Votação final da PEC da maioridade deve acontecer nesta quarta

Da Agência Brasil

A votação, em segundo turno, da proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no caso de crimes hediondos, como estupro e latrocínio, e quando houver homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, ocorrerá nesta quarta-feira (19), disse hoje (18) o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
 
Para que a matéria pudesse ser discutida hoje, Cunha convocou uma sessão extraordinária, que está sendo realizada neste momento, de modo a esgotar o assunto, já que não houve acordo para reduzir o número de inscritos.  Assim, para amanhã,  a sessão será apenas destinada à votação da PEC.

A proposta, aprovada após votação polêmica no início de julho, é criticada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pesquisador da Fundação Getulio Vargas, Renato Sérgio de Lima considera o texto “um erro”. “O problema da segurança pública é muito maior que a maioridade penal. Existe todo um desenho institucional que o Congresso não discute por interesses corporativos e institucionais. Estamos em um momento muito complexo em termos da produção da Câmara. Tenho percebido pressa em votar questões que não estão devidamente maduras. Não é porque demoraram a ser votadas que quer dizer que estão maduras”, disse ele.

O texto aprovado em primeiro turno foi uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE), que excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado.

Pela proposta os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

Para a aprovação de uma PEC é exigido um quórum mínimo de 3/5 de votos favoráveis do total de membros da Casa, ou seja, o equivalente a 308 votos.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei se a redução da

    Não sei se a redução da maioridade para 16 anos será  boa ou má, mas fico pensando no caso da dentista que era arrimo de familia e  que foi queimada viva por um jovem drogado por ter só 30 reais.Pela lei atual ,3 anos e estará limpo.

    Acho que o velho pai  da dentista (70 anos )que está procurando emprego para sustentar a outra filha paraplégica também deveria ser considerado.A lei atual não presta ,algo deve ser modificado.Que os congressistas desta vez  façam a coisa certa ,entre tantas erradas que cometem .

  2. este é mais um debate que

    este é mais um debate que esconde sua real motivação. ora, basta perguntar por que a pressa com a questão. não estão procurando efetivamente qualquer melhoria na segurança pública. são abutres que imediatamente lucrarão com presídiios privatizados ao sabor das brechas, dos oportunismos, casuísmos. são pilantras que se escondem num discurso mentiroso, são os eleitos pelas empresas com votos dos analfabetos políticos, são a desgraça do Brasil atual.

  3. Esta será a segunda votação

    Esta será a segunda votação na câmara. Se aprovado, precisará passar por outras duas votações no senado. Ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador