CVM e SEC aprovam cálculo da Petrobras para prejuízo por corrupção, diz jornal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Petrobras conseguiu que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Securities and Exchange Comission (SEC), órgãos reguladores do mercado financeiro do Brasil e dos Estados Uniudos, respectivamente, aceitassem o método de cálculo escolhido pela estatal para apresentar em seu próximo balanço financeiro o “rombo que a corrupção causou no patrimônio”. A informação é do Broadcast do Estadão.

Segundo o veículo, o Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta quinta-feira (26), para aprovar o resultado financeiro de 2014. Um dos obstáculos que deve ser superado é justamente a contabilização dos prejuízos decorrente de operações investigadas na Operação Lava Jato. “A previsão é que seja apresentado o valor das perdas causadas pelo superfaturamento de projetos”, diz o Estadão.

Ainda de acordo com o jornal, a Petrobras optou por recorrer aos valores “oficiais” denunciados na Lava Jato. O número deve ser muito menor do que os R$ 61 bilhões sugeridos inicialmente por consultorias independentes contratadas pela estatal.

Avanços

Além da questão do balanço, outro ponto que a Petrobras parece ter superado foi “a conclusão do trabalho de uma comissão interna especial para retirar do balanço todos os dados que pudessem estar contaminados pela corrupção. O documento foi entregue à auditora PricewaterhouseCoopers (PwC), que junto com a CVM e a SEC, deve reconhecer como factível a demonstração financeira elaborada pela equipe da petroleira antes que os números sejam apresentados.”

O Estadão destacou que “ao tentar publicar o balanço no prazo, a Petrobras se mostra preocupada com a própria imagem do que com as multas. Isso porque os credores estão dispostos a esperar até o fim de maio pelos número sem cobrar dívidas antecipadamente.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso aí. Reconhece o passivo

    Isso aí. Reconhece o passivo e vamos em frente.

    Que a justiça vá atras desse passivo, sem adotar cor ideológica. 

    A guerra ideológica vai continuar. Nisto vem a política, e espero que a Dilma entenda quem são os reais inimigos na ideologia.

    Mas fico contente com a petrobrás.

    1. Sinal que tu viveu e viajou

      Sinal que tu viveu e viajou muito  pouco….

       

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  2. Será que agora os abrutes,

    Será que agora os abrutes, corvos e os urubus vão voar mais alto. Ou a República do Paraná vai inventar uma lei para    interferir nos orgãos reguladores do mercado? Sabe como é que é, poder é poder. Kkkkkkkkkk

  3. Aconteça o que acontecer, a

    Aconteça o que acontecer, a Petrobrás sairá mais forte ao final desse processo. Vencerá os corruptos, os corruptores, mas e principalmente, as covardes hienas que tentaram enfraquecê-la, depreciá-la por razões menores e outras bem maiores. No caso, o “olho gordo” nas suas potencialidades futuras. 

    A champanhe já está na geladeira à espera de ser aberta quando isso ocorrer. E os fogos também.

    E que se lasquem a oposição vendida macomunada com uma imprensa safada. 

    1. A PETROBRAS É MAIS FORTE QUE OS CORRUPTOS E OS GOLPISTAS.

      CONCORDO. A Petrobras é mais forte que os corruptos e os golpistas. Cadeia para os corruptos e desprezo para os golpistas.

    2. Que se lasquem todos os

      Que se lasquem todos os abutres, hienas e chacais! Vida longa à Petrobras como patrimônio construído pelos brasileiros e brasileiras honestos e como legado à Patría e à Nação.

       

       

  4. Também penso que a Petrobrás

    Também penso que a Petrobrás sairá bem mais forte e que os entreguistas hão de chorar e eu estarei comemorando com umas boas espumantes.

  5. Sic!…

    Mas, segundo os malfeitores delatores não houve superfaturamento nos contratos. 

    Se não fouve, não há que falar em prejuízo por corrupção.

    O Dinheiro envolvida era das empresas.

    O esquema montado pelo Paulo Roberto e Barusco é simples: Os recursos que alimentavam as propinas pedidas vinham da Bonificação recebidas pelas empresas, após o pagamento dos serviços realizados pela Petrobras.

    Exemplo: (A Petrobras não é a Padaria da esquina!…rsss..)

    Contrato de 1 Bilhão

    Bonficação máxima: 12% = 120 Milhões

    Se o gestor propineiro pedir 1% do valor contratado = 12 Milhões

    A empresa embolsa 108 Milhões. Bom negócio né!…

    Se for menos voraz e pedir 0,.5% = 6,0 Milhões. Ainda assim, muito dinheiro né!…

    A empresa embolsa 114 Milhões. Melhor ainda!…

    Se considerarmos a bagatela de 0,25% = 3,0 Milhões. Ainda muito dinheiro!…

    A empresa embolsa = 117,00 Milhões. Baita negócio!…

     Pena que o Gabrielli entrou tarde na parada para as explicações devidas. 

    A Graça Foster do alto da sua honestidade, por incompreensão, erro de sinapse, sei lá, pisou no tomate!…

     

     

     

  6. 3 meses de lerdeza

      Graças a Graça, e os incompetentes de sua ( graças a Deus) demitida diretoria. os quais a Sra. Presidenta demorou para defenestrar, que inclusive, em minha opinião, abusaram de sua confiança, a colocando em uma dificil situação, não apenas a Sra. Presidenta, mas a empresa Petrobrás como um todo, consegue-se APÓS mais de 90dd, realizar uma pratica contabil básica: publicar um balanço crivel.

       Quero ver, para o publico geral, midia comprometida, débeis procuradores, qual será a comunicação da PBR para sepultar as abobrinhas contabeis proferidas pelos “gracinhas”.

       PBR publica, Price assina, com as tradicionais ressalvas ( todo balanço auditado as possui ), CVM aprova, a SEC chancela para a NYSE, assume-se a “bagaça”, abate do PL , projeta-se a recuperação com venda e/ou alienação de ativos ; e com base no novo balanço se renegocia o pacote dos titulos a vencer ( “splita” os juros, os prazos, waiver discounts, empacota e troca – joga para frente ). E como escreve o Kotscho:

        É bola pra frente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador