Aumenta a revolta contra a Lava Jato, por Vinicius Torres Freire

janot3_0.jpeg
 
Jornal GGN – O apoio à força-tarefa da Operação Lava Jato está diminuindo, com críticas vindas tanto da esquerda quanto da direita ao autoritarismo do “partido da Justiça”. A análise é de Vinicius Torres Freire na Folha de S. Paulo, ressaltando que o ‘basta’ tem sido liderados por regentes auxiliares de Temer, como Gilmar Mendes.
 
O colunista ressalta que a ‘lambança’ na Operação Carne Fraca e o ‘pega um, pega geral’ das delações premiadas acabaram aumentando a revolta contra a operação. Freire também  analisa a possibilidade de um “acordão pacificador amplo e geral”, que enfrentaria obstáculos como a relação desgastada, desde 2014, entre petistas e tucanos. Além disso, o colunista também pergunta como estes partidos fariam para que as “”bases” engulam o acordão”.

 
Leia mais abaixo: 
 
Da Folha
 
Cresce a revolta contra a Lava Jato
 
por Vinicius Torres Freire
 
A MARÉ CONTRA o partido da Lava Jato não virou. Mas o apoio a jacobinos de Procuradoria, Justiça e polícia faz água na elite.
 
Articulistas e porta-vozes da direita à esquerda criticam o autoritarismo crescente do “partido da Justiça” e a demonização da política. Regentes auxiliares de Michel Temer lideram o basta, como Gilmar Mendes, entre outros.
 
O acordão do baixíssimo clero no Congresso ora conta com apoio explícito do clero rebaixado de PSDB e PT. Companheiros de viagem desses dois partidos e outras figuras mais respeitáveis na opinião pública elaboram a defesa intelectual do armistício.
 
Misturam-se os objetivos de conter extravagâncias do “partido da Justiça”, de evitar a destruição de empresas enroladas, de sufocar salvadores da pátria e de preservar a viabilidade eleitoral de partidos ditos menos podres.
 
Os jacobinos deram a deixa. A lambança policial na Carne Fraca e o “pega um, pega geral” das delações deflagram revoltas.
 
Há empecilhos legais e judiciais a um acordão pacificador amplo e geral, além de pedras no caminho político. O ódio mortal entre PSDB e PT, ainda os polos achatados da política partidária, atrapalha conversas desenvoltas.
 
Desde 2014, a estratégia é de destruição mútua. Desgraças comuns levaram os dois partidos, cada um por sua conta, a aderir a teses assemelhadas de salvação, uma comunhão involuntária de interesses.
 
Os dois partidos aceitam o que se pode chamar de “doutrina Aécio Neves”: se pegarem todos os ruins, sobram apenas os piores. Isto é, querem algum plano de anistia.
 
Um acordão pacificador de amplo espectro, que inclua também o PT, tem pelo menos três empecilhos maiores.
 
Primeiro, as pontes de diálogo foram queimadas. Desde o fim de 2014, quando começou a campanha para depor Dilma Rousseff, o PSDB imaginava que sairia limpinho da história com que amaldiçoou o PT.
 
Os tucanos levavam vantagem na luta livre até que o partido passou a ser vítima dos mesmos golpes. Procuradores, polícia e juízes ameaçam cabeças do PSDB, com apoio das “ruas”.
 
O PSDB baixou a bola desse jogo anti-PT, mas ainda diz que não vale “misturar todos na vala comum”. Falta diálogo para dar efeito prático ao acordão tácito.
 
Segundo empecilho: como fazer com que as “bases” engulam o acordão? O que o PSDB vai dizer às “ruas” da “ética na política”? Como explicar que casou em comunhão total de bens com o PMDB e deu gorjeta ao PT? O que o PT vai dizer às suas bases “Fora, Temer!” ao embarcar no trem da alegria dos “golpistas”?
 
Com jeitinho se inventaria mentira palatável. Mas então se chega ao terceiro problema: falta liderança capaz e legítima o bastante para acertar o armistício entre partidos e vender esse peixe para as “ruas”.
 
O acordão quer zerar o jogo, permitir que os “menos piores” “comecem de novo”. Mas tem também de entregar algumas cabeças e conseguir algum perdão do eleitor mediano.
 
Os partidos de podridão mais histórica podem até passar o acordão na marra, talvez deixando o PT de fora. Essa solução bruta atiçaria os jacobinos. O povo ficaria em revolta maior, muda ou não. A fúria daria força a salvadores da pátria e à desmoralização da política. Que era o que se pretendia evitar. QED. 
 
Assine
Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Lavajato tem que párar nos petistas

    Se a lavajato continuar, ela não tem como se desviar dos Tucanos e demais golpistas. Por isso o vinicius Torres Freire diz que a revolta contra a operação está aumentando.

    Excluindo a classe média tapada, eu vejo a mesma indiferença que sempre vi em relação à mencionada operação.

    1. Lugar de bandido é na cadeia
      Não queremos acordo. Bandido bom é bandido preso. Da favela ao Congresso. Da esquerda à direita. Do roupeiro ao presidente. Do drogado ao empresário. Fora Dilma. Fora Temer.
      LUGAR DE BANDIDO É NA PRISÃO!!!

  2. Sobre Vacas Sagradas

    Só me resta citar os dois últimos parágrafos de um texto antológico do Mauro Santayana. O mais interessante desse texto, é que foi escrito ANTES da prisão do Edu.

    “Nos meses que se seguiram, capturados, na calada da noite, em suas casas, os social democratas do SPD – o PSDB da época, na Alemanha – entre eles aqueles que haviam, no início, subestimado Hitler, achando que ele era um palhaço passageiro a quem poderiam controlar e usar contra os comunistas, também tomaram, finalmente, com suas famílias e amigos, o caminho de campos como Dachau e Bergen-Belsen.
    De seus deputados e dirigentes, que estavam no poder alguns anos antes, poucos sobreviveriam ao final da guerra, moídos pela mesma máquina assassina que transformou em cinzas – e em adubo ou sabão, dependendo do lugar –  os comunistas, os socialistas, os ciganos, os homossexuais, os católicos, os portadores de síndrome de Down, de paralisia infantil, de esquizofrenia, de depressão e de outras doenças mentais, as Testemunhas de Jeová – e os descendentes daqueles a quem, segundo a lenda, esse deus teria oferecido, um dia, depois de ficarem  vagando no deserto por 40 anos, a prometida terra de Canaã.”

  3. Engraçado, não…A revolta

    Engraçado, não…

    A revolta geral contra a Lava Jato começou justamente quando os tucanos e os peemedebistas passaram a ser acusados pelos crimes que cometeram.

  4. A situação é crítica mesmo.

    A situação é crítica mesmo. Vale o dito: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Ou, apelando para metáfora esportiva: “o país se encontra numa sinuca de bico”.

    Nada favorável, só o contrário: estamento político desmoralizado, acuado e contando com rejeição inédita junto à população. Economia,  nem precisa citar dados. Aspectos psicossociais totalmente adversos: desconfiança, apatia, revolta, ódio político, desespero etc.

    A única saída seria, sim, uma pausa na guerra política do tipo extermínio através de um pacto entre os principais partidos e suas respectivas lideranças. A saída é POLÍTICA! A não ser que se estabeleça de vez a sua antípoda: uma ditadura de cunho militar ou mesmo ao modo judicial. Quem sabe o restabelecimento da Monarquia com o Doutor Moro, primeiro e único, entronado de vez. Não faltariam bobos da corte. 

  5. Mais um acordão das elites?

    Fazer o acordão por cima depois de toda a barbárie cometida contra a soberania popular será mais um sinal inequívoco que tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes. Acordão para salvar a quadrilha de Cunha-Temer-Jucá e a turma podre do PSDB? Acordão para livrar da cadeia tantos canalhas federais? O único acordão que faria sentido seria aquele que punisse como crime de lesa pátria todos os bandidos de terno-gravata-toga-etc que estão destruindo os frágeis alicerces desse país infeliz. Escuto nas esquinas que Temer já tem maioria no STF a seu favor … é isso e por outras coisas parecidas com essa que o acordão ganha legitimidade? 

  6. No que consiste a

    No que consiste a Lavajato:

    Lavajato          =          “cospirazione” ? “cosca” jurídica ?

    Lavajato          =          “una decina di uomini d’onore”, “comissione” e “omerta” ?

    Lavajato          =          corrupção da constituição e leis

    Lavajato          =          política ideológica-jurídica atentatória à Soberania nacional

    Lavajato          =          ataque aos interesses estratégicos nacionais

    Lavajato          =          destruição de forças produtoras nacionais

    Lavajato          =          desnacionalização

    Lavajato          =          desemprego

    Lavajato          =          queda na arrecadação previdência, impostos e PIB

    Lavajato          =          solipsismo jurídico

    Lavajato          =          direito penal do inimigo

    Lavajato          =          prisão e extorsão

    Lavajato          =          “lawfare” como estratégia

    1.  
      Mensagens aos

       

      Mensagens aos pais

       

                  Hoje em dia as pessoas já não respeitam nada. Antes, colocávamos num pedestal a virtude, a honra, a verdade e a lei… A corrupção campeia na vida americana de nossos dias. Onde não se obedece outra lei, a corrupção é a única lei. A corrupção está minando este país. A virtude, a honra e a lei se evaporaram de nossas vidas.

       

      (Declarações de Al Capone ao jornalista Cornelius Vanderbilt Jr. Entrevista publicada na revista Liberty em 17 de outubro de 1931, dias antes de Al Capone ir para a prisão).

       

      GALEANO, Eduardo. De Pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2015, p.1

       

  7. Revolta seletiva

    A verdade nisso tudo é que PMDB, PSDB e DEM buscam sob todas as formas livrarem-se da Lava Jato, deixando apenas que o PT seja queimado sozinho no fogo de Sergio Moro. O PT que abra bem aberto os olhos.

  8. Armistício agora ??? Paz com

    Armistício agora ??? Paz com Temer e PSDB no poder, pré-sal entregue, etc..

    O pior é que os carreirists do PT estão loucos para aceitar isso.

    Esse país está morto !!! 

     

  9. Só podia ser colunista de

    Só podia ser colunista de “alto calão” pra escrever tais besteiras pela proximidade da vazajato para com os de sempre pmdb e psdb de merda. É só chegar perto que começam a “traçar” armistícios. “Nada se pierde, todo se transforma”, canta o Jorge Drexler…

  10. Falha de sp … rs rs. Jornal

    Falha de sp … rs rs. Jornal falido que vive do dinheiro público, assim como o resto do pig. Revolta com a farsajato, tá bom. Povinho hipócrita e nojento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador