Governo fala abertamente em correr para entregar pré-sal à Exxon

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Brasil 247

GOVERNO FALA ABERTAMENTE EM CORRER PARA ENTREGAR O PRÉ-SAL À EXXON

Um dos principais objetivos do golpe, a entrega do pré-sal brasileiro a multinacionais do petróleo, pode ganhar impulso ainda neste ano; ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, diz que governo prepara um “megaleilão” de campos do pré-sal, que será apresentado em fevereiro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustívesis (ANP); “Para atrair outras empresas, como a ExxonMobil e outras grandes, e eles estão de olho no pré-sal, a ideia seria colocar novas áreas e, em vez de esperar 2018, fazermos em 2017”, diz o ministro; em março, o governo pretende aprovar o leilão, já sem exigência de conteúdo local, em reunião extraordinária do Conselho de Política Energética (CNPE); “Assim, podemos marcar a licitação para novembro”; entrega do patrimônio do País segue a passos largos

247 – O governo de Michel Temer pretende acelerar a entrega do pré-sal brasileiro a grande petroleiras estranheiras. Um dos principais objetivos do golpe parlamentar que retirou a presidente Dilma Rousseff, as áreas exploratórias do pré-sal serão objeto de um “megaleilão” neste ano. 

Reportagem de Anne Warth, da agência ‘Broadcast’ deste domingo, 29, mostra que o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, não esconde a pressa do governo em vender os campos do pré-sal, que serão apresentado em fevereiro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustívesis (ANP). 

“Para atrair outras empresas, como a ExxonMobil e outras grandes, e eles estão de olho no pré-sal, a ideia seria colocar novas áreas e, em vez de esperar 2018, fazermos em 2017”, diz o ministro. Em março, o governo pretende aprovar o leilão em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). “Assim, podemos marcar a licitação para novembro.”

A expectativa do governo é que o leilão já seja realizado sem a exigência de conteúdo local, o que deixa a indústria naval e do petróleo em dificuldade ainda maior. Coelho Filho defende que a antecipação do leilão é a melhor forma de atrair grandes investidores.

Em maio, a União fará um leilão de áreas exploratórias em terra (onshore); em junho, serão leiloadas áreas no entorno de quatro blocos já em operação no pré-sal (Carcará, Sapinhoá, Tartaruga Verde e Gato do Mato, todas na Bacia de Santos) e, em setembro, haverá a 14.ª rodada de blocos marítimos, mas no pós-sal (mais próximos da superfície, embora alguns também em águas profundas).

Até hoje, o governo só realizou um leilão no pré-sal. Licitado em 2013, o campo de Libra foi arrematado, sem concorrência, por um consórcio formado pela Petrobrás, Shell, Total e as chinesas CNPC e CNOOC.

Confira artigo do jornalista Fernando Brito, do blog Tijolaço, sobre o assunto: 

Os sipaios do petróleo

No Estadão, a confirmação daquilo que já vinha sendo destacado aqui: o governo golpista está numa louca corrida para entregar o pré-sal, sem piedade.

E mais rápido do que estava sendo pensado: quer quatro leilões ainda este ano, dois deles da mais rica província descoberta neste século no planeta.

No primeiro primeiro, o natural seria que das quatro áreas unitizadas (agregadas a campos já licitados, que mostraram ultrapassar o perímetro da concessão, três ficariam com a Petrobras. Carcará, Tartaruga Verde, Sapinhoá. A outra, Gato do Mato – cuja concessão, anterior à Lei da Partilha, pertence à Shell (80%) e à francesa Total (20%) – ainda era  objeto de discussões jurídicas, porque a área em torno do campo pertence à União e sua concessão deveria seguir as novas regras.

Mas isso seria o natural. Porque a Petrobras vendeu Carcará à norueguesa Statoil  e Tartaruga Verde à australiana Karoon, negócio que ainda está bloqueado pela Justiça mas, se conhecemos bem como é nosso poder judiciário, será liberado.

Dá para entender, portanto, porque estes campos entraram logo na lista das vendas da direção entreguista implantada na Petrobras.

É possível que o descaramento não chegue à entrega da área ao Sul de Sapinhoá (antes, conhecida como Sul de Guará). É que Sapinhoá é o segundo maior campo de petróleo do pré-sal, produzindo um quinto de todo o petróleo e gás da região, com cerca de 260 mil barris de óleo equivalente, em apenas 10 poços, ligados aos navios Cidade de Ilhabela e Cidade de São Paulo.

Mas o pior ainda está por vir, com a decisão de licitar novas áreas do pré-sal,  onde desde o início já não vigorará a obrigatoriedade de 30% ficarem com a Petrobras e que ela os opere. Fazer isso com os preços do petróleo ainda deprimidos em relação a seus valores históricos – e com a nossa petroleira sob uma polítrica de encolher-se, ao invés de expandir-se – é simplesmente um ato de traição nacional.

É aquilo que o Papa Francisco, semana passada, chamou de sipaios – nome dos indianos que serviam às tropas coloniais inglesas:

Há  aqueles que  se prestam a isso. Em nosso país [a Argentina], temos uma palavra para descreve -los : os sipaios. É  uma palavra clássica, que está em idioma nacional. O sipaio  é aquele que vende o país à potência estrangeira que pode lhe dar mais lucro. E na  história argentina, por exemplo, há sempre algum político sipaio . Ou alguma postura política sipaia .

Na Argentina, “cipayo” é o mesmo que traidor e vende-pátria.

Temos mesmo sipaios por aqui.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É de indignar, esta quadrilha

    É de indignar, esta quadrilha de golpistas, de cipaios, traidores , corruptos e vende-patria estÁ

    entregando o patrimonio do povo brasileiro em ritmo acelerado . é `necessario. é urgente que ,  de forma coletiva , reajamos a este CRIME DE LESA-PATRIA..    

     

  2. Impressionante como a esquerda brasileira não reage…

    Impressionante como a esquerda brasileira não reage.

    Estão esperando o que?

    Já passou da hora dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos de esquerda saírem dessa letargia!

  3. Depois de tudo que aconteceu

    Depois de tudo que aconteceu e vem acontecendo chego a conclusão que não merecemos outra coisa do que o desprezo do mundo.

    Nascemos escravos, somos tratados como lixo e morremos como escória. Aceitamos este tratamento e nada fizemos. Somos um povo sem fibra, sem amor próprio e sem auto-estima. Merecemos a forma como somos tratados.

    Fracassamos pateticamente como país, sociedade e seres humanos. 

  4. Gran finale…

    Agora está explicado o imobilismo do governo…

    Deixar as contas estourar…

    Por que o Ministério da Indústria e Comércio está morto!

    É para criar um sistema de catástrofes…

    Arrebentar a previdência, saúde e educação…

    Tudo isso para esse Gran finale….

    Dizer que sem o dinheiro da EXXON estaremos no fundo do poço…

    Num poço do pré-sal…

    Era isso que FHC fazia quando queria privatizar…

    Destruir para vender barato!

    Depois quem vai tomar conta vai ser a 4ª frota!

    Estes caras mereceriam a guilhotina…

  5. mas prometem recuperar tudo…

    o MPF com a nossa desgraça

    e os golpistas com a nossa escravização

    mas como já retiramos petróleo de quase tudo, povo brasileiro merece que passe a ser retirado do seu suor

  6. 60  anos de pedquisas

    60  anos de pedquisas geologicas jogadas aos gringos, tecnologia em aguas profundas , industria local  , investimento erm educaçao  esqueçam !

    o que pensarao de nos as futuras geraçoes ?

  7. Espeeera!!!

    A história é uma colossal estrada sem fim, livre, independente, sem dono e sem domínio. Sendo assim, jamais alguém conseguirá levar adiante qualquer tentativa de apagar ou ocultar qualquer acontecimento, que já se tenha feito história

    Estamos em 29/01/2017 e já faz tempo, desde muito antes do golpe e do vergonhoso seqüestro do poder presidencial, conferido pela população a Dilma Rousseff, que a grande mídia tem conhecimento das explícitas intenções da coligação golpista comandada pela elite patronal oligárquica, jurássica, conservadora, vendida e traidora. Como toda grande mídia sabe e não pode negar, a elite patroa de todos os poderes e segmentos, de todos os desejos e destinos do país, decididamente quer entregar para os Gringos as riquezas do nosso pré sal e, de brinde, em uma bela bandeja, os estratégicos segredos da nossa competente e eficiente exploração de petróleo em águas profundas acompanhado dos projetos altamente confidenciais, sobre as pesquisas e o desenvolvimento nuclear brasileiro. Portanto, para que a coligação golpista e a grande mídia saibam, nós estamos avisando para não perderem tempo em inventar e construir desculpas covardes e injustificáveis. Vocês, desta vez, de forma clara e flagrante, mostraram de forma ousada, arrogante e debochada o lado e a causa que atuam e defendem, a todo custo. Contudo, tenham a certeza, que toda essa falta de vergonha, falta de honra e falta de patriotismo irá provocar o grande estouro da bomba do castigo, que desnudará, para o público em geral, toda a ambição, todo o desprezo e a alta traição que fazem e ainda tentam fazer ao nosso povo e ao nosso país.  Então, acreditamos que quando as informações, sobre essa tragédia e essa traição nacional plenamente anunciada, chegarem ao conhecimento de toda população, salve-se quem puder porque a coisa ficará muito feia para todos os facínoras envolvidos. É claro que após a divulgação de toda a sordidez praticada por essa perigosa e traidora coligação golpista anti Brasil, de nada adiantará ela tentar construir desculpas e justificativas que não se desculpam e não se justificam. Podemos dizer que a coligação e seus cúmplices, então completamente envolvidos e enraizados, no pior estilo mercenário e burguês, possam planejar e trabalhar contra o seu próprio povo e país, para favorecer, enriquecer e fortalecer o capital estrangeiro especulativo e imperialista.

    Daí, nós podemos concluir que o tempo de vida, de duração, de poder e de domínio de alguns barões da coligação golpista e também da grande mídia é o tempo que se levará até a revelação completa de toda a verdade, sobre essa porca, nojenta, irresponsável e antipatriótica traição.

  8. Canalhas, canalhas, canalhas.

    É apavorante só de imaginar que estes canalhas possam concretizar esta desgraça. O que estes miseráveis têm na cabeça? Se movem com o aval de quem?

  9. No Iraque sob o dominio dos aliados

    No final do comentário assista aos videos e divirta-se com as cenas de um povo bizarro e dado a, como nenhum outro no mundo, a defender os interesses de seus algozes como se fossem seus interesses…

    Senão vejamos:

    No Iraque sob o dominio dos aliados após a vitória do golpe sangrento, com o pais totalmente destroçado, parte da rede petróleo e gás ficou sob dominio estatal para que fosse compartilhado com as províncias, aqui nem isso. É tudo muito  inacreditável a voracidade e a rapadizer de rapinagem e desmonte dos que tomaram de assalto o poder, como é inacreditável o silêncio obsequioso das Forças Armadas, até então tidas como nacionalistas e defensoras do interesse nacional, a não ser que o interesse nacional tenha se tornado interesse americano, em épocas de Trump e de pós-verdades,  tudo é possível.

    Sim, entendo a omissão da troupe golpista, o que não entendo é o silêncio das Forças Armadas: alguma coisa fora da ordem…o que será que aconteceu…agum cala-te boca: o Tio Sam Trumpista não para de bater no peito de tanta felicidade ao mesmo tempo que vem por ai um prato de fel para a coxinhada amestrada: todos fora da América, não interessa se construiram patrimõnio por lá, pois tais bens, tal como aconteceu com os judeus sob hitler, serão expropriados antes da expulsão, quem sabe assim aprenderão a defender os próprios interesses: como os judeus aprenderam…mesmo que de forma questionável…pois até agora, como dizia a comediante Kate Lira, brasileiro é tão bonzinho, como citou Fernando Brito http://www.tijolaco.com.br/blog/brasileiro-e-tao-bonzinho)

    Sim, sabemos que houve uma confraria de forças golpistas na montagem do assalto, indo desde o STF dando cobertura ao bandido Eduardo Cunha ao conluio midiático-penal e mercado no papel de forças ocultas como ocorreu noutras golpes no Brasil, sem falar na turma de marionetes teleguiadas, também sempre presentes para servirrem como bucha de canhão para seus algozes.

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=pIqNwi6yjlY%5D

    Ah sim, kd aquela turma da “Consciência Patriótica” que não faz flas mob por ai em defesa da nação…kd o som das panelas…o silencio é total…ou será que era isso mesmo: a dancinha não era contra a corrupção e sim contra a inclusão social, o que não deixa de ser bizarro é ver que os da dancinha fora Dilma Fora PT, por causa do golpe terão que trocar o aeroporto pela rodoviária….a escola privada pela publica, o plano de saude privado pelo SUS(se houver), o fim do descanso na velhice pelo trampo eterno, 

    Olha esse aqui, sob o som do “honesto” Trump…

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=UfFJYBPayDs%5D

     

    Mais um…vale a pena ver de novo…como o povo pode ser levado a tanta imbecilização..

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=hXbxvx1NNvw%5D

    Uma dúvida: esse pais tem jeito com esse sistema verbalizador chamado Globo

    ?????

     

    1. Modera aí, pô

      A riqueza de um povo, de uma nação inteira, é doada, entregue, roubada à luz do dia, e isso não ofende, não provoca indignação; mas a palavra rabo, ¨Oh, cruz credo.¨ 

      Perdão se ofendi olhos e ouvidos tão sensíveis e pudicos.

      Um certo filósofo, que gosto muito, tem razão quando diz que à moral só interessa mesmo o sexo, o resto não importa; e, como se confirmou aqui, está certo.

      Por isso, mais desculpas adiantadas:

      APAPU! 

  10. E o pior

    E o pior é que Exxon não tem a tecnologia para explorar o pré-sal e ou este desgoverno entrega  tecnologia ( o que é sempre possíve) , ou quem sabe a Exxon, compra o campo apenas para deixá-lo  lá, sem exploração. Afinal os preços do petroleo estão controlados. E eu me pergunto quem e quanto estão ganhando com isto. Isto não é ideológico, isto é um negócio de Bilhões e Bilhões,  isto deixa a lava jato com mais uma dívida com o Brasil. Enquanto isto  me pergunto onde estão os verdadeiros procuradores do Ministério Publico, a quem foi dado o “dever de defender”  o povo brasileiro.

    1. e….

      Temer assumiu a Presidência e correu buscar apoio no Tucanato. Foi se aconselhar com FHC. O que o país esperava dos idealizadores da Privataria? É lógico que vem aí mais Privataria (genro e filho de FHC foram ser professores da USP ou negociadores da especulação diária da nossa economia, estatais inclusive Petrobrás?). ACORDA INOCENTE !!!! Anti-capitalismo bom é no ra… (olhos) dos outros. Paulo Lemman que o diga. Eta!! Privataria boa. De uma pequena corretora de valores à maior fortuna nacional em 8 maravilhosos e emplumados anos. Defender nossa soberania, território, empregos e economia ou vender o restante do país para financiar nossa elite que não é elite por mais uns anos? Repatriaram 100 bilhões de forma expontânea do exterior. Quanto você imagina que ficou lá fora ainda? Abra os olhos, país limitado !!!!     

  11. Outros desastres

    1 – A chamada Bacia de Santos é uma entre as várias bacias sedimentares que se formaram a partir de 120 milhões de anos atrás, em decorrência da fragmentação do supercontinente Gondwana, que daria origem à América do Sul e à África com a configuração que existe atualmente.

    2 – Bacias em margens ditas divergentes (antigamente chamadas margens passivas), tais como as bacias marginais brasileiras, constituem uma das áreas mais complexas da crosta terrestre, pelo fato de que nessas faixas há uma interação entre crosta oceânica e crosta continental a grandes profundidades (dezenas de km) ainda pouco conhecida, complicada pela ocorrência de vulcanismo em seus primórdios e os diferentes tipos de rochas sedimentares que se acumularam.

    2 – As pesquisas que levaram à descoberta do Pré-Sal foram realizadas principalmente com o uso de avançados métodos geofísicos de investigação, dada a dificuldade imposta pela lâmina d’água, que inviabiliza a realização de sondagens tal como acontece em pesquisas em áreas emersas.

    3 – Além do precioso petróleo e gás natural em quantidades abundantes, a Bacia de Santos também se notabiliza por ser a principal ZONA SISMOGÊNICA do Brasil, ou seja, é o lugar onde mais ocorrem sismos em nosso país. A maioria desses sismos (terremotos) é registrada apenas em sismógrafos, mas em abril de 2008 o chamado sismo de Itanhaém foi sentido em vários locais próximos à costa nas regiões Sudeste e Sul (eu morava em Florianópolis e esse sismo foi sentido em vários locais na Ilha de Santa Catarina e no continente próximo).

    4 – Estudos geofísicos realizados nas últimas décadas vêm fornecendo indícios de que um regime compressivo é o principal responsável pela ocorrência de sismos no Brasil (incluindo a Bacia de Santos), em decorrência da expansão do leito do Atlântico Sul a partir da Cadeia Meso-Oceânica.

    5 – Depreende-se, portanto, que todas as rochas das camadas que constituem a Bacia de Santos (Pré-Sal incluído), encontram-se em um estado de equilíbrio instável, com a liberação intermitente de energia na forma de sismos, que ocorrem nessa região desde o Cretáceo (iniciado há 120 milhões de anos).

    6 – Agora tem início a exploração de óleo e gás, o que significa que, em alguma medida, esse equilíbrio será alterado. Não se pode fazer qualquer prognóstico sobre um eventual aumento da ocorrência de sismos a partir de agora, simplesmente porque não há conhecimento científico suficiente para isso. Entretanto, pode-se suspeitar que vazamentos maciços de óleo, similares ao que ocorreu com uma sonda da British Petroleum no Golfo do México há alguns anos, poderão ocorrer (afinal, vamos “abrir a tampa da garrafa”).

    7 – Incidente dessa natureza ocorreu em uma área explorada pela Chevron há poucos anos – na gestão de Dilma Roussef – e uma multa significativa foi aplicada pelo IBAMA àquela empresa multinacional, o que levou ao encerramento das suas atividades no Brasil.

    8 – Enfim, chegamos ao momento em que a canalha golpista está no governo. Se o pior acontecer, isto é, se grandes derramamentos de óleo bruto ocorrerem e isso levar a desastres ambientais nas zonas costeiras próximas, qual será a atitude em relação às multinacionais que estão tomando conta do nosso petróleo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador