No twitter, Snowden comenta sobre grampos em Dilma

Jornal GGN – Através de seu perfil no Twitter, o ex-consultor da NSA, Edward Snowden, comentou o caso do grampo telefônico de conversas entre a presidente Dilma Rouseff e o ex-presidnete Luiz Inácio Lula da Silva. Ele relembra o caso revelado em 2013, quando foi descoberto que Dilma e outros chefes de Estado, como o presidente do México, foram alvos de espionagem pela NSA. Snowden ressalta que, três anos depois dessas revelações, Dilma ainda não faz chamadas criptografadas.

O ex-analista da NSA está refugiado na Rússia desde 2013, após fugir dos EUA por ter revelado a extensão dos programas de vigilância eletrônica da agência.

Do G1

Edward Snowden cita grampo de Dilma no Twitter
 
‘Dilma ainda faz chamadas não criptografadas’, diz ex-analista da NSA. Snowden cita caso de 2013 quando presidente foi alvo de escuta dos EUA.

O ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden postou nesta quinta-feira (17) no Twitter uma mensagem em que cita o grampo telefônico envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff.

“‘Going dark‘ é um conto de fadas: três anos após as manchetes de escuta de @dilmabr ela ainda está fazendo chamadas não criptografadas”, diz a mensagem acompanhada de uma colagem de manchetes da imprensa americana de setembro de 2013 e desta quinta.

A expressão “going dark” usada por Snowden, “ficando no escuro”, em português, é usada geralmente para se referir ao uso de criptografia em comunicações. 

Nesta quarta, após retirar o sigilo de interceptações telefônicas de Lula, o juiz Sérgio Moro publicou um despacho em que libera conversas gravadas pela Polícia Federal que incluem um diálogo entre ele e a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil.

Snowden também se refere ao caso revelado em 2013 em que a presidente Dilma foi apontada como alvo direto de espionagem da NSA em documentos classificados como ultrassecretos, obtidos pelo jornalista Glenn Greenwald das mãos de Snowden.

Nos documentos, de junho de 2012, são dois os alvos: o presidente do México, Enrique Peña Nieto, então candidato líder nas pesquisas para a presidência, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Os documentos mostram que foi feita espionagem de comunicações da presidente Dilma com seus principais assessores. Também foi espionada a comunicação de seus assessores entre eles e com terceiros.

Revelações
Buscado por espionagem e roubo de documentos propriedade do Estado, Snowden esteve por trás das revelações sobre os programas secretos de vigilância dos EUA e pode ser condenado a até 30 anos de prisão nos Estados Unidos.

O ex-analista da NSA vive desde 2013 refugiado na Rússia, onde conseguiu asilo após fugir dos EUA por ter revelado a extensão dos programas de vigilância eletrônica da agência.

O jornalista Greenwald ganhou o Pulitzer por ter publicado as revelações de Snowden sobre o sistema de espionagem da agência de inteligência americana NSA.

 

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

altamiro souza

- 2016-03-19 05:28:28

repito: jamais ficou tão laro

repito:

jamais ficou tão laro quem são os autores dessas infamias

que resultam nesse processo de golpe....

aí está mais um exemplo....

Francis

- 2016-03-18 17:12:27

O negócio é Signal, Telegram

O negócio é Signal, Telegram e criptografia pra fugir da NSA, CIA, SAM...

Lembram dos vazamentos falando que a NSA espionava a Petrobras e a Dilma nada fez? Este é o resultado. Não sei se é incompetência, fraqueza ou crueldade da Dilma e do governo, mas estamos pagando o preço.

Verdade Eterna

- 2016-03-18 16:37:23

É Dudu Nevado o primarismo

É Dudu Nevado o primarismo desse governo é de dar pena.

Ninguém

- 2016-03-18 15:58:13

É inacreditável a capacidade que o governo Dilma...

Tem de dar tiro no próprio pé. Credito 90% da culpa ao quinta-coluna, que agora assombra a AGU.

Maria Luisa

- 2016-03-18 15:37:28

Ha quanto tempo

Ha quanto tempo estamos falando aqui, que o governo tem que reabilitar a ABIN e colocar alguém de confiança la ?! 

Moraes

- 2016-03-18 15:20:19

é verdade, mas.... ele usa
é verdade, mas.... ele usa todas as criptografias e mecanismos, mas está obrigado a ficar congelado na Russia. Acho que não resolveu muita coisa.

[email protected]

- 2016-03-18 14:58:07

Você foi mais rápido do que

Você foi mais rápido do que eu.

Não vamos transferir a culpa, que é única e exclusiva do Moro. Mas que governo mais idiota, pelo amor de Deus. E isso tudo depois de Dilma barrar o EUA do pré-sal e quase meter o dedo na cara de Obama em assembleia na ONU, por conta da espionagem.
Quanta ingenuidade.

Nosde

- 2016-03-18 14:46:36

Pois é . . . .

Pois é . . . .

Juliano Santos

- 2016-03-18 14:45:41

As ligações da presidenta não

As ligações da presidenta não estão criptografadas porque não seria "republicano". Foi o Zé que convenceu-a disso

Ricardo Cavalcanti-Schiel

- 2016-03-18 14:45:34

Só reiterando...

Vou reiterar aqui o mesmo comentário que fiz no post "Dilma e Lula não sabiam de nada, mostra grampo":

"Governo que não tem infraestrutura básica de informações é governo sem olhos e sem ouvidos.

A situação é sintomática, é bem característica desse governo que se encastelou na sua arrogância isolacionista.

A Dilma transformou o general José Elito em figura decorativa, humilhando-o sistematicamente. Depois dispensou-o com a pura e simples extinção do cargo. O bundão do Cardozo nunca fez ideia nenhuma do que se passava na Polícia Federal. A Abin é um bibelô chamado meramente para tapar os buracos de grandes eventos e até da campanha contra o zica.

A capacidade gerencial da Dilma, na verdade, é absolutamente nula."

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador