Inaptidão mental para tomar posse?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Inaptidão mental para tomar posse?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Há alguns dias, aqui mesmo no GGN, disse que Jair Bolsonaro iria adjudicar ao general vice o poder/dever de definir a política externa do país. Essa afirmação tinha como pressuposto o fato de Mourão ter conseguido reverter a decisão apressada e irracional tomada pelo capitão fanfarrão de mudar para Jerusalém a Embaixada do Brasil em Israel.

Vários jornais deixaram bem claro que Bolsonaro iria causar um imenso prejuízo à economia brasileira, atingindo em cheio inclusive e principalmente sua própria base de apoio (os exportadores de carne da região sul). Em sua coluna, Jânio de Freitas elogiou o bom senso do general vice no dia 25/11/2018. Ele considera Mourão um contrapeso importante à voracidade e à irracionalidade dos outros membros do circulo do capitão. Ledo engano. 

Em 28/11/2018, portanto, três dias depois do artigo de Jânio de Freitas ser publicado, um dos filhos de Bolsonaro anunciou nos EUA que o Brasil vai realmente levar sua Embaixada para Jerusalém. O pai dele confirmou a decisão, reiniciando a guerra dentro de um governo que nem mesmo tomou posse. A família Bolsonaro está claramente se assenhorando da política externa do Brasil. O bom senso do general vice será definitivamente jogado ao mar antes da posse?

Um aumento das tensões em Brasília pode ser detectado nas palavras de Carlos Bolsonaro.

Em menos de um mês o presidente eleito decidiu mudar para Jerusalém a Embaixada do Brasil, revogou essa decisão a pedido de Mourão e depois cancelou a revogação para atender os filhos. Uma coisa já está ficando muito evidente: a instabilidade mental de Bolsonaro e/ou sua incapacidade de tomar uma decisão e compelir seus subalternos a cumprir a diretriz que foi determinada. O novo presidente aparenta ser intelectual inapto e mentalmente doente. O caso da Embaixada que vai e não vai para Jerusalém demonstrou que o capitão faz uma escolha quando conversa com os filhos e outra quando se encontra com o general vice.

Bolsonaro já forneceu prova de que não tem firmeza de caráter, estabilidade mental, aptidão intelectual e/ou autonomia diante dos filhos e do general vice para poder governar o Brasil. Ao caso dele aplica-se a regra do art. 79, da CF/88. Bolsonaro deve ser impedido de tomar posse ou ser empossado e imediatamente afastado da presidência. A CF/88 não especifica o procedimento a ser adotado nesse caso. Portanto, a única questão jurídica que merece ser debatida nesse momento é quem deverá tomar a decisão de impedir um débil mental de governar o Brasil: o STF ou o Congresso Nacional.

Por fim, seria interessante investigar se Carlos Bolsonaro postou ou não aquele Twitter a pedido do pai. Se agiu sob instruções paternas, o filho pode ter fornecido prova de que o presidente eleito também está sofrendo delírios persecutórios. Esse estado mental também é incompatível com o exercício da presidência da república.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Que maioria? De um colégio

      Que maioria? De um colégio eleitoral de 147 milhões de pessoas, mais de 60% dos eleitores aptos a votar não sufragaram seu nome para presidente, cerca de 90 milhões de pessoas. Foi eleito por uma minoria, isso, sim, com manobras, ilegalidades e ameaças de militares para assustar a oposição ao seu nome. 

      1. Maioria

        A maioria dos que votaram nele, como afirmei no meu comentário. E você tem razão ao dizer que tal maioria não é a maioria dos brasileiros. E isto se o processo  não sofreu, digamos, intervenções heterodoxas, como  enormes variações observadas nas últimas vinte e quatro horas antes do primeiro turno autorizam os menos crédulos a desconfiar.

  1. Não sei se por medo, por

    Não sei se por medo, por insegurança, por ignorância ou até por esperteza, ele está claramente executando ordens que vem lá de cima, daí as incongruências. Até o assunto chegar lá e a “orientação superior” voltar, leva um tempo.

    Enquanto isso, batem-se cabeças…

  2. Teoria de Lombroso

    Uma das  teorias de Lombroso, dizia  que o  assassino  carrega em sua tez, a característica  física  de  tal.

    Posso  estar me  equivocando,  mas  esse  cabra  aí, tem todas  as nuances  de  um ” desequilibrado mental ” !!

    Não  passaria  em  nenhum teste  psicotécnico básico!!   Tá  na  cara !!!

  3. O desequilíbrio e a falta de vontade

    Daí vem a minha pergunta: onde termina a falta de vontade do capitão da reserva de tomar qualquer decisão e começa o desequilíbrio dele?

  4. :
    : * * * * 4:13 * * * * *

    :

    : * * * * 4:13 * * * * * Ouvindo A(s) Voz(es) do Brasil e postando :

     

    Por que insisto tanto em poesia no meio da luta política ? Por isto : Poesia exatamente para aguçar a sensibilidade engessada de 57 milhões de (literalmente) idiotas…

     

     

  5. O surrealismo sem limites

    Do jeito que estão indo as declarações do Bozó os militares não vão deixar ele sair vivo da mesa de cirurgia. É impraticável conviver com um desgoverno deste, principalmente  para eles. A piração tá tanta que eu estou começando a ter saudades do governo Temer, Collor e Figueiredo…

  6. Dr. Fantástico. Data de

    Dr. Fantástico. Data de lançamento 20 de julho de 1964 (1h 35min). Direção: Stanley Kubrick.

    Um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.

  7. Para que o fascismo se

    Para que o fascismo se mantenha é preciso ter sempre um inimigo interno ou externo.

    Esta será a tônica deste governo.

    Vai ficar criando fake news o tempo todo para distrair seus lobotomizados seguidores daquilo que realmente importa e que os idiotas que vão nos governar não têm condições intelectuais e cognitivas para executar.

    Um povo ignorante e estúpido tem um governo a sua altura e que reflete exatamente a sociedade que temos.

    Teremos o que merecemos.

    1. 95% dos eleitores que votaram

      95% dos eleitores que votaram nele votaram por razões que vão da desumanidade a traição consciente a pátria, passando pela completa mesquinharia.

      Merecemos tudo isso

  8. Como eu vinha dizendo,

    Como eu vinha dizendo, Bolsonaro é um fraco. E intelectualmente limitado, não consegue pensar fora da caserna e da família. O pior é que ele, lá no fundo, talvez negue a contradição existente entre o nacionalismo que professou (sic) e o trumpismo de seus filhos (ok, ele bateu continência, isto é tolo, mas é o único gesto de cumprimento diplomático que deve conhecer). Nem poderia fazer de outro modo, sob o risco de entrar em conflito com a própria família e consigo. 

    Porém, este fato não explica completamente o fato de ele ser eleito. 

    Acho que ele continuará instável, mudará de opinião e desmudará (sic), mas ele terá um núcleo, um grupo de pessoas realmente perigosas. Suas convicções são a realpolitik no pior sentido possível. Desta leva, um grupo de subintelectuais ressentidos, aproveitadores conscientes ou não (estas últimas, tristes figuras, farão de tudo para arranjar um naco de poder para esconder suas desimportâncias… enfim, é o puxa-saco que o Nassif colocou tão bem).

    É a ascensão dos homens medíocres. 

     

  9. Queremos Mourão

    Podia ser lançado o movimento do “Queremismo Mouranista”: Queremos Mourão! Mourão Já!

    Assim, se adianta o expediente e dá a posse o quanto antes para o General. Que, convenhamos, dos males é o menor.

    Porque, no fim, é isso mesmo que vai acontecer…Só não sabemos se mais cedo ou mais tarde.

  10. Nestas alturas, com o

    Nestas alturas, com o judiciário que há, com os desprocuradores que nos habitam, com os poliças que policiam apenas o pt, com a zelites de sempre, com a mérdia de todo o sempre e com os 54% dos votos úteis que teve, com os caterva que  acercam, a começar pelos filhos e a ovelha bem cuidade, tem mais é de tomar posse, se apossar e chamar os filipões da vida pra treinarem os seus eleitores: não me dizem respeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador