Os desvios de rota da CPI, por Janio de Freitas

Da Folha

Desvios de rota

CPIs prestam-se ocasionalmente a investigações valiosas, mas sempre são instrumentos políticos

Janio de Freitas

Em resposta ao que Lula não disse, Fernando Henrique ponderou, a propósito de uma CPI da Petrobras, que, em vez de política, “a oposição deve verificar os fatos (…), é uma coisa de interesse nacional”. Perfeito. Mas para ser dirigida ao seu próprio partido.

Nem Lula propôs que o PT impeça a CPI, nem disse que os petistas devem “partir para cima” da oposição. Não só Fernando Henrique leu tais recomendações não feitas. É que no jornalismo, cada vez mais, e ainda pior em fase eleitoral, nada garante que o não dito vire o dito. E vice-versa.

Quanto à ponderação, além do desvio de rota, é de uma inutilidade perfeita. Câmaras, Senados e Assembleias são iguais em toda parte, quando suscitadas investigações: a política precede o dever do esclarecimento. Mas não só por isso a ponderação, mesmo que dirigida ao PSDB, é inócua. Os senadores e deputados do PSDB estão fazendo mais política do que servindo a esclarecimentos para evitar que a corrupção no metrô e nos trens paulistas seja também investigada. Um serviço ao PSDB de Fernando Henrique.

Na mesma questão, mas em sentido contrário, a proposta do relator Romero Jucá adquire sentido ao admitir a abertura da CPI para os casos da Petrobras, do metrô e dos trens, sob o rótulo geral da malversação de fundos. Assim os dois problemas paulistas chegariam a um foro ao mesmo tempo político e institucional, que a Assembleia de São Paulo lhe devia, e não deu, e os governos paulistas do PSDB lhe negaram, por motivos óbvios. Para nem falar nos Ministérios Públicos, o federal e o paulista, cuja longa omissão não se explica nem por interesse partidário (o que bem poderia justificar uma CPI).

É também por interesse político que o PSDB e seus aliados, inclusive jornalísticos, tentam espichar o caso do aventureiro André Vargas, deputado cujo destino é a rua. A pretexto de que ele imaginaria ser vice na chapa petista ao governo do Paraná, querem atingir a candidatura da senadora Gleisi Hoffmann. Já a hipótese de que o doleiro associado a André Vargas seja o verdadeiro dono de um laboratório farmacêutico, com uma história de contrato feito ou não feito no Ministério da Saúde, é para atingir a candidatura do ex-ministro Alexandre Padilha ao governo paulista.

CPIs prestam-se, ocasionalmente, a investigações valiosas, mas são instrumentos políticos sempre. O mais comum é que, até se instalar, uma CPI crie em torno do seu tema uma confusão, de informações e de interesses, que vai limitar ou desvirtuar muitas de suas conclusões. Estamos em tal fase.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinto asco,nojo ,ao ver nas

    Sinto asco,nojo ,ao ver nas fotos e na mídia a exaltação e louvores paos que pedem apurações ,CPIs,processos e coisas e tais .

    É de virar o estômago.

    Ver Agripino,Aécio’Randolfe,entre tantos outros de “ilibada rePUTAção”falarem ,acusarem e a nossa base/situação se cala e não respondem à altura.

    Ver Álvaro Dias ,envolvido até os fundilhos,acusar o Vargas ,que não é flor que se cheire,passear nas aeronaves do doleiro eos nobres dePUTAdos do PT ,fingirem que não é com eles.

    Não consigo entender como o governo e o PT se escondem quando deveriam parti para o ataque esclarecendo ,combatendo e deixando de ser masoquista.

    Nem mulher de malandro apanha tanto quanto o PT atualmente.

    É lamentável a postura de nossoa bancada

  2. Grande Jânio!
    Os tucanos, a

    Grande Jânio!

    Os tucanos, a exemplo do Azeredo que renunciou ao seu mandato para provar que é inocente no mensalão tucano, poderiam aproveitar a CPI para deixar claro ao povo de que são inocentes das acusações que lhes movem a Siemens, Alston e outros. Um caso de tamanha repercussão junto a mídia internacional e sob investigação até pelas matrizes, deve merecer precedência. Os tucanos, e seu aliado “parlapatão” segundo o senador Fernando Collor, àquele que tetectou um prevaricador de alto coturno e o denunciou, tem a chance de provar que a justiça alemã e os que dizem terem pagos propinas a seus dirigentes e membros, mentem. Os tucanos poderiam ajudar a melhorar a imagem do ministério público que, pego de surpresa, não conseguiu matar no peito e até o PIG foi forçado a não prevaricar.

  3. Sem contar que uma CPI é

    Sem contar que uma CPI é montada com muito dinheiro, desde a energia, a água, o cafezinho, a papelada impressa para acesso de não sei quantos parlamentares, e tudo isso na maioria das vezes para se chegar a resultados como foi o de Carlinhos Cachoeira. Este nem sentiu coceira durante a CPI, pois estava convicto de que suas mordomias e prazeres continuariam, como prosseguem, enquanto ele deve estar, ainda, dando muitas risadas das patacoadas dos que queriam e deveriam enquadrá-lo como um criminosos contumaz, mas que não seria por um amontoado de parlamentares sem acordos que isso aconteceria. O resultado foi uma dinheirama gasta à toa, e um tempo, precioso, perdido, jogado ao vento. Serviu, no entanto, de mais um palanque para tucanos e demistas, que muito proveito tiraram de suas aparições na mídia.

     

  4. CPI-Corrupcao
    Sr. Janio!

    O senhor concorda comigo de que o Brasil precisa de uma terceira via, Chega de PSDB e Petralhas cuja unica finalidade e se perpetuarem no poder para se locupletarem do erario publico, e o povo que se lasque. ‘Esses dois partidos sao a vergonha nacional. Sao autrenticos em roubar, corromper e vir na midia mentir que ta tudo bem, bem pra eles que ficaram ricos como politicos. faca uma pesquisa e veja o patrimonio dessa gente quando entraram e quando sairam do governo. É caos. Roubam, corropem tudo para o seu benficio proprio. Entao ér necessario vir uma terceira via depurada, limpa e honesta para varrer essa camarilha que ai esta.

    1. Esse, tem que ler e reler o

      Esse, tem que ler e reler o texto do Jânio de Freitas umas 200 vezes…………………………..

    2. Parei de ler no “petralhas”.

      Parei de ler no “petralhas”. Se ele se refere assim a petistas, nem adianta criticar PSDB pra dar aparência de imparcial. É Tucano e pronto!

    3. A terceira via seria a dos

      A terceira via seria a dos traíras? como confiar em traíras? Ou a dos chantagistas? que são aliados sempre de olho na chantagem e governarem sem serem eleitos?A CPI que estão propondo visa única e exclusivamente aos DEMOTUCANALHAS abocanharem de novo o poder e comprar todo mundo, principalmente no campo jurídico, onde todos, desde MPF, STF e PM mamam em suas tetas. Com a descoberta (?) do que faziam em SP , MG, GO, etc, o dinheiro vai estar mais curto, e estão apavorados. Apesar de tudo o PT ainda é o partido mais honesto do Brasil.

  5. Jânio de Freitas é da boa

    Jânio de Freitas é da boa leva de jornalistas excelentes que nos restaram. O bom do seu texto é que ele organiza o que já gritávamos em reação à manipulação de sempre da mídia corporativa e da oposição. Não havia ligado o Vargas à Gleisi, candidata do PT ao governo do Paraná, sabia que queriam atingir o Padilha que concorre em SP. Então, é nisso que dá quando a oposição não sabe fazer política sem cair na armadilha do veneno exagerado. Vai acabar virando negociação, como foi na CPI do Cachoeira. Vai ficar mal para muita gente. Acho que dá para prever quantos dos parlamentares estão caindo em desgraça junto aos eleitores. Melhor, porque o congresso pode vir renovado em 2015.

  6. fegacê

    “Não só Fernando Henrique leu tais recomendações não feitas.”

    alguem espera coerência desse cidadão?

    esqueçam o que ele fala/faz, a pedidos do próprio.

    afinal, ele não sabe nem os filhos que fez.

  7. Gostaria de ver a CPI pedindo

    Gostaria de ver a CPI pedindo ao Dr. De Grandis fotos do arquivo de modo a evidenciar a normalidade da questão de guarda de documentos em gavetas erradas, por 3 anos!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador