Brasil já tem problemas com exportação de carne para Chile, Europa, Coreia do Sul e China

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após a escandalosa operação Carne Fraca repercutir em toda a imprensa internacional, os produtos brasileiros já encontram dificuldade em entrar em alguns mercados e, em casos, foram suspensos até segunda ordem.
 
Foi o que anunciou o Ministério da Agricultura do Chile, na manhã desta segunda (20). O vizinho de continente decidiu barrar a importação de carne do Brasil, após a Coreia do Sul anunciar que barrou a compra de carne da BRF e aumentou consideravelmente a fiscalização sobre outras empresas.
 
Todos os produtos envolvidos na Carne Fraca podem sofrer sanção, também, da União Europeia, segundo comunicado da Comissão Europeia, nesta segunda, informando que haverá monitoramento.
 
No domingo (19), a China anunciou que suspendeu a importação de carne brasileira. No mesmo dia, o ministro da Agricultura Blairo Maggi convocou a imprensa para apontar “erros técnicos” cometidos pela PF ao longo da operação Carne Fraca. A Folha publicou, por exemplo, que ao longo de dois de investigação, apenas um frigorífico passou por perícias.
 
Michel Temer disse, na tarde desta segunda (20), que os problemas descobertos pela Carne Fraca atingem apenas uma pequena parte do setor. 
 
“O agronegócio é para nós uma coisa importantíssima e não pode ser desvalorizado por um pequeno núcleo, uma coisa que será menor: apurável, fiscalizável e punível, se for o caso. Mas não pode comprometer todo o sistema que nós montamos ao longo dos anos. Exportamos para mais de 150 países”, afirmou a uma plateia de empresários em São Paulo, segundo a Agência Brasil.
 
Temer ainda destacou que o número de funcionários públicos envolvidos (33) é pequeno em comparação ao tamanho do quadro do Ministério da Agricultura, de mais de 11 mil servidores. “Nós temos sistemas rigorosíssimos de avaliação sanitária aqui no Brasil”, enfatizou.
 
A Carne Fraca acusa existência de esquema de pagamento de propinas a fiscais do Ministério da Agricultura para evitar fiscalização em frigoríficos.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Impossível dizer o que os

    Impossível dizer o que os frigoríficos farão com o excesso de carne. 

    Minha sugestão é transformá-la em supositórios congelados de 13 centímetros de comprimento por 3 centímetros de diametro para que os desempregados possam enfia-los nos respeitáveis cus de Michel Temer, dos Ministros picaretas que ele nomeou, dos nóias do STF que legitimaram o golpe de estado, dos donos de empresas de comunicação que ajudam a foder seus próprios anunciantes e, é claro, nos irresponsáveis cus dos policiais federais que fizeram a merda. 

    1. Caro Fábio
      Não se esqueça de

      Caro Fábio

      Não se esqueça de enviar uns supositórios aos procuradores e  promotores, que não superaram a fase onanista de Freud

    2. Deveriam jogar caminhões e

      Deveriam jogar caminhões e caminhões de carne excedente em frente à PGR em Brasília, PF de Curitiba, em frente à casa do moleque Grillo e em frente à Rede Globo no Jardim Botânico.

      Deveriam também jogar essas carnes em frente à Fiesp também.

  2. Caros camaradas
    Minha modesta

    Caros camaradas

    Minha modesta opinião:

    1 – As empresas sérias mencionadas (consideramos sérias BRF, JBS; não o açougue do fim da rua) deveriam deixar de anunciar na imprensa (nem  fazer comunicados nessa mídia de merda); porque quando o PiG caga (e o faz numa frequência que confunde ruindade com ma fé); não publica anúncios de uma página para pedir desculpas; nem faz anúncios de 5 minutos na rede “grobo”. Deixa de anunciar no PiG. e eles que vão correr de anunciantes

     

    2 – As empresas deveriam processar esse delegado safado que fez esse carnaval, jogando o nome das empresas na lama

    3 – Os consumidores devem processar esse delegado safodo, pois se comemos carne podre Há 2 anos, porque o pilantra não fez seus carnaval antes ou não alertou as autoridades sanitárias

    Sabe, só enfiando um processo nas fuças desses safados eles vão começar a pensar como agentes públicos e não como astros do Big Brother

     

     

  3. O japonês aqui tá vendendo

    O japonês aqui tá vendendo ovo que nem água! E êle tá torcendo para proibirem as vendas de carnes desses frigoríficos de carne podre cancerígena, com o imediato recolhimento do que estiver nos pontos de venda de todo o Brasil. Os investidores nas bolsas já estão direcionando seus capitais para ovos. E viva a ditadura! Viva o estado de exceção! Via o fernando henrique cardoso clinton! Viva os demotucanos peemedbistas! Viva o stf! Viva o moro e o seu japonês! Viva a grôbo! Viva todos os golpistas filhosdasputas do Brasil!

    1. Ontem fizemos um churrascão

      Ontem fizemos um churrascão de picanha, noix e asinha de frango para o batizado do meu neto. Eu e os convidados estamos muito bem. Então…

      Não sou tão exigente como o Temer, que levou o corpo diplomático de Brasilia para promover a carne brasileira mas “originária” da Austrália, Uruguai, UE e Argentina (Ai, meu Deus, que esse presidente é digno dos coxinhas que o colocaram no poder). Então se alguém aí tiver picanha, costelão, noix, fraldinha, filé mignon, contra file, coxão duro, coxão mole enfim qualquer corte de frigorífico nacional que não seja o Pecin e quiser fazer doação, eu estou aceitando. 

       

      1. Parece que os atores globais

        Parece que os atores globais viraram vegetarianos.

        Tony Ramos, garoto-propaganda da Friboi, está, ao que parece, arrependido

        Lembrei da Regina Duarte, a que tinha medo do Lula. Dizem que é pecuarista. Se for criadora de gado de corte, vai ter um revés, justamente sob um governo que não lhe causa(va) receios. Dá uma vontade de dizer “BEM FEITO”…

        .

         

  4. Logo agora que o Rei Roberto Carlos retornou à carnivoragem?

    Esses frigoríficos vão achar de apodrecer a carne logo agora que o Roberto Carlos abandonou o vegetarianismo e voltou ao carnivorismo?

    Ou essa podridão já faz tempo, só não sabendo disso as autoridades ‘competentes’ dorminhocas?

  5. E nada acontecerá com os que

    E nada acontecerá com os que provocaram isso? O ministro da agricultura não gosta de dinheiro? Não é empresário? E essas empresas prejudicadas tambem não gostam de lucro? E ficará por isso mesmo?

  6. QUe carne será que os PFs

    QUe carne será que os PFs usartam para o churrasquinyho do fim de semana? Ou comeram ovo mexido? Ou salm~chin que também é muito mal falado?

    1. Viraram vegetarianos. Se faz

      Viraram vegetarianos. Se faz 2 anos que estão sabendo da carne podre tiveram tempo de mudar de hábito. Ou será que não e tal qual Michel Temer, a grana extra em paraíso fiscal garante carne da Austrália, Argentina, Uruguai e UE.

  7. Rindo muito de todos os

    Rindo muito de todos os pecuaristas que apoiaram o golpe.

    Rindo mais ainda dos coxinhas imbecis que trabalham na cadeia desse setor (transporte, rações, saúde animal, etc) que agoram estão tremendo com a aproximação do fantasma do desemprego.

    É claro que tenho todas as razões para crer que foi pirotecnia e o problema não é tão grave como apontam. Duvido que a carne entre em qualquer país sem inspeção das autoridades locais, a não ser que estes também tenham sido subornados…

    Só que ver idiotas pagando caro pela idiotice que fizeram não tem preço.

    1. Conheço por dentro

      Marcos

      Os produtores rurais, não os pequenos, na sua maioria, nem sabe o que está acontecendo, mas sim os atravessadores do comércio de gado, os médios, os grandes e lavadores de dinheiro que sempre foi a pecuária neste país, todos, sem exceção foram a favor do golpe.

      Conheço cada um dessa turma.

      São uns reaças, fraudadores, bandidos e se colocaram como os “honestos” apoiadores do golpe.

      Como não existe almoço de graça, quero ver a cara deles quando vierem reclamar para mim que o setor está em crise.

      Bem feito, já que estão fudendo o país, agora sentirão na pele a cagada que fizeram.

      Mas não creio que eles vão admitir suas responsabilidades, mas terei o prazer de dizer na cara deles que eles devem fazer o seu sacrifício, a sua parte para que o país piore cada vez mais, porque é isso o que eles merecem.

      Cadê a bancada ruralista?

      Estão quietinho porque?

      Eu sei porque.

      Porque se abrirem a boca se voltarão contra eles, porque todos são corruptos, ladrões.

      Então é melhor sofrerem quietos, porque se não a coisa pode piorar.

      Puta que pariu, não?

      Quantos porques.

  8. Mas a carne americana está chegando

    Mas que bom trabalho esse da NSA. Acabou o mercado brasileiro de carnes. O incrível é que o primeiro lote da carne americana já estava programado. é tudo bem organizado.

    No Cafezinho:

    Coincidência! Primeiros lotes de carne dos EUA chegam ao Brasil nas próximas semanas

     

    A matéria abaixo, publicada num site especializado em carne, foi escrita pouco antes da deflagração da Operação Carne Fraca. Ela mostra uma incrível coincidência. Os primeiros lotes de carne americana começam a chegar ao Brasil em março e abril…

    O articulista revela ainda que a imagem da carne, para os americanos, é ligada a fatores como “economia do país [EUA]” e “geração de empregos [nos EUA]”.

    Tirem suas próprias conclusões.

    Eu não acredito em conspiração, porque eu acho mais provável que os coxinhas da PF, assim como os homens-bomba da mídia, simplesmente não tem ideia do que fazem. Os primeiros querem holofotes, os outros só pensam em anúncios, e ganharão agora publicidade de frigoríficos norte-americanos.

    Entretanto, negar que haja interesses econômicos e geopolíticos, e ações para levar adiante esses interesses é rasgar todos os livros de história já escritos desde Heródoto.

    ***

    No Beefworld

    A carne bovina dos Estados Unidos está chegando ao Brasil

    Primeiros containers chegam em março e abril…

    Segunda-feira, 6 de Março de 2017 às 09p1

    Em 2016, foi anunciada a abertura de mercado da carne bovina para países como Estados Unidos, Malásia e e Vietnã. Além de exportarmos carne brasileira, no caso americano, o acordo possibilitou também a importação. Entre março e abril, chegarão os primeiros containers. As empresas brasileiras buscam importar cortes especiais para atender o varejo “premium”, ou seja, as lojas e boutiques de carnes gourmet.

    O que isso significa? Por um lado, que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade, fazendo com que as empresas aumentem a oferta;
    Possibilita uma maior variedade de opções no momento da escolha, que já inclui carnes importadas da Argentina e do Uruguai.

    Mas, a carne americana é melhor do que a nossa? Primeiro, não podemos generalizar. Há bois de primeira e de segunda tanto nos Estados Unidos, como no Brasil. Também ainda não temos a informação exata das características das carnes que serão importadas.
    Mas é fato que o Brasil possui carnes superiores a dos Estados Unidos, principalmente sob a ótica das carnes gourmet (aquelas vendidas em açougues/boutiques).

    Por que? A maior parte da produção americana é realizada em confinamento, do nascimento ao abate. No Brasil prevalece o pasto e uma pequena parte é terminada em confinamento. Além dos aspectos nutricionais, a carne a pasto inclui um maior bem-estar animal, visto que o animal cresce livre no campo. Além do mais, enquanto aqui os hormônios são proibidos, lá é permitido.

    Então, eu não devo comer carne importada dos Estados Unidos? A escolha cabe a nós. É importante experimentar e conhecer. Mas, também é crucial considerarmos o trabalho dos pesquisadores, zootecnistas, veterinários, pecuaristas brasileiros e todos os outros agentes, que diariamente investem em uma produção mais sustentável nas fazendas para que chegue uma carne cada vez melhor as nossas mesas. Apresentamos cada vez mais iniciativas de destaque como a Carne Carbono Neutro, a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta e até carne com o certificado Rainforest Alliance. Além disso, é crescente o número de marcas e de Associações de raças, como a Angus, Nelore, Senepol, que não só demandam uma carne de maior qualidade, como investem para que a produção seja a cada dia melhor.

    Não estou dizendo para não comer a carne americana, nem para revidarmos protecionismo. Novamente, ressalto que é importante experimentar e ter opções de escolha para variar os pratos. Mas, em minha monografia, quando estudei a percepção dos consumidores em Ohio, uma das imagens da carne bovina foi formada por “American”, mostrando como é forte a identidade que eles possuem em relação à carne. E quando perguntados sobre a produção, a imagem foi formada por atributos como “economia do país”, “geração de empregos”. Então, assim como eles possuem os selos “Local Food”, “Buy/Eat Local” para incentivar o consumo do “American made”, por que não valorizamos também o que é nosso?

    Fonte: Juh Chini

    1. E o Trumpp ligou para

      E o Trumpp ligou para cumprimentar o Michel “carne boa é a estrangeira” Temer na terça feira. Deve ter dito: agora sim, sei que está do nosso lado. Garanto mais 30 anos de governo para o seu grupo corrupto. Não foi assim com o golpe de 64?

      1. É a conta do “América First”

        É a conta do “América First” e “Great Again” que estamos pagando.

        E se houve mesmo esse telefonema, o MT deve ter entrado em êxtase.

        Li na Carta Maior que ele ficou radiante com o cumprimento do Big Boss do Citibank, que teria declarado que a satifsfação dele em relação ao Brasil era impossível tempos atrás. 

    2. Tenho muita dificuldade em

      Tenho muita dificuldade em admitir que todo esse estrago, ataque mesmo, promovido no  Brasil é decorrente da ação impensada de um bando de aloprados sulistas e de seus superiores, que nada fazem para deter tamanha insanidade. As riquezas do Brasil sendo leiloadas pelo menor preço, o desmonte de setores estratégicos, enfim toda essa tsunami que nos atingiu. É um planejamento muito requintado, com perfeita coordenação e com atenção a todos, TODOS os detalhes Tudo isso está muito além do “know-how” dessa tropa.

  9. Prejuízo imediato, recuperação a longo prazo…

    O prejuízo vem de uma tacada só. Daqui a pouquinho mais desemprego, queda da arrecadação, ações em baixa, empresas brasileiras fechando.

    A recuperação será lentíssima. Pra convencer mercados estrangeiros novamente de que a carne brasileira tem qualidade vai levar uma pá de tempo. E até lá empresas de outros países vão ter pego a fatia de mercado que era nossa.

    Pra completar, nem pros nossos vizinhos vamos conseguir vender, já que temos aqui pertinho Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia, grandes produtores de carne vermelha.

    Em suma: a PF deu uma envenenada legal no país. Tudo isso pra manter o rabo de um delegado longe da Corregedoria…

    1. A culpa é do próprio

      A culpa é do próprio governo, 

      e bota ai o do Lula e da Dilma, são funcionarios publicos, tem superiores, respondem por seus atos, a investigação já tinha dois anos, o governo tinha a obrigação de acompanhar mais de perto, se deixam inferiores hierarquicos acabarem com setores estratégicos do país por causa de brigas internas, pavonismo, é a culpa no final é do governo que não tem controle sobre a atuação de seus subordinados.

  10. AGORA, É SÓ AGUARDAR AS

    AGORA, É SÓ AGUARDAR AS DEMISSÕES EM MASSA, INFELIZMENTE. TENHO A SENSAÇÃO DE QUE TEM O DEDO MALIGNO DE MORO NESTA OPERAÇÃO, POSSIVELMENTE TENTANDO ACHAR LULA E SUA FAMÍLIA POR LÁ. ENCONTRARAM UMA GRANDE ENCRENCA COM CERTEZA. E PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: POR QUE  ARTISTAS DA GLOBO  DE GRANDE IMPORTÂNCIA ESTÃO ENVOLVIDOS COM ESTA EMPRESA E A GLOBO ESTÁ TÃO DESESPERADA PARA SALVÁ-LA?  SERIA PATRIOTISMO OU HAVERÁ ALGUMA OUTRA RAZÃO?

  11. É bom lembrar que esses

    empresários apoiaram o golpe e agora estão se fudendo. Muitos chochinhas vão perder o emprego com as demissões em massa desse setor. 

  12.  Esse pode ter sido o tiro no

     Esse pode ter sido o tiro no peito dado pela Lava Jato. A bancada ruralista ainda usa jagunços à moda antiga e essa turma não vai deixar isso ficar por isso mesmo, não depois do prejuízo que vão tomar.

    1. Quer saber: torço por isso.

      Quer saber: torço por isso. Mas acho que no país das bananas podres nada vai mudar. Nossos plutocratas não precisam do mercado consumidor, querem mais é se locupletar com os juros do governo. Até quando não sei, mas se até o Reinaldo Azevedo está achando que vamos chegar ao Haiti a coisa está brava.

  13. Teoria do complô……

    Teoria do complô ou não, tenho a impressão que o Brasil esta sendo atacado “comercialmente”…..estamos numa “guerra comercial” e nem nos demos conta………com atores internos e externos sabotando a economia e a capacidade de “pagamento* do estado brasileiro……ja estão vendendo ativos a preço de “xepa” , se a coisa apertar ainda mais, vai ser tipo  “pagar para levarem”……não é possivel que esse povo de Curitiba e assemelhados, seja tão”bokomoko”(para os mais jovens podem googlar) quanto parece , me recuso a acreditar que sejam “so” imbecis uteis(para os “marionetistas” que puxam as cordinhas….)para min, um certo nivel de “colaboracionismo” é uma realidade fatual……não posso acreditar so na ignorancia….simplesmente não é possivel…..

    1. Não é complô, é a realidade.

      No século XIX, os ingleses compravam chá e mercadorias na China, mas os chineses não compravam nada dos ingleses, eram auto-suficientes.

      A Espanha produzia moedas de prata com o metal extraído na Bolívia. Foi a primeira moeda “Globalizada” e os símbolos estampados nas moedas inspiraram a criação do cifrão, $.

      Mas a produção de prata começou a cair e faltou moeda em circulação.

      Faltou moeda para os ingleses comprarem mercadorias dos chineses.

      O ingleses queriam obrigar os chineses a comprar mercadorias, para poder receber as mercadorias chinesas em troca.

      Então, começaram a levar ópio, que era produzido na Índia, para a China. Os primeiros traficantes internacionais de drogas.

      Quando a China proibiu a importação (apesar de o imperador usar também), a Inglaterra atacou a China para obrigá-los a comprar as drogas.

       

      A diferença para o que ocorre hoje em dia, é que não usam mais exércitos.

      Basta agentes policiais pouco inteligentes (burros mesmo) e alguns pirralhos falsos-moralistas no MPF e alguns juízes que se vendem barato que tudo se resolve fácil, fácil.

  14. JÁ ESTAMOS EM GUERRA, VAMOS CAIR NA REAL NASSIF

    Já estamos em guerra a nação brasileira está sob ataque maciço que fiquemos atentos e nos unamos contra um grande mau que se aproxima.

  15. O Chile ? e Vc. come salmão ?

      É o cumulo da cara de pau, mas atitude comum neste mercado, pois o Chile esta muito “enrolado” com a exportação de seus salmões ( a maior industria alimenticia exportadora chilena ), tentando explicar ao Mundo que o “piolho” em suas fazendas maritimas não prejudicam a saude do consumidor, e que os corantes que utilizam ( para deixar o peixe mais vermelho ou mais rosa, ou mesmo branco – de acordo com o mercado pede ), não é totalmente quimico,e que as “marés vermelhas” que prejudicam – em teoria – toda a fauna do Pacifico Chileno, não é responsabilidade deles e de suas fazendas.

        O Brasil virou a “Geni”, que a cadeia de grãos se prepare, será a próxima, quem viver verá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador