
Jornal GGN – Apesar de estar afastado do exercício de seu mandato como deputado federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) mantém seu salário e outros benefícios dados aos deputados, em um total de mais de R$ 160 mil mensais. Além disso, ele continua com garantias previstas para um presidente da Câmara, como a residência oficial, carro oficial e ter à sua disposição um jato da Força Aérea Brasileira e uma equipe de segurança.
Isso ocorre porque Cunha foi suspenso temporariamente do cargo, e não perdeu seu cargo. Ele vai continuar recebendo um salário de R$ 33,7 mil, uma verba de R$ 35 mil para alimentação, além de R$ 92 mil para a contratação e manutenção de até 25 funcionários em seu gabinete. Leia mais abaixo:
Do Congresso em Foco
Mesmo afastado da presidência da Câmara e do exercício de seu mandato, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) continuará recebendo salário e outros benefícios garantidos aos deputados, que somam mais de R$ 160 mil por mês. Fora isso, seguirá com as garantias previstas para um presidente da Câmara, como ocupar a residência oficial, locomover-se em carro oficial e jato da Força Área Brasileira (FAB) e ter à sua disposição uma equipe de seguranças. As informações foram confirmadas pela Secretaria-Geral da Mesa. A justificativa é de que o peemedebista não perdeu o mandato, apenas foi suspenso temporariamente, em situação análoga ao eventual afastamento da presidente Dilma durante o processo de impeachment.
No período em que estiver proibido de realizar qualquer atividade parlamentar, Cunha receberá o salário de R$ 33,7 mil, a verba de R$ 35,7 mil para gastar com alimentação, aluguel de veículo e escritório, divulgação do mandato, entre outras despesas. Também estão assegurados os R$ 92 mil reservados para a contratação e manutenção de até 25 funcionários em seu gabinete de apoio. Não entram nessa conta os servidores que atuam por livre escolha do peemedebista na presidência da Câmara.
O primeiro-secretário, Beto Mansur (PRB-SP), afirmou que a Casa foi pega de surpresa com a situação “inédita”. É a primeira vez, segundo ele, que um deputado é suspenso do mandato por determinação do Supremo. “Ninguém esperava, não sabemos como lidar com essa situação”, reconheceu Mansur. De acordo com o primeiro-secretário, não há artigo no Regimento Interno que explique os direcionamentos a serem adotados pela Câmara em caso de afastamento de algum parlamentar. A reação do comando da Casa à decisão do Supremo foi de “espanto”, afirmou o deputado paulista.
Decano entre os 513 deputados, Miro Teixeira (Rede-RJ) entende que o caso de Cunha se assemelha ao de um eventual afastamento da presidente Dilma Rousseff por até 180 dias no processo de impeachment. Caso o Senado afaste a presidente, a petista continuará a morar na residência oficial, o Palácio da Alvorada, e a ter salário e outros benefícios atrelados ao mandato presidencial.
“Ele não teve o mandato anulado, recebeu apenas uma liminar que determina o seu afastamento das funções de deputado. Ele deve permanecer com a residência oficial assim como Dilma ficará com todos os benefícios do cargo até a decisão sobre a sua possível cassação sair”, explicou Miro.
Novas eleições para a presidência da Casa também estão descartadas por enquanto. Como Cunha não perdeu o diploma de deputado, não houve “vacância” do cargo, único caso que permitiria a convocação para nova votação. Acompanhando o mesmo raciocínio, o suplente de Cunha também não poderá assumir o cargo, hipótese prevista para casos de licença, renúncia ou cassação de mandato.
Nesta tarde, os ministros do Supremo Tribunal Federal confirmaram o afastamento do mandato parlamentar e da presidência da Câmara. Eles avalizaram a liminar concedida na madrugada desta quinta-feira (5) pelo ministro Teori Zavascki, que acolheu pedido feito ainda em dezembro pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Relator da Operação Lava Jato no âmbito do STF, Teori ressaltou que Cunha não tem mais condições de presidir a Câmara diante dos indícios de que pode atrapalhar as apurações contra ele na Lava Jato e no Conselho de Ética, onde enfrenta processo de cassação. Segundo o ministro, a permanência do deputado no mandato nas atuais condições prejudica a imagem da Casa.
lfmrodrigues
6 de maio de 2016 4:58 pma ironia
“Ninguém esperava, não sabemos como lidar com essa situação”
o cara que conhece o regimento interno para “lidar com essa situação” é o cara que criou a “situação”. pergunta para o cunha o que faz agora!
o zé simão deve estar de aviso prévio.
maria rodrigues
6 de maio de 2016 5:02 pmOu seja, recebeu dois prêmios
Ou seja, recebeu dois prêmios numa só tacada: o de ver a Presidente ao rés do chão, como pretendia, dando de bandeja o cargo dela para o seu amigo (?), com o agradecimentos de tantos pelo sue feito, que um bandido de sua laia seria capaz de produzir, e, agora, poder descansar, balançando numa rede na sua luxuosa residência, com todas as mrodomias, sem precisar trabalhar.
O único trabalho que Cunha terá nesse tempo em que permanecer afastado de suas funções, será o de telefonar muito, e recebr muita gente, com champanhe e petiscos, enquanto manobrará de fora os que pagou a preço de ouro para segui-lo
Obrigada Sr. Teori. O senhor é um gênio.
Ah!, tem mais: Cunha volta.
rosenvald flavio barbosa
6 de maio de 2016 5:20 pmdeixa eu tentar entender……….
Dilma, se afastada, por 180 dias……..tem seu salário cortado pela metade.
Cunha, que já foi afastado provisóriamente……tem seus salários e mordomias mantidos.
eu só queria entender………….
emerson57
6 de maio de 2016 5:22 pmbolsa
“R$ 160 mil por mês.”
Ai o amigo coxinha se aprochega para reclamar do bolsa família.
Diz que pobre tem que pegar na vara e não ganhar o peixe.
Melhor isso que ser surdo.
Ou não?
atenir
6 de maio de 2016 5:31 pmum jornal diz que ele perde
um jornal diz que ele perde todos os beneficios, outro vem e diz o contrario.
Qual a verdade, então?
nilo walter
6 de maio de 2016 7:27 pmNão irá preso e nem
Não irá preso e nem devolverá um tostão do que roubou junto com a família .
Vai renunciar e responder na primeira instância estilo Eduardo Azeredo .
Esse tal stf com seus teoris são fantásticos (minúsculo mesmo ) .
Não é só o c. de mello o “” juiz de merda “” .
Ivan de Union
6 de maio de 2016 9:57 pmJATO DA FAB???????????
JATO DA FAB???????????
LuisArmando
6 de maio de 2016 11:32 pmA Farea
Caiu