Em São Paulo, rejeição ao governo Temer é maior que no resto do Brasil

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Pesquisa Ibope feita apenas com paulistanos mostra que Temer tem 41% de rejeição. No Datafolha de julho, quando o estudo foi nacional, a rejeição era de 31%

Jornal GGN – Pesquisa Ibope divulgada na terça (23) mostra que a avaliação do presidente interino Michel Temer em São Paulo é pior do que a rejeição aferida ao peemedebista no plano nacional. Segundo o estudo, Temer é ruim ou péssimo para 41% dos paulistanos. No Datafolha de julho, quando o instituto foi às ruas de todo o País, pela primeira vez, para sondar a popularidade do interino, o governo foi mal avaliado por 31% dos entrevistados.

No Ibope em São Paulo, Temer é ótimo ou bom para 13% dos entrevistados. No plano nacional, de acordo com o Datafolha, 14% achavam a gestão ótima ou boa. Outros 42% consideraram regular naquele mês. Hoje, no Ibope, esse ponto de vista tem a concordância de 36%.

A pesquisa Ibope foi feita entre 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo. O estudo foi feito com 805 pessoas, apenas em São Paulo, pois o contratado pela Globo e Estadão tinha o objetivo inicial de aferir a popularidade dos candidatos a prefeito de São Paulo. A pergunta sobre Temer foi inserida no final do relatório.

No Ibope, o número de pessoas que não sabem avaliar a gestão Temer é de 9%. No resto do país, segundo o Datafolha, esse índice era de 13% há dois meses.

A pesquisa Ibope sai quando Temer já tem mais de 100 dias no poder, em função do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Foi em São Paulo que aconteceram os maiores protestos a favor da saída de Dilma, organizado por movimentos ligados a partidos de centro-direita e com apoio de sindicatos associados a Paulinho da Força (SD) e da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).

Ibope – avaliação de Temer (23/08/2016)
Ótimo/bom: 13%
Regular: 36%
Ruim/péssimo: 41%
Não sabe: 9%

Datafolha – avaliação de Temer (18/07/2016)
Ótimo/bom: 14%
Regular: 42%
Ruim/péssimo: 31%
Não sabe: 13%

DISPUTA MUNICIPAL

Em relação à eleição para prefeito de São Paulo, o Ibope aferiu que o candidato Celso Russomanno (PRB) segue liderando a opinião pública, com 33% das intenções de voto. Ele é seguido por Marta Suplicy (PMDB), que aparece com 17%. Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB) e Luiza Erundina estão empatados (PSOL), com 9% cada. 

No Datafolha de julho, Russomanno e Marta conservam o primeiro e segunda lugar, com 25% e 16% das intenções de voto, respectivamente. Erundina aparece em terceiro, com 10%. Haddad em quarto, com 8%. Dória, em quinto, com 6%. 

Major Olímpio, no Ibope, tem 2% das intenções de voto. No Datafolha, ele sequer aparecia na lista de candidatos divulgados.

Haddad aparece bem avaliado por 13% dos entrevistados do Ibope. Outros 30% acham sua gestão regular, e 57% responderam que é ruim ou péssima.

Veja o levantamento do Ibope na íntegra aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. São Paulo enxerga lá na

    São Paulo enxerga lá na frente !!! DEpois da aprovação definitiva do impeachment, o Fora Temer vai virar “Vem Tucaninho !!!” Via eleição indireta.

    A lealdade do paulista é com o PSDB e com aquela pátria lá do norte !!!

    Eu mesmo desisto do Fora Temer assim que Dilma cair em definitivo.

     

  2. o que querem?

    Paulistas em massa foram à rua pedir a saída da Dilma, sabendo que isso implicava num governo temer; agora, rejeitam o temer também. 

    Tenho impressão que os auto declarados eleitores “mais esclarecidos” do país não sabem o que querem.

  3. o que isso significa?

    Não significa nada. Basta olhar os lideres da pesquisa para prefeitura da SP. Dois covardes e moralistas pseudo-defensores do povo. 

    Os paulistas e paulistanos sempre demonstram que são guiados pela midia hegemônica. 

  4. Tenho a impressão de que o

    Tenho a impressão de que o eleitor paulistano é muito sensível à economia. Como a queda na perspectiva de crescimento é um índice realmente levado em consideração em São Paulo, o paulistano tende a ficar mais crítico a medida que a perspectiva de crescimento piora.

  5. Comparação inválida

    Essa comparação é um tanto inválida, pois sugere que em dos principais redutos do golpe (Estado de São Paulo) a rejeição ao golpista é maior do que nos outros estados. Isso ocorre porque a comparação é feita entre uma pesquisa nacional do mês passado e uma pesquisa municipal do mês atual.

    Seja como for, se no espaço de um mês, o governo Temer foi para o espaço até em São Paulo, imaginem no restante do país?

    1. Efeito Olímpico

      As Olimpíadas ajudaram a deteriorar a imagem de Temer depois dele bater o recorde e conquistar a medalha de ouro em rejeição.

  6. Tão reclamando do quê? Não

    Tão reclamando do quê? Não foi o Estado que mais votou em Aécio, não foi o Estado que mais fez força para o impeachment? Não era o que queriam? Agora que a conta esta chegando não serve? Pois agora que aguentem calados. E isso que o real martírio nem começou.

    Eu vou me lascar, mas não posso perdoar esses idiotas. Meu prazer será vê-los se lascar mais do que eu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador