ONU alerta: É preciso ajustar um cessar-fogo duradouro em Gaza

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O coordenador especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serrry, exortou, nesta segunda-feira, às delegações palestinas e de Israel que negociam no Cairo, a celebrar um cessar-fogo duradouro ou prorrogar, ao menos, a pausa humanitária vigente até hoje.

Serry informou ao Conselho de Segurança da ONU sobre o quadro atual do conflito e as suas consequências, sobretudo em Gaza, onde quase 2 mil palestinos perderam a vida e, entre eles, 459 crianças. Além disso, cerca de 10 mil pessoas ficaram feridas. Também morreram 64 soldados israelenses, dois civis e um trabalhador estrangeiro em Israel.

O coordenador da ONU manifestou que “é essencial” que as armas sigam “caladas” para permitir aos civis que retomem suas atividades diárias, aumentar a entrega de ajuda humanitária e começar a recuperação de Gaza.

Também salientou a necessidade de abordar as questões de fundo deste conflito e afirmou que as esperanças da população de Gaza de um futuro melhor, e dos israelenses por uma segurança estável, dependem das conversações realizadas com a mediação do Egito.

“Sigo convencido de que não devemos deixar Gaza nas condições anteriores à ultima escalada. Do contrário, as restrições sobre a Faixa de Gaza à saída e entrada de bens e pessoas continuará alentando a instabilidade, o subdesenvolvimento e o conflito, e temo que a próxima escalada será só uma questão de tempo”, declarou Serry.

Em outro momento de sua intervenção, o coordenador da ONU afirmou que agora “Gaza necessita com urgência de moradias, hospitais e escolas, sem foguetes, túneis e conflitos” e completou, dizendo que espera que o Hamas e outras facções atuem de forma responsável neste sentido e se abstenham de realizar ações contrárias a essas necessidades.

Com informações da ONU

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jamais haverá um cessar fogo

    Jamais haverá um cessar fogo duradouro enquanto a ultra direita religiosa israelense estiver no poder em Tel Aviv.

    Se algum israelense for atropelado por um palestino de bicicleta as Forças de Defesa de Israel irão atacar Gaza em represalia.

    Poderá haver alguma chance se os trabalhistas voltarem ao poder em Tel Avivi mas esse hipotese é quase impossivel depois que a elite de judeus europeus cultos e humanistas foi ultrapassada em numero de eleitores por judeus da Europa do Leste, especialmente da Russia, ignorantes, brutais e boçais que querem expulsar definitivamente os palestinos de todos os territorios para construir a Grande Israel.

    1. É Motta mas boçal nao tem só

      É Motta mas boçal nao tem só do lado Israelense nao

      Na verdade no lado palestino nao há boçais, há radicais 

      Os boçais via de regra estao no Ocidente querendo bancar os moderninhos que falam mal de Israel ( um direito de cada um ) mas misteriosamente ignoram o que representa o Hamas e com isso o legitima, o que é um CRIME para qualquer pessoa com um minimo de sanidade mental… 

  2. Concordo………

    Este blá, blá, blá, humanitário da ONU, deve ser elogiado, mas de concreto, pouco acrescenta, a não ser amenizar um pouco o sofrimento dos palestinos.

    Quanto as negociações/mediações efetuados pelo egito, a meu ver não irão dar em nada, pois ao ler “an passant” a minuta do acordo, ví que nada foi dito sobre Israel retornar às  fronteiras de 1967, o fim do embargo, a distribuião justa da água, a derrubada do muro da vergonha, o retorno dos refugiados enfim, nada foi abordado para que,  àquele país venha a ser  um verdadeiro País na correta ascepção da palavra.

    Viver  em uma faixa de 40km de comprimento por 10km de largura, e ainda ter que se submeter a revistas humilhantes, dentro do que era antes sua propria terra, e ver que nada lmudará com estes “acordos” para inglês ver, simplesmente irá continuar tudo como antes, para nossa vergonha e dos países ditos “democraticos” que de democraticos pouco possuem!

    E enquanto isto, esta trégua somente irá propiciar que Israel reponha seus arsenais, que possivelmente estavam a vencer, e agora com a ajuda de seu protetor, os reponha!

    Chega de Hipocrisia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

    1. Wendel nosso ativo “

      Wendel nosso ativo ” antisionista ” falando em hipocrisia?

      O muro da vergonha nao existia, como o embargo tambem não.

      Acontece que os pilantras do Hamas quando foram eleitos , ao inves de aproveitar a retirada Israelense para mostrar ao mundo que eram dignos de alguma consideração e cuidar do povo palestino.

      Foram fazer a unica coisa que sabem, ou seja começaram a executar , espancar, prender , todos os palestinos que lhe eram contrarios.

      Depois começou a subjugar a população civil com codigos de condutas medievais como a Sharia.

      Não satisfeito passou a patrocinar ataques suicidas em Israel , pessoas que voltavam para a casa, ou almoçavam em restaurantes ou mesmo se divertindo em baladas eram vitimas desses canalhas.

      O muro da ” vergonha ” foi feito nao porque os israelenses nao gostem dos palestinos ( se fosse haveria um na Cisjordania ) foi feito pq os palestinos manipulados pelo Hamaz resolveram aproveitar a retirada Israelense para matar gente inocente de forma delliberada.

      A proposito os foguetes nao são dsparados para Israel por causa do muro, eles ja faziam antes da construção.

      Essa historia de ” resistencia ” é papo de sem vergonha covarde que se escondem debaixo de hospitais e igrejas.

      O Hamas por exemplo da coletivas sempre dentro do principal hospital de Gaza.

      Sao totalitarios , como todo totaliltario nao se contentam com partes querem o ” todo “

      Dai nao reconhecerem a existencia de Israel, alias nao reconhecem ( mas nao diizem agora ) a existencia de ninguem que nao seja parte deles, Fatha , e toda a população da Cisjordania no que depender do Hamas seriam subjulgadas a fferro e fogo.

      Eles tambem executariam boa parte dos sem noção que aqui falam em favor deles…rs

      Entao Wendel tenha a decencia de falar mal contra Israel mas nao querendo fazer do Hamas algo que ele não é e nunca foi ok? 

  3. Pelo fim dos acordos militares do Brasil com iSSrael

     

     O Brasil não pode continuar sendo conivente com o massacre no gueto  de Gaza. Temos que cancelar os contratos militares com iSSrael.

    1. E comprar material chines ( a

      E comprar material chines?

      Pera!

      A  China invadiu o Tibet e esmaga minorias !

      Prende , tortura e executa milhres de pessoas por ano.

      Ou devemos comprar na Russia que patrocina a insurgencia na Ucrania e anexou a Crimeia ?

      Anexação que acho justa  mas as coisas sao o que são.

      Material do ocidente capitalista nao pode certo ? rs

      Nos sobra os bonachoes bolivarianos que estao na idade da pedra e só socializaram a miseria 

      Quer saber?

      Dentro de seus criterios não é possivel comprar nada de ninguem, logo  para de falar abobrinha ok? rs

  4. Quem quer o ” todo”………..

    Como é dificil dialogar com lobotomizado, quando alem da cirurgia, possivelmente sofreram também uma lavagem cerebral!

    Os argumentos destes individuos, são iniciados pela comparação das maiores e melhores desgraças!

    Quem mata mais? Quem agrediu primeiro? Quem não aceita a existência de outros? Quem mata mais gente inocente? Quem tem o direito de se defender contra estilingue usando canhões, tanques e aviões de combate?

    Quem tem direito a revistar os nativos, cujas terras foram vergonhosamente roubadas?

    Enfim, esticar estas indagações seria muito enfadonho, então ficamos por aquí!

    Ahahah!!!!!  faltou acrescentar a pérola – ” São totalitários, como todo totalitario não se contentam com partes querem o “todo”. kakakakakakakakak!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quem quer o todo da Palestina? Será que vamos adivinhar?

    Quanto a ser rotulado de ” antisionista”, que honra!!! Sinto-me honrado, pois isto é a comprovação de que sou contra o terrorismo de estado e assassinato covarde de crianças, mulheres e velhos!

    E por último , mas não menos importante cito – ” Entao Wendel tenha a decencia de falar mal contra Israel mas nao querendo fazer do Hamas algo que ele não é e nunca foi ok? 

    Resposta –  Não me lembro de ter feito defesa do Hamas, Fatah ou qualquer grupo, em meu comentário em questão. Deixo claro, principalmente para os de raciocínio curto que, sou radicalmente contra é o assassinato puro e simples praticado pelo estado facista, sionista, nazista, nazisionista, imperialista e mais todos os “istas” que se conhece, e em não havendo palavras no dicionário que o defina, que se invente!

    Inventem, e façam uso incansánvel delas, para descrever em que se tornou o estado que veio a existir, com o voto decisivo do diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que a esta altura, deve estar se revirando no túmulo! 

     

     

    1. Wendel, conta outra…rsComo

      Wendel, conta outra…rs

      Como humanista que repudia assassinto de crianças, velhos, e mulheres anda muito apagado , pelo visto seu vigor só ocorre quando a noticia envolve Israel certo?

      Onde estao seus protestos contra as tentativas do Hamas de matar homens, mulheres e crianças atraves de atentados terroristas isso quando não havia cerco ( o tal muro ) ou embargo algum contra Gaza?

      Onde estao seus protestos contra homens, mulhres, crianças mortos na Siria ou ultimamente pelo grupo ultra radical sunita no Iraque?

      Ta tentando enganar quem com essa conversa mole?

      A proprosito seu apoio ao Hamas existe na medida que faz de tudo para omitir a culpa desse grupo escroto nisso tudo que insiste em lutar atras dos corpos de seus civis, nós sabemos disso né Wendel?

      Mas entendo que voce nao fala isso para mim, fala isso pois seu objetivo é contra informar certo?

       

  5. E então…………………..

    Para os que me acusam de ter ” … a  decencia de falar mal contra Israel… “, posto diretamente do Site Portal Vermelho – com fonte da Hispan TV. 

    Israel impede que representantes dos direitos humanos entrem em Gaza

    O regime israelense não permitiu a entrada na Faixa de Gaza de funcionários da Anistia Internacional e do Observatório dos Direitos Humanos (HRW na sigla em Inglês). Os membros destas entidades pretendiam abrir uma investigação independente sobre a recente ofensiva militar israelense contra os palestinos.

    AFPMenino palestino desenha em no quadro da escola Sobhi Abu Karsh substancialmente atingida por disparos israelenses na Cidade de Gaza.Menino palestino desenha em no quadro da escola Sobhi Abu Karsh substancialmente atingida por disparos israelenses na Cidade de Gaza.O jornalista Amira Hass, em artigo publicado nesta segunda-feira (18) no jornal israelense Haaretz, explicou que o governo de Tel Aviv usou desculpas burocráticas para não permitir a entrada dos representantes das organizações.

    Ainda segundo ele, o regime de Tel Aviv afirma que a passagem pela fronteira de Erez está fechada e que os funcionários do Observatório e da Anistia Internacional não estão registrados no Ministério dos Assuntos Sociais e nem como ajuda humanitária. 

    No entanto, o jornalista explica que a passagem de Erez já foi aberta várias vezes nas últimas semanas, durante os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, para a entrada de jornalistas e funcionários da ONU. 

    Os membros do Observatório dos Diretos Humanos e da Anistia Internacional se queixaram de que o regime israelense dificulta o acesso deles ao território palestino e impede o livre fluxo de informações sobre os acontecimentos em Gaza. 

      1. Cadê………

        Voltando ao principal, que é A Notícia” 

        Israel impede que representantes dos direitos humanos entrem em Gaza.

        Entao, deixemos de continuar sendo Troll, transvestido de comentarista e foquemos nos fatos!

        Lado Palestino:

        Fato: Assassinato de 500 crianças – Fato

        Fato: Assassinato de 750 mulheres, e provavelmente outros tantos de embriões e fetos, dado a alta fecundidade das mulheres palestinas, em comparação com mulheres judias.- Fato

        Fato: Assassinato de outros tantos combatentes/resistentes com a desproporcional superioridade belica  do oponente – Fato 

        Fato: Destruição de várias escolas, fabricas, hospitais, creches, edificios publicos,  instalações da ONU , e toda a infra-estrutura da Palestina, dentre outros vários fatos. Fato.

        Lado Israelense:

        Fato: Morte em combate de 67 soldados altamente treinados em assuntos de guerra. Fato

        Fato: Morte de três civis israelenses por foguetes lançados pelo Hamas – Fato

        Fato: Morte de um civil estrangeiro, que até agora não sabemos, o que lá estava fazendo . Fato.

        Então………………., vamos aos fatos?

         

        1. larga de ser ridiculo.
          Ta

          larga de ser ridiculo.

          Ta falando de numero de mortos para através disto tirar o foco de um problema extramamente complexo?

          Se mortos é o problema ou a solução dele coloca aqui a relação de quantos inocentes o Hamas matou, nao precisa ser Israelense serve os palestinos executados por ele mesmo que eram contra ou ele achou que fossem contra sua ditadura sanguinaria.

          Cada uma…

      2. E então…. . Fatos!!!!!!!!!!!!!!
        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Internacional – 19/08/2014

        Judeus sobreviventes do holocausto condenam o massacre de palestinos e cumplicidade dos EUA

         

         
        Judeus condenam o Apartheid e pedem boicote a Israel / Foto: Reprodução Adital

        Por meio de carta aberta, cerca de 250 judeus sobreviventes e descendentes de sobreviventes do holocausto nazista condenam as ações do Governo de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza, a cumplicidade do Governo dos Estados Unidos e conclamaram ao boicote acadêmico, cultural e econômico de Israel.
         
        “Condenamos, inequivocamente, o massacre de palestinos em Gaza e a ocupação e colonização da Palestina histórica em curso”, afirmam na carta que foi publicada no sítio web da Rede Internacional Judaica Antissionista (International Jewish Anti-Zionist Network).
         
        “Condenamos ,ademais, os Estados Unidos pelo fornecimento a Israel de meios para levar a cabo o ataque”.
         
        Denunciam o uso fraudulento de seu sofrimento, suas histórias e biografias para promover a desumanização dos palestinos, tal como fez Elie Wiesel, Prêmio Nobel da Paz por meio de anúncios publicados em grandes meios como The Guardian, nos quais se acusa, sem provas, os palestinos, especificamente o Hamas, de usar crianças como escudos humanos. Os anúncios de Wiesel são para “justificar o injustificável: a determinação de Israel de destruir Gaza e o assassinato de cerca de 2 mil palestinos, incluídos centenas de crianças”, afirmam.
         
        No site, solicitam donativos para publicar a carta no New York Times para maior difusão.
         
        Em seguida a íntegra da carta
        “Como sobreviventes e descendentes dos sobreviventes judeus do genocídio nazista, condenamos, inequivocamente, o massacre de palestinos em Gaza e a ocupação e colonização da Palestina histórica em curso. Condenamos, ademais, que os Estados Unidos forneçam a Israel os fundos para levar a cabo o ataque, e a todos os Estados ocidentais, de maneira geral, pelo uso de sua força diplomática para proteger Israel de ser condenado. O genocídio começa com o silêncio do mundo.
         
        Estamos alarmados pela extrema desumanização racista dos palestinos na sociedade israelense, que alcançou o paroxismo. Em Israel, os políticos e comentaristas no The Times de Israel e no The Jerusalem Post pediram, abertamente, o genocídio de palestinos, e israelenses de direita estão adotando a divisa neo-nazi.
         
        Alem do mais, desapontados e indignados pelo abuso de Elie Wiesel de nossa história nessas páginas, para promover clamorosas falsidades, utilizadas para justificar o injustificável: a determinação de Israel de destruir Gaza e o assassinato de cerca de 2 mil palestinos, incluídas centenas de crianças. Nada pode justificar o bombardeio de refúgios das Nações Unidas, residências, hospitais e universidades. Nada pode justificar que se prive as pessoas de eletricidade e água.
         
        Devemos elevar nossas vozes coletivas e usar nosso poder coletivo para pôr fim a todas as formas de racismo, inclusive o genocídio em curso do povo palestino. Exigimos que se ponha fim de imediato ao cerco e bloqueio de Gaza. Fazemos um chamamento ao pleno boicote econômico, cultural e acadêmico de Israel. O ‘Nunca Mais’ deve significar Nunca mais para ninguém!”.
         
        Clique aqui e confira a lista de sobreviventes que assinam a carta.
         
         

         

        Fonte: Agência ADital e Brasil de Fato

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador