Pesquisadores da LASA denunciam atentado à democracia brasileira

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Encontro do ex-presidente Lula com os pesquisadores da LASA
 
Jornal GGN – “A Lasa denuncia o atual processo de impeachment no Brasil como antidemocrático e encoraja seus membros a chamar a atenção do mundo para os precedentes perigosos que o impeachment estabelece para toda a região”, divulgou a Latin American Studies Association, associação que reúne pesquisadores e intelectuais da América Latina em todo o mundo.
 
De acordo com uma votação realizada pelos membros da LASA, no dia 9 de agosto, 87% dos votos foram a favor de se denunciar o golpe no processo de derrubada da presidente Dilma Rousseff. 
 
Em nota, reconheceram que o processo de impeachment é um “atentado contra a democracia brasileira” e se comprometeram a ajudar na divulgação da conscientização sobre o caso a nível mundial. 
 
Com mais de 12.000 sócios, quase 60% dos quais residindo fora dos Estados Unidos, a Associação é a maior profissional do mundo composta de indivíduos e instituições dedicadas ao estudo da América Latina.
 
Em julho deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com um grupo de pesquisadores de vários países da LASA para denunciar o golpe em curso no Brasil, na forma de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
 
Leia a nota na íntegra:

A forma arbritária na qual o processo de impeachment está sendo realizado contra a presidenta Dilma Rousseff constitui um atentado contra a democracia brasileira; 

Considerando que a democracia é uma condição indispensável para alcançar um futuro digno e socialmente justo para todos; e considerando que a comunidade internacional esteve presente e solidária com as lutas em defesa da democracia;

A Lasa denuncia o atual processo de impeachment no Brasil como antidemocrático e encoraja seus membros a chamar a atenção do mundo para os precedentes perigosos que o impeachment estabelece para toda a região. 

VOTAÇÃO:

Membros individuais LASA – Agosto de 2016: 7.457
Total de votos recebidos: 2.589 ou 35% 
A favor: 2263 ou 87%  
Contra: 326 ou 13%

Acompanhe aqui as resoluções aprovadas.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador