Obstrução, corrupção e organização criminosa: o inquérito contra Temer no STF

temer_nao_renuncia_lula_marques_agpt.jpg
 
Michel Temer em pronunciamento na tarde de ontem. Foto: Lula Marques/AGPT
 
Jornal GGN – O inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Michel Temer, o senado afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado também afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-RJ) aponta indícios de três crimes: organização criminosa, obstrução de justiça e corrupção passiva. 
 
O pedido de investigado foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceito por Edson Fachin, ministro do Supremo responsável pela relatoria de casos relacionados à Operação Lava Jato, com base nas informações obtidas pela delação de Joesley Batista, do grupo JBS. 

 

“Foram efetivamente apresentados alguns elementos de prova que indicam a possível prática de crimes por parte do presidente da República, Michel Miguel Elias Temer Lulia, do atual deputado federal Rodrigo Santos da Rocha Loures, do senador Aécio Neves da Cunha e de outras pessoas a eles ligados, mas não detentoras de foro por prerrogativa de função”, diz o documento assinado por Rodrigo Janot, procurador-geral da República. 

 
Para a procuradoria, tanto o senador afastado quando o presidente da República atuaram em conjunto para obstruir investigações.
 
“Verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentro outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio do controle de indicação de delegados da polícia que conduzirão os inquéritos”.
 
Também são mencionados os pagamentos que Joesley Batista realizou a pessoas próximas de Aécio e de Temer, além da conversa gravada pelo empresário com o peemedebista, na qual o presidente dá aval para Batista ‘acertar pendências’ com o ex-deputado Eduardo Cunha, preso e condenado na Lava Jato. 
 
A PGR afirma que Michel Temer estaria interessado em manter o ex-presidente da Câmara “controlado”. “(…) se tornou pública a tentativa de Cunha arrolar o presidente da República como uma de suas testemunhas, fato reconhecido pelo próprio presidente como uma tentativa de constrangê-lo. Depreende-se dos elementos colhidos o interesse de Temer em manter Cunha controlado”. 
 
No anexo 9 com “fatos diretamente corroborados por elementos especiais de prova”, estão detalhados o pagamento de propinas em 2010 e 2012, e o pedido de Temer para o pagamento de um “mensalinho” de R$ 100 mil.
 
Também diz que, durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, Temer chamou Joesley para uma reunião em seu escritório em São Paulo para pedir R$ 300 mil, destinados para despesas de marketing político na internet, “pois o mesmo estava sendo duramente atacado no ambiente virtual”. 
 
O inquérito traz uma descrição do encontro gravado em Joesley e Temer, afirmando que “JB procurou tranquilizar Temer sobre o risco de delações: disse que estava “cuidando” de Eduardo Cunha e Lucio Funaro, ao que Temer respondeu: “importante manter isso””.
 
As informações trazidas pelo inquérito também estão presentes no vídeo abaixo, divulgado hoje: 
 
 
O documento liberado pelo STF também revela conversas entre Joesley e o deputado Rodrigo Loures, na qual o emprésario afirma: “Eu disse pra Michel, desde quando Eduardo foi preso e ele [Funaro], quem está segurando as pontas sou eu”. 
 
Leia abaixo o anexo que trata dos fatos relacionados à Michel Temer, e, aqui, o inquérito completo do Supremo Tribunal Federal. 
 

anexo9.1.png

Assine

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FORÇAS ARMADAS JÁ PREPARAM A VOLTA..ACORDO VAI DEIXAR TEMER IR.

    Temerário já combina a troca de poder, acordos estão sendo estudados para as questões políticas e a forma para conter os cidadãos e o apoio midiático a operação. Temerário quer sair do país com a familia sem serem presos, o STF estuda ajuda jurídica. Domínio do fato próprio, mas aguardem….

  2. todo golpista é digno de leis fundamentais…

    e há várias

    as que possibilitam o golpe

    e as que são extremamente pefeitas para crimes de quadrilha……………………………….

    afinadas, muitas vezes sem que o legislador se toque, para que a proteção natural deixe de ser o cargo

  3. Depois desse escandalo todo

    Depois desse escandalo todo essa gente ainda ficara livre!

    Greve geral já! Até que pelo menos Temer seja cassado e que haja novas eleições gerais por que esse congresso que está ai não tem moral para nada, tampouco através de eleição indireta escolher quem irá nos governar.

  4. Estranhos nesse ninho

    Lula de isopor na cabeça e Dilma de bicicleta, não podia dar certo.

    Esse sim:

    fhc

     

    Olha o nível, a diferença: IMG_2334

     

     

  5. Defesa alega ao STF que Temer é SENIL.
    “… o presidente é um idoso de 76 anos que foi enganado por um jovem de 45…” Sendo assim, um velho gagá não pode continuar a governar o país. Desta forma uma interdição de faz necessária. Como a defesa mesmo alega ele é um idoso “inimputável” e não poderá ser penalmente responsabilizado por seus atos. #FORATEMER 

    1. Não se deixe levar por cabelos brancos. Canalhas tb envelhecem

      A populção não se deixa levar por cabelos brancos, pois ela sabe que canalhas também envelhecem

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador