O Globo ataca Cunha e diz que Congresso deveria dar condições de Dilma governar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em editorial publicado nesta sexta-feira (7), o jornal O Globo disparou contra a manipulação da Câmara dos Deputados por Eduardo Cunha (PMDB) e disse que as ameças de “pauta-bomba” (que criam despesas impraticáveis para a União) apenas vão alongar por mais tempo a crise econômica e a conta para pelo trabalhador.

O Globo ainda apontou que os congressistas deveriam limitar a crise política e dar condições para Dilma Rousseff ter o mínimo de governabilidade. O PSDB de Aécio Neves também foi criticado por adotar a postura “juvenil” de rejeitar o diálogo no momento em que o País mais precisa.

Manipulação do Congresso ultrapassa limites

De O Globo

Há momentos nas crises que impõem a avaliação da importância do que está em jogo. Os fatos das últimas semanas e, em especial, de quarta-feira, com as evidências do desmoronamento da já fissurada base parlamentar do governo, indicam que se chegou a uma bifurcação: vale mais o destino de políticos proeminentes ou a estabilidade institucional do país?

Mesmo o mais ingênuo baixo-clero entende que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), age de forma assumida como oposição ao governo Dilma na tentativa de demonstrar força para escapar de ser denunciado ao Supremo, condenado e perder o mandato, por envolvimento nas traficâncias financeiras desvendadas pela Lava-Jato. Daí, trabalhar pela aprovação de “pautas-bomba”, destinadas a explodir o Orçamento e, em consequência, queira ou não, desestabilizar de vez a própria economia brasileira.

Até há pouco, o presidente do Senado, o também peemedebista Renan Calheiros (AL), igualmente investigado na Lava-Jato, agia na mesma direção, sempre com o apoio jovial e inconsequente dos tucanos. Porém, na terça, antes de almoço com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Renan declarou não ser governista, mas também não atuar como oposicionista, seguindo o presidente da Câmara, e descartou a aprovação desses projetos-bomba pelo Congresso. Um gesto de sensatez.

A Câmara retomou as votações na quarta, com mais uma aprovação irresponsável, da PEC 443, que vincula os salários da Advocacia-Geral da União, delegados civis e federais a 90,25% da remuneração dos ministros do Supremo. Espeta-se uma conta adicional de R$ 2,4 bilhões, por ano, nas costas do contribuinte. Reafirma-se a estratégia suicida de encurralar Dilma, por meio da explosão do Orçamento, e isso numa fase crítica de ajuste fiscal. É uma clássica marcha da insensatez.

Os sinais de esfarelamento da base parlamentar do governo foram reforçados pelo anúncio de PDT e PTB de que não votarão mais com o Planalto. A crise avança para reduzir ainda mais a estreita margem que o governo tem no Congresso para combater os desajustes da economia. Justificou-se, assim, a iniciativa do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), principal articulador político do Planalto, de fazer tensa declaração de reconhecimento da gravidade da situação e apelar para que haja um entendimento amplo a fim de conter a bola de neve de duas crises que se alimentam, a política e a econômica.

Somou-se à atitude de Temer a ida do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, à Câmara para, entre elogios ao PSDB e reconhecimento de erros cometidos pelo PT, propor um “acordo suprapartidário” diante da situação difícil na política e na economia. Algo nunca visto por parte de um petista estrelado. Mais um teste de maturidade para os tucanos.

Se a conjuntura já é muito ruim, a situação piora com o deputado Eduardo Cunha manipulando com habilidade o Legislativo na sua guerra particular contra Dilma e petistas. Equivale ao uso de arma nuclear em briga de rua, e com a conivência de todos os partidos, inclusive os da oposição.

É preciso entender que a crise política, enquanto corrói a capacidade de governar do Planalto, turbina a crise econômica, por degradar as expectativas e paralisar o Executivo. Dessa forma, a nota de risco do Brasil irá mesmo para abaixo do “grau de investimento”, com todas as implicações previsíveis: redução de investimentos externos, diretos e para aplicações financeiras; portanto, maiores desvalorizações cambiais, cujo resultado será novo choque de inflação. Logo, a recessão tenderá a ser mais longa, bem como, em decorrência, o ciclo de desemprego e queda de renda.

Tudo isso deveria aproximar os políticos responsáveis de todos os partidos para dar condições de governabilidade ao Planalto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

119 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo, vindo do Grobo é

    Tudo, vindo do Grobo é suspeito. A ideia é a seguinte: com o massacra diario executado pelo PIG, com o unico objetivo de derubar a esquerda no Brasil, imaginam eles, que em 2018 será a vez deles. Para consertar estas pautas bombas precisarão, entretanto, outros quatro anos e o governo ficará de novo com a esquerda. Só tem um erro, no entanto, neste racocionio: se o PT não ganhar de novo em 2018, jamais será o PSDB. A esquerda se juntará a ULTRA-esquerda e o PT parecerá o “mal” menor. A direita só terá vez na Vejoca, no Grobo e na Falha.

  2. Tem treta aí. Nao sei qual é, mas que tem, tem

    Nao confio em nada que o Globo diga. Eles nao dao ponto sem nó.

    A hipótese mais favorável é que tenham recebido pressao de seus anunciantes, prejudicados pela crise.

    1. A questão é que a coisa ficou

      A questão é que a coisa ficou feia pra eles também, economicamente falando.

      E as coisas podem fugir do controle pra eles també, porque tudo o que podiam fazer já fizeram e a Dilma tá lá, inteiraça.

      É hora de não apostar, não se aventurar.

    2. Tb acho Anarquista que o

      Tb acho Anarquista que o problerma é dinheiro escoando pelo ralo!!!!mais a preocupação   do que vem dia 20!!!!

  3. A Folha também falou coisa parecida

    Se até veículos ditos do PIG vêem que essa situação só afunda o país, é realmente hora de se preocupar.

    É bem verdade que eles próprios também deveriam reconhecer que ajudaram a criar esse monstro.

  4. vassalo

    O pasquim cumpre as determinações do patrão – o empresariado – mandou-os cessarem com a brincadeira de mau gosto e trabalharem 

      1. ou é o silêncio que precede o esporro!

        vão fazer de conta que querem construir um governo de coalizão! mas uma coalizão sem o pt é claro!

  5. Ou receberam ordens para

    Ou receberam ordens para acabar com o “furdunço” (como afirma PHA) ou é mero jogo de cena para tentar se distanciar do golpe que está em curso.

    Creio mais na segunda hipótese.

  6. Uma coisa é ser político de

    Uma coisa é ser político de oposição… Outra coisa é ser mídia de oposição.  O Primeiro não está nem aí como que pode acontecer com a ecomonia, já o segundo se a economia for para o buraco ele vai junto…

  7. Meus deuses, vou até dormir

    Meus deuses, vou até dormir pendurada de cabeça pra baixo num pé de pequí de tanta emoção! O Globo e a Folha dizendo que assim, sim, mas que assim também não, é de doer. Claro que esses donos de jornais querem que o Cunha, Renan e outros azucrinem a vida da Dilma até 2018, mas sabem também que se apertarem demais o parafuso a rosca espana e a economia toda, inclusive a deles, irão todos de roldão junto com ela. Hipócritas, quem não sabe que a mídia toda se especializou em espancar a Dilma dia e noite e que o Cunha só passa da medida porque é apoiado por ela? Ridículos!

  8. Os grandes empresários estão

    Os grandes empresários estão começando a perceber que eles também não escaparão ilesos dessa aventura golpista criada pela oposição, inclusive pela Globo. A sorte deles e dos 300 e poucos picaretas e achacadores do congresso é que o povão – povão, não esses paneleiros da classe média dos apartamentos gourmet – está paralisado, assistindo a tudo sem entrar em campo. Se e quando isso acontecer, aí a história muda de conversa, e essa cambada vai desejar mil vezes que o PT fosse mantido no governo por mais um século.

  9. Estou me convencendo…

    …de que esse esse “alguém”  chamado por Temer à reunificação do país, só poderia ser “alguém” com poder, ou seja, o mesmo que fomentou diariamente o golpe, a desunião e a desestabilização institucional através de seus canais. 

  10. Um dedim de prosa com PHA é sempre revelador

     

    Publicado em 06/08/2015

    Impítim: Casa Grande
    manda parar com o furdunço!

    Casa Grande manda avisar que ruim com ela pior sem ela!

    Compartilhe

    Entre perplexo e estarrecido, o ansioso blogueiro ligou para o Vasco.

    Não entendeu nada desse cavalo de pau dos jenios tucanos: desistiram do impitim para conferir Poder Constituinte aos paneleiros e coxinhas da manifestação.

    Estranho, muito estranho.

    O Vasco estava na companhia de um chopinho, ao cair da tarde, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, onde se realizarão gloriosas provas da maior de todas as Olimpíadas !

    – Vasco, por que esse cavalo de pau ?

    – De quem, meu filho ? (Garçon, outro, por favor, geladinho !)

    – Do tal que provoca o inusitado fenómeno meteorológico …

    – Ah, sei, um senador tucano da …

    – Esse mesmo, Vasco. Ele faz voar dinheiro …

    – Mas, o que o precipitador de dinheiro fez ?

    – Não quer mais o impitim da Dilma.

    – O que ele quer ?

    – Quer eleições imediatamente !

    – Onde, no Vasco ?

    – Não, Vasco, para Presidente !

    – Agora ? Hoje ? É mais fácil fazer eleição na Coreia do Norte !

    – Calma, Vasco, como você explica essa guinada ?

    – É que os donos da Casa Grande já mandaram o recado ao Congresso.

    – Que recado ?

    – Ruim com a Dilma, pior sem ela.

    – Ah, entendi. É o que o Requião falou: o Grande Capital não quer derrubar a Dilma…

    – Quer ela fraca, sangrando …

    – Isso. Mas, por que o Congresso só foi reagir agora ? Quer dizer, a base não-alinhada …

    – Porque a Casa Grande cansou do furdunço …

    – Fur … o que, Vasco ?

    – Furdunço, meu filho (Mais gelado,  eu filho ! Obrigado. E uma linguicinha … Isso !) Vai ver no Houaiss.

    –  Do que a Casa Grande se cansou ?

    – Da confusão, da barulheira, da mixórdia… A Casa Grande quer trabalhar, tocar a vida. E a Dilma não ia cair mesmo …

    – O Ciro não ia deixar

    – Nem ele nem o Nordeste. Então, chega ! “Meninos, vamos parar com esse negocio de impitim, de crise institucional …”

    – Mas, Vasco e a pesquisa do Datafalha ?

    – Isso lá tem importância ? Como diz o Lula a Folha não chega a Cajamar …

    – É verdade …

    – E se for preciso a gente depois arranja outra pesquisa …

    – Bem geladinha, não é isso, Vasco ?

    – Isso ! A verdade é que a Casa Grande já mandou o PSDB, o PFL, a Arena, o PMDB, a UDN, o PRP todo mundo saber que chega de furdunço.

    – E o PiG ?

    – O PiG já recebeu o recado também: com ela é melhor que sem ela.

    – E a Dilma vai continuar a encher o saco da Globo de dinheiro.

    – Religiosamente …

    – Mas, a Casa Grande poderia negociar com o Temer , com o Eduardo Cunha …

    – Você acha que alguém ousa negociar com o Eduardo Cunha ? Depois vem o Fernando Baiano, o Julio Camargo dá uma confusão danada. Você combina e ele não entrega.

    – Entrega o que ?

    – Some. Não entrega …

    – E a Dilma ?

    – A Dilma, não ! Nessa o Fernando Henrique confia !

    – Entao está tudo resolvido para a Casa Grande.

    – Não, não está !

    – Por que Vasco ?

    – Precisa mandar o Mercadante calar a boca ! Cada vez que ele abre a boca a Petrobras cai na Bolsa ! É melhor ele fazer como o Ministro da Justiça. Fingir que não existe !

    – É verdade ! O país corre menos riscos. E o Gilmar ? Esse tá no Golpe, no espectro eletro-magnético.

    – Esse tem uma agenda própria. Ele demora, mas vai entender …

    – Entender o que ?

    – Ele sabe !

    (Outro, meu filho, um garotinho bem gelado ! Cadê a linguicinha ?)

    Pano rápido.

    Paulo Henrique Amorim

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/08/06/impitim-casa-grande-manda-parar-com-o-furdunco/

  11. Ops …

    Esta passando recado da federação das industrias. A coisa saiu do controle, inclusive com a contribuição dessa midia canalha. Agora tem que botar panos quentes …

  12. Será que a sanidade está voltando?

    Será que estão realmente reconhecendo que uma explosão institucional, depois do impeachment da presidente Dilma, terá um desdobramento de consequencias imprevisíveis, com grande margem para uma crise de rua que irá atrasar a democracia do País por varios anos?

    Será que enfim essa mídia sórdida está rememorando que golpes, como o de 64 que ela acolheu e endossou, podem provocar turbulências politicas que ecoam por décadas, e que muita gente perde com isso, inclusive os próprios setores de comunicação ?

    Espero que sim, ainda há tempo de recompor, domar os apetites golpistas e respeitar a ordem democratica. E que vença o melhor em 2018.

  13. Tem

    Tem treta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nunca, jamais a verdade e o bem do país fará parte dessa podre máfia golpista, hipócrita, corrupta, corrompida, e MUITO covarde

     

    !

  14. “Políticos responsáveis” no Brasil ?

    Desconfiado(por razões óbvias) da inesperada confissão de medo, da editoria do O Globo, de uma pióra na situação brasileira, por culpa da irresponsabilidade de uma Câmara Federal conduzida por um incendiário, eu faço a pergunta que não quer calar: Dá prá esperar, atos responsáveis, de um Congresso, como o que temos, e de um Judiciário, que dá um juíz federal também irresponsável um poderío descomunal, que paralizaram o país, e lenta porém gradativamente, estão querendo incendiar o país ?

    Se a Pres. Dilma, não trocar imediatamente alguns de seus inespressivos ministros, por políticos “com aquilo rôxo” e se o Proc. Janot, provávelmente continuando na direção da PGR, não tomar uma  atitude de macho, chamando a sí a responsabilidade de conduzir responsavelmente estas destrambelhadas investigações da PF do PR, podemos preparar-nos, para “fazer justiça com as próprias mãos”.

  15. O que será…?

    O que será que aconteceu na reunião do Eduardo Cunha com os filhos do Roberto Marinho? Qual é a trama? 

  16. Ou o medo

    de uma reação popular?

    Não duvido, o PIG foi longe demais na manipulação (mensalão, lava-jato, crise, kaos aéreo, apagão…), chega uma hora que vem o efeito bumerangue… o troço não acontece e o midiota começa a desconfiar… lembremos que essa semana a óia foi abrigada a se desculpar com Romário e acionada judicialmente e diretamente por Lula.

    Pra mim o dia 16 será simbólico: se a Globo não anabolizar a micareta coxinha, é porque está piscando.

  17. ÉMUITO  ESTRANHO  fazem  24ou

    É MUITO  ESTRANHO  fazem  24ou  48 horas  que  EDUARDO CUNHA  foi  ter  uma conversa  a portas  fechadas  com a  GLOBO   e o seu jornal agora  ataca  Cunha…..hum   ai tem coisa.  Nao  bate  ca  com meus botoes  

  18. Esquisito

    Muito estranho ! Esquisito (não no sentido espanhol) que após uma visitinha de cortesia, confessada por um colunista do jornal, apareça este “editorial”. Se eu fosse um cara desconfiado das nossas classes dominantes ou de nossa mídia tradicional, diria que há uma combinação na jogada. Ainda bem que não sou.

  19. As Organizações Mafiosas

    As Organizações Mafiosas Globo, são as grandes responsáveis pelo clima de ódio político e pelo acirramento das tensões no BRasil. Este editorial é apenas para salvar as suas penas tucanas na hipótese do caldo entornar. Sabem que na hipótese de confronto real no BRasil estarão em situação pra lá de complicada. Não se pense que suas empresas, sedes a patrimônio sairão ilesos caso as coisas ganhem contornos de violência na hipótese de violação da soberania popular.

  20. Como se costuma dizer em

    Como se costuma dizer em Minas: Tem caroço nesse angu. Isso não passa de cortina de fumaça. O golpe está nos trilhos. O Globo apenas não querer parecer como o maquinista que conduziu a locomotiva. Não quer aparecer como vilão da história como ocorreu quando Vargas se suicidou. O Globo é uma cascavel. Não se pode confiar.

  21. Fiquei com a impressaõ

    Fiquei com a impressaõ que…

    1) desautorizou as articulações armações golpistas daquele “colunista acadêmico”;

    2) errou na dose e está com medo da queda do poder aquisitivo e queda na sua receita com publicidade.

     

    Bonzinho? Não são, mesmo.

  22. A razão é simples, mais furdunço significa menos $$$.

    Como bem colocado por PHA, mais furdunço significa menos $$$.

    Uma coisa é certa, o dólar esta subindo muito, não há um cronograma certo para impeachment para a sucessão, não há mesmo uma ideia de quem sucederia, são vários interesses conflitantes, o PMDB tem duas hipóteses, sai Dilma fica Temer ou sai Dilma e Temer e fica o Eduardo Cunha, o PSDB quer eleições, mas não tem candidato (o Aócio capaz de perder para qualquer um apoiado por Lula), há a galera da República do Paraná que ninguém sabe exatamente o que querem e que farão no poder.

    Esta instabilidade toda paralisaria o país por no mínimo ano e meio, com o meio que já está paralisado seriam dois anos de incerteza para depois de um ano começar outra campanha eleitoral, não há economia que aguente isto!

    Os empresários mais significativos da economia brasileira, sentaram e pensaram e viram que a coisa não é bem assim.

    Os partidos que saíram da base, provavelmente vão usar como moeda de troca a entrada de novo.

    Tá desde o dono do Boteco ao fabricante de Automóveis cheio da Lava a Jato, e provavelmente a bolinha do Moro vai ser lentamente muchada. O Aécio já esta quietinho e provavelmente vai furar as manifestações, o Eduardo Cunha, que recebeu o recado direto ou fica quieto ou fazem ele ficar quieto.

    O que insisto a meses é que golpe não se improvisa, da zorra e o prejuízo fica bem maior do que o lucro.

  23. Jogando prá platéia…
    Daqui

    Jogando prá platéia…

    Daqui há alguns anos, quando o Bonner tiver  a idade do Cid Moreira, ele vai dizer que a Globo foi contra o Golpe dado contra a Dilma citando esse editorial…

  24. Enquanto se reúne com Cunha

    Enquanto se reúne com Cunha às escondidas, puxa seu tapete? É muito estranho ou essa matéria é para o futuro, para mostrar no Jornal Nacional que não apoiou o golpe. 

  25. Esse senhor passando o trator

    Esse senhor passando o trator e os congressistas do Pt nem para conhecer a Constituição para contestar, aí fica dificil mesmo.

  26. Comunistas são patéticos0

    Eu votei no PT desde 1989 contra o Collor até a eleição do haddad para prefeito, mas agora não votarei mais, pelo simples fato de que o PT não tem gente competente e a Presidente Dilma está demonstrando isso. Quanto à questão dos problemas políticos do PT, só não vê quem não quer. Os problemas surgem dentro do próprio Pt ou dá base aliada.  Quem criou problemas para o PT no mensalão foi o Roberto Jefferson, do PTB. Quem está criando problemas para o PT agora é o Cunha, do PMDB, da base aliada.Ora, ou o PT é muito ruim na articulação política com os demais partidos da base, ou de fato, deixou de dar alguma coisa que eles estavam recebendo e não recebem mais. Então, vamos acordar para a realidade. Só quem está votando no PT hoje é militante de esquerda e beneficiário de bolsa família, e isso não chega a ‘10% da população, o que nos leva a concordar com os números da pesquisa datafolha. O PT ruiu, como disse o próprio Lula, nem a melhora da economia salvará o PT. Quando votei no PT eu não queria um partido cujo projeto de permanência no poder fosse mais importante do que o próprio país e por isso, mudei meu voto, apesar de que no ano passado anulei meu voto, no PT não votarei mais, pois o projeto socialista que eu acreditei foi de ter uma saúde melhor, uma educação básica melhor, mais segurança, mas tudo ficou pior do que já estava. O PT quebrou e não por culpa de terceiros, mas por ganância interna e por se preocupar mais com Cuba e Venezuela do que com o Brasil, ou seja, a causa comunista foi mais importante do que o amor à pátria. Quando você coloca interesses acima do seu amor à pátria, você não ama seu país e seu povo de verdade.

    1. Então quem é bom?

      O PT é ruim de articulação política… Então quem é bom?

      E mais, tenho certeza que você nunca foi petista, nem aqui, nem na China. Quem já votou um dia no PT não usa o termo “os comunistas” que você usou nessa sua mentiralha ridícula. Seu discurso mostra claramente que você é de extrema direita, usando clichês de jargões utilizado apenas pelos direitistas mais tacanhos.

      É impressionante como vocês de extrema direita são mentirosos, falsos e dissimulados.

      Em vez de fazer esses expedientezinhos desonestos para tentar enganar as pessoas vê se vira homem e defena suas idéias abertamente. Pare com essa mania de mentir e fingir ser quem não é, tenha vergonha na cara.

    2. Então quem é bom?

      O PT é ruim de articulação política… Então quem é bom?

      E mais, tenho certeza que você nunca foi petista, nem aqui, nem na China. Quem já votou um dia no PT não usa o termo “os comunistas” que você usou nessa sua mentiralha ridícula. Seu discurso mostra claramente que você é de extrema direita, usando clichês de jargões utilizado apenas pelos direitistas mais tacanhos.

      É impressionante como vocês de extrema direita são mentirosos, falsos e dissimulados.

      Em vez de fazer esses expedientezinhos desonestos para tentar enganar as pessoas vê se vira homem e defena suas idéias abertamente. Pare com essa mania de mentir e fingir ser quem não é, tenha vergonha na cara.

    3. Não quero bancar o chato, mas

      Não quero bancar o chato, mas atenção a esse tipo de postagem. Leiam nas entrelinhas e verão que, pouco provavelmente, se trata de alguém que um dia votou no PT. Esse tipo de jogo vai acontecer ainda mais, tentando confundir a militância e dispersar o apoio que a Dilma tem. Não entrem nessa.

  27. Globo virando a casaca?

    Hoje a Globo, no JN mostrou a Dilma discursando e sendo aplaudida. Meteu o pau no Cunha… e mostrou até uma reportagem sobre o Aécioporto (e outro aeroporto feito pela familia Neves, em uma outra Fazenda). Recentemente a Globo foi homenageada no Senado. Algo aconteceu. A chefia mandou parar com a brincadeira? As empresas (Fiesp e Fierj) fizeram o mesmo. Instabilidade é ruim para os negócios. Empresários mandando seus representantes falaram com os deputados e com os golpista para pararem com a palhaçada. Já deu.

  28. Cético

    Sem a campanha diuturna da Globo não teríamos chegado a esta grave situação. Por isso, ao menos que todos os veículos da Filha da Ditadura corrijam a linha editorial, acreditarei que isso não passa de uma jogada para tentar que a Globo não seja apontada como o que ela é: a causadora do caos que se avizinha.

  29. Cético

    Sem a campanha diuturna da Globo não teríamos chegado a esta grave situação. Por isso, ao menos que todos os veículos da Filha da Ditadura corrijam a linha editorial, acreditarei que isso não passa de uma jogada para tentar que a Globo não seja apontada como o que ela é: a causadora do caos que se avizinha.

  30. Bateu o medo nas Organizações

    Bateu o medo nas Organizações Mafiosas Globo, mas o seu editorial pouco significa. Sabem que se o caldo entornar perderão e muito pois serão alvo preferencial de manifestações violentas antigolpistas. Simples assim. Estão se precavendo cinicamente. Esses sujeitos não dão ponto sem nó e pouco importa a eles quem esteja no governo, desde que ganhem muito dinheiro. Provavelmente já devem ter informações do que acontecerá ao seu patrimônio se houver ruptura institucional. Por isso volto a repetir, não brinquem com fogo. Não estamos em 1964!

  31. O Globo ataca Cunha ….

    Será o benevides??? Ninguém  percebeu? Quem é o maior inimigo da rede golpe? É o edir macedo!!! O papa dos evangélicos! A rede golpe descobriu que estava alinhando com eles.  Ja pensou os evangelicos no poder cassarem a concessao da rede golpe

  32. Globo!!! Quem leu a primeira

    Globo!!! Quem leu a primeira página do Globo e extra hoje??? Eu não acredito no globo. Globo apoiou a ditadura e ficara feliz pelo golpe, mas alfinetando a oposição.

  33.  “É uma clássica marcha da

     “É uma clássica marcha da insensatez.” – insensatez que a Globo e assemelhados dispararam. Agora que estão começando a enxergar o tamanho da trolha que pode vir por aí, estão (Folha e Globo) querendo posar de bonzinhos e responsáveis, mas se o caldo entornar de vez, só os analfabetos políticos que não irão identificar a imprensa como os maiores responsáveis.

  34. Qua! Qua! Qua!

     O pior que depois de um bate papo com diretores do globo e sabedores que Cunha usa sua conta na internet que é ligadao e eles saiu com esta!

    Vão se catar!

    A mesa não foi boa?

  35. Muito estranho o espaço que o

    Muito estranho o espaço que o JN de hoje deu para a Dilma e cobriu o abraço que o pessoal foi dar no Lula. Estranho demais. Aí tem!

  36. Esquisito.

    O criador falando do rebento. Mergulhados na mesma m…. Esquisito!

    Falando sério a globo “prospectou”, viu que vai para o buraco, e tenta brecar o desastre. Mas deve estar doendo…

  37. É o medo querendo se

    É o medo querendo se dissociar de algo que cultivaram por 13 anos, ou seja, a violência sectária política, o ódio, os ataques sem fundamento a políticas públicas, e sobretudo o medo das comunidades do Rio que descerão o morro…Estão tentando obter um atestado de isenção à beira do vulcão que eles mesmos criaram.

  38. Ela também será alvo.

    Ela sabe que não tem mais a audiência de antes, sabe que pode ser alvo de ações violentas.

    Incentivou o rancor, o ódio e a perseguição. Quando se faz isso, o outro lado acaba por agir de forma violenta também.

  39. O fator Alckmin!

    No concreto da Política podemos fazer a reflexão:

    Pensemos no desgate absurdo da legenda do PSDB.

    Alckmin é o candidato da Direita em 2018. Ficou distante dessa confusão toda.

    Ele estava indo a roldão também, penso eu!

    O PSDB não tem base popular para golpe nenhum. Tem um bando de desavisados que ficaram com medo das ruas, depois do 15 de março, quando viram a extrema-direita violenta na rua e trocaram a rua pela bateção de panelas.

    Ir fundo nesta aventura sem base popular não ia dar em nada. O PT saíria mais forte desta situação e o PSDB sucumbiria, e o candidato da velha mídia iria junto.

    A estratégia era enfraquecer a candidatura Lula para eles ganharem em 2018 com Alckmin e não o Golpe, porque todos sabem da imprevisibilidade do depois de um golpe. Vide Chaves na Venezuela. Depois do Golpe veio o contragolpe e anos de Governos de esquerda temos por lá. 

    O exagero desta oposição passou do limite. Ficar com a imagem associada a um achacador como o Deputado Eduardo Cunha e uma pessoa que perdeu qualquer controle emocional e se fez a imagem de golpista como o Senador Aécio Neves poderia levar a Rede Globo à bancarrota. 

    Não se pode agir destemperadamente. A Política não perdoa o destempero. Dilma ficou na postura de vencedora e não perdeu a compostura em quase nenhum momento. Imagina estar associado à Eduardo Cunha e Aécio Neves, tendo a opinião pública recobrado um pouco da sensatez? Tendo percebido que o clima golpista só ia ferrar com suas vidas!

    E, sejamos sinceros, ninguém estava aguentando mais toda esta patifaria do Congresso Nacional. Ninguém estava conseguindo sequer respirar e aqui falamos de todos os brasileiros, sejam da esquerda, sejam anti-petistas, sejam petistas. Ninguém!

    A Rede Globo percebeu/deu a mão à palmatória que não ultrapassar o limite da civilidade, a fala mansa é muito mais eficaz do que a ação destes esbaforidos que falam um tom mil decibéis acima do normal, com uma empáfia sem tamanho e apontando o dedo na cara dos adversários.

    O filme ia acabar antes da cena final.

    Está sendo feito esta trégua numa difícil decisão!  Fez-se aquilo que se sabe era a única coisa a ser feita pela manutenção da sociabilidade no Brasil. O Brasil estava se dividindo em diversos brasis. Um mais radical e estressado que o outro. Nada mais podia ser debatido. Tudo tinha como final a radicalidade de decisões anti-sociais, para além, do interesse coletivo e, também, do interesse individual.

    Imaginemos o LGBT, é bandeira de todas classes sociais, não é verdade? Vai muito além de neoliberalismo, capitalismo desenvolvimentista ou socialismo. Nem ser homossexual se podia mais assegurar. Nem ser Espírita, do Candomblé, etc. 

    Foi preciso cortar o mal pela raiz!

    Não heveria de continuar esta loucura toda! 

    Penso eu, que a Economia e a Política não mudarão. A Rede Globo continuará na defesa/alinhamento do/com o mercado e na busca de emplacar o Governador Alckmin em 2018. 

    1. que beleza de comentário, parabéns…

      estava aqui preparando o meu, e percebi que tinha muito do seu, porém, sem a mesma clareza

      quando se chega ao ponto de gravidade máxima, financeira, todos são esmagados

      deve ser por isso que em toda crise, mas principalmente na política, o que abre caminho para novas oportunidades é a redução orquestrada de todas as forças……………………………………………

      mas reparem que é sempre de todas as forças

      1. Valeu Peregrino!

        Nós estamos vivendo um momento em que queriam nos dizer assim:

        Só vale ser evangélico neopentecostal conservador e anti-petista. 

        Não dava mais.

        Abraço,

        Alexandre!

    2. O Fator

      Na realidada acho que a mudança de possicionamento se deve principalmente a um certo processo de sonegação fiscal, e a conta não é barata! 

      1. Leilane!

        Certamente, tem  outras motivações. Nós especulamos apenas. Quem sabe das coisas no Brasil e mandam nele são dois personagens: Rede Globo e Luis Inácio Lula da Silva.

        Abraço,

        Alexandre!

    3. “A Política não perdoa o

      “A Política não perdoa o destempero. Dilma ficou na postura de vencedora e não perdeu a compostura em quase nenhum momento”

      Alexandre e olha que mesmo por estas banda há quem pedisse, pregasse o tal destempero.

      1. Verdade Francy!

        Acabou tendo que se fazer a mais radical das coisas e que no Blog GGN já se deu algumas vezes: a Freada de Arrumação, não é verdade?!

        Abraço,

        Alexandre!

  40. Como diria o cantor brega das antigas, Daltro…..

    Muito estranho !!!!!

    Esse editorial do Globo tá muito esquisito.  Ou tem algum bipolar na redação, ou ” tá tudo nego$$iado ”  !!!

    E, se aparecer o menor pitaco positivo do Merdal, aí que vou ficar , não com a  pulga  atrás  da  orelha….mas  com o cachorro inteiro !!!

    Muito estranho  é elogio !!!

  41. “É a economia estúpido”
    O empresariado deu o recado,e mesmo sem ja estavam sentido no bolso este furduncio que aprontaram.Junte-se a isso ao apoio dos governadores do nordeste,e como bem disse o Ciro Gomes o pais seria lançado no caos com os movimentos sociais nas ruas.Ja não é 64,a economia brasileira ficou muito mais complexa,ha uma maior classe media que como ja disseram aqui,esta calada assistindo e quando a crise comecar a afetar seu recem adquirido padrão de vida sera mais pressão.E quem vai administrar toda esta crise social-economica ? E arrisco uma dedução,quem ganha com tudo isto é a candidatura Lula,que tem uma exelente imagem junto ao eleitor e ira naturalmente ser o salvador da patria,o povo ira quero-lo de volta,ou seja o fator Lula é um grande desestabilizador ,com Dilma ganha,sem ela ganha.

  42. As organizações globo
    As organizações globo precisam registrar algo “digamos sensato” para lá na frente dizer que eram contra à merda futura que estará este país caso dê certo o desejo dela (golpe).

  43. Tem gato nessa tuba!

    A Globo produziu a bomba e agora que ela está na iminência de explodir tenta, hipocritamente, se desvincular de sua cria. Quer escapar de ser acusada de causadora do caos. Não conseguirá.

  44. É o  preço do papel do

    É o  preço do papel do jornal, só isso. Assim que o dolar cair um pouco (o BC começa a fazer intervenções) volta com tudo a sanha golpista. E, se o golpe tem sucesso, os dolares abutres voltam ainda mais “alegrinhos”. Só o povo na rua para enquadrar essa turma!

  45. Em que confiar?

    No que se acreditar? Que essa irresponsável e partidária organização abalou-se ao de se ver envolvida nos escândalo do HSBC /  FIFA, e por essa e outras razões resolveu não confiar nos juvenis amadores, que tentam tomar de assalto o governo ou na hipótese de que faz esse jogo de cena para construir um álibi quase perfeito de se colocar contra Eduardo Cunha, aquele mesmo que recentemente reuniu-se com Merval Pereira, um dos coringas da organização jornalística. Qual das opções é a correta: manter um passáro na mão ou assoprar e continuar mordendo?

  46. E quem começou há anos,

    E quem começou há anos, talvez 10, talvez 12, a desmontar de todas as formas os governos do PT? Não foram as organizações Globo, através do seu jornal impresso, através da TV aberta Globo e da TV por assinatura Globo News, das suas emissoras de rádio espalhadas por alguns estados da Federação? Há anos acompanhava o programa Globo News Painel, comandado pelo “jornalista” Willian Waac e aos poucos fui percebendo que ele fazia um programa tendencioso com o intuito de desacreditar os governos do PT. Isto mostra a minha pouca inteligência e percepção. Acho que demorei a ver como aquele programa era feito com o intuito somente de desacreditar o governo vigente, no caso Lula e depois Dilma. Mas ainda bem que percebi, mesmo tendo demorado para tal. Deixei de assisti-lo. Hoje o meu aparelho de TV só é ligado por mim quando quero ver uma partida de futebol. Mesmo assim escolho o canal, pois nem sempre os comentaristas me são agradáveis de ouvir. Estou falando dos da Globo.

    Para noticias de política do Brasil e do Mundo não necessito de jornal impresso nem de TV alguma. Para isto existe a internet. E agora a Globo vem dar uma de vestal da moralidade e da honestidade política? Que bicho mordeu os irmãos Marinho? Quem os impeliu a fazer este apelo (apelo?) aos parlamentares para que sosseguem o facho e dêem condição de governabilidade à Dilma? Foram os empresários que estão vendo os seus negócios indo à falência pela total falta de bom senso das empresas de comunicação com as suas noticias muitas vezes falaciosas? Olha para onde levaram o país. Ainda falta chamarem a Editora Abril às falas para ver se param com esta falta de um mínimo de honestidade. Infelizmente o nosso povo, seja ele de que classe for, ainda é um povo desprovido de total falta de conhecimento político e de falta de discernimento e raciocínio. Somos vacas de presépio, cordeiros levados a toque de cajado para onde o pastor quiser nos levar. Não pensamos, não raciocinamos. Somos uns analfabetos políticos. E por falar em pastor, aqueles que comandam as ovelhas do Senhor, então, é bom nem pensar. Fazem parte deste jogo de desmonte do estado. Nas mãos deste tipo de gente o país está frito. 

  47. Minha leitura
    50% ou mais do que está acontecendo não sai no jornal. E 50% do que sai no jornal, não está acontecendo. São balões de ensaio ou recados endereçados a pessoas ou grupos específicos. Quando algo surpreendente, como o editorial de hoje do globo ou o de ontem da folha aparecem, é por que aconteceu algo escondido ou meio escondido que justifica.

      Há alguns dias foi plantado um balão de ensaio na Folha. Eles disseram que Lula queria falar com FHC. Lula negou. Dilma disse que não se negaria a conversar e a oposição esnobou o governo. O que te parece? FHC plantou a notícia! O PSDB controla a Folha. Eu achava que era só para dar, mais uma, esnobada no governo. Mas, na verdade, acho agora que eles estavam sondando a possibilidade de diálogo.

      Dias depois FHC dá entrevista na Alemanha dizendo que Dilma é honesta, que a culpa era do Lula mas que ele não deveria ser preso pois isso seria ruim para o país.

      E por que não incluir nestas pressões a prisão de Dirceu e a insinuação de que Lula seria o próximo (mais um recado).

      Então na quarta, Temer afirma que a situação política e econômica está delicada. Mercadante vai ao senado e faz afagos no PSDB. O pessoal da esquerda caiu de pau no Mercadante (eu não confio nele e não fiquei feliz). Parte do PSDB esnobou, como era de se esperar. Mas o Globo deu viés positivo ao gesto! O governo acenou volta…

      Mas, algo muito grave aconteceu na quarta. Não foi uma derrota do governo, ou melhor, não foi uma derrota só do governo. O sistema partidário brasileiro está se desmoronando. O baixo clero desobedeceu as lideranças e votou contra elas (em praticamente todos os partidos). Nem o Cunha controla mais o baixo clero.

      O marinheiro tirou a farda mas o cabo Anselmo não está mais no controle.

      Acho que o Cunha já era. O Aécio e a turma do PSDB que apoia o impitiman vai ficar com a brocha na mão. Vão ganhar a pecha de golpistas e de que não aceitam a democracia (para a turma do PSDB de São Paulo isso resolve os problemas deles).
     
     Bem essa é a minha leitura. Mas posso estar errado. O tempo vai dizer. Como eu disse, 50% do que acontece, acontece debaixo dos panos. Algo deve estar acontecendo agora mesmo…

    1. Acho que é mais ou menos por

      Acho que é mais ou menos por aí. Na política acontece coisas por baixo dos panos que 20% só se fica sabendo muuuuuito depois e 80% nunca ficaremos sabendo, mas que acontece, acontece.

  48. Globo sempre será golpista

    Não me convence esta nota. Para mim tem algo muito funesto por trás disso. Precisamos mais do que nunca ficar em alerta com a Globo. 

  49. Tem boca de Jacaré, dente de

    Tem boca de Jacaré, dente de Jacaré, couro de Jacaré….não se enganem amigos, É JACARÉ, são treze anos de manipulações e bombardeios midiaticos. ai tem.

    Conhecem aquela fábula do escorpião  que pede para o sapo atravessar o rio com ele, no meio da travessia o escorpião ferroa as costas do sapo, o sapo diz – por que fez isso, agora nos dois vamos morrer e o escorpião responde – Não consegui segurar É O INSTINTO!

  50. Algo estranhíssimo  no Reino

    Algo estranhíssimo  no Reino da Dinamarca!!!Logo saberemos dessa  “mudança”!!!!!O inimigo qdo estuda estratégias   se transforma em Camaleão!!!

  51. Tem que ser muito sem caráter. . .

    Tem que ser muito sem caráter para querer derrubar um governo democraticamente eleito só porque  o país está passando por uma fase econômica difícil. Diversos expoentes da direita também vem reclamando da postura de Aécio, de Cunha, de Serra e outros políticos menores como Cássio Cunha Lima.

    Essa turma pode até conseguir a derrubada da Dilma, mas passarão para a história como políticos de quinta categoria, ou os corvos de 2.105.

  52. Observem  que os Jornalistas

    Observem  que os Jornalistas baixaram o tom!!!Hoje na Globo news falaram até de receita culinária!!!kkkkkkkkkkkkkkk  Há quem acredite nessa mudança!!!!!

  53. Ninho de cobra criada

    Acho melhor ficarmos com um pé atrás em relação a tudo o que a Globo faz. Lá não tem um inocente sequer, é tudo bandido. Pode até ser que eles realmente tenham avaliado que o golpe é inviável e se defechado o tiro sairia pela culatra. Eu pelo menos penso que é assim, portanto há uma chance de eles terem reavaliado. Mas também pode ser algum tipo de estratagema, é melhor manter um pé atrás e a guarda alta. Aquilo é um ninho de víboras.

    1. INTERNET

      O que a internet revela:

      “Lá não tem um inocente sequer, é tudo bandido. ”

      Isto é igual aos reacionários que dizem que todos os petistas são ladrões. A mesma coisa. São pontos de vista idiotas, imbecis , como disse Umberto Eco.

  54. ” Os zóios da cobra é

    ” Os zóios da cobra é verde… hoje fui que arreparei,  Se arreparasse mais tempo, não amava quem amei…..” .

    Lamento mas não dá para confiar na Globo… Só se acreditar que papai noel e a branca de neve existem…

     

  55. Não podemos relevar também…

    Não podemos relevar também, acredito eu, que temos a “blogosfera” como uma contraponto neste equilíbrio instável de que Gramsci (olha ele metendo medo nos coxinhas, no padre ididota, no Olavo de Carvalho, na maçonaria e nos trollneides) falou. Este clima  tem  feito com que os “apostadores do Capital” fiquem também de orelha em pé. Não podemos abaixar aguarda, mas não nos esqueçamos de que o portal uol e o do estadão assumiram que havia uma “multidão” no Abraço ao Instituto Lula. Estamos comentando aqui nos blogs, isso significa que já não há um monopólio absoluto da informação, conseguimos quase instantaneamente rebater os artigos da revista do esgoto e de personagens como os merdais da vida! Esse é mais um aspecto a considerar. Notem que discutimos a necessidade de retirada dos investimentos governamentais em propoganda na “hidra” e, certamente, ele “ouvem”! Não dispõem mais da unanimidade. É fato que, parte considerável do Norte de do Nordeste, se contrapõe ao reacionárismo de meia dúzia de coxinhas paulistas que ainda se consideram “quatrocentões”! A divulgação do maldito “ranking” do Enem (o exame não serve e não deve servir para isto) fez com a tuma dos “duzentos anos de sífilis e mais duzentos de gonorréia” de coxinhas paulista verificassem que a coisa já não é tão simples. Um enfretamento nas ruas, como já comentamos e avaliamos aqui, pode não significar apenas uma esmagadora  destruição dos petistas por forças da repressão! Isso é fato, temos a questão internacional e o respeito (isso o departamento de Estado dos EUA tem de engolir) da democracia, não seria positivo para o Capital um golpe “paraguaio” ou militar. Obviamente, é agora que não podemos relaxar, devemos cavar trincheiras, precisamos, independente do governo Dilma e da atuação da bancada do PT, reorganizar os movimentos sociais. Na semana que vem, teremos aqui em Brasília a Marcha das Margaridas é fundamental a presença de quem puder ir. Temos que nos contrapor a Farsa Sindical, denunciar o Paulinho, o Cunha, continuar a mostrar o golpismo tucano. A verdade é que não nos encantemos com o “apoio da hidra”, não se esqueçam de que até os maiores boxeadores também precisam respirar. É a nossa hora, pegar a bandeira, pegar o adesivo e estufar o peito. Os meus vizinhos aqui vieram com a brincadeira do “panelaço” e eu, elegantemente, respondi que qualquer primata amestrado consegue bater panelas, mas governar sob pressão é algo que só as pessoas com caráter e inteligência conseguem. E hora de nos mobilizarmos, mas mostrando o que temos: o orgulho de não sermos reacionários, a humildade de aceitar a crítica e a nossa participação na construção de uma ruptura com esse processo histórico de continuidade da opressão perante os trabalhadores e mais pobres.

  56. Teatro da Globo, querem confundir pra não se responsabilizarem

    Então pra que serviu uma reuniãzinha às portas fechadas entre Cunha e os três patetas da Globo dentro da própria Globo no inicio da semana?

  57. Não,a Globo não mudou nem

    Não,a Globo não mudou nem ficou benevolente de uma hora para outra.Uma vez golpista sempre golpista.O que ela quer com tudo isso é não aparecer na história como apoiadora do golpe paraguaio que a direita quer aplicar.Ela vai usar esse editorial para justificar que dessa vez ela não apoiou o golpe.Essas reuniões que a cupula da Globo teve com politicos da oposiçao nas ultimas semanas só serviu para combinar o enredo do golpe.Ninguém é ingenuo o suficiente para acreditar que os irmãos Marinho mudaram de uma hora para outra e estão pensando no bem da nação.Isso não cola.Quem não te conhece que te compre rede Globo.

  58. Gilmar Mendes na rádio Jovem Ku Klux Pan…

    Pessoal, 

    o Gilmar Golpista Mendes deu um entrevista na rádio Jovem Ku Klux Pan e parece que está arrefecendo do golpe, vamos ouvir e divulgar!

  59. Eles ainda querem destruir o Brasil.Não devemos relaxar a guarda

    Meu cunhado nunca quiz saber de política. Nunca leu uma matéria em um blog sujo e não sabe o que está acontecendo no Brasil nem no mundo. Também não  é assinante da Veja. 

    À semana passada eu estive na casa dele e fui surpreendido por uma frase que ele balbuciou: “os caras querem acabar com o Brasil!”

    E eu perguntei, “que caras?”

    “Os caras da televisão, o Eduardo Cunha e o Aécio Neves.”

    E eu levei na galhofa perguntando: você quer bem acunhado ou mal acunhado?

    Ou seja, até meu cunhado já está percebendo as coisas. Os maloqueiros golpistas que se cuidem.

     

     

     

     

     

  60. A questão da Geopolítica no Mundo futuro.

    Uma  outra explicação para o Editorial da Globo que me veio e amparada na galera que comentou sobre ser uma ordem lá do Império do Norte é bem plausível.

    Os Estados Unidos não tem condições de serem Potência única das américas. 

    O Centro do Mundo Capitalista está mudando seu eixo para a Ásia com China, Rússia, Ìndia e provavelmente o Japão se apresentando para a Festa. São os BRICS. 

    A Europa em plena decadência e sem “recursos naturais” não teria como ser um parceiro americano de peso, apenas pela força política de séculos de colonizadores (o que já ficou no passado) e o poderio de seus exércitos no Século XX, hoje, certamente, sem recursos suficientes para aprimoramento, pois, sequer conseguem manter seguras suas contas sociais. 

    O Século XXI é o Século que será marcado pela busca dos recursos naturais. Um Brasil enfraquecido é uma América sem forças para o combate do Século XXI pela hegemônia do Planeta, ou para competir com chances contra essa hegemonia e por onde o Capitalismo vai centrar suas forças = Poder. 

    Os EUA temem os BRICS. Os EUA, talvez, tenham começado a entender que o Brasil enfraquecido, ou o Brasil de nossa Direita pode nos colocar na Rota do Oriente por completo no futuro, quando os BRICS asiáticos se tornarem hegemônicos no Mundo Capitalista. E a prova da Rota do Oriente é a Bioceânica Chinesa e o Canal da Guatemala. Rota para onde nossos recursos naturais seguiriam. 

    É preciso mudar a rota. Deixar o Brasil forte para que se tenha uma América forte e capaz de rivalizar o Poder com o Oriente. Não nos enganemos. O Brasil na direção dos Brics é a pedra no sapato dos EUA. Melhor acenar um Brasil forte***, desenvolvido e aliado, talvez seja o novo passo da Geopolítica Mundial para as américas.

    Imaginemos o Brasil virado para o Pacífico e o Oriente. O que seria dos EUA? 

    *** Forte não é necessariamente justo. É Brasil potência capitalista!

      1. MarFig!

        A Globo é a parte de formação Ideológica da engrenagem capitalista no Brasil, mas ela tem quem manda nela. 

        Não nos esqueçamos disto. 

        Um abraço,

        Alexandre!

    1. Sabe Alexandre isso ai que

      Sabe Alexandre isso ai que voce fala faria sentido se houvesse no Brasil classe politica minimamente comprometida com a ideia de uma nação soberana onde só haveria espaço para politica de estado.

      Não é verdade.

      A Dita Direita é adversária da esquerda e vice e versa, mas nenhuma das duas tem compromisso algum em tornar esse pais soberano.

      A esquerda tambem é ( sempre foi pelo menos a latino americana ) entreguista só que para a finada URSS ehoje para a China.

      Esse pais esta condenado a ser um eterno armazem de compras por parte das naçoes centrais, sejam ela EUA , ou China.

      Na america do sul não existe politicos comprometidos verdadeiramente com soberania…

       

  61. A ordem veio de cima …
    O que interessa à elite econômico-financeira é apenas “sangrar” a Dilma e o Lula até 2018. Para eles não interessa o Brasil ter sua nota de risco rebaixada perande o deus mercado !!! A recado veio de cima, para que esse parlamento prostituído pare imediatamente com essa esculhambação, e proteja os interesses dos seus senhores…  Nenhum almoço é de graça !!!!…. “Quando você faz um pacto com o diabo, o diabo terá o seu caminho”.   Fime: Harodim [2012] Legendado Portugues https://www.youtube.com/watch?v=Ve7pGM2N9zU

  62. O PIG em sintonia, como

    O PIG em sintonia, como sempre, sob o comando da goebbels. Eu não sei nem o que vou fazer amanhã,  imagina se vou saber o que as famiglias estão tramando. Parece que ficamos livres do preguiçoso de Furnas, pelo menos por enquanto. Isso é bom. Por outro lado dá a entender que o governo fez algum tipo de acordo caracu com o PIG e os tucanos paulistas. Isso não pode ser bom. 

  63. A última manifestação
    A última manifestação fracassou, mas o fascismo é real no Brasil, e a Globo apenas mostrou que o tem em mãos, e que pode colocar a classe média fascista nas ruas, pois os papagaios replicam naturalmente o que lhes foi adestrado. Resta saber o que fará o PT? Se quer entrar verdadeiramente na história do Brasil democrático e republicano, tem que vencer isso. Mas ao que parece, a tendência é de “vamos dar as mãos …” E o governo? O que sente agora depois do editorial? Essa ação da Globo fomenta essa pergunta, e as respotas visam fragilizar emocionalmente o governo. E a respeito de toda a imprensa alternativa? A Globo faz marketing básico e todos ficam confusos, enquanto ela gera seu próprio apoderamento. Ela pratica uma manobra simples: inverte a posição através de objetiva declaração enquanto administra em segundo plano a desconstrução das imagens de quem queira. Para os que enxergam superficialmente, ela sai ilesa, incólume, vencendo ou sendo derrotada em seu objetivo, não importa, mas sabendo manter sua imagem e seu terreno político. É uma jogada dialética simples: Assumir de forma clara uma posição contrária ao que é acusada, enquanto sustenta sutilmente ações fascistas, como a bomba do IL, a pequena bomba caseira.

    Nenhum desses grupos recusariam apoio da Globo mesmo com edital. Marketing, porém, com perigoso apoio fascista.

  64. O tijolaço fala de uma

    O tijolaço fala de uma matéria que sairá amanhã na Folha de São Paulo com os guris da nova direita. O tal do Igor que agrediu Dilma na visita aos EUA, é uma das ‘personalidades’ entrevistadas. Desvairado, o rapazinho. E dá o recado que vai ‘lutar até a morte’ contra o governo. Se são tipos como esses que irão à manifestação que agora pede a renúncia da presidenta, então já viu que a confusão pode vir daí. E é orquestrada. O que a Globo fez com seu Editorial foi fngir, dissimular é a  melhor palavra, uma certa distância da primeira batalha em praça pública. Porque pode ter gente infiltrada para fazer parecer uma batalha sangrenta. Aì, a globosta muda o tom e faz como no Paraguai, que culpou o Lugo por conta da tragédia no campo paraguaio. Depois ele foi inocentado. Né isso mesmo, embaixadora dos EUA?

  65. Cunha é metastase

    Todas as desgraças de nossa nação são produzidas pela perpetuação de grupos partidários no poder. Esses grupos partidários no poder não mudam, uma vez que só eles escolhem, dentre eles, quem serão,  por seu arbítrio, os candidatos aos cargos eletivos, não havendo possibilidade de se candidatar alguém do povo capaz de conduzir melhorias e mudanças para o povo. Apenas aos filhos e netos de quem já está no partido, ou a quem defenda apenas os interesses do partido, será dada a garantia de ser um novo candidato, já que a escolha recai exclusivamente ao partido. O voto do eleitor não escolhe ninguém para nada, apenas obriga-o a homologar a vontade dos partidos colocando os escolhidos destes no poder. E conseguem ocupar todos os poderes da República preenchendo os cargos não eletivos com aqueles que não obtiveram bastante votos. Só eles tem acesso ao poder e de lá controlam todas as atividades de nossa nação, sempre no sentido de garantir as próprias regalias e mordomias e nunca os direitos políticos e sociais do povo. E essa situação grotesca está blindada pela Constituição, sendo quase impossível mudar, já que pela vontade dos partidos-empresas isso não acontecerá. E o resultado de tanto poder nas mãos dos partidos é a causa de todos os problemas que vivemos todos os dias, causados por grupos no poder que agem apenas para atender os próprios interesses, deixando todos os bens públicos sucateados. Ou seja, estamos numa ditadura travestida de democracia. Mas a SOLUÇÃO para isso é simples: basta eliminar o inciso V do parágrafo 3º do Artigo 14 da Constituição, que trata da obrigação de filiação partidária para se eleger. Isso não significa acabar com os partidos, mas dar garantias de acesso a cidadãos sem vínculos com partidos, pois partidos são apenas grupos em simbiose abjeta com empresas. Acabar com a obrigação de filiação partidária não merece apenas ser curtida aqui; mas, por meio de você e todo mundo que conhece em todos os lugares que você frequenta, deve virar um lema em todos os posts de todas as redes sociais, em todos os movimentos, em todas as passeatas, em todas as ruas, em todos os muros, em todos os documentos, em todas as imagens, em todas as vozes … daqui para frente. Pense fora da caixa: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=471122749707627&set=a.471121873041048.1073741828.100004297184940&type=1&theater

  66. 2016…..

    2016 é ano de Olimpíada e a Globo está preocupada com o faturamento….

    Persistindo a bagunça geral, como ela vai faturar com os anúncios e etc?

    O tema Olimpíada já ocupa boa parte da programação, em toda a grade.

    O logo da Globo está piscando…….

  67. BrasilxEUA

    A calamidade no Brasil atual não interessa aos EUA. O jornal o Globo acabou de mandar o aviso.Alguém acha que a ingerência americana não conta??? O porta-voz da Casa Banca acabou de mandar o recado.VÔTE!!!

  68. A crise politica

    O lamentável desta conjuntura de crise econômica e politica é que o incetivo ao ódio e a intolerancia está destruindo a força produtiva da nação. As empresas devem ser preservadas pois são responsáveis pela geração de emprego e renda e como entidades juridicas têm a moral de seus dirigentes. Afastados estes e substituidos por outros com formação social, moral e politica saudaveis continuam a exercer as suas importantes funções a que nos referimos acima, para o crescimenmto do pais.Assim o bom senso nos recomenmda o cuidado de antes de mais nada preservar a estrutura produtiva do pais e afastar de vez o vies pessimista que se pretendeu usar como arma para alcançar fins politicos partidários a curto e longo prazos.A estabilidade politica e instituional é a base para a retomada do crescimento economico.

  69. Globo pedindo para que o

    Globo pedindo para que o Congresso deixe a Dilma trabalhar? Ou é um certo caso de sonegação fiscal falando mais alto??

  70. É fascinante ver na prática o
    É fascinante ver na prática o que a teoria sociológica prevê: são nos momentos de crise aguda que os véus caem e os reais donos do poder mostram a cara. Políticos de todos os matizes, salvo os extremistas, são marionetes dos seus financiadores, isto é, do grande capital. Ao menor sinal de descontrole de Eduardo Cunha com sua “pauta bomba” , algo fora do combinado com o grande capital, e o impeachment arrefeceu. Se o serviçal Cunha fosse menos sujo e mais centrado, o impeachment seriam favas contadas. Pois o importante para a casa grande é não perder o controle nunca, seja para qualquer projeto de poder minimamente popular, seja para os seus serviçais aloprados.

  71.      O ESPIRITA, AS REDES

         O ESPIRITA, AS REDES SOCIAIS E A CRISE POLÍTICA

     

      Boa-tarde! queridos irmãos.

                              Nosso país enfrenta um dos mais delicados, sérios e conturbados momentos. Uma crise de natureza moral sem precedentes arrasta de roldão as lideranças políticas nas quais a população depositou sua confiança. Ao mesmo tempo, a desordem econômica se instala e o quadro de recessão se aprofunda dia após dia, custando o emprego e a dignidade de homens e mulheres que nada fazem a não ser batalhar diuturnamente pelo seu sustento, o sustento de suas famílias e para conquistar alguma melhoria de vida.

                Em resumo, o cenário é gravíssimo e, lamentavelmente, a onda de pessimismo tem sido incessantemente alimentada por discursos de ódio recíproco entre os partidários daqueles que ora são investigados por supostos crimes de corrupção e os que exigem justiça e o expurgo destes do poder. De tal forma que milhões de brasileiros estão atirando gasolina a uma fogueira já quase incontrolável, havendo inclusive o temor do surgimento de uma convulsão social inédita no Brasil, que desaguaria numa guerra civil de consequências imprevistas.

                Na condição de rede social mais acessada no Brasil, o Facebook transformou-se no palco para que desde os mais anônimos cidadãos até artistas, jornalistas, celebridades, intelectuais e políticos expressem seu ponto de vista e gritem seus posicionamentos.

                Algumas centenas de milhares desses internautas o fazem com veemência, valendo-se de compartilhamento de conteúdos de sites até bem pouco tempo desconhecidos, vídeos, áudios, fotos e textos, quase que em geral de conteúdo extremista, assustadoramente raivosos e – o que é mais preocupante – sem qualquer possibilidade de verificação de veracidade das informações que divulgam, constituindo, assim, uma gigantesca máquina que produz calúnias, impropérios, xingamentos, expressões chulas referindo-se, ora às autoridades constituídas, ora direcionando metralhadora implacável a quem se encontra na oposição.

    O tom do “nós contra eles” jamais foi elevado a patamares tão altos. O discurso do ódio ao diferente e a intolerância entre partidários desta ou daquela ideia está rachando o Brasil e colocando irmãos em trincheiras distintas, como se o que todos desejassem não fosse a mesma coisa: o bem da nação, a prosperidade e o reequilíbrio da governabilidade. Em resumo, a paz social aliada ao progresso.

    Até certo ponto é compreensível que uma massa gigantesca de espíritos encarnados ignorantes das verdades evangélicas se deixe arrastar pela onda de pessimismo e de ódio que é própria de nosso estágio evolutivo ainda tão primário. É possível entender que multidões de espíritos encarnados ainda enredados em teias tenazes de paixões inferiores, ainda cegas aos conhecimentos das Leis Naturais, permaneçam servindo de joguetes de interesses de forças que buscam somente desestabilizar o Coração do Mundo, a Pátria do Evangelho.

    Entretanto, assistir a espíritas militantes da causa maior cederem ao clima de ódio e darem vazão ao desequilíbrio em suas postagens, compartilhamentos e comentários, é entristecedor.

    Aqueles que somos conhecedores da Lei de Causa e Efeito, aqueles que nos dizemos discípulos do Mestre Jesus, aqueles que nos debruçamos todos os dias sobre as páginas inspiradoras do Evangelho, não podemos ser os portadores da desesperança, mas da esperança acima de todo o desalento; não podemos abraçar a causa do ódio, mas fazer tremular a bandeira do amor; não podemos engrossar as fileiras da intolerância, mas gritar a plenos pulmões que somos todos irmãos e que haveremos de encontrar no diálogo e na convergência a solução dos graves problemas que assolam o Brasil.

    Nós, que pretendemos nos tornar os homens e mulheres de bem que dirigirão um planeta de regeneração, não podemos esquecer que o Evangelho nos ensina que “O homem de bem (…) tem fé no futuro, por isso coloca os bens espirituais acima dos bens temporais. Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. (…) Respeita nos outros todas as convicções sinceras, e não lança o anátema àqueles que não pensam como ele. Em todas as circunstâncias a caridade é o seu guia (…). Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas, e não se lembra senão dos benefícios; porque sabe que lhe será perdoado conforme ele próprio houver perdoado. É indulgente para com as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgência, e se lembra dessas palavras do Cristo: aquele que estiver sem pecado lhe atire a primeira pedra.” (Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XVI, item 3)

    Não podemos perder de vista que somos discípulos daquele que, do alto da cruz, pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, aquele que durante a sua missão, lidou de maneira sábia e respeitosa até mesmo com os corruptos e poderosos, exatamente porque sabia que eles apenas detinham temporariamente o poder e a condição de mando, depois disso, só teriam o compromisso de resgatar os erros dos desmandos que perpetraram no exercício do poder.

    A proposta não é que nós os espíritas fechemos os olhos à corrupção e vivamos como se nada estivesse acontecendo, tal como alienados ou imbecilizados. Somos, isso sim, conclamados a interferir com equilíbrio, enriquecendo o debate, qualificando a discussão, evangelizando, sem pieguismos ou pieguices, o meio virtual e mesmo os debates cara a cara, nos meios sociais em que circulamos.

    “Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas”, disse Jesus aos seus discípulos ao os enviar às aldeias para pregarem a Boa Nova. É exatamente isso que Ele nos diz ao coração hoje, a nós que somos os pregadores da Boa Nova no Brasil do século XXI. Sejamos prudentes em relação aos que praticam e estimulam a corrupção, o ódio, a intolerância, os abusos de poder. Entreguemo-los à justiça, para que esta apure no patamar terreno seus possíveis crimes e os puna com a severidade que as leis brasileiras – imperfeitas, é verdade – determinam.

    Nós, espíritas, sabemos melhor que ninguém, que a Lei Maior os alcançará a todos, cedo ou tarde. Aquilo que a lei humana não conseguir reparar ou educar, será feito pela doutra Lei, esta sim implacável, absolutamente justa e incorruptível, plantada na consciência de cada um de nós.

    Por fim, sejamos simples como as pombas, guardando sempre uma palavra de esperança para os que postam conteúdos de desatino, uma palavra de caridade para aqueles que publicam conteúdos de ódio; uma palavra de fé para aqueles que estão demonstrando nas suas postagens que estão cada dia mais desacreditados no futuro da nação; uma palavra de tolerância para aqueles que pregam a destruição do diferente e a depredação das instituições.

    E se não tivermos nada de engrandecedor para postar ou para dizer, preservemos o silêncio típico daqueles que se mantêm em oração e em vigilância ao invés de atear mais lenha à fogueira.

    Os corruptos passarão, tanto os que hoje estão no poder quanto aqueles que permanecem na oposição, esperando a sua chance de pilharem o país. Assim como passarão os homens e mulheres de bem que estão em ambos os lados. A vida física cessará, cedo ou tarde para todos. E cada um reencontrar-se-á com a sua consciência, confrontar-se-á com as suas atitudes, pagará o preço suave ou pesado de suas escolhas, colherá os frutos, doces ou amargos, do que tiver semeado.

    O Brasil sobreviverá, se recuperará e se erguerá acima das nações, porque sua destinação é nobre. No cenário do planeta de regeneração, ele cumprirá papel estratégico.

    As obras das trevas jamais poderão ofuscar a luz do Amor Maior, mesmo que até alguns espíritas deem publicidade a elas.

     
                                          Ronaldo Pereira da Silva

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/o-espirita-as-redes-sociais-e-crise-politica/#ixzz43vpb3FS5

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador