Os detalhes do apoio do PT e PL a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O candidato de Lira conquistou apoio das duas maiores bancadas da Câmara, em meio a discussões sobre o PL da anistia aos golpistas do 8/1

Crédito: Mario Agra/ Câmara dos Deputados

A bancada do PT na Câmara anunciou, nesta quarta-feira (30), o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Presidência da Casa em 2025. Pouco tempo depois, o Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, também se manifestou a favor do paraibano.

O apoio dos petistas é desejado por todos os candidatos à presidência da Casa, uma vez que o partido integra a Federação Brasil da Esperança, que junto com o PCdoB e PV, forma a segunda maior bancada da Câmara, com 80 deputados. O conjunto das siglas à esquerda só fica atrás justamente do PL, que conta com 92 congressistas.

Compreendendo a importância de reafirmar os princípios democráticos para garantir o funcionamento adequado dos partidos da Casa, entendemos que o bloco que vai apresentar a candidatura do deputado Hugo Motta é o bloco que vamos construir”, disse o líder do PT, deputado Odair Cunha.

Antes de formalizar o apoio a Motta, o PT obteve respaldo do presidente Lula, já que até então alguns membros do partido resistiam sobre a medida. Uma das alas petistas exige que o candidato de Lira não paute o projeto que anistia os golpistas do 8 de Janeiro, caso eleito. O avanço da matéria, porém, era uma das condições apresentadas pelo PL nas negociações pelo apoio.

Após anunciar apoio a Motta, no entanto, o líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), disse que o projeto não é uma pauta partidária. “Vai ser formada uma comissão de deputados que vão levar algumas pautas importantes do partido. Essa comissão vai tratar isso ao longo do próximo mês. O apoio do PL está formalizado”, afirmou.

Além do PT, o MDB também oficializou o apoio da bancada a Motta nesta quarta. Também são a favor do deputado o Republicanos, PP e Podemos. Se contar todos os membros desses partidos, Motta conta com 312 apoios. Mas, vale lembrar, que o voto é secreto e alguns desses parlamentares podem votar contra o candidato, que precisa da maioria absoluta de 257 votos para ser eleito. Na disputa, também estão os deputados Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União), ambos da Bahia.

Logo após o anunciou do PT, Motta se manifestou. “Saio daqui com a certeza que a Câmara dos Deputados dará um grande passo, que será uma casa colaborativa com os interesses do País”, declarou a jornalistas.

Leia também:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Bolsonaro e Lula juntos pelo bem do Brasil. Nos aqui fora fazendo o combate contra os fascistas, e o Governo e eles juntos no Congresso. ISSO É UMA VERGONHA. E a capitulação total das esquerdas. TÔ APOSTANDO NUMA CHAPA BOLSONARO/ LULA de vice Pra 26.. Como disse a Saffatle; a esquerda morreu( e faz tempo)…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador