PM de Curitiba reprime violentamente vigília por Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – No momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegava em Curitiba, no Paraná, a Polícia Militar iniciou o ataque contra as pessoas que compunham a vigília em apoio. O ato, pacífico, foi atacada por volta de 22h30, em frente à Superintendência da Polícia Federal, neste sábado. O tenente-coronel Mário Henrique do Carmo, comandante do 20º batalhão da PM do Paraná, afirmou, em entrevista coletiva, que as primeiras agressões contra os apoiadores de Lula foram feitas por agentes da Polícia Federal.
 
A PF agrediu. Logo depois, bombas de efeitomoral foram lançadas contra o povo ali reunido, e que lá estava desde a manhã de sábado. Na concentração havia representantes de quatro denominações religiosas, artistas, famílias, professores e estudantes, bem como militantes dos movimentos sociais integrantes das frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular.

 
Diferente do afirmado por agentes da PF para justificar a repressão, o tenente-coronel da PM declarou quenão houve tentativa de invasão do prédio por parte dos manifestantes.
 
No cômputo do ataque, oito pessoas ficaram feridas e foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, sendo quatro delas crianças. O ataque só diminuiu quando um cordão formado por mulheres tentou impediu que eles seguissem avançando sobre manifestantes.
 
Uma professora, atingida na coxa por bala de borracha, afirmou ao Brasil de Fato que se manifestavam pacificamente quando tudo começou. Disse também que esta é a prova de que se vive um golpe, um ataque sem motivação.
 
Ao mesmo tempo que os apoiadores de Lula eram agredidos, um ato anti-Lula acontecia a poucos metros de distância, e sem nenhuma intercorrência de violência. Quando o helicóptero que trazia Lula aterrissava no terraço da PF, manifestantes anti-Lula chegaram a apontar fogos de artifício em direção à nave, mas nem isso foi motivo para que os reprimissem.
 
A Justiça do Paraná expediu uma liminar de interdito proibitório para impedir as concentrações de pessoas próximos à sede da PF do Paraná. Isso aconteceu um pouco antes dos ataques deferidos pelas polícias. Dr. Rosinha, presidente do PT do Paraná, disse que os disparos foram feitos pela própria Polícia Federal, quando lideranças ali presentes negociavam as condições com agentes da PF para que a vigília continuasse. Ele negou também que tenha havido qualquer ação dos manifestantes contra o portão de vidro da PF, que usaram como mote para o ataque.
 
O Brasil de Fato destaca um ponto da liminar que justificou a ação da PM, onde o juiz Ernani Mendes Silva Filho afirma que “o justo receio de turbação ou esbulho restou comprovado através dos noticiários, que registram a prática de confrontos em diversas localidades – em especial na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo -, com pessoas feridas e baleadas, assim como agressões à jornalistas e vandalismos em prédios públicos e particulares – à exemplo do ocorrido no imóvel de propriedade da Presidente do Supremo Tribunal Federal -, o que não se pode admitir no Estado Democrático de Direito”.
 
 
 
 
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se foi a pf quem começou a

    Se foi a pf quem começou a “agressão”, (palavras do comandante) e não ocorreu tentativa de invasão, por que a pm partiu para cima dos manifestantes??? Não tem explicação para essa agressão gratuita, ou tem, sei lá. O país tá uma bagunça generalizada. 

  2. Sempre denunciar os facistas
    Sempre denunciar os facistas aos órgãos internacionais.
    Podem bater, podem jogar bomba, mas a narrativa não vão ganhar ou manipular.

    1. Os “orgãos internacionais”

      Os “orgãos internacionais” não podem intervir diretamente contra a soberania de um país (é verdade que o Brasil não têm mais nenhuma soberania mas essa é uma outra história). Logo se você quer justiça você terá que agir você mesmo.

  3. Um juiz de direita de fato e…insano

    Ao que tem o cargo de juiz,  Ernani Mendes Silva Filho, só faltou ele alegar que há uma rivalidade entre palmeirenses e corinthianos, que há um conflito armado na Síria,que  imigrantes ilegais africanos invadem a Espanha e França nos motivos que determinaram que ele tomasse essa medida. Medida essa do Estado de Direita para proteger o bem público do Paraná das sanhas doentias dos fanáticos seguidores do sanguinário, assassino e multi-corrupto Lula. Enquanto os democráticos seguidores da ordem, da lei, dos bons costumes e das famiglias ficavam livres do outro lado para soltar rojões ou tiros cívicos em direção ao helicóptero que carregava o multi-corrupto Lula, que soltava rojões ou tiros cívicos para cima da turba de agressores petistas que desacatavam e atacavam os nada armados policiais da tropa de Beto Hitler Richa, o democrático e amante da paz. De fato vivemos num Estado…de Direita.

  4. Saramago e o “Ensaio sobre a cegueira”

    Alguém pode avisar à Gleisi Hoffmann, ao Marinho e aos advogados do Lula que não é uma democracía?

  5. O ovo da serpente começou a

    O ovo da serpente começou a ser chocado no sul mais ou menos na mesma época em que outro começou a ser chocado na Europa. O europeu eclodiu antes e o mundo viveu a segunda guerra. O ovo brasileiro eclodiu agora. Houve partido nazista no sul antes da segunda guerra. Os descendentes dos fascistas europeus que para cá vieram procriaram e deu nesta merda aí.

  6. Do Facebook de Nilson

    Do Facebook de Nilson Lage:

    “O produtor que terá combinado com a turma dos fogos e o cinegrafista que captou o ângulo certo para mostrá-los no plano de fundo da chegada de Lula à Polícia Federal devem estar orgulhosos de suas argúcia. 

    Foi a resposta provavelmente arranjada ao registro autêntico de Lula entre o povo em São Bernardo.

    Ganharão tapinhas nas costas e elogios do chefe.
    Jornalismo é profissão em que puxa-saquismo conta ponto e dignidade paga imposto.
    Comento de ouvi dizer. Nem tenho mais televisão, há tempos.”

  7. Os Governadores e a PM

    Em algum momento próximo será necessária uma nova constituição, a atual é cadaver insepulto. É urgente que socialistas, progressistas e democratas iniciem, já, um debate sobre essas aberrações que são as Polícias MILITARES, verdadeiras polícias políticas sob o comando dos tiranetes-governadores. Mesmo os governadores ditos de esquerda não titubeiam em lançar suas guardas pretorianas contra as manifestações justas e legítimas (vide o caso recente em MG, contra os professores). Coisa parecida já esta ocorrendo com os prefeitos e a GM. 

  8. Asco!

    Essa “justiça”, essa mídia (aquela), esses fascistas, esses políticos do PSDB são inomináveis ao extremo. Até o vômito que dedico a eles é mais limpo e mais nobre. Asco, nojo, engulho, repugnância… tudo isso e mais é pouco perante esses cretinos.

    CANALHAS!

    COVARDES!

    SEM VERGONHAS!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador