Economia teve retração de 0,53% no segundo trimestre, diz Banco Central

Jornal GGN – De acordo com o Banco Central, a atividade econômica brasileira teve uma retração de 0,53% no segundo trimestre na comparação com o primeiro. Com isso, no primeiro semestre, a economia acumula uma baixa de 5,38%. Em 12 meses, a queda foi de 5,6%.

O resultado oficial do PIB do segundo trimestre, medido pelo IBGE, será divulgado no dia 31.

Os economistas e instituições financeiras consultados pelo BC esperam uma retração da atividade econômica de 3,23% no ano. A estimativa de retração do PIB para 2017 foi mantida em 1,1%, de acordo com a pesquisa. 

Da Folha de S. Paulo

Economia brasileira encolhe 0,53% no segundo trimestre, aponta BC

Por Laís Alegretti

A atividade econômica brasileira apresentou uma retração de 0,53% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (12).

Apesar da queda no trimestre, o IBC-Br, indicador de atividade do Banco Central, aponta que a economia cresceu 0,23% em junho ante maio, de acordo com os dados dessazonalizados —ou seja, livres de influências características de determinados meses do ano.

No primeiro semestre, a economia brasileira acumula retração de 5,38%. Em 12 meses, a queda é ainda maior, de 5,60%.

Em maio, o Banco Central divulgou que houve um recuo de 0,51% na comparação com o mês anterior. Em abril, o indicador ficou estagnado na comparação com março, depois de acumular 15 quedas consecutivas.

O IBC-Br, divulgado mensalmente pelo Banco Central desde 2010, é uma referência para avaliar o ritmo da economia brasileira. O cálculo do índice leva em conta estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos sobre produtos.

O resultado oficial do PIB do segundo trimestre, medido pelo IBGE, será divulgado no dia 31.

EXPECTATIVA

Para o fim de 2016, os economistas e as instituições financeiras consultados pelo Banco Central esperam uma retração da atividade econômica de 3,23% no ano, segundo o Boletim Focus divulgado na segunda-feira (8). Houve uma leve melhora na comparação com a semana anterior, quando a previsão era de um recuo de 3,24%. A estimativa de retração do PIB para 2017 foi mantida em 1,1%, de acordo com a pesquisa. 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas que importancia tem isso

    Mas que importancia tem isso para a equipe economica? O unico objetivo deles é “trazerr a infrrração para o centrro da merra”, carregando bem nos RRRs, a economia que se dane, são cozinheiros de um prato só, não sabem outra coisa.

  2. quase nada, comparado com o que vem por aí

    é para isso que colocaram o ilan lá, garantir aos rentistas o lucro fácil, em detrimento da economia real!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador