Aliados de Renan desdenham de ameaças de manifestantes contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – O Painel da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (14) aponta que os agitadores dos protestos pela queda da presidente Dilma Rousseff (PT) foram simplesmente ignorados por aliados do senador Renan Calheiros (PMDB), que vem sofrendo ameaças de virar alvo de boatos que se espalharão no ato do próximo domingo (16), em função de sua tentativa de ajudar o Planalto a superar a crise política e econômica.

Essa semana, após o senador lançar a chamada Agenda Brasil, os oposicionistas definiram o discurso de ataque ao presidente do Senado e espalharam entre os apoiadores dos protestos anti-governo e anti-PT. A ideia é dizer que Renan recuou nos ataques a Dilma para ganhar certa imunidade em relação as investigações da Operação Lava Jato.

Paralelamente, os organizadores das manifestações “denunciarão”, segundo a Folha, que houve a costura de um “acordão” para fritar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e manter Dilma no poder. “Para os ativistas, o prazo dado pelo TCU a Dilma [o Tribunal deu mais 15 dias para a Presidência explicar manobras no exercício fiscal de 2014] foi jogo combinado para dar tempo de o procurador-geral Rodrigo Janot denunciar o presidente da Câmara [na Lava Jato] e melar o impeachment.” De tão sem sentido, o Painel usou a expressão “2+2=5” ao publicar a informação.

Grupos como Mobimento Brasil Livre, Nas Ruas, Vem Pra Rua, Revoltados Online e outros já definiram que Cunha será poupado nas manifestações de domingo, que prometem bradar contra a corrupção generalizada no poder público. O deputado foi acusado por delator da Lava Jato de ter cobrado, pessoalmente, cerca de 5 milhões de dólares em propina em 2011, dinheiro que seria usado em campanha eleitoral. Apesar deste e outros indícios contra Cunha, os agitadores entenderam que o papel dele no impeachment é superior as denúncias.

Ainda segundo o Painel, o lema adotado pelo MBL será “Fora Dilma, e leve o Renan com você”. “Como o presidente do Senado quer ficar ao lado de alguém que queremos derrubar, que saia com ela”, disse Renan Santos, um dos líderes.

A reação de “aliados de Renan” foi dizer que o presidente do Senado “está calejado com protestos e que, se for alvo no domingo, será uma ‘vaia colateral’. ‘Não é a mesma coisa que o Fora Renan de 2013’, diz um amigo.”

Talvez os manifestantes tenham mais sucesso ao pressionar o Tribunal de Contas da União a rejeitar as contas de Dilma em relação a 2014 e abrir caminho para um processo de impeachment na Câmara. Os ministros, segundo o Painel, “receiam ser alvo das ruas. Já estão recebendo centenas de mensagens pedindo a rejeição das contas de Dilma.”

Segurança e “cobertura democrática”

Para o protesto deste domingo, o governo do Estado escalou efetivo de 1.200 policiais militares e planeja usar 270 carros, quatro blindados, dois helicópteros, 40 cavalos e dez cães. Além disso, 150 policiais civis estarão à paisana. As informações são da colunista Mônica Bergamo.

De acordo com a jornalista, o Vem pra Rua, que tem até assessoria de imprensa, “divulgou regras” para a cobertura jornalística em seu caminhão na avenida Paulista. “Prevendo grande número de jornalistas, o grupo só vai permitir a entrada de profissionais credenciados, que poderão ficar por no máximo dez minutos.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Paralelamente, os

    “Paralelamente, os organizadores das manifestações “denunciarão”, segundo a Folha, que houve a costura de um “acordão” para fritar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e manter Dilma no poder”:

    Nossa, nao seria convenientissimo derrubar Cunha agora, antes das manifestacoes, Janot?

  2. Só colocam bobagens neste site, a notícia sobre o pré -sal nada!

    Tem uma notícia importantíssima sobre as reservas do pré-sal, mas insistem em ficar 

    Renan,

    Lava a Jato,

    Janot,

    Cunha,

    e os de sempre, não tem editoria por aqui!

    1. Pautador…

      Você acredita mesmo que vai pautar o blog no grito?

      Quando a gente não encontra o que quer ler, procura outras fontes; não fica buzinando que é para publicar o que você desejaria ver publicado.

       

  3. Dementes! Eles querem

    Dementes! Eles querem explodir o BRASIL, eles, insanos, querem o mal do Brasil, os psicopatas querem explodir o Brasil, NUNCA MELHORÁ-LO. Coisa INSANA!!!!!!!! Coisa de DEMENTES!!!!!!!!!! Criaturas enlouquecidas pelo ódio!!!!!!! Mas, o veneno que destilam, os mata… devagar, lentamente. Os corroi, os destrói. .

  4. Ou seja:

    Cunha pode. Dilma e Renan, não.

    A acusação de corrupção é contra todos, mas se um dos corruptos for conta a Dilma, vira heroi.

    E depois não aceitam ser chamados de “indignados seletivos”…

  5. A marcha do retrocesso

    Fariam bem estes lideres de torcida travestidos de movimento popular, aguardar 2018 ou confiar ao PGR, MPF,PF, STF,STE, TCU verificar se houve ou não crime que ligue diretamente a presidenta da republica com corrupção.Sem isso torna-se banal qualquer tentativa ou manifestação concreta.A eleição acabou e Dilma ganhou, gostando ou não.É preciso aceitar.Na proxima eleição trabalhem para que o canditado preferido vença. Não existe terceiro turno simples.Só estão fazendo aquilo que era o dever da oposição.É só verificar os caciques do PSDB contra a ideia do impeachment.O silencio deles com as investigações em cima das construtoras e especialmente a Odebrecht.

    O que me assusta é estes movimentos em nome da verdade e justiça e clamor por um país mais justo, tenham alvo seletivo.Não tem cabimento deixar de fora Eduardo Cunha, Aecio Neves(acusado pelo doleiro Yosseff de chefiar repasse em Furnas)..Ou seja  um contra-senso essa ideia para quem quer justiça.

    Todos que de alguma forma  se apoderaram de dinheiro publico e empresas publicas para interesses partidários e pessoas sejam punidos.Todos.Inclusive estes de jogam para a manada se colocando como oposição.

     

  6. Aguardo anciosamente este

    Aguardo anciosamente este “potresto” coxinha.

    Será minha diversão dominical dar risadas desses ridículos.

  7. Vai ser um retumbante

    Vai ser um retumbante fracasso. Mas a Globo, cuja conversão é mais falsa que nota de R$ 3,00, vai tentar bombar o dia inteiro. Quero ver como tratarão de um movimento que, visivelmente, vive seu ocaso.

  8. PSDB ao vivo no site oposicaoafavordobrasil.com.br

    Acabo de ler no Twitter na tag #OposicaoAFavorDoBrasil o desgovernador Beto Richa dizendo que falará ao vivo no site oposicaoafavordobrasil.com.br Os tucanos acham que enganam quem? Segundo o TCE, Alckmin e os ex-governadores tucanos são culpados pela falta de água em São Paulo, e agora eles vêm com este papo furado de oposição a favor do Brasil?

  9. Passo aqui para mandar os

    Passo aqui para mandar os tucoxnhas para Cuba,

    uma vez que , os americanos já estão lá.

    iI para Miame é por demais brega.

    Não é fashion.

    1. Essa  é minha deste quando

      Essa  é minha deste quando fizeram o mesmo e derrubaram Collor. Na eleição seguinte parecia que todo tinha recebido fábulas, pois ninguém nem se candidata, fora exceção, sem alguns milhões para gastar

  10. O cinismo quando vira piada…

    “Prevendo grande número de jornalistas, o grupo só vai permitir a entrada de profissionais credenciados, que poderão ficar por no máximo dez minutos.”

    Na próxima (7 de Setembro?), quem sabe já vão partir pra construir camarotes para que os “vips” acompanhem tudinho tomando 12 anos e beliscando esturjão… quem sabe?

  11. Se diante de faixas

    fascistas, pedindo golpe militar e morte-assassinato de petistas, a OAB não se manifestar, a exemplo do que fez contra a fala do presidente da CUT, merece tomar dos verdadeiros movimentos sociais um banho de bosta podre bem na sua porta, e de quebra ser colocada no seu devido local nesse momento que atravessamos: aliada de golpistas sem-vergonha.

  12. O neo-prócer da República

    O neo-prócer da República Renan Calheiros é alvo de ameaça de boatos por parte de malditos agitadores? Meu Deus, onde vamos parar?

  13. Já está ficando enfadonho

    Já está ficando enfadonho esta estória de movimentos sociais para apear Dilma da Presidência. Não são esses movimentos que vão forçar as autoridades competentes a agirem conta a lei para depor a presidenta. O que tem de ser será,  com ou sem movimentos golpistas. 

    O engraçado  em tudo isto, para não dizer palhaçada,  é o PSDB convocando esses coxinhas para virem para a rua, pois os tucanos sabem perfeitamente que eles, os coxinhas, não têm força nem legitimidade para depor qualquer candidato legítima e legalmente eleito, apenas porque não gosta dele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador