Eduardo Cunha avisa Zavascki que não quer depor à Força-Tarefa da Lava Jato

Jornal GGN – O presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), um dos políticos que tiveram o pedido de instauração de inquérito no âmbito da Lava Jato autorizado pelo Supremo Tribunal Federal, enviou uma petição à Corte argumentando que “não precisa” depor à Força-Tarefa da Operação na Petrobras porque “já prestou explicações detalhadas publicamente e em recursos enviados ao tribunal.”

Segundo o Painel da Folha de S. Paulo deste sabado (11), a defesa de Cunha diz “não haver, neste momento, qualquer diligência a ser realizada.”

O relator da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki, registrou em despacho o desinteresse do peemedebista “em prestar esclarecimentos à autoridade policial, sem prejuízo de oportunidade futura.”

Em março, a Folha também publicou que o presidente da Câmara contratou o ex-procurador-Geral da República Antonio Fernando Souza para defendê-lo na Lava Jato. Naquele mês, um pedido para que o inquérito no STF seja arquivado foi emitido pela defesa do peemedebista.

Cunha foi citado na delação do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato. Youssef disse que ouviu de Júlio Camargo, outro investigado que assinou acordo de delação, que Cunha faria um pedido a uma comissão do Congresso para questionar a relação das empresas Toyo, Mitsue e Samsung com a Petrobras.

Segundo o doleiro, a intenção era pressionar Camargo, que deixou de repassar propina ao empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, operador do PMDB no esquema, acusado de arrecadar propina por meio de um contrato para compra de navios-sonda.

Em outro depoimento, o policial federal Jayme Alves de Oliveira, preso no ano passado, disse que entregou dinheiro, a mando de Youssef, em uma casa no Rio de Janeiro. Segundo ele, Yousseff disse que a casa pertencia a Cunha. O jornal O Globo desmentiu a posse.

A defesa do parlamenetar diz que os depoimentos não podem ser considerados indícios para abertura da investigação, por se basearem em relatos, sem que os depoentes tenham conhecimento direto.

Na petição, Cunha também alega que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deveria ter solicitado esclarecimentos a ele antes de apresentar pedido de investigação ao STF.

Com informações da Folha e da Agência Brasil

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Junior Lopes.

- 2015-04-12 08:31:28

Este Theori Zavascki está se

Este Theori Zavascki está se saindo melhor do que a encomenda. Já imaginaram se todo suspeito,  chamado a depor, alegar em sua defesa que não tem interesse em depor,  receber do Judiciário o mesmo tratamento que o Eduardo Cunha recebeu? O ministro Theori está criando precedente indefensavel.

sbernardelli

- 2015-04-12 02:00:55

O desafiador...

O senhor Cunha não desfia apenas a justiça ele faz pouco dela. Ele despreza todos os juizes e subestima todos. Para ele o ministro Teori tem que abaixar a  cabeça para ele. Se a justiça aceitar a sua posição simplesmente vai provar que ele pode mais que  a justiça.

Joãozinho

- 2015-04-11 23:48:10

Quem pode pode
Quem pode pode

drigoeira

- 2015-04-11 23:32:13

Quero ver agora quem vai...

colocar a fucinheira no pitbull.

MANREL

- 2015-04-11 21:57:42

COITADO DO BENEDITO

Edson Tadeu, vamos ser justo com o BENEDITO.

O pau que bate em chico, tambem bate no FRANCISCO

OU será o BENEDITO?

Laura

- 2015-04-11 21:43:28

INACREDITAVEL

Ah, é assim? Ele AVISA o Juiz do STF que nao quer depor e tudo bem? Como é que pode? Que desplante? E tudo fica assimnormal?

E o Sergio Moro não chama, não interroga, não prende? Que gracinha...

LINDO.

edmorc

- 2015-04-11 21:25:34

Privilégio pouco é bobagem.

Privilégio pouco é bobagem.

Messias Franca de Macedo

- 2015-04-11 21:04:24

  ... 'Ovos no CUnha'! A

 

... 'Ovos no CUnha'!

A campanha nacional!

JÁ passou da hora!

Messias Franca de Macedo

- 2015-04-11 20:48:12

  [Momento de meditação!] ...

 

[Momento de meditação!]

... "Aqui pra 'nois'", tem hora que eu penso que o [Eduardo] CUnha "não bate bem da caixola"!

Falando a sério!

Não deve ser somente a blindagem bandida do PIG!

A causa de tanta desfaçatez e cinismo!

E petulância mórbida!

Por exemplo, aquele olhar para o alto dos holofotes (sic) revela também um devaneio de origem cromossômica!

Alguma deformação das cadeia de bases nitrogenadas e /ou na estrutura da desoxirribose e/ou do grupo fostato das moléculas do DNA!

"Sei lá!"

Talvez o nosso Nero dos Trópicos!

E logo no Brasil!

PQP!

 

EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS: quiçá fosse de bom alvitre os médicos do Congresso Nacional procederem a uma tomografia computadorizada e ressonância magnética do crânio do parlamentar!

Um exame antidoping, aplicação de psicotestes...

"Tudo vale a pena, mesmo que as despesas não sejam pequenas!"

Perdão, Fernando Pessoa!

E ao cofre das viúvas brasileiras também!

Uma consulta com aquele nosso grande neurocientista!

Paga com dinheiro público?

Sim, mas vale(ria) a pena!...

Ou não?!

E bem que o parlamento brasileiro poderia criar o 'Bolsa Divã'!

De uso exclusivo do atual presidente da Câmara dos Deputados!

Ô!

"No Brasil não existem coincidências!"

edson tadeu

- 2015-04-11 20:42:21

SR  EDUARDO CUNHA. o pau  que

SR  EDUARDO CUNHA. o pau  que  dá  em chico tambem tem que  dá  em BENEDITO  ou em  EDUARDO CUNHA, o senhor  é um  homem  publico  e  deve  satisfaçao  sim a sociedade,  nao basta o senhor  fazer uma  carta  e  ate intimidar  o MINISTRO  ZAVASCK  porque  é  como ficou parecendo  a  sua forma  de dizer que nao vai  depor.  O  senhor  tem que  ir. acimna  de tudo  quem  nao deve nao  TEME  OU NAO  TREME,  e  parece que o senhor  estart  temendo e  tremendo. porque  tem  rabo  preso, seu  telhado ´é  de vidro,.  A  escola  que voce  se formou  a  fluminense  é  a  escola  mais corrup´ta do  Brasil  e voce aprendeu muito  bem a liçao, certamente  deve  ter  dado de bolada nos  professores  que o  diga  as  CIDINHA CAMPOS  NAO ´É  MESMO.

Schell

- 2015-04-11 20:22:40

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Nada como "foram-se privilegiados". Fosse do PT, lá se iria o coitado sob vara...

Messias Franca de Macedo

- 2015-04-11 20:09:07

  Camisa-de-força nos

 

Camisa-de-força nos incendiários! Querem atear fogo no Brasil! 

Enquanto houver tempo de salvar a oficialização do *'hospirco braZil'!

*um, digamos, 'mix' de hospício e circo!

 

Perdão aos malucos!

Perdão aos palhaços!

E, preventivamente, perdão às meretrizes!

 

anarquista sério

- 2015-04-11 20:07:00

Agora é a hora da onça beber

Agora é a hora da onça beber água,

    Quem vence? O soturno que se diz  popular Presidente da Cãmara ou recluso Ministro que parece que vive em monastério?

      Que rufe os tambores.

anarquista sério

- 2015-04-11 20:02:04

Avaliação da

Avaliação da gestãoPopularidade de Dilma para de cair, mas 60% desaprovam governo, diz Datafolha.

Datafolha: Maioria quer impeachment de Dilma e não conhece vice;

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/04/1615423-aprovacao-de-dilma-para-de-cair-mostra-datafolha.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador