petrobrás em 2010? Por que mandaste apagar o vídeo que estava no youtube com a entrevista coletiva dada por ti e teu colega no dia que tomaram a decisão de sair? O juiz da globo é seu amigo, mexeu com ele mexeu contigo?

    1. Puxadores de votos

      Os outros 80 entraram pelos próprios votos recebidos. 477 foram eleitos recebendo votos de puxadores (por exemplo, em SP Russomano e Tiririca levaram mais uns 4).

      1. Não se deixe levar pelo

        Não se deixe levar pelo sofisma do QE.

        Os candidatos mais famosos de cada chapa também acabam “roubando” votos dos candidatos menos expressivos.

        E há também os votos de legenda…

        Teoricamente, os candidatos de uma mesma chapa representariam uma mesma ideologia.

        Por isso uma lista de ordem para preencher as vagas que deve ser cumprida.

  9. De que maneira se constatou

    De que maneira se constatou esta “aspiração popular”? Foi feita alguma eleição? É ridículo. Estes homens sabem que estão violando a constituição. Espero que sejam punidos assim que possível por terem participado do roubo de mais de 54 milhões de votos. Um bando de coxinhas midiotizados misturados com fascistas na rua ou pesquisa de insituto golpista não valem uma eleição.

  10. Álvaro Dias é o famoso. . .

    Álvaro Dias é o famoso “Hipócrita dos Pinheirais”, acusando de uma negociata com a Petrobrás, onde teria lucrado vinte milhões de reais, acusado também de ter omitido dados ao fisco. Foi um péssimo governador do estado do Paraná, quando mandou a cavalaria atacar os professores em greve. Apesar de ser do PV quase  aprovou a retirada do têrmo agrotóxico dos produtos agrícolas brasileiros, que seria trocado por uma palavra mais palatável “agroquímicos”. Espero que o eleitorado perceba que esse político não tem qualidade nenhuma para ser um presidente da república.

    1. Está certo.O protelatório é

      Está certo.O protelatório é do PDSB, DEM e PMDB na Camara em indicar quem compora a comissão.

      Este Marra(adv) que está entrando com estas ações está é tumultuando a favor desta turma do paragrafo acima, desde o início. Só não vê que não quer.

  11. Senador?…

    Mente, justicando sua posição política comr falácias.

    1. – A presidenta não cometeu crime de responsabilidade. Na pior das hipóteses, uma infração administrativa leve, passível, se for o caso, de multa.

    2 – O STF não julgou o mérito da questão. Apenas a forma, não o conteúdo.

    Na verdade, ele tem ódio (inveja, despeito?) visceral do PT. Tipo Roberto Freire!..

    1. E tem mais…

       Dilma jamais andou desfilando no jatinho do YOUSSEF !  É muita falta de auto crítica!  Toma tenência álvaro! Não subestime nossa inteligência! Andou bem sumidinho, né?  Com certeza não foi para acertar o bottox. 

  12. Brejo.

    Esperar o quê desse congresso, onde 477 deputados que lá estão entraram pela janela, sem votos e sem vergonha?

    Sem uma profunda e restauradora reforma política não vejo sombra de perspectiva de sair o país desse brejo lamacento em que se encontra. E digo isso porque sou um otimista sonhático e incurável.

  13. A inflação do Pmdb

    Nem tem como mais discutir esse amontoado de sandices. Dizer que a inflação atual é exorbitante em comparação à inflação, por exemplo, do José Sarney presidnte já não é um acinte, cinismo, ou qualquer coisa que o valha. É má-fé! Ou o Brasil depõe o Congresso e o Stf ou ambos depõem o Brasil!

  14. Lamentavel ver um senador

    Lamentavel ver um senador falando asneiras.  Na verdade, a sociedade brasileira exige o respeito a democracia, exige que sejam respeitados os votos que elegeram a presidenta Dilma Rousseff. Este sim senador é a vontade da maioria do povo brasileiro. Lamentavel senador falador de asneiras que não cite que a maioria dos juristas brasileiros ja se pronunciaram que não existe crime de responsabilidade portanto é GOLPE.  O senador sabe que é GOLPE e participa como GOLPISTA. Esperemos que na próxima eleição o povo paranaense NÃO VOTE NO EX-SENADOR ALVARO DIAS – nem mesmo para prefeito de qualquer cidade desse estado.

     

  15. O STF determinou que o

    O STF determinou que o processo do Impeachment no Senado, só poderá se ater a questão das pedaladas. É crime ou não é crime?

    Se for crime, Dilma cai e metade dos governadores e prefeitos do Brasil tbm cairão na sequencia.

    Se não for crime. Tudo permanecerá como está.

    O govermo ou a popularidade da  Dilma NÃO está e nem PODERÁ ser julgada no Senado.

    Apenas o tal cometimento das “pedaladas”.

     

  16. Tem cara de tucano, deve gostar de merenda como

    um tucano, é golpista como um tucano, mas é fdp como o gabeira, por isso foi pro PV. E quanto a vontade de 92% dos brasileiros que não querem o Temer como presidente, essa vontade popular não conta para o senador golpista?

  17. Já tenho base científica para afirmar que

    botox aplicado abundantemente no rosto afeta os neurônios de senadores – independente do sexo. 

     

  18. Tem que trocar o maquinista

    Tem que trocar o Maquinista, se não seremos sempre apunhalados pelas costas.

    Plim Plim…………..

  19. e-mail enviado ao Senador Álvaro Dias – Indignação
    Sr. Álvaro Dias. Causa-me repulsa e indignação ler tuas opiniões sobre o por que votarás pelo empeachement da presidenta Dilma. Se esconder atrás do que atribues à Câmara de que “soube sentir o desejo da maioria do povo brasileiro” é a estratégia covarde por excelência, vindo de quem sabe muito bem que não existe opinião pública mas opinião televisada pela Globo. Não viste as manifestações pró-democracia no dia 17? E das seguintes? Ou ficaste olhando o noticiário da Globo ? É vergonhosa a tua opinião e a tua posição. A História te cobrará eternamente por esse gesto covarde e antidemocrático. Espero que o povo do Paraná pouco a pouco aprenda com a covardia de que fazes mostra nessa tua posição equivocada e nesse seu verdadeiro oportunismo de ter-se filiado a um partido que de “verde” só herdou o nome. Fiques sabendo que a podridão dos partidos políticos que começou a ser desbaratada, começando pelo PT, não vai mais ter continuidade. Ela vai ser retomada firme e forte como vem sendo feita deste tempos imemoriais e certamente as operações tipo lava jato serão abortadas pelos partidos abutres de que fizeste parte, de sua simpatia, DEM, PSDB, PMDB e certamente o PV. Desafio a abrir teu sigilo bancário para ver a fundo como financiaste as tuas próprias eleições. Dizer que tudo está contabilizado no TRE é de fazer rir até um macado! Enojadamente

     

  20. O amigo do Youssef, que de

    O amigo do Youssef, que de porta-voz diário da Globo no senado, tomou chá de sumiço, após a “prisão” do amigo, pelo amigo, faz juz a sua eterna e lustrosa “cara de pau”, ao sequer ficar vermelho quando se coloca a condenar a presidente democraticamente eleita por mais de 54 milhões de votos.

    Vá te catar peruquinha e aproveite também para agradecer na hora de votar o golpe paraguaio, a família, ao periquito, ao padre da paróquia de Curitiba e a globo, a cara do golpe. 

  21. A entrevista mostra a

    A entrevista mostra a habilidade do douto senador em articular falácia e casuísmo em um único período oratório. Tão decadente quanto à câmara dos deputados. Mais um sujeito insignificante, como tantos outros que deram aquele lamentável espetáculo.

  22. Aspiração popular? O golpe

    Aspiração popular? O golpe vai ser dado em nome da “aspiração popular”? Aspiração popular seria o outro nome do pato da Fiesp? Não acham que estão forçando a barra muito além do que seria mínimamente tolerável?

  23. Alvaro Dias alardeou pelo

    Alvaro Dias alardeou pelo Parana, que o PT recebeu dinheiro para atrpalhar a CPI da Petrobras em 2010. Hoje nos sabemos que ele e Sergio Guerra receberam 10 milhoes para barrar a tal CPI.

  24. Alvaro Dias fala de tudo

    Alvaro Dias fala de tudo, menos do tal crime de responsabilidade. Impressionante…

    Aliás, acompanhar as sessões do Senado e da Câmara é isso, ninguém fala do tal crime de responsabilidade. No máixmo expressa a “convicção” (que tá mais pra conveniência) de que o tal crime existiu.

    Ontem vi um Senador (desconhecido, aliás) dizer que a diferença entre o que Dilma fez e os outros presidentes fizeram é o tamanho, que a pedalada de Dilma foi maior…rsrsrs…pode isso?

    Ou seja o crime é definido pelo “tamanho” da pedalada…

    Realmente não dá pra levar nossas instituições a sério, o preço que pagaremos será alto, muito alto.

     

     

    1. Ou seja o crime é definido

      Ou seja o crime é definido pelo “tamanho” da pedalada…

       

      Essa sua consideração é deveras interessante…..então você condenaria o sujeito que furtou R$ 1 milhão e o que furtou um alfinete? Ou absolveria os dois?

  25. Sobre a incapacidade de olhar o que é essencial

    Álvaro Dias fugiu do essencial: qual crime de responsabilidade justifica o impeachment de Dilma? E sustenta seu voto em duas opiniões:

    1. Dilma supostamente não teria feito um bom governo.

    2. O povo supostamente não a quer mais no governo.

    Ainda que se comprovem factuais (Dilma ainda não chegou ao meio do mandato), os dois argumentos não configuram crime de responsabilidade. Depois, discorre sobre coisas que não lhe foram perguntadas, como as hipóteses do governo ou da renúncia de Temer.

    1. Lá atrás o povo também não

      Lá atrás o povo também não queria mais o FHC, que era do mesmo partido desse Alvaro Dias.

      Nem por isto ele foi impeachado.

      O Governo Dilma é ruim? 

      Qual a participação da lava jato, dos políticos ladrões, do judiciário e dos empresários na crise que estamos vivendo? será que eles não tem culpa de nada?

      Ainda continuo com minha crença que a Dilma vai cair por ter tentado enfrentar os rentistas em 2012 e porque o PT nunca soube se comunicar com a população,nunca fez um contraposto a mídia golpista.

      Veremos se o novo governo vai satisfazer os rentistas e as demandas salariais do judiciário, que desavergonhadamente foi sócio neste golpe.

  26. PV???
    Há quase 30 anos atrás participei deste partido e, já naquela época, se mostrou fisiológico ao tentar aproximação com o prefeito Maluf por cargos na prefeitura de SP. Nada demais se o malufismo fosse um partido progressista, mas nunca é aceitável se associar a um político conservador, especialmente em questões ambientais. Por isto Eduardo Jorge tb se queimou.
    Aliás, o PV brasileiro é o único PV do mundo que se associa à direita. Vide ter aceitado em seus quadros esta figura esdrúxula, o filho do sarney etc.

  27. O golpe foi dado única e

    O golpe foi dado única e exclusivamente porque o brasileiro é FROUXO.

    Se não fosse FROUXO o quebra quebra deveria ter começado antes der ser dado o voto 342 a favor do impeachment.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador