Inconformado, Ernesto Araújo faz cena por ser preterido em encontro com Trump

Segundo testemunhas, Araújo ficou mais irritado após ler coluna de Miriam Leitão, no jornal O Globo, de que o Itamaraty saiu rebaixado com ida do número 3 ao encontro no lugar do chanceler.

Fábio Pozzebom / Agência Brasil

Jornal GGN – Colocado de lado para a reunião entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos no Salão Oval da Casa Branca e, no lugar, ter ido o filho 3, Eduardo Bolsonaro, Ernesto Araújo não gostou nada e demonstrou. Segundo a Folha, em matéria de Patrícia Campos Mello, o chanceler teve um chilique na frente de outros ministros por conta do episódio.

Segundo testemunhas, Araújo ficou mais irritado após ler coluna de Miriam Leitão, no jornal O Globo, de que o Itamaraty saiu rebaixado com ida do número 3 ao encontro no lugar do chanceler. E mais, a colunista disse que se Araújo tivesse ‘alguma fibra’, ele pediria para deixar o cargo.

Araújo mostrou que tem comportamento instável e, segundo os presentes, não foi caso isolado. Paulo Guedes, o ministro da Economia, tentou acalmar o chanceler.

A reportagem considera que a substituição de Araújo pelo número 3 é relacionada à ausência de Mike Pompeo, ministro das Relações Exteriores dos EUA. Como ele não estava, não seria esperado que Araújo estivesse.

No texto a lembrança de que Trump gosta de valorizar os laços familiares, e vez ou outra, faz sua filha Ivanka participar de eventos às vezes reservados apenas para autoridades. Bolsonaro tem o mesmo perfil.

Depois do rápido encontro, o filho 3 disse que foi Trump quem o chamou para participar da reunião.

Mas o chanceler ficou abalado, já que se empenhou na organização da visita, considerada bem sucedida pelo presidente e sua comitiva. E isso não foi valorizado.

17 comentários

  1. Minha Amiga Canadense viria ao Brasil. Desistiu com medo de pegar sarampo.

    De nada adiantou o Bolsonaro liberar turistas do Canadá a entrar no Brasil sem visto e sem reciprocidade.

  2. O Barão do Rio Branco deve estar entre abismado em seu tumulo e ao mesmo tempo rolando de rir dos palhaços…

  3. Nassif, uma pequena correção no último parágrafo do texto: o correto, creio, seria “já que envidou esforços”, e não “já que olvidou esforços”.

  4. Lembram do decorativo enciumado por não ter participado de uma reunião do vice americano? É asssim que a coisa começa… Já tivemos vice decorativo e, agora, chanceler decorativo… Já vimos onde isso pode dar!!!!

  5. “Mas o chanceler ficou abalado, já que ENVIDOU esforços na organização da visita, considerada bem sucedida pelo presidente e sua comitiva. E isso não foi valorizado.”

    Do Aurélio:

    envidar

    [Do lat. invitare.]
    Verbo transitivo direto.
    1. Parar mais, i. e., apostar quantia maior e provocar (o parceiro) para que aceite a parada, quando se supõe ter maior jogo que ele.
    2. Desafiar, provocar.
    3. Empregar com muito empenho:
    Envidou todos os esforços para obter uma vaga.
    Verbo pronominal.
    4. Esforçar-se, empenhar-se.

  6. Do Aurélio:
    olvidar

    [Do lat. vulg. oblitare, freq. de oblivisci, ‘esquecer’.]
    Verbo transitivo direto.
    1. Perder de memória; não se lembrar de; deixar cair no esquecimento; esquecer.
    Verbo pronominal.
    2. Não se lembrar; esquecer-se.

  7. Mídia tendenciosa, sem crédito algum, folha, Estadão, Globo, todas querendo destabilizar o governo, chega dar nojo!!!!!

  8. Pode se preparar que vai ter muito mais xiluque babaca .O BOZO é autoritário e só faz o que quer e para lamber o cú do TRUMP ele faz de tudoEtudo Ele está dando banana para todos.

  9. Pra mim e coisa da mídia babaca com inveja de o presidente nascer do povo, aí fica colocando chifre em cabeça de cavalo. Deixem pelo menos o homem ir ao WC se ser incomodado bando de urubus.

  10. Gostaria muito de saber o que significa “Se empenhou na organizacao da visita” no item!!!
    Pediu comida judia? Ordenou tirada de sapato? Exigiu batom marron?

    Dado a reacao dele depois do fato… O que ele “empenhou” na “organizacao” foi o amor proprio dele na visita.
    E quando o amor proprio dele nao foi correspondido, ele mijou no tapete do Itamaraty ao invez do tapete da Casa Branca.

    (Nao que haveria alguma diferenca diplomatica a esse ponto… Ate na saida o cara caga na entrada.)

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome